Futebol Formação: Juniores [2008-2009]

Eventos ligados

andre_04_SLB

Secalhar sou eu que penso de forma incorrecta, e tenho uma visão um bocado afastada do que se pratica actualmente. Não sou a favor de equipas construídas para ganhar o título. Não sou a favor de discursos e de pensamentos direccionados para o título (como assistimos no último ano na equipa de Juniores).

Títulos são importantes, mas completamente dispensáveis num clube como o Benfica, numa área de formação. Sou a favor, sim, de que os melhores jogadores joguem etapas acima. Jogadores que realmente são mais valias e podem acrescentar algo de positivo ao escalão seguinte.

Há atletas, como é o caso do Nelson Oliveira e do Lassana Camará, que têm qualidade suficiente para chegar aos Seniores sem passarem primeiro por outro clube, mas deve ser dada a oportunidade aos jogadores de primeiro ano de fazer o maior número de jogos possível, para evoluírem as suas capacidades mais do que o esperado, de forma a terem uma preparação para o futebol profissional muito mais capacitada e bastante melhor preparada a todos os níveis.

Se no ano anterior, o André Carvalhas tivesse feito uma época completa numa equipa da Liga Vitalis, talvez este ano estivesse pronto para os Seniores. Não há que ter pressas, de facto não há. Mas nada melhor, para um jogador, sentir-se acima, sentir-se um ano à frente, um ano ganho, onde tira todo o partido das suas capacidades e desenvolve de forma muito maior as suas capacidades.

Um pouco mais abaixo, parece-me que jogadores como o Tiago Ribeiro, o Ruben Pinto e o André Dias, podiam já este ano integrar o plantel de Juniores. David Simão, Leandro Pimenta, André Soares, poderiam já estar a competir na Liga Vitalis ou II Divisão. Não se trata de queimar etapas. É sim, uma forma mais capacitada e adulta de adaptar estes jovens a uma competição cada vez mais exigente, a uma obrigatoriedade de vida completamente diferente.

Dou-vos um exemplo prático que sustenta todo o meu texto. O André Carvalhas cumpre este ano o seu primeiro ano de Sénior. Para além da dificuldade natural de transição, enfrenta, pela primeira vez, as saudades da família, a distância dos amigos, perde o "amparo" quando as coisas lhe corriam mal. É pela primeira vez um HOMEM, um jogador de futebol PROFISSIONAL, num local completamente novo. Para além das dificuldades naturais de jogo, há também estas, de confiança, moral... Se as coisas correm mal (lá está, não se minimizou as hipóteses de isso acontecer), este que é um dos seus anos decisivos, o primeiro como Senior e o que se espera de afirmação, o que vão dizer as pessoas? Quais serão os comentários se correr mal? "Não tem estofo", "é diferente ser Senior e ser Junior"...

Tem de se preparar estas situações e diminuir o risco de as coisas correrem mal numa transição futura. Com um ano já fora, onde as coisas lhe correriam, quase obrigatoriamente, da melhor forma, por a exigência ser menor, este ano teria já uma experiência no outro campo restrito ao dentro de campo, que lhe permitiria enfrentar melhor as dificuldades futebolísticas, pois as outras (que segundo alguns analistas são 50% de um jogador - confiança, moral, bem estar físico e psicológico), já tinham sido ultrapassadas, ou minimizadas, numa experiência anterior.

Passaro51

André Parabens por esta analise.
Agora que importância teria uma equipa B do Benfica no escalão de seniores?

andre_04_SLB

Citação de: Passaro51 em 21 de Agosto de 2008, 22:11

Toda, sem dúvida. Até esta questão da Liga Intercalar, pode vir a ser muito benéfica e substituir, de certa forma, essa enorme perda. Não sei até que ponto isso será viável, mas fazer com que alguns Juniores compitam, quase sempre, nessa Liga Intercalar, e deixem muitos dos jogos do escalão de Juniores para os Juvenis mais promissores. Penso que poderemos recuperar, de certa forma, essa fulcral existência de uma ligação muito maior ao futebol profissional.

PS: Hoje li uma análise do Mister João Alves ao André Carvalhas na revista mística, onde diz que o seu ex-jogador "é um esquerdino". Para quem lidou com o atleta um ano inteiro, e que tem de o conhecer obrigatoriamente, só pode dizer duas coisas: ou é destro, ou, como realmente é, ambi-destro.

KOTEXAS

Citação de: andre_DV04_SLB em 21 de Agosto de 2008, 22:15

Toda, sem dúvida. Até esta questão da Liga Intercalar, pode vir a ser muito benéfica e substituir, de certa forma, essa enorme perda. Não sei até que ponto isso será viável, mas fazer com que alguns Juniores compitam, quase sempre, nessa Liga Intercalar, e deixem muitos dos jogos do escalão de Juniores para os Juvenis mais promissores. Penso que poderemos recuperar, de certa forma, essa fulcral existência de uma ligação muito maior ao futebol profissional.

PS: Hoje li uma análise do Mister João Alves ao André Carvalhas na revista mística, onde diz que o seu ex-jogador "é um esquerdino". Para quem lidou com o atleta um ano inteiro, e que tem de o conhecer obrigatoriamente, só pode dizer duas coisas: ou é destro, ou, como realmente é, ambi-destro.

Eessa do esquerdino é hilariante...

De qualquer forma o Carvalhas tem uma oportunidade que muitos da idade dele gostariam de ter e creio que o SLB vai acompanhar o jogador para minimizar as dificuldades da adaptação que possa vir a ter.

O Chalana creio que vai acompanhar os jogadores emprestados e tanto quanto sei há uma grande empatia entre ele e o Carvalhas, uma época com o Alves também tem pelo menos um facto positivo, os jogadores estarem habituados a lidarem com displicência e adversidades, que serão coisas constantes no futebol português. 

Berna®

O_Glorioso

Parece que vamos continuar na mesma...  ::)

ivoivo

Citação de: andre_DV04_SLB em 21 de Agosto de 2008, 22:03
Secalhar sou eu que penso de forma incorrecta, e tenho uma visão um bocado afastada do que se pratica actualmente. Não sou a favor de equipas construídas para ganhar o título. Não sou a favor de discursos e de pensamentos direccionados para o título (como assistimos no último ano na equipa de Juniores).

Títulos são importantes, mas completamente dispensáveis num clube como o Benfica, numa área de formação. Sou a favor, sim, de que os melhores jogadores joguem etapas acima. Jogadores que realmente são mais valias e podem acrescentar algo de positivo ao escalão seguinte.

Há atletas, como é o caso do Nelson Oliveira e do Lassana Camará, que têm qualidade suficiente para chegar aos Seniores sem passarem primeiro por outro clube, mas deve ser dada a oportunidade aos jogadores de primeiro ano de fazer o maior número de jogos possível, para evoluírem as suas capacidades mais do que o esperado, de forma a terem uma preparação para o futebol profissional muito mais capacitada e bastante melhor preparada a todos os níveis.

Se no ano anterior, o André Carvalhas tivesse feito uma época completa numa equipa da Liga Vitalis, talvez este ano estivesse pronto para os Seniores. Não há que ter pressas, de facto não há. Mas nada melhor, para um jogador, sentir-se acima, sentir-se um ano à frente, um ano ganho, onde tira todo o partido das suas capacidades e desenvolve de forma muito maior as suas capacidades.

Um pouco mais abaixo, parece-me que jogadores como o Tiago Ribeiro, o Ruben Pinto e o André Dias, podiam já este ano integrar o plantel de Juniores. David Simão, Leandro Pimenta, André Soares, poderiam já estar a competir na Liga Vitalis ou II Divisão. Não se trata de queimar etapas. É sim, uma forma mais capacitada e adulta de adaptar estes jovens a uma competição cada vez mais exigente, a uma obrigatoriedade de vida completamente diferente.

Dou-vos um exemplo prático que sustenta todo o meu texto. O André Carvalhas cumpre este ano o seu primeiro ano de Sénior. Para além da dificuldade natural de transição, enfrenta, pela primeira vez, as saudades da família, a distância dos amigos, perde o "amparo" quando as coisas lhe corriam mal. É pela primeira vez um HOMEM, um jogador de futebol PROFISSIONAL, num local completamente novo. Para além das dificuldades naturais de jogo, há também estas, de confiança, moral... Se as coisas correm mal (lá está, não se minimizou as hipóteses de isso acontecer), este que é um dos seus anos decisivos, o primeiro como Senior e o que se espera de afirmação, o que vão dizer as pessoas? Quais serão os comentários se correr mal? "Não tem estofo", "é diferente ser Senior e ser Junior"...

Tem de se preparar estas situações e diminuir o risco de as coisas correrem mal numa transição futura. Com um ano já fora, onde as coisas lhe correriam, quase obrigatoriamente, da melhor forma, por a exigência ser menor, este ano teria já uma experiência no outro campo restrito ao dentro de campo, que lhe permitiria enfrentar melhor as dificuldades futebolísticas, pois as outras (que segundo alguns analistas são 50% de um jogador - confiança, moral, bem estar físico e psicológico), já tinham sido ultrapassadas, ou minimizadas, numa experiência anterior.

Este é o Andre que gosto de ler!

Concordo totalmente. Por exemplo se o Tiago Ribeiro for o lateral direito dos juniores provavelmente teremos menos hipoteses nos juniores e nos juvenis, mas provavelmente teremos mais chances de o ver jogar a um nivel que lhe permita mais tarde estar na equipa profissional. Veja-se o exemplo do Cristiano Ronaldo. Com 17 anos e no 1º ano de junior não era superior ao Tello (na altura ainda era extremo) mas o Boloni apostou sempre nele....alguns anos mais tarde e vejam a diferença. Esta comparação pode ser valida em casos tipo:

Tiago Ribeiro - Pedro Eugenio
André Dias - Ivanir
Pedro Almeida - Subindo o Tiago fica com o caminho livre
Ruben Pinto - Danilo Pereira

São apenas alguns exemplos e não sei se é correcto estar a individualizar por ser injusto para alguns jogadores mas é importante dar um estimulo extra aos jogadores com mais potencial e isso passa por jogar (repito: jogar) num escalão superior. No ano passado e olhando para o talento do Nelson ele deveria ter jogado nos juniores.
Entre outros

nspumpkin

Citação de: andre_DV04_SLB em 21 de Agosto de 2008, 22:15

André vais actualizar o post #1 deste tópico? Abraço!

Red skin

Belo post André!! Concordo plenamente!

EagleHeart25

Grande André! Subscrevo totalmente o teu post. É uma pena que a generalidade dos adeptos não pense assim. Infelizmente estou com a impressão que este ano está novamente a ser construída uma equipa de júniores com o único intuito de ganhar o título... mais do mesmo, portanto.

PS: Também reparei nessa "bojarda" do Alves e já não é a primeira na revista Mística. Já quando foi chamado a falar sobre o Ruben Lima disse outra do mesmo género. Sempre em grande  ;D

Red skin

Alguém sabe a altura do Pedro Miranda?

Red skin

Citação de: EagleHeart25 em 22 de Agosto de 2008, 08:41
Grande André! Subscrevo totalmente o teu post. É uma pena que a generalidade dos adeptos não pense assim. Infelizmente estou com a impressão que este ano está novamente a ser construída uma equipa de júniores com o único intuito de ganhar o título... mais do mesmo, portanto.

PS: Também reparei nessa "bojarda" do Alves e já não é a primeira na revista Mística. Já quando foi chamado a falar sobre o Ruben Lima disse outra do mesmo género. Sempre em grande  ;D
Tb notei essa gralha...mas a culpa poderá n ter sido do Alves, mas do jornalista.

SLBaco

Parece-me +- consensual para a maioria dos adeptos q gostam e acompanham a formação q o "mister..io" Alves não tem capacidades para desenvolver o trabalho necessário tendente à lapidação dos jovens diamantes nem tão pouco potencia as suas capcidades (quer futebolisticas quer de caracter).

Também sou daqueles q axa q a formação (a partir dos juvenis e depois Juniores) deve existir, sim, para q possam aparecer jogadores com potencial futebolistico... a confirmação desse potencial deve ser cuidadosamente trabalhada, e, não deve ser uma roleta da sorte em q se lança um jogador que só com muita sorte é q este pega de "estaca", além de que os titulos deverão ser sempre um aliciate para os formandos desenvolverem o seu espirito competivo e não um objectivo de epoca em q todos os esforços são aplicados para se juntar mais uma taçita para o museu... (diga-se q até isto  o benfiquista Alves falhou e não mostra estar mais apto para o conseguir)

Assim deixo à consideração, sugestões para fazer ver à Direcção (ainda mais agora com um da casa - Rui) o sinal do nosso descontamento pelo rumo q se tem vindo a tomar na Formação abdicando de métodos de trabalho consolidados e planeados a longo prazo que possibilitem aproveitarmos e desenvolvermos grandes jogadores capazes de elevar o Clube para o local onde merece estar.

Ex: Tarjas simples pressionando o Treinador (sem ofensas)
      Apoiar somente os jogadores, ignorando o Staff
      Mail´s para a Direcção indicando os assuntos discutidos neste tópico.

Elegermos o André para D. Desportivo das Camadas Jovens para trabalhar directamente com o RUI :angel: ;D O0

Miguelg

Citação de: Red skin em 22 de Agosto de 2008, 08:52
Citação de: EagleHeart25 em 22 de Agosto de 2008, 08:41

Tb notei essa gralha...mas a culpa poderá n ter sido do Alves, mas do jornalista.

Estás a brincar de certeza não me digas que foi o Jornalista que inventou?
O Alves à muito que devia ter ido embora mas enfim continuasse a desculpar....

EagleHeart25

SLBaco, o Rui está a par do que se passa com os juniores. Acho é que tem faltado tempo para arrumar a casa, mas ele está ciente de que as coisas têm que mudar.
Por isso eu tenho esperança que este ano o Alves desça um pouco à terra e se capacite de que é um funcionário do Benfica, o que implica, pelo menos, profissionalismo. A mais do que isso, ninguém o pode obrigar  O0