Chegada dos Infantis e entrevista ao técnico Luis Nascimento

Anonymus

Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Dezembro de 2006, 20:12
Segundo lugar no Torneio Internacional de Alevín

Depois da bela prestação obtida num dos mais importantes torneios de infantis da Europa, estava marcada para as 16:05H a chegada da comitiva encarnada. Como é normal, o voo atrasou-se e vários problemas com as malas impossibilitaram os nossos jogadores de sair do aeroporto à hora prevista. Passado cerca de duas horas, o momento da tarde chegou. Pouco a pouco, os jogadores e restante comitiva iam saindo da principal saída do aeroporto da Portela. Para além dos pais, ainda cerca de uma dezena de dirigentes, amigos, adeptos ou curiosos, estavam a aguardar os nossos jogadores. À saída dos míudos, ouviram-se cânticos de incentivo e o famoso "Glorioso SLB" foi ouvido mais do que uma vez no Aeroporto da Portela.



As reacções

Depois do primeiro contacto, os nossos atletas juntaram-se, abraçaram-se, e com a taça nas mãos gritaram, saltaram e manifestaram a sua enorme alegria com o feito conseguido. Muitos abraços e beijos deram os nossos craques aos seus familiares.

Entrevista com o técnico Luis Nascimento

Após cerca de quinze minutos da saída da comitiva, o técnico principal dos Infantis A, Luis Nascimento, respondeu a algumas questões. Em forma de resumo do torneio, o prof.Luis classificou a prestação da equipa como "extraordinária, fantástico! O Benfica partiu para este torneio super competitivo com o objectivo de fazer o melhor possível e dignificar o nome do nosso clube", disse Luis Nascimento. A tarefa do Benfica não era fácil, pois iria defrontar "um grupo extremamente difícil" com adversários como o Barcelona, Inter de Milão, Atlético Madrid e Espanyol. "O Espanyol que à partida parecia-nos a equipa mais acessível, só era o vencedor das últimas duas edições." Na "exibição menos conseguida do torneio", o Benfica empatou o primeiro jogo frente ao Barcelona a zero bolas que pode explicar-se com a "difícil adaptação ao futebol de sete, pois em Portugal o Benfica joga futebol de onze" o Benfica fez um primeiro jogo de adaptação. No segundo jogo, "foi um jogo fantástico, um resultado de acordo com a exibição" onde o Benfica bateu por duas bolas a zero o Inter de Milão e aí "começámos a acreditar que era possível atingir um dos nossos objectivos que era pelo menos atingir as meias-finais". No jogo seguinte, o Benfica começou o jogo a perder, mas conseguiu uma excelente vitória por três a um frente ao Espanyol e "uma exibição muito convincente".

No dia seguinte, na última partida do grupo frente ao Atlético de Madrid, o empate bastava para o Benfica se apurar para as meias-finais, mas "entendemos que queríamos o primeiro lugar". Nesse jogo "foi feita uma rotação da equipa, que serviu para os jogadores menos utilizados participarem mais activamente no Torneio", e o Benfica venceu por uma bola a zero e conseguiu o primeiro lugar do grupo. O Benfica seguia então para as meias-finais onde iria defrontar o Real Madrid. "Foi um jogo extremamente complicado" onde o Benfica entrou a perder, e nos minutos finais "graças à dedicação, ao esforço da equipa, conseguimos o empate". Recorde-se que era o quinto jogo que o Benfica estava a fazer, com um intervalo de quarenta e cinco minutos da partida anterior. "Nas grandes penalidades a sorte sorriu-nos" e o Benfica estava na final da prova onde iria defrontar o Barcelona.

No jogo da final, "foi uma primeira parte equilibrada com ascendente do Barcelona" onde o Benfica sofreu um golo numa jogada de contra-ataque depois de um canto para as jovens águias. Na segunda parte, "corrigimos e arriscámos um bocadinho mais, onde dominámos a segunda parte toda e conseguimos fazer o empate." Na segunda parte o Benfica foi dominador e criou mais oportunidades "para desfazer a igualdade". Seguiu-se o prolongamento com golo de ouro, onde o Benfica "quis manter a mesma toada, conseguimos ter a bola, e tivémos um ligeiro ascendente onde numa falha acabámos por sofrer o segundo golo".



O técnico encarnado mostrou-se emocionado, e referiu que "só quem lá esteve é que sabe o impacto que este torneio teve. Nos estamos a jogar com o Real Madrid e está o presidente do Real Madrid no banco. Onde vários jogadores, como o Iniesta, Eto'o e o presidente do comité Olimpico Espanhol estiveram presentes, tudo isso demonstram a importância deste torneio." "Seguimos para um torneio que sabíamos que ia ser muito competitivo, mas chegámos lá e vimos que era muito mais importante do que aquilo que nós julgávamos. Tivemos uma resposta à altura e muita gente, principalmente os espanhóis, não estavam à espera que a nossa equipa fosse tão forte, tão compacta, tão séria como no fim foi demonstrado."

Numa "ambição de crescer jogo a jogo" os nossos jogadores realizaram um torneio fantástico. "Não partimos com obrigação de ganhar, partimos sim com obrigação de dar tempo de jogo e competitividade aos nossos atletas pois o nosso campeonato de Infantis, por norma, não é assim tão competitivo como nós julgamos. Fiquei extremamente surpreendido pela positiva com a qualidade que a equipa foi obrigada a apresentar, coisa que aqui quando ganhamos por quinze a zero, vinte zero, nunca se acaba por ver o verdadeiro valor dos míudos pois as coisas acabam por acontecer normalmente. Todos os jogos do torneio foram finais, do primeiro ao último minuto de grande atitude, grande seriedade e grande garra acima de tudo. Só assim conseguimos jogo a jogo ir acreditando e surpreender toda a gente. Só nós é que acreditávamos!".

Questionado sobre possíveis valores futuros para a equipa principal e "embora seja muito cedo para ter certezas, temos jogadores com muita qualidade e honestidade." O técnico não esqueceu os atletas que não viajaram para Espanha, e deixou também uma palavra de apreço aos que não seguiram com a comitiva. "Nós temos cerca de quarenta míudos neste escalão, repartidos entre equipa A e equipa B, e infelizmente só doze é que tiveram a oportunidade de participar no torneio. Desde sempre, tentámos que os que seguiram para Espanha, sentissem a importância deste torneio, e a responsabilidade de representar o nosso clube. Os míudos tinham de jogar por eles, e de certa forma pelos colegas que ficaram cá que não tiveram a sorte de participar neste torneio. Quero deixar uma palavra para esses atletas: todos fazem parte do grupo, e estamos a contar com todos. As minhas opções foram estas, não sei se foram as melhores, mas as coisas correram extremamente bem e isso é o que se pode dizer."

Depois de ser informado do grande acompanhamento que foi feito no fórum do site Serbenfiquista, onde mais de quinhentas mensagens de incentivo foram deixadas para os nossos atletas, o técnico "não sabia que este torneio ia ter o impacto que teve em Portugal. Foi chegando informação da movimentação que estava a acontecer e fomos transmitindo isso aos atletas. Não só estávamos a representar o maior clube português, como cá em Portugal estava muita gente a seguir quer pela televisão, pelos relatos. Foi muito positivo. Era uma coisa impensável à partida, o jogo passar na televisão portuguesa como acabou por acontecer. Estes atletas mereceram tudo."

Finalizando, o técnico deixou uma palavra para os adeptos do Benfica. "Espero que continuem a apoiar cada vez mais a formação é o futuro do Benfica. Este projecto que começou nos últimos anos tem pernas para andar, vamos acreditar, vamos dar tempo para os míudos crescerem e assim o nosso clube será cada vez melhor."

Texto, fotos e vídeos: André Sabino e Francisco Castro

Mais tarde, o vídeo da entrevista!


Fantástico....
Parabéns andré e Tiger pelo trabalho realizado e pelas info.~
Parabéns a equipa técnica jogadores e area de formação.

PARABÉNS...

Anonymus

Citação de: Mestre em 02 de Janeiro de 2007, 12:03
Obrigado pelo video, é de facto gratificante ver que a formação está entregue a pessoas de valor.

Por curiosidade, toda a comunicação social passou ao lado deste torneio, é de facto uma tristeza quando os noticiários se preocupam a passar tanta treta e para uma noticia desta, de miudos com valor que devem servir de exemplo a muita gente, investem zero minutos.

È de alguma forma lamentável que o nosso futebol se alimente de futebolices e não do desporto em si.
Foi uma evento importante, pelo menos para os espanhois é.

http://www.youtube.com/watch?v=Q4iqEcgxmoY&NR

reparem no destaque dado pela imprensa e pela importância dada de alguns clubes, como o real madrid, talvez o mais poderoso, com o seu presidente a assistir ao jogo.

Kobille

#47
Esse Gerard (do Barça) parece jogar muito...

http://www.youtube.com/watch?v=OwXypm0XICk

Bleach

grande andré e tigerwoods , parabéns rapazes , vão no bom caminho , força slb

STORM_13

este andre merece uma estatua.. :P..o teu trabalho e d louvar..