Entrevista com, talvez, a maior promessa da formação, Nelson Oliveira

andre_04_SLB

Nome Completo: Nélson Miguel Castro Oliveira
Nacionalidade: Português
Peso: 74 kg
Altura: 186 cm
Posição: Avançado Móvel

Considerado por muitos como o melhor jogador da formação do clube, Nelson Oliveira rejeita o estatuto de grande promessa e prefere apontar o trabalho como factor essencial para o sucesso. Avançado de futuro inquestionável, foi com apenas 16 anos convocado para a Selecção Nacional sub-19 onde se destacou com golos.

Golos esses que colocaram meia Europa atrás dele. Tranquilo e orgulhoso, Nelson Oliveira tem o mesmo desejo do pai, continuar no Benfica, e fazer o mais cedo possível os primeiros contactos com o plantel profissional do clube.

Quer ser um grande profissional de futebol e os 33 golos com que brindou os adeptos do Benfica esta temporada fazem-no sonhar nos mais altos voos com a camisola da «águia». Não perca e leia todos os pormenores de uma extensa entrevista onde o «barcelense» aborda a primeira experiência no futebol, tudo o que o Sporting de Braga lhe deu, o que já conquistou no Benfica, o interesse de clubes de top Mundial e o desejo, incontestável, de singrar no Benfica.

1- Como e onde começaste a jogar futebol?
Jogava na rua e estudava como todos os outros miúdos da minha idade. A nível competitivo comecei a jogar num pequeno clube de Barcelos que ficava ao pé da minha escola, o Santa Maria FC. Tive convites para ingressar no Gil Vicente mas naquela altura não quis ir para lá. Fiquei no Santa Maria até aos 11 anos e a meio da época do meu primeiro ano de Infantil recebi um convite do Braga e aceitei.

2- Como é que encaraste essa mudança de um clube modesto para uma equipa com muita visibilidade a nível nacional?
Fiquei bastante contente e ao mesmo tempo estava bastante expectante para saber como seria jogar com os melhores jogadores do distrito que geralmente jogavam lá e no Guimarães. Vi isso como uma grande oportunidade para mim pois entrava em campeonatos bastante mais competitivos e que todos os jovens gostavam de jogar.

«No primeiro treino os treinadores ficaram entusiasmados comigo»

3- Conta-nos como foi o teu percurso em Braga. O que mais aprendeste, as principais dificuldades, os maiores sucessos...
Cheguei a Braga muito tímido. A equipa de Infantis de 1º ano e de 2º ano treinavam no mesmo campo e eu entreguei a equipa de primeiro ano. Os treinadores eram os mesmos e logo no meu primeiro treino os treinadores ficaram entusiasmados comigo e chamaram-me para treinar com os mais velhos (eu ainda era de 1º ano). Passado uma semana disputei um Torneio com o Benfica, o Sporting, etc, e isso fez-me bem para ganhar um pouco de estatuto e perder alguma da vergonha.

4- Como começou a nível oficial o teu percurso no Braga?
No ano seguinte afirmei-me como uma figura da minha equipa. Fui o melhor marcador e fiz uma boa temporada. Depois quando passei para os Iniciados, o Braga tem uma filial, um pouco como acontece com o Pasteleira e o Padroense (Boavista e Porto respectivamente n.r.), que dava pelo nome de Bairro da Misericórdia. Foi a época mais difícil que tive até hoje, pois jogávamos com jovens mais velhos. Conseguimos a manutenção mas tive vários problemas ao longo do ano, como de crescimento, etc.

5- Acabou a época de Iniciado de 2º ano por ser a tua última ao serviço do Braga...
Iniciei esse ano esperançado em fazer uma época fantástica e assim foi, realizei a minha melhor época de sempre. Marquei 58 golos no Nacional de Iniciados. Fui ao Torneio Lopes da Silva onde realizei uma excelente prova, tirando a expulsão no penúltimo jogo. Estava entre os jogadores para receber o prémio de melhor jogador do Torneio mas a expulsão prejudicou-me. Em Braga aprendi muito.

6- Quais os treinadores que mais te marcaram em Braga?
Os primeiros treinadores que tive nos infantis são os principais responsáveis pelo que sou hoje: Mister Sousa e Carlos Baptista. E, depois, tive um mister fantástico na minha melhor época de Iniciados que me ajudou muito e que gostava muito de mim.

«Estava preocupado com a intransigência dos dirigentes do Braga»

7- Nessa altura já se falava no interesse dos "grandes", e isso fazia parte do teu pensamento ou ainda achavas que era cedo?
Logo no segundo jogo do Nacional de Iniciados o Benfica telefonou-me e só depois surgiu o Sporting e o Porto. Mas, isso não me afectava. O que me afectava era o facto dos dirigentes do Braga saberem isso e terem começado a pressionar-me para assinar contrato de formação (o que ia impossibilitar a transferência n.r.). Pensei até que não me iam deixar ir ao Lopes da Silva, porque tinham-me dito que eventualmente eles poderiam proibir-me. A única coisa que me preocupava era isso. Em termos de clubes, não me afectou muito.

8- Quando chegou a altura decisiva para a tua mudança? Quem do Benfica falou contigo?
Foi o Mister Bruno Maruta que me convidou para ir logo a Lisboa. Aí falei com o Senhor Carraça e com o Mister Jaime Graça.

9- Houve também interesse de outros clubes?
Porto e Sporting. O Chelsea também falou com os meus pais para ir a Londres fazer uma semana de treinos mas o Benfica não permitiu.

«O meu sonho era o Benfica»

10- O que te fez optar pelo Benfica?
O facto de ser o clube do meu coração e ser o meu sonho desde pequeno. Quando era muito novo o meu pai dava-me equipamentos do Benfica, bonecos do clube, etc.

11- Numa altura em que se falava tanto dos produtos vindos de Alcochete, não te sentiste pressionado para ir para o Sporting?
Senti. Até estive quase para assinar pelo Sporting mas havia também uma grande expectativa quanto ao novo Centro de Estágio do Benfica e que tudo iria começar a ser diferente. E isso também me fez mudar para Lisboa. Optei pelo Benfica por ser o meu clube e por ter adorado as condições do Centro de Estágio.

12- Quais as principais mudanças que sentiste? No fundo, estavas a viver pela primeira vez longe de tudo o que estavas habituado...
No fundo, mudou tudo. Alterou-se o meu dia a dia por completo. Estava habituado a ter muita liberdade, ir para a escola, andar com os meus amigos, ir para os treinos, estar com os meus pais no fundo, ser eu a escolher a minha vida. E depois, tudo passou a ser muito mais limitado. Isso foi a primeira grande mudança com que me deparei. Do que mais falta senti foi dos meus pais e do meu irmão, que mesmo assim nunca se cansaram de me dar apoio e sempre me incentivaram.

13- A nível competitivo, como correram os primeiros tempos?
Não correram como desejava pois ingressei na equipa A, equipa essa que tinha grandes jogadores e onde as minhas oportunidades foram menos. Mas, mesmo assim, foi positivo porque me fez crescer. Levar «fruta» do Abel Pereira e do João Pereira fez-me crescer e muito. O pessoal da equipa acolheu-me muito bem e davam-me imensos conselhos. Especialmente o André Soares, com quem me dava muito bem, e era uma referência para mim, porque já ouvia falar muito dele aqui em Braga.

14- Acabaste por ter a primeira "prova" a sério quando o Rui Ferreira se lesionou na Fase Final. Esperavas ter dado mais ou tendo em conta que eras sub-16 estar ali já era bom para ti e um sinal do teu valor?
Acho que me saí bastante bem quando substitui o Rui. Sabia que não era fácil sentir o peso de ter de o substituir mas encarei bem e acho que correspondi às expectativas. O Mister deu-me muita confiança e isso também me ajudou.

«O Mister Couto evoluiu muito os jogadores»

15- Quais as principais qualidades que reconheces no Mister? Em que aspectos melhoraste mais com ele?
A principal qualidade do Mister é a forma como ele conhece os jogadores e detecta neles os pontos fortes e fracos. Potenciar os fortes, tentando eliminar os fracos. Acho que essa é uma das suas principais qualidades. É um grande mister, com ele todos evoluem porque ele fala individualmente connosco no sentido de melhorarmos. Eu, penso que evolui nas recepções orientadas, aspecto que ele me falou logo no início do ano.

16- Este ano sagraste-te campeão nacional. A nível individual fizeste um ano fantástico. Esperavas uma afirmação tão precoce?
De certa forma, sim. O ano passado não cheguei a entender o que se passou comigo. Parece que desaprendi de jogar o meu futebol. Tinha muita confiança que este seria o meu ano... e foi. Também tive a meu favor o facto de ter começado a época muito bem, depois embalei. Até mesmo ganhar a titularidade na selecção foi um desafio que fiz a mim mesmo e não descansei enquanto não o cumpri.

17- Por falar em Selecção, chegaste à Selecção sub-19 e foste uma das figuras da equipa. Quando foste chamado, qual foi o teu primeiro pensamento? Ir sem pensar duas vezes, ou pensaste que a tua equipa iria precisar de ti para 2 jogos muito importantes na Fase Final?
Eu queria fazer as duas coisas ao mesmo tempo (risos), mas sabia que era impossível. Percebi que a Selecção era um passo muito importante para mim e optei por ir à Fase de Qualificação com os sub-19.

18- As pessoas do Benfica perceberam isso, no fundo era um óptimo espaço para evoluíres, ou quiseram que ficasses com os Juvenis?
Queriam também as duas coisas.

«Os outros é que têm de dizer se sou ou não uma grande promessa»

19- A tua chamada aos sub-19, acaba por querer dizer muito quanto ao teu valor. Consideraste uma grande promessa do futebol português?
Não. Sei o valor que tenho, não estaria a ser verdadeiro se dissesse que não me acho um dos melhores jogadores portugueses da minha idade. Sou um jogador que aspiro a chegar a profissional como muitos outros, e quero ser um grande jogador. Agora se sou uma grande promessa ou não, isso são os outros que têm de responder por mim.

20- Quais os teus objectivos a curto prazo?
Gostava de ascender aos Seniores o mais rápido possível, esse é o meu principal objectivo. Ser convocado para a Selecção sub-19 no próximo ano é também um objectivo que espero repetir.

21- Sabemos que há grandes clubes europeus interessados em ti. Como é que tens reagido a isso?
Tenho reagido normalmente. É o reconhecimento do meu valor e tenho trabalhado de forma igual. Fico contente, é sinal que despertei interesse noutros ares, mas sinto-me o mesmo, igual como se não soubesse de nada. É sempre um factor que nos afecta um pouco, mesmo não querendo. No entanto, sei lidar com isso, não me afectando negativamente. É um motivo de orgulho.

22- Neste momento queres ficar no Benfica?
A minha vontade é ficar no Benfica, claro. Sinto-me bem aqui, gosto de estar aqui e sinto que as pessoas também gostam de mim. Sou acarinhado. Mas existem muitos factores que influenciam uma decisão e só o futuro o dirá.

«Quero ficar no Benfica»

23- Há pouco referias que o teu pai te "ensinou" a ser do Benfica. O que é que ele te diz confrontado com uma possível saída tua?
Não falamos muito disso. O meu pai quer o melhor para mim, como é natural, e como tal o que for melhor para mim vai ser feito. Ele é da opinião que devo ficar aqui, no Benfica, tal como eu. Por isso, acho que está tudo bem encaminhado para isso.

24- Sabemos que o Benfica te quer oferecer contrato profissional. Encaras isso como uma possibilidade de ires já a esta pré-temporada, ou achas que ainda é cedo?
Não sei, penso que possivelmente é um pouco cedo mas quanto mais cedo lá chegar, melhor. Penso que o facto do contrato profissional não está relacionado com uma possível pré-temporada, mas nunca se sabe. Para já o único destino certo, e que hoje foi confirmado, é o regresso para o início da época com os Juniores no dia 21 de Julho.

25- Depois da tua equipa se ter sagrado campeã, quase toda a equipa acabou por sair do clube. Como é que tu reagiste a isso?
Mentiria se dissesse que tinha reagido bem ou que me tinha sido indiferente. Foram dispensadas pessoas com quem me relacionava muito bem, amigos, pessoas com quem me habituei a estar. Não tenho comentários a fazer independentemente de pessoalmente não ter concordado com algumas decisões, mas quem as teve, tem os seus motivos para as ter tomado.

26- Quais são as tuas perspectivas para a próxima época com o Mister João Alves?
Para mim o treinador é indiferente. Funciono da mesma forma com todos. Tenho de conseguir mostrar o meu valor e lutar por um lugar no onze e isso vai acontecer com qualquer treinador.

«Penso que nunca vou ser um avançado de raíz»

27- És um jogador que pelas características físicas muitos apontam um grande futuro como jogador de área. No entanto jogas preferencialmente embalado da esquerda. Em que posição ou sistema te sentes melhor?
Não sou, e penso que nunca vou ser, um ponta-de-lança de área, de raiz. Não me sinto bem a fazer essa função. Desempenho-a sem problemas mas não é a forma que mais gosto me dá jogar. Sou um jogador que gosta de ter a bola, construir e definir lances, fintar, cair nas linhas e fazer diagonais. A ponta-de-lança fixo não posso fazer isso com tanta frequência. Gosto de jogar num 4-4-2, com um avançado mais fixo e eu mais móvel. Ou então como vinha fazendo com o Mister Couto. 4-3-3, jogando eu com liberdade para cair na esquerda ou para aparecer nas costas do Toumany.

28- Costumas visitar o Serbenfiquista, ou já tinhas conhecimento do mesmo? Como encaras o acompanhamento que é feito aos jogadores?
Por vezes visito. Acho que acompanha bem as camadas jovens, é bastante actualizado. Por vezes as crónicas dos jogos premeiam sempre os mesmos intérpretes, mas penso que isso é normal. Acho um bom site, bem elaborado e com um acompanhamento excelente.

Para golo:

Sonho: Ser um grande profissional de futebol
Principal dificuldade: A própria vida
Maior alegria: A primeira vez que cantei o hino com a camisola da selecção e o titulo de campeão nacional pelo Benfica
Melhor amigo no futebol: Dois que para mim têm o mesmo valor - Fábio Pereira e André Campos
Benfica: Grande
Futebol: Grande paixão
Ídolo: O meu pai e o Zlatan Ibrahimovic
Filme: Código da Vinci
Comida: Lasanha

André Sabino, Serbenfiquista.com.

Onde tu estiveres

Magnifica entrevista, ele e o Pedro Almeida são os meus 2 jogadores preferidos na formação, mas fds isto não pode acontecer, ele e o resto da equipa não podem levar com o Alves.

pedroslb78

Grande Nélson!!!
Apreciei bastante as respostas!!
Espero que nos dê muitas alegrias envergando o manto sagrado!!!

André és um espectáculo!! O0

tigerwoodss

Parabéns Nélson, mas sobretudo parabéns André!
Foi provavelmente a melhor entrevista que realizaste, pelo menos a que mais me interessou.
Estou cá para criticar e para elogiar quando é merecido  ;)

Quanto ao Nélson, espero que fique mesmo pelo Benfica, porque tem um talento imensurável! Não tenho dúvidas de que é um dos 3 melhores jogadores da nossa formação e do meu ponto de vista, o que tem maior potencial.

Cumprimentos

[saint]

Fica connosco miudo!!!!

Seras o novo Ibrahimovic!!!!!!

Andre em grande outra vez!!

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Barão

Ainda não o disse, mas impõe-se! Uma das coisas que me anima ao vir a este site é ver que há gente como o andre_DV04_SLB, sóbrio, eficaz, diligente, que aqui e ali me enche de esperança quanto à nossa formação!

Obrigado André, espero que as tuas preocupações e expectativas, que também são minhas, ecoem junto do Rui Costa e de quem pode mudar o pouco sucesso que a nossa formação tem tido.

Hugue31

Gosto muito do Nelson, mas o Lassana é quem me enche as medidas, e talvez o jogador que mais cedo se irá impor no futebol senior do Benfica

fmb

pelas palavras dele percebe-se que ja ha proposta para contrato profissional!!! espero que nao tarde muito....

Bekambol

46Rossi

Filipe F

1º que tudo obrigado André, pela grande entrevista.

O Nélson é enorme, é mesmo uma das maiores promessas do SLB... Espero que se abra os olhos e lhe proponham contrato profissional, alguém devia informar a direcção destes assuntos, porque parece que andam a dormir.

Este Nelson respira futebol.
Força Campeão, espero que singres ao mais alto nível no nosso clube.