É NOSSA!
O Benfica bateu o FC Porto, por 66-72, na final da Taça Hugo dos Santos, e venceu a competição pela 7.ª vez.
O Benfica derrotou o FC Porto, por 66-72, neste domingo, 5 de maio, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, no jogo da final da Taça Hugo dos Santos, e conquistou a prova pela 7.ª vez na sua história!
Numa partida repleta de lançamentos exteriores e oscilações no resultado, foram os dragões que entraram melhor na contenda, edificando uma vantagem assinalável (8-3). A reação encarnada foi protagonizada por Toney Douglas, que, com dois triplos, ofereceu a primeira liderança ao Benfica (8-9), aos 5'.
Moralizadas, as águias embalaram para o maior desnível de todo o embate (10-17), mas, nos últimos dois minutos, os azuis e brancos, sempre impulsionados por Tanner Omlid, também ripostaram. Assim, no final do 1.º quarto, as duas formações estavam separadas por apenas um ponto (19-18).
No início do segundo período, a toada de alternâncias na liderança manteve-se, até que o FC Porto estabilizou na frente e tornou a distanciar-se (35-29). À semelhança do que os adversários haviam feito no quarto anterior, os benfiquistas responderam igualmente nos dois minutos finais e igualaram o placar ao intervalo (35-35).
O 3.º período foi mesmo o mais nivelado, com as duas formações sempre próximas no marcador. O momento de maior espetáculo também surgiu neste quarto, quando, aos 7', Tanner Omlid, Makram Ben Romdhane, Anthony Barber e Ivan Almeida encestaram, consecutivamente, lançamentos triplos, para sucessivas variações na dianteira.
A rematar este período, Anthony Barber concretizou novo lançamento de três pontos a oito segundos do fim (53-52), mas o FC Porto não entrou no derradeiro quarto a ganhar: Toney Douglas, MVP do jogo, correspondeu da mesma moeda, ao soar da buzina (53-55), e deu vantagem às águias.
Embora o Benfica não tenha voltado a abandonar a frente do resultado, a luta pelo triunfo mantinha-se em aberto. Deste modo, o triplo de Betinho Gomes, aos 6' do 4.º quarto, que distanciou as águias por seis pontos (61-67), foi absolutamente decisivo.
Os azuis e brancos ainda ameaçaram novamente (65-67), contudo, os comandados de Norberto Alves controlaram o ímpeto oponente e, da linha de lançamento livre, Toney Douglas sentenciou a vitória, por 66-72, e a conquista da Taça Hugo dos Santos.
Findados os festejos, os encarnados voltarão a entrar em ação às 15h00 de sábado, 11 de maio, no Pavilhão Fidelidade, para enfrentar o Vitória SC no jogo 1 dos quartos de final do play-off da Liga Betclic, competição que almejam vencer pelo terceiro ano seguido.
DECLARAÇÕES
Fernando Tavares (vice-presidente do Benfica): "Mais um título sofrido, um jogo digno da modalidade entre duas grandes equipas. Foi um enorme jogo, muito bem disputado, que antecipa já um play-off que, penso... irá ser extraordinário. É um dia feliz para o basquetebol do Benfica, porque também ganhámos o Campeonato Nacional de basquetebol feminino nos Açores. Estamos de parabéns."
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Foi uma final, e muitas vezes as finais nem sempre são bem jogadas. Houve um grande esforço dos jogadores nesta altura da época. Foi uma vitória justa. Protegemos bem o pintado, defendemos sempre normalmente bem. A atacar fomos coletivos, claro que na parte final houve um ou outro erro, mas nestes momentos também não é fácil controlar todas as emoções."
Ivan Almeida (extremo): "O segredo da vitória foi a união, o que podemos fazer juntos na defesa e no ataque. Foi um jogo ofensivo calmo, e na defesa tivemos a agressividade necessária. Na segunda parte encontrámos aspetos fáceis no ataque."
José Barbosa (base): "Foi um jogo equilibrado, como seria de esperar. O FC Porto é uma equipa muito bem montada, cada um sabe bem o seu papel. Sabíamos que seria muito difícil, em Gondomar, uma cidade muito próxima do Porto, pelo que estariam sempre muitos adeptos do FC Porto. Mas nós também tivemos, e agradeço-lhes. Soubemos ser mais experientes e inteligentes. Defendemos muito bem, a nossa defesa foi exímia. Controlámos os pontos fortes do FC Porto. O que interessa é que ganhámos, o Benfica só se preocupa consigo. É mais um troféu para o Museu Benfica – Cosme Damião. É isso que nos interessa."
Terrell Carter (poste): "Se perguntarem aos nossos adeptos, a cultura do Benfica é ganhar. Vencemos pelos adeptos, por nós! Trabalhámos muito durante todo o ano, e é esta a cultura. Desde que estou no Benfica, os adeptos têm-me dado muito apoio. Claro que quando vimos a estes pavilhões onde temos adeptos da equipa adversária, é bom ter os nossos adeptos para nos apoiarem. É ótimo ter o apoio deles."
Diogo Gameiro (base): "Qualquer troféu no Benfica tem um valor enorme. Tendo em conta que os play-offs estão à porta, tem um significado ainda mais especial. Foi um fim de semana extremamente exigente, tanto nós como o FC Porto tivemos de fazer três jogos, o cansaço começava a acumular-se, mas preparámos os jogos da melhor maneira e todos os jogadores deram um passo em frente nas alturas necessárias. É uma vitória muito saborosa e justa."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Makram Ben Romdhane, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Diogo Gameiro (NJ), Betinho (J) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (8), Toney Douglas (25), Makram Ben Romdhane (10), Betinho (8), Ivan Almeida (10), Thomas Drechsel (4), José Silva (3) e Terrell Carter (4)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/05/basquetebol-jogo-fc-porto-benfica-final-taca-hugo-dos-santos
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 5 Maio 2024