Futebol Formação: Juvenis [2006-2007]

andre_04_SLB

Pois ... Mais uma prova da qualidade deles. E deram goleada ao conjunto dos jogadores de Porto, Boavista, etc ... na final.

ivoivo

Viste algum jogo da Selecção de Lisboa?

andre_04_SLB

Não. Mas sei tudo o que se passou no Torneio.

ivoivo

Sabes alguma coisa dos 3 gajos que vieram do Minho? Semedo, Nelso Ferreira e André Santos? São bons? Jogaram no Torneio?

andre_04_SLB

O Semedo esteve para ir para o Chelsea, acho que diz tudo. O Nélson é avançado, ala, e é bastante forte a nível individual. O André Santos é um bom defesa-central, mas temos melhores.

andre_04_SLB

Eu acho que nem é esse o nome dele, é André Campos que veio do Gil Vicente.

Menino Do Rio

Citação de: ivoivo em 02 de Setembro de 2006, 18:08
É extremo. Até ao final da formação dele de certeza que não o vais ver marcar 30 golos por ano. Alem de que no Benfica parece que param aos 16. Vê o caso da Geração do João Coimbra. O Manuel Curto marcou trinta e tal golosno ultimo ano de juvenil, tinhamos muitos jogadores na selecção (Tiago Gomes, Ricardo Nunes, Luis Zambujo, Manuel Curto, João Coimbra) e só um é que vingou (Manuel Fernandes). Todos os outros perderam-se. Aos 16 anos, o Moutinho era suplente do João Coimbra.

Essa geração perdeu-se porque faltou quem apostasse neles. O único que teve uma aposta real vingou, que foi o Manuel Fernandes. O Tiago Gomes, embora tenha feito uns 3/4 estágios de pré-época, nunca foi lançado, mesmo sem nenhum lateral disponível. Agora, com 20 anos, é relativamente tarde para dar-se experiência a um jogador que joga numa posição que precisa de ritmo e de experiência. O Zambujo foi estranhemente dispensado do Benfica, pois na época passada até Janeiro foi titular e estava a ser dos melhores, quando veio o Fábio Silva perdeu a titularidade (e a equipa coincidentemente começou a piorar, até quase cair). Começou como extremo-direito, depois da chegada do Fábio Silva passou a jogar mais à esquerda, dividindo o espaço com o Manuel Curto. O Manuel Curto, deixou de ser avançado goleador porque não trabalha, o seu empresário não é do agrado dos dirigentes do Benfica e encontra-se desmotivado. Além disso, nos juniores e na equipa B tem jogado mais a extremo-esquerdo (???) que a ponta-de-lança fixo, que é a posição onde mais rende. O João Coimbra, bem, está na equipa principal, mas não acho que vá ser utilizado esta época. É, a meu ver, o mais promissor da Geração de 86 do Benfica, a par do Manuel Fernandes (esse já talento confirmado), dono de um passe de qualidade e de boa cabeça.

O problema todo dessa geração foi a falta de aposta. Os jogadores foram esquecidos na equipa B, e não foram trabalhados como deve ser. Os campeões do Europeu de sub-17 de 2003 (Tiago Gomes, João Coimbra e Manuel Curto) tinham que estar a treinar regularmente com o plantel principal desde então, e serem opção para amigáveis, jogos insignificantes da Taça, para jogos sem importância no Campeonato e afins, para que pudessem expôr o seu talento na altura em que estavam na mó de cima. O desafio permanente de treinar com os mais velhos faria com que evoluíssem mais rápido que os demais da sua idade, e traria uma experiência que seria necessária caso tivessem que jogar.

Isso não aconteceu, e agora estamos a reclamar que os 3, aos 20 para 21 anos, não tenham maturidade competitiva suficiente para estar no Benfica. Pudera, não tiveram oportunidades para evoluir! A oportunidade para eles tinha que ter surgido após o Europeu e o Mundial de Sub-17, não agora. O Manuel Fernandes teve a oportunidade (fez só 1 jogo nos Juniores e mais meia época na equipa B, antes de ir para a equipa A) e vingou. O João Moutinho (cumpriu uma época inteira de Juniores, treinando regularmente com o plantel principal, antes de fazer a pré-época que ditou a posterior subida ao plantel principal), que era suplente do João Coimbra, teve oportunidade e vingou. Se tivessem dado a oportunidade também ao Tiago Gomes, ao Coimbra e ao Curto, provavelmente estariam num outro patamar agora.

Rui Costa

Citação de: ivoivo em 02 de Setembro de 2006, 17:17
Alem de que, e pelo que vi nos blogs da concorrencia, embora tenhamos melhorado, ainda temos dificuldade em disputar os melhores jogadores com lagartos e tripeiros. Á excepção dos juvenis e maisum ou outro jogador, contiunamos atras da concorrencia. Por exemplo, o Tiago Cintra, melhor marcador dos sub17 e que jogava no Leixões, foi para o Porto. Pq não por o Moreira a titular e trocao o Quim pelo Stélvio Cruz, titular o ano passado nos sub 17. Era certamente melhor do que ir buscar o André Flores ou o Luis Vaz, aos quais peço desculpa pois ainda não os vi actuar.

Não sei se ainda vou a tempo de responder a isto, mas do Leixões dificilemente vira um jogador para o Benfica. Tem um protocolo de intercambio de jogadores (das camadas jovens) com o porto

tigerwoodss

Pois Rui Costa, além disso, já referi várias vezes que aos 17/18 anos os jogadores já são caros. No caso do Tiago Cintra tenho a certeza que o Benfica conhecia bem o seu valor, se não o contratou foi por alguma outra razão, nomeadamente financeira ou de preferência do porto.

cumprimentos

fmb

é pena esse ter fugido para o porto!!!! mas provavelmente ja sera um jogador caro como diz o tigerwoods!!

tigerwoodss

convocados sub-16

http://www.fpf.pt/scriptnews/view/show.php?id=3502

não percebo como o Artur lourenço fica de fora desta convocatória. Será que isto é consequencia daquela convocação tendenciosa da selecção distrital de lisboa para o torneio lopes da silva!?

Rui Costa

Citação de: tigerwoodss em 07 de Setembro de 2006, 15:51
convocados sub-16

http://www.fpf.pt/scriptnews/view/show.php?id=3502

não percebo como o Artur lourenço fica de fora desta convocatória. Será que isto é consequencia daquela convocação tendenciosa da selecção distrital de lisboa para o torneio lopes da silva!?

É como o ano passado com o David Simão, nem aos primeiros estagios ia. Pensava que os estagios serviam para observar os jogadores de mais perto... em Portugal deve ser diferente.

andre_04_SLB

O André Jesus até tem estado mal fisicamente. Pena o Artur ficar de fora, o Abdel igual, o Feijó idem ...

fmb

pelos vistos nao concordam com a convocaçao!! realmente ja ouvi falar tao bem do abdel!! estranho!!

o padroense esta em grande!! nao ha maneiar de observar esses jovens??lol