Formação

fmb

repara no que eu disse na minha ultima intervençao!!

joao ferreira, o gr que nao me lembro o nome ficaram!!!

Righteous

A partir do momento em que o Marquinho  e o Everson andam por lá... acho que as portas estão abertas, o problema deve ser a comissão que com putos da formação mal deve dar para o 2º plasma...

Rui Costa

Reparei, que estes sejam exelentes não quer dizer que os anteriores sejam pessimos na mesma.

O guarda redes é o João Ribeiro, só faltva era o culpar ele pelos desaires... pelo pouco que jogou. Ou ficava ele ou ficava o Manuel Gama, um de 2° ano era obrigatorio. Não havia muitos jogadores de 1988 na equipa acho eu... não me lembro bem, deve ser do sono.

fmb

ok.....

tu em geneve nao sabes concerteza a qualidade dos joagdores tao bem como o andre... e ele é claro em afirmar que esta geraçao é das melhores de ha muitos anos!!!

nao achas bem, mandar embora jogadores que nao sao acima da media, de maneira ate a abir espaço a uma geraçao que vinha dos juvenis???

fmb

ah...e ganahmos titulos com a formaçao no tempo do avle e azevedo, mas nao sei se sabes que ele depois teve a brilhante ideia de querer acabar com a formaçao!!

Righteous

Depende fmb... a partir do momento em que dispensas internacionais, de que média falas afinal? Da média global (aí cumprem, estão acima pois são convocados para selecções) ou a média interna (aí é mais duvidoso... comparar escalões diferentes e jogadores de 1º com 2º). A geração do JP foi completamente triturada, não temos lá ninguém agora. Vamos ver o que aproveitamos desta e da do Leandro (juvenis 2º ano). Espero que bem mais!

ivoivo

Acho que a verdadeira aposta dos jovens devia ser feita no 2º ano de junior e com o máximo de 1 ou dois jogadores. Devia treinar pelos seniores e jogar pelos juniores e durante esse ano deveria fazer meia duzia de jogos:
- 2/3 na pré temporada
- taça de portugal sempre que jogarmos com equipas de divisões inferiores
- 1/2 jogos particulares que se façam durante o ano

Após essa epoca, e chegando ao primeiro ano de senior de certeza que o jogador ja teria outro andamento. Imaginem o Miguel Vitor (digo o Miguel pela sua regularidade e pela sua capacidade fisica) se fizesse o próximo ano assim, principalmente sem lesoes e fazendo essa meia duzia de jogos a titular. De certeza que não mataria as ambições do clube, como de certeza que aos 19 anos lutaria de igual para igual com os outros centrais

giocas

Penso que existem "regras" inadequadas e ultrapassadas no que à formação diz respeito. E, continuo a verificar que muitos dos adeptos continuam em sintonia com elas:
- Parece que é obrigatório, um jogador que por muita qualidade que tenha, mas tendo o "azar" de ser mais novo que os outros do mesmo escalão tenha que passar pelas as equipas B's e C's desse escalão. Se o jogador é bom é-o em todo o lado.
- Parece que é obrigatório um jogador sair dos juniores com 1.80m e 75 kg de peso, senão não tem hipóteses de singrar na primeira equipa. Ainda bem que Nelson, Simão, Léo, Miguelito, Nuno Assis, Miccoli (é melhor parar), não fizeram a formação no clube, pois já lhes teríamos perdido o rasto.
- Parece obrigatório que para um jogador fazer parte do plantel sénior, vindo dos juniores, tem que ter a qualidade de um Ronaldo, Figo entre outros.  Se calhar é por isso que nestes últimos anos, tirando o "tal" treinador, mais ninguém apostou na formação. Se calhar é porque esse mesmo treinador era do género: quero, posso e mando. E o mais importante: para estar a apostar em Ferreira,Kariaka, Beto, Marcel....era melhor apostar nos miúdos.
Agora, num paralelismo entre os seniores e os juniores:
- Será que o Romeu não podia preencher o lugar do Beto? Será que com o tempo de jogo que este último jogador tem, o primeiro, se jogasse os mesmos minutos, iria prejudicar assim tanto a equipa?
- Será que Jeremic não podia preencher o lugar de Mantorras? A mesma pergunta no ponto acima.
- Será que Balaic não podia ser o 4.º central? Até mesmo, antes da saída do Alcides. O que é que a equipa perderia com isso. Nada.
E com estas 3 entradas (podia falar doutras) o clube só tinha a ganhar. Ganhava porque escusava de comprar aos quilos e pacotes. E ganhava com a maturidade adquirida pelos jovens no contacto com os mais velhos, estando preparados no ínicio da próxima época (e se calhar até na presente) a lutar, em condições idênticas, com os ditos por um lugar na equipa.

.:VMPT:.

O Benfica foi campeão de juniores na epoca 2003/2004 com uma equipa onde alguns dos melhores jogadores eram juniores de 1º ano....

Rui Nereu, era de 1º ano, foi o Gr que deu o titulo ao Benfica com uma actuação simplesmente perfeita no ultimo jogo no Olival (1 a 1, golos de Helio Roque para o Benfica e Vieirinha para o Porto).

JOgavam tb de 1º ano Manuel Curto (creio que esteve a epoca quase toda lesionado), Tiago Gomes, João Coimbra, Zambujo, Manuel Fernandes (jogou a 1ª parte da epoca na equipa B, e o restante na equipa A).....

Não me aprece que estes jogadores tivessem menos qualidade do que a os juniores de 1º ano do Actual plantel de Juniores, muito pelo contrario, alguns já eram campeos da Europa.

Agora esta é para o André (um abraço e continua com o teu excelente trabalho), que disse que o Nereu nem titular dos juniores era, num tópico do geral.... Pelo menos, nas duas fazes finais 2003/2004 e 2004/2005, ele foi titular, na 1ª foi mesmo um dos responsáveis pelo titulo, no 2º tb foi titular (o B. Costa estáva em tolon com a selecção)....

Fica aqui uma cronica ao Jogo do Titulo de 2003/2004......

À semelhança da equipa sénior que conseguiu conquistar um troféu para dedicar a Mikki Fehér, agora foi a vez dos juniores do Benfica conseguiram vencer o campeonato nacional para dedicarem ao seu colega e amigo Bruno Baião.
depois de ter empatado a um golo com o F.C. Porto, em jogo da sexta e última jornada da competição, realizado no Complexo Desportivo Porto/Gaia.

O golo encarnado, que garantiu o título, foi apontado por Hélio Roque, aos 25 minutos. Para conquistarem o título os portistas tinham que vencer, pois os encarnados lideravam a prova, com um ponto de vantagem. Essa obrigatoriedade terá condicionado a acção dos azuis-e-brancos, que se mostraram muito ansiosos, acabando por perder demasiadas bolas. Pelo seu lado, os jogadores do Benfica apresentaram-se muito calmos e procuraram controlar a partida. Jogava-se muito a meio-campo, mas seria do FC Porto a primeira oportunidade para fazer funcionar o marcador: Vieirinha, isolado, rematou à barra. Esse lance não alterou o andamento do encontro e, aos 27', Manuel Fernandes recebeu a bola a meio-campo, passou por dois adversários e endossou para Hélio Roque, que à saída de Rui Sacramento fez o golo. Os portistas sentiram a desvantagem e aventuraram-se mais no ataque, cabendo ao guarda-redes Rui Nereu brilhar.

Na segunda parte os lisboetas fecharam-se no meio-campo, dando lugar a um "festival" com protagonismo para a barra e para o guarda-redes Rui Nereu, que esteve impecável na defesa das suas redes e com um punhado de excelentes intervenções não permitiu que o FC Porto ganhasse. Quando o guardião não estava lá, a barra trabalhou por si, tendo recebido quatro bolas.

O FC Porto acabaria por empatar por intermédio de Vieirinha e os últimos minutos foram de grande sufoco, mas o Benfica acabaria por segurar o empate.

Arbitragem de fraca qualidade.

árbitro | Rui Tavares [AF Coimbra].
local | Centro de Treinos e Formação Desportiva de Olival/Crestuma, em Gaia.

FC PORTO 1 - Rui Sacramento; Tiago Mota (Ricardo Costa, 82'), Vítor Alves, Bilro e Jorge Lopes (Diogo, 45'); Ginho, Espinho (Alex, 45') e Paulo Machado; Márcio Sousa, Ivanildo e Vieirinha.
Treinador: João Pinto.

BENFICA 1 - Rui Nereu; Jorge Almeida (Fausto Lúcio, 82'), Filipe Duarte, Hugo Grilo e Tiago Gomes; Fernando Alexandre, Tiago Santos e Manuel Fernandes; João Vilela (João Coimbra, 45'), Hélio Roque e Tiago Costa (Ricardo Nunes, 77').
Treinador: Alberto Bastos Lopes.

intervalo | 0-1
golos | (0-1) Hélio Roque, 27' e (1-1) Vieirinha, 91'.
cartões | amarelos a Hugo Grilo (21'), Vítor Alves (34'), Ginho (47') e Ricardo Nunes (92').

Cumprimentos

tigerwoodss

resultados extra da semana:
Enc. Olivais- Benfica     Escolas A     0 29
Benfica -  Oeiras          Escolas B      8 0
Benfica - Sacavenense    Escolas C   25 1
Benfica - Estrela Amadora   Infantis D 12 0
Real S. C. - Benfica         Infantis C      1 5
Ponte Frielas - Benfica     Infantis B      0 6
Unidos - Benfica            Iniciados C        0 10

Rui Costa

Volto a dizer, não é por estas gerações serem exelentes que as anteriores eram pessimas. Não é por estar no estrangeiro que não conheço os jovens da nossa formação. Jogadores como Miguel Víctor, Rúben Lima, Miguel Rosa e André Carvalhas já estão no Benfica à bastante anos... com as informações as quais tenho hoje acesso não me fez mais acreditar no valor deles, apenas estou mais confiante nas minhas proprias ideias.

Convem sempre relembrar que temos agora condições que outros nem chegaram a cheirar. O que se passou no ano passado com os juniores foi tudo menos normal, não tiro uma unica virgula no que escrevi no topico sobre a época passado dos juniores. Os jogadores foram as victimas, não obrigatoriamente os responsaveis.

Deixo um exemplo... o João Fonseca (defesa central/lateral direito/médio defensivo) foi dispensado, o Fatima contratou-o. Agora dou o conselho de ir ver a classificação do Fatima na 2a Divisão. Os golos sofridos pela equipa, e quem joga nessa equipa... O Fatima é a equipa menos batida de todos os campeonatos nacionais, o João Fonseca é um dos titulares alinhando na defesa ou no meio campo defensivo... ah e o treinador é o Rui Vitoria. Um jogador que na sua primeira época de seniores é titular numa equipa que tem sucesso será que não merecia continuar ligado ao clube pelo menos mais um ano e ver se evoluia ou não? Ha jogadores bem piores ainda ligados ao clube...

Eu que eu sei é que em duas equipas campeãs de juniores e uma que só não foi por burrice, praticamente todos os jogadores já foram dispensados... para quem diz apostar na formação ha algo que não bate certo. O trabalho da area de formação tem sido exelente, falta-lhes os profissionais dar seguimento a esse trabalho.

Goncalo87

Citação de: Rui Costa em 08 de Janeiro de 2007, 13:18
Volto a dizer, não é por estas gerações serem exelentes que as anteriores eram pessimas. Não é por estar no estrangeiro que não conheço os jovens da nossa formação. Jogadores como Miguel Víctor, Rúben Lima, Miguel Rosa e André Carvalhas já estão no Benfica à bastante anos... com as informações as quais tenho hoje acesso não me fez mais acreditar no valor deles, apenas estou mais confiante nas minhas proprias ideias.

Convem sempre relembrar que temos agora condições que outros nem chegaram a cheirar. O que se passou no ano passado com os juniores foi tudo menos normal, não tiro uma unica virgula no que escrevi no topico sobre a época passado dos juniores. Os jogadores foram as victimas, não obrigatoriamente os responsaveis.

Deixo um exemplo... o João Fonseca (defesa central/lateral direito/médio defensivo) foi dispensado, o Fatima contratou-o. Agora dou o conselho de ir ver a classificação do Fatima na 2a Divisão. Os golos sofridos pela equipa, e quem joga nessa equipa... O Fatima é a equipa menos batida de todos os campeonatos nacionais, o João Fonseca é um dos titulares alinhando na defesa ou no meio campo defensivo... ah e o treinador é o Rui Vitoria. Um jogador que na sua primeira época de seniores é titular numa equipa que tem sucesso será que não merecia continuar ligado ao clube pelo menos mais um ano e ver se evoluia ou não? Ha jogadores bem piores ainda ligados ao clube...

Eu que eu sei é que em duas equipas campeãs de juniores e uma que só não foi por burrice, praticamente todos os jogadores já foram dispensados... para quem diz apostar na formação ha algo que não bate certo. O trabalho da area de formação tem sido exelente, falta-lhes os profissionais dar seguimento a esse trabalho.

rui costa concordo totalmente,ah para quem criticava duramente os treinadores nomeadamente o rui vitoria ele ta a provar o seu valor no fatima,e vai conseguir subir aind mais,rui e n tas em portugal....mt bom ;)

.:VMPT:.

Nunca entendi pq é que o João Fonseca foi dispensado, pensei sempre que era o melhor da sua geração, bem acima do Pedro Correia, silvio, Cristiano, Janota, pensei sempre que era um dos que poderia ter uma oportunidade nos séniores....

Lembro-me dele fazer a pré epoca com 17 anos, quando tinha acabado de sair dos juvenis, e não se deu mal a jogar a defesa direito.

É um excelente Polivalente, que sabe se não poderá, depois da epoca que está a fazer, ainda ser chamado para o Mundial de sub20....

O Janota tb assinou por uma equipa com outras ambições, o Grande atlético.....

Gonçalo, o Silvio continua no cacem? Ele não ia sair para um clube Ingles?

charrua_slb

Citação de: tigerwoodss em 08 de Janeiro de 2007, 12:59
resultados extra da semana:
Enc. Olivais- Benfica     Escolas A     0 29
Benfica -  Oeiras          Escolas B      8 0
Benfica - Sacavenense    Escolas C   25 1
Benfica - Estrela Amadora   Infantis D 12 0
Real S. C. - Benfica         Infantis C      1 5
Ponte Frielas - Benfica     Infantis B      0 6
Unidos - Benfica            Iniciados C        0 10
goleamos em todos os jogos... lol

Goncalo87

Citação de: hacker_4_fun em 08 de Janeiro de 2007, 14:35

Nunca entendi pq é que o João Fonseca foi dispensado, pensei sempre que era o melhor da sua geração, bem acima do Pedro Correia, silvio, Cristiano, Janota, pensei sempre que era um dos que poderia ter uma oportunidade nos séniores....

Lembro-me dele fazer a pré epoca com 17 anos, quando tinha acabado de sair dos juvenis, e não se deu mal a jogar a defesa direito.

É um excelente Polivalente, que sabe se não poderá, depois da epoca que está a fazer, ainda ser chamado para o Mundial de sub20....

O Janota tb assinou por uma equipa com outras ambições, o Grande atlético.....

Gonçalo, o Silvio continua no cacem? Ele não ia sair para um clube Ingles?

sim esta ainda no cacem....