Grande entrevista com Tiago Ribeiro

andre_04_SLB

Nome Completo: Tiago Manuel Fernandes Ribeiro
Idade: 15 (1992-06-15)
Nacionalidade:  português
Peso: 78 kg
Altura: 182cm
Posição: Defesa Lateral Direito ou Central

<a href="http://www.serbenfiquista.com/artigos/_index.php_id_4559"> Corria o dia 24 de Janeiro de 2007 quando o Serbenfiquista noticiou a vinda de Tiago Ribeiro para a equipa de Iniciados A do Sport Lisboa e Benfica. </a>
Sem qualquer referência em relação ao valor do atleta, exceptuando o conhecimento relativo à sua excelente capacidade física, aos poucos começou a aparecer nos Iniciados um Central forte na marcação e tranquilo na hora de sair a jogar.

Embora a época não lhe tenha corrido de acordo com as suas expectativas, esteve longe de realizar uma má época. Efectuou bons jogos, sem o brilhantismo, é certo, que demonstrou este ano nos primeiros apontamentos da temporada.

Filho de emigrantes começou desde cedo a alimentar o seu sonho de jogar futebol no FC Wiedikon. Adepto do Benfica, desde cedo, o "Suíço", como é tratado pelos seus companheiros aludindo ao facto de ter nascido na Suiça, mais concretamente em Zurique, o pequeno Tiago Ribeiro saiu para o Grasshopers para dar continuidade a um sonho.

Sonho esse que não se esmoreceu. A sua qualidade não passou despercebida a ninguém e sempre actuou com equipas mais velhas, mais fortes, e de maior qualidade. Quando soube do interesse do Benfica, não caiu em si de felicidade e deixou a Suiça, os seus pais, os seus irmãos e a sua pequena irmã, Noemi, que "tanto adora" rumo a um sonho de criança: Jogar no Sport Lisboa e Benfica.

Actualmente a jogar na equipa A de Juvenis – ele que ainda pertence aos sub-16's -, está a crescer e a afirmar-se como Lateral Direito da equipa. Fortíssimo e implacável sempre que chamado a intervir, Tiago Ribeiro é hoje uma peça preponderante da estrutura dos sub-17 do clube "encarnado".

Conheça a história deste jovem humilde, extremamente exigente consigo próprio e bastante trabalhador, para conseguir conquistar todos os seus sonhos e objectivos.



Como começaste a jogar futebol?
Quando tinha 10 anos, depois da escola, ia para o ATL. A caminho de casa, passava pelo campo de futebol do FC Wiedikon. Um dia o Mister pediu-me para ir treinar e eu como gostava muito de jogar futebol fui treinar com a equipa. Treinei até de calças e ténis de passeio porque na altura não tinha equipamento comigo. No final do treino o Mister pediu-me para ir treinar mais vezes.

Como correu a tua integração no clube?
Fui muito bem recebido. As pessoas lá tratavam-me muito bem e todos me apoiavam.

A tua carreira de jogador começou aí. Posteriormente deste nas vistas e chamas-te a atenção dos observadores do Grasshopers...A jogar pelo FC Wiedikon fui fazer um jogo pelos mais velhos contra o Grasshopers. No final do jogo o treinador do Grasshopers chamou-me, perguntou o meu nome e pediu-me alguns dados. Ele queria que eu fosse lá treinar mas o meu treinador quando me viu chamou-me de imediato e disse para eu me vir embora. Mas entretanto já lhe tinha dado os meus dados (risos).

Quando se deu a tua mudança para o Grasshopers?
Foi quando decorria a época 2002-2003. Coincidiu com uma altura em que estive lesionado três meses devido do meu joelho direito. O meu Mister tinha-me dito que apenas poderia ir treinar quando ele me dissesse, mas nas férias o Mister do Grasshopers telefonou-me e perguntou-me se eu já estava bem e porque continuava em casa, qual a razão porque não tinha ido ainda treinar ao Grasshopers. Eu expliquei-lhe que o meu treinador não me tinha deixado ir ao que ele respondeu que eu já não era do FC Wiedikon, que já era jogador do Grasshopers. Eu fiquei muito contente até porque já pensava que tinham perdido o interesse. E então nesse mesmo dia eu fui treinar com eles, mas com a equipa mais velha e a ponta-de-lança. Fiquei admirado por ser novo e ter ido treinar logo com os mais velhos. Telefonei ao meu pai a dar-lhe a novidade.

Foi na Suiça que passaste a jogar em posições mais recuadas? Quanto tempo jogaste como ponta-de-lança?
Joguei dois anos como ponta-de-lança. Num torneio Internacional o Mister zangou-se connosco por não termos passado à final. Ele disse então ao capitão para fazer a equipa que ia jogar. Como eu nos treinos gostava de jogar a Defesa Central o capitão escolheu-me para aquela posição que sempre me fascinou pelas entradas de carrinho a roubar a bola ao adversário. Nesse jogo estive muito bem e jogava sempre a Defesa Central com os jogadores da minha idade e a ponta-de-lança com os mais velhos. Quando joguei pelos sub-16 do Grasshopers já actuava como Central porque a equipa tinha muitos avançados e foi nessa altura que surgiu o interesse do Benfica.

Quem falou contigo e o que sentiste naquele momento?
Foi um olheiro do Benfica que vive na Suiça, o Senhor Ribeiro, tal como o meu pai (risos). O meu pai sempre me apoiou e naquele momento eu era a pessoa mais feliz do Mundo, porque não é todos os dias que se recebe um convite para ir treinar no Melhor Clube do Mundo que é o Benfica. O Senhor Ribeiro falou comigo e pediu-me os meus dados pessoais. Eu estava muito nervoso durante a conversa, até tremia, mas de felicidade (risos). Pensava que estava num sonho e que ainda não tinha acordado. Foi o meu dia mais feliz. Estive no sítio certo, no momento exacto. O meu pai dizia-me sempre que era preciso ter muito talento, mas sobretudo muita sorte para se ser jogador. E nesse preciso momento lembrava-me das palavras do meu pai, que me apoia todos os dias e tenho de lhe agradecer muito, a ele, à minha mãe, aos meus irmãos Roberto e Marcelo e à minha irmã que me faz muita falta. Depois de ter falado com o Senhor Ribeiro telefonei logo ao meu pai. Foi ele o primeiro a saber o que me estava a acontecer. O meu pai estava tão contente que nem falava, nem ele acreditava. Só no fim é que falou, disse que tinha de se ver algumas coisas e falar sobre o assunto, porque jogar no Grasshopers não é para todos! O Grasshopers foi o clube que me ensinou a jogar futebol e a levar as coisas mais a sério.



A formação na Suiça é conhecida como uma das melhores que se praticam na Europa. Tu que estiveste inserido num bom clube, quais as principais vantagens do futebol de formação na Suiça?
Treinávamos de manhã e de tarde. De manhã trabalhávamos a parte técnica individual (skills) e de tarde treinávamos todos os outros aspectos, finalização, tudo. Tínhamos 4 horas de treino e 4 horas de aulas. A vantagem na Suiça é que como lá não há muito dinheiro para se investir em jogadores vindos de fora, apostam tudo na formação e nas camadas jovens.

Já na Suiça seguias atentamente o dia-a-dia do Benfica?
Sim, eu via os jogos pela televisão. O meu sonho sempre foi jogar no Benfica. Nunca pensei que se tornasse realidade, mas sempre desejei isso. Na Suiça eu e o meu pai víamos sempre os jogos. Os meus irmãos não porque são portistas, a minha mãe penso que também já é do Benfica e a minha mana também vai ser. Ela ainda não sabe quem é o maior... Mas vai saber que é o Benfica (risos)!!!!

Quando chegou o dia de fazeres as malas e viajares para Portugal, o que sentiste?
Eu só queria uma coisa: Vir para o Benfica. Mas deixar os meus pais, os meus irmãos e a minha irmã com três anos foi muito difícil. A minha família é muito importante para mim, sou muito 'colado' a eles e não me correu bem a época passada em que entrei no Benfica porque sentia muito a falta do apoio deles. O meu pai e o meu irmão acompanhavam-me sempre nos meus jogos, a minha mãe nem tanto, mas eu sabia que estava a pensar em mim quando jogava. Para todos os sítios em que ia lá estava o meu pai. [E quero aproveitar e deixar uma mensagem aos meus pais: Eu sem vocês não era o que sou hoje. Obrigado família, adoro-vos. Mana, tenho muitas saudades tuas.]
Foi muito difícil deixar o Grasshopers, mas tive que vir para o maior clube do Mundo que é o Benfica. Eu sou benfiquista de coração e prometo a todos que vou dar o meu melhor. A época passada não estive bem, peço desculpa por isso, mas percebam que foi muito difícil para mim.

Antes de vires para o Benfica, tiveste convites de outros clubes?
Que eu saiba não. Apenas sei que também me disseram que poderia ir para o Sporting, quando ainda estava na Suiça. Mas não fui, porque com respeito ao Sporting, o Sporting não é o Benfica. Nunca conseguiria jogar de verde. Só de vermelhinho (risos).

A nível colectivo a época passada também não correu da melhor forma. Esperavas mais?
Sim, muito mais. A equipa não esteve ao seu melhor e eu não consegui ajudar, e quero pedir desculpa aqui, novamente, mas precisei de tempo.

Começaste esta época em excelente forma. Quais os factores mais decisivos para o verdadeiro Tiago ter regressado?
Primeiro foi o apoio da minha família durante as férias. Também os meus amigos, deram-me muita força. Disseram para eu não pensar negativo e não me deixar ir abaixo, para controlar as minhas emoções e eu aprendi isso. O mais importante foi voltar a estar com a minha família, na Suiça, com os meus amigos que sempre me apoiaram. Isso foi o mais importante. Também foi bom ter treinador com a equipa A. Aí sim, deu-me a força e vontade para dar sempre mais.

O mister João Couto transmitiu-te a confiança necessária nas tuas capacidades para estares neste momento na forma em que te encontras?
Sim, o Mister foi muito importante para mim. Transmitiu-me confiança e deu-me força. O Mister Couto é muito bom treinador, apoia-nos sempre, fala connosco durante o jogo, mas também nos repreende quando algo sai menos bem. Eu gosto muito de jogar a Lateral, gostaria de jogar sempre nesta posição, mas se não der não faz mal, eu quero é jogar (risos).

Quais as tuas ambições no futebol? No imediato, e futuramente?
Neste momento quero ser titular na equipa A e dar o meu melhor, mostrando o que sei. Quero também ser chamado para a selecção Nacional sub-16. No futuro quero ser jogador profissional pelo Benfica. Quero jogar no Estádio da Luz, que é o meu sonho desde pequeno. Gostava de jogar um Mundial com o Cristiano Ronaldo. Quero ser como ele!

Queres ser famoso tal como ele, é isso?
Não, eu gostava de chegar ao ponto que ele chegou como jogador de futebol, ser famoso não interessa. O ser famoso está depois, primeiro é ser talentoso como ele, e mais nada! (risos)



O teu amor pelo Benfica é tão grande que te permite jogar sempre de águia ao peito, mesmo com possíveis convites de outros grandes clubes europeus?
Primeiro é dar tudo pelo Benfica e depois logo se verá. Como toda a gente também gostaria de jogar num clube como o Manchester United ou Barcelona, mas primeiro está o Benfica. Não iria para um clube qualquer, isso não.

Agora que estás no Benfica vives o dia-a-dia de um clube que sempre gostaste, mas por viveres longe só conseguias acompanhar pela televisão. As pessoas mais experientes falam contigo regularmente sobre a responsabilidade que é representar o Benfica?
O Benfica é o maior clube do Mundo e vai ser sempre (risos). A responsabilidade é muita. Sempre que vou a casa falo com o meu amigo Joca, a quem também tenho que agradecer muito. Ele sempre me apoiou em tudo. E claro, falo também com o meu pai que sempre me disse o que era o Benfica.

Como é o ambiente no Centro de Estágio? São uma família?
O ambiente é muito bom. Somos uma família, damo-nos todos muito bem e gosto muito de aqui estar. Por vezes só podemos sair até às 20:00H, mas é assim o futebol. Todos nos apoiamos, falamos entre todos.

Tens revelado excelentes indicadores a defender, mas estás também a evoluir em termos ofensivos. Como te descreves enquanto jogador?
Acho que tive uma evolução muito rápida da época passada para esta. A cada treino que passa penso que estou mais forte, e com a competição a prolongar-se espero melhorar os aspectos ofensivos. Acho que sou um lutador e agressivo na disputa da bola. Tenho que melhorar o posicionamento.



Achas que a tua equipa tem condições para ganhar o campeonato esta época?
Sim, e muitas. A nossa equipa é muito forte, bastante equilibrada. Temos muitos bons jogadores e com muito talento. Se deus quiser, nós vamos ser campeões!

Desde que estás no Benfica já tiveste alguma situação em que ficou provado que o Benfica é realmente um grande clube?
Sim, quando o Benfica fez anos e eu fui ao Casino do Estoril. Foi a melhor noite que tive desde que aqui estou. Aí sim deu para perceber que o Benfica é o maior clube (risos).

O ano passado alguns adeptos foram bastante duros para com a tua equipa. Como viveste essa situação?
Sim, foram. Isso foi muito mau para nós. Já estávamos muito em baixo e ficámos ainda pior. Não foi nada bom para nós. Sabemos que errámos.

Costumas visitar o Serbenfiquista, ou já tinhas conhecimento do mesmo? Como encaras o acompanhamento que é feito aos jogadores?
Sim. Antigamente não conhecia mas agora costumo visitar bastante. É muito bom para nós depois dos jogos ler as opiniões das pessoas que comentam para também percebermos em que aspectos temos de melhorar. É muito bom o site!

Queres deixar alguma mensagem aos adeptos, colegas ou familiares?
Quero agradecer à minha família por me ter apoiado e por estarem a fazer todo este esforço para me ter deixado viver o meu sonho. Também quero agradecer aos meus colegas por tudo o que fizeram por mim. Mãe, Pai, Noemi, Marcelo, Roberto: Eu adoro-vos, tenho muitas saudades vossas!

De primeira:

Sonho: Ser profissional
Principal dificuldade: Deixar-me ir abaixo
Maior alegria: Jogar no Benfica
Melhor amigo no futebol: Ivan Bonfardin (Grasshopers)
Paixão: Futebol e Família
Benfica: O meu amor
Futebol: Paixão
Ídolo: Cristiano Ronaldo
Filme: Taxi Taxi
Comida: Pizza

Entrevista realizada por André Sabino, Serbenfiquista.com.

foNNtes

Magnifica entrevista!

o miúdo é espectacular!

mto obrigado André por mais esta entrevista!

quem me dera q fossem todos os jogadores assim!

:slb2:

ZilluX

Muito boa entrevista!
O Tiago parece ser um rapaz bastante humilde e lutador e isso sao optimas caracteristicas para alguem que quer singrar no futebol.
gostei muito do que li!!!
força Tiago Ribeiro  :slb2:

fmb

força miudo...que consigas concretizar o teu sonho!!

mais uma vez andre..EM GRANDE!!PARABENS!!!

pedroslb78

Mais uma excelente entrevista André!!

FOrça Tiago, muitas felicidades para a tua carreira e muitas conquistas de águia ao peito!!!

#Micc

excelente entrevista!! parabéns!

FORÇA MIUDO, quem ama assim o Benfica merece toda a sorte do Mundo! :slb2:

diogod

sempre em grande André...
força para o Tiago que brilhe no maior clube do mundo!

tigerwoodss

uma das melhores entrevistas de sempre.
Parabéns!


Mendes

Este rapaz tem futuro!

Continua assim Tiago  O0

Obrigado pela entrevista André

:slb2:

Red skin

Grande entrevista André!!! Espero que continuem a apostar na polivalência do rapaz... sinto que é um valor seguro!

:slb2:



Omnic

Grande Tiago Ribeiro! Continua sempre exigente contigo próprio pois é essencial para o teu futuro. Nunca te contentes, procura sempre mais e melhor. Muitos parabéns, revelas uma maturidade bastante acima da média. Certamente atingirás os teus sonhos!

Força nisso! :slb2:

JM21


paulorosado

Força Tiago Ribeiro, vais Vingar no S.L.B. pois tem os objectivos que tu queres atingir

Força :slb2: :slb2: :dance: :dance: Tiago Ribeiro
Tudo de Bom para ti!!!