Ideias para a Formação

Fut_jovem

Pessoal venho desafiar todos aqueles que frequentam este forúm a dar uma ideia nova, algo que pensam que podia ser realizado, para melhorar ainda mais a formação do nosso clube.

um abraço benfiquista

coristaslb

Porque será que o sporting forma tantos e tão bons extremos? Porque será que neste momento começa a formar excelentes médios? No sporting o modelo de jogo está implementado até aos juniores. Trabalham exaustivamente aquele modelo de jogo. Favorece a criatividade dos talentos e é isso que nos falta. Não interessam titulos no futebol de formação. Interessa formar bons jogadores. Mas quando as coisas não estão bem em termos de resultados põem-se tudo em causa e estraga-se o trabalho que estava a ser feito. Temos de uma vez por todas de decidir qual o modelo de jogo que queremos. Não podemos ver nos iniciados jogamos em 4 3 3 nos B 4 4 2 nos juvenis a 4 3 3  nos juniores 4 4 2. Penso que devia haver um modelo bem implementado podendo em jogo ser alterado conforme a necessidade. Favorecer a criatividade dos talentos dár-lhe espaço e condições para se desenvolverem.

Fut_jovem

Sei que como existe um manual nas escolas de formação elaborado por diversas pessoas como o Prof. Fonte Santa e o Prof. Paulo Lourenço algo do género esta a ser elaborado para as equipas de formação.
Não sei se nesse manual se irá definir o modelo de jogo que se quer para essas mesmas equipas, mas já é algo positivo a preocupação de tentar que todas as equipas de formação trabalhem de forma semelhante.

foNNtes

essa do sistema tem que se lhe diga, no futuro os jogadores têm que saber jogar em diferentes sistemas, cada treinador tem o seu método de colocar uma equipe a jogar, como tal um jogador se quiser ser bom tem de saber se adaptar a todas tácticas, tem de saber quais são as suas funções tanto num 4-4-2 como num 4-3-3 ou mesmo num 4-2-4...

Anonymus

ainda ontem o F. santos falou sobre modelo de jogo e sistema de jogo...
Coisas diferentes....
Podem dar corpo a um modelo de jogo um, dois ou mais sistemas de jogo.

Fut_jovem

Exactamente modelo de jogo e sistema de jogo são coisas diferentes. Concordo que não se deve especializar muito cedo um atleta numa determinada posição de um sistema, mas podemos sim "habituar" esse mesmo atleta a jogar dentro do modelo de jogo do clube.

coristaslb

O Cristiano Ronaldo seria o jogador que é hoje se tivesse sido médio centro, defesa esquerdo, direito etc? O modelo de jogo deve ser único o sistema é que pode mudar.

Anonymus

Cristiano Ronaldo...
Joga em 442 no M. United e 433 na selecção nacional.
Penso que para os jogadores é fundamental ter conhecimento e saberem interpretar os vários sistemas.

andre_04_SLB

É uma discussão com bastantes interpretações, mas parece-me claro que os jogadores têm de se habituar e explorar as suas qualidades em qualquer sistema. Concordo que na Iniciação deve haver um sistema de jogo pré-definido, como no Fut.7 um 2-1-3, ou no futebol 11 um 4x4x2 clássico, ou até mesmo uma variação para o 4x3x3.

A partir daí, a equipa deve jogar conforme a ideia do seu treinador, e com base no sistema táctico que o técnico vier trabalhar. A minha opinião é de que qualquer sistema se ajusta muito bem às equipas, desde que para isso seja muito bem trabalhado.

Neste momento o 4x3x3 é o sistema mais fácil dos jogadores interpretarem rapidamente, mas o 4x4x2 Losango bem trabalhado, e dando o exemplo dos Juniores, poderá vir a ser bastante rentável e muito bem explorado. Não é um sistema que beneficie a qualidade individual da maioria dos jogadores, mas que se reserva na segurança, na superioridade no meio-campo e na criatividade de dois elementos chaves: O número 10 e o avançado solto.

Ideias para a formação? Que as pessoas que até aqui têm vindo a trabalhar, se mantenham nos seus cargos e que façam os ajustes necessários para a Formação do SLB continuar a subir.

Fut_jovem

Concordo com a tua ideia andré mas podes jogar tanto em 4:3:3 ou 4:4:2 utilizando o mesmo modelo de jogo apenas com uma forma diferente do interpretar.

concordo com a manutenção dos quadros actuais do benfica, não sei se a totalidade, e espero que o espirito de puder fazer sempre mais e melhor permaneça.

andre_04_SLB

Citação de: Fut_jovem em 06 de Junho de 2007, 15:58
Concordo com a tua ideia andré mas podes jogar tanto em 4:3:3 ou 4:4:2 utilizando o mesmo modelo de jogo apenas com uma forma diferente do interpretar.

Para mim uma situação táctica perfeita, é a que consiga ter um 4x3x3 e um 4x4x2 em simultâneo. Passo a explicar: Em situação defensiva, actuar em Losango num 4x4x2, com um avançado fixo, um móvel e um nº10 com características de um velocista, técnicista e com a sua dose de espectacularidade (exemplo Carvalhas). Ter dois interiores, um deles com boa qualidade técnica (exemplo David Simão ou Leandro Pimenta), para ser imediatamente o jogador que lança a bola no ataque, e o outro com muita capacidade de esforço (exemplo Saná Camará).

A partir daí, a equipa desdobrava-se em acções ofensivas num 4x3x3, com o avançado fixo na posição 9, e o nº10 e o avançado móvel a alternarem nas alas do ataque. O meio-campo ficava com o trinco, e os dois interiores.

A equipa que até hoje vi fazer isso praticamente na perfeição, são os Juniores do FCPorto. Fantásticas as movimentações. A atacar o Tiago Silva abre na esquerda, o Candeias abre na direita e o Rui Pedro vem para a posição 9. A defender, Tiago Silva e Candeias recuam e defendem mais juntos, com o Rui Pedro a recuar na posição 10.

Não é um sistema que explane na totalidade o sistema que referi, mas que é bastante parecido e adequa-se à minha ideia táctica.

Fut_jovem

Definiste o teu modelo de jogo utilizando dois sistemas, isto é, tens a tua ideia de como jogar independentemente de como eles estão disposto em campo.

Fut_jovem

Estamos a começar a fugir do tópico que é: Ideias para a Formação. este assunto do modelo e sistema de jogo é muito interessante mas talvez fosse  importante criar um topico para ele.

Espero que as ideias nao se limitem a como joga a equipa mas a como todos os departamentos que fazem parte da formação poderiam melhorar e alcançar resultados cada vez melhores. Quem sabe se algumas não seram aproveitadas...

um abraço benfiquista

certezas

Modelo táctico do Ajax,
Acompanhamento individualizado de jogadores por posição,
Escolha de jovens jogadores que tenham caracteristicas bem fincadas e não como fazem agora que contratam putos que são mto bons mas sem grande potencial de evoluçao,
Treino de extremos do Sporting,
etc...

Fut_jovem

Nunca se sabe com certeza qual será a evolução de um jogador as vezes basta uma simples mudança biologica como a chegada a curva de crescimento altera tudo. Quanto as escolhas dos jogadores acho que podia ser melhorada a formação dos observadores pois acho que alguns não têm a clara noção do nivel que as equipas de formação têm e envio relatorios com avaliações muito boas de jogadores que não têm qualquer hipotese de integrar essas mesmas equipas.