André Lima (Futsal)

Ala, 53 anos,
Portugal
Estatísticas: 6 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (3), Supertaça (3)

faneca_slb4ever

André Lima acaba de se sagrar campeão de futsal na China.

Parabens!!!

hugo1904

Grande André Lima! Parabéns!

Festivus

Messi87

Guang Gu Guang Ming de André Lima sagrou-se campeão da Liga de Cantão

Quando ainda falta uma jornada para o final do Play-off, o Guang Gu Guang Ming garantiu o título de campeão da Liga de Cantão. Tal como se previa, face à superioridade evidenciada sobre as outras equipas ao longo da época, a equipa comandada por André Lima conquistou o Troféu mais desejado.

Recorde-se que para além de André Lima, fazem parte do Guang Gu Guang Ming o português Hugo Agra e os brasileiros bem conhecidos dos portugueses Diego Balbo (Guarda-redes, ex- Fundão), Jander (ex. AAUTAD/Realfut e Fundão), Josiel (ex. Fundão), Adriano Mide (ex. Miramar, Famalicense, Freixieiro, Fundação Jorge Antunes, Alpendorada e Rio Ave) e Esteves (ex. Fundão e Fundação Jorge Antunes).

A festa do Guang Gu Guang Ming foi feita após o triunfo sobre o Shenzhen Tielang, por quatro bolas a duas.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.8865

Eddie_

Freire

Como é isso de faltar uma jornada para o fim do playoff e já ser campeão?

keeper16

Parabens !! Um dia voltarás ao Maior

joao12soares

Deve ser um tipo de playoff de apuramento do campeão, do género que se está a fazer agora na Liga Russa de futebol e que se faz também, julgo eu, na Holanda.

Lost_88

Citação de: Messi87 em 15 de Março de 2012, 13:21
Parabéns Campeão !

O que esta do lado esquerdo dele é meu amigo, é aqui de Viana :)

johnny supernova

L@udrup

pleasure

Messi87

André Lima: "Cresci mais como treinador aqui"

Em entrevista concedida ao FutsalGlobal, André Lima falou das emoções vividas com a recente conquista da Liga de Cantão, título que acrescenta ao seu notável currículo na ainda curta carreira de treinador, ele que foi até hoje o único técnico português a sagrar-se campeão europeu, ao serviço do Benfica.

FutsalGlobal (FG): Como foram vividos os momentos após a conquista da Liga de Cantão?

André Lima (AL): Foram vividos com grande alegria, como é normal nestas situações. Aqui na China não difere muito dos outros países. Depois da festa no pavilhão, continuou pela noite dentro.

FG: Qual é a importância deste título para si em ano de estreia na China?

AL: Muito importante pelo facto de ter sido eu a fazer tudo, de ter transformado um clube amador num clube já com algum profissionalismo. Tudo passou por mim, desde escolher jogadores, a organizar treinos e viagens. Cresci mais como treinador aqui do que em quatro ou cinco anos em Portugal. Esta vitória fica no 'Top 3' das mais importantes da minha carreira.

FG: O facto de contar com jogadores oriundos do futsal português contribuiu decisivamente para que a equipa desse o salto qualitativo necessário para chegar ao título?

AL: Sem dúvida. Os jogadores foram muito importantes, não só como grandes atletas que são, mas também como homens. Tenho a dizer que já conhecia o bom futsal que praticavam em Portugal, mas nunca pensei que depois de trabalhar com eles diariamente constatasse que o potencial deles fosse tão grande.

Acrescento que o Mide está muito perto de ser o melhor marcador e o Esteves o melhor jogador do Campeonato. Para mim, como treinador, é mais um motivo de orgulho.

FG: O que é que tem levado tantos atletas a abandonarem o futsal português para rumarem à China?

AL: Penso que a crise que se vive na Europa, nomeadamente em Portugal, faz com que muitos jogadores procurem outros mercados.

FG: O que foi mais difícil para si na adaptação a uma realidade cultural e desportiva completamente diferente e longe do nosso país?

AL: Onde tive mais dificuldade de adaptação foi na questão da alimentação e mudança algumas mentalidades, mais concretamente nos directores e jogadores chineses.

FG: Deixou o Benfica campeão europeu e agora na sua primeira experiência no estrangeiro conquistou a Liga do Cantão. Está dada a resposta a todos aqueles que não acreditavam nas suas capacidades enquanto treinador?

AL: Não deixei só o Benfica Campeão da Europa. Em dois anos dei quatro importantes títulos à Secção, e é com tristeza que vejo uma Secção de Futsal que me diz muito, em quase três anos, ter apenas uma Supertaça conquistada.

Quanto ao dar respostas a quem duvidava das minhas capacidades, tenho pouco a dizer, só digo a esses que todos nós podemos ter dúvidas e com o meu trabalho provo que tenho mais capacidade do que essas pessoas pensam. Mas existem outros que já não tinham só duvidas, eram os críticos maldosos e com inveja tentaram fazer uma imagem minha que não tenho. E depois, há aqueles que me tentaram fazer mal até em termos pessoais, mas essas pessoas estão identificadas porque o tempo dá sempre razão às coisas.

Depois de vencer a UEFA Cup comecei aperceber-me de coisas à minha volta que não eram normais e a sentir-me desprotegido. O que é certo é que o André saiu e o Benfica fez a pior época de sempre, prova que o mal não era o André, o mal ficou lá dentro. Mas mais uma vez digo que o tempo dirá quem é o mal.

FG: O seu futuro passa pela China ou tem outros projectos em mente?

AL: Apenas digo que o meu futuro a Deus.

FG: Voltar a treinar no futsal português está entre os seus objectivos para o futuro?

AL: Espero um dia regressar a casa.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.8885

Manpaz1904

Pensei muito se devia ou não publicar esta mensagem privada que me enviaram.
Decidi publicar pela simples razão que no dia que este senhor publicou um artigo de opinião, que foi mais um ataque pessoal no site futsalportugal que de credivel tem pouco, num momento tão dificil para mim como foi a minha saida do Benfica, decidi na altura não responder porque muita gente amiga me aconselhou a não o fazer. Hoje e passado algum tempo, fez-se justiça. Como o artigo que este senhor publicou foi público, e, lido por muitas pessoas, e, em contra partida como o pedido de desculpa foi feito em privado sinto-me no direito de o publicar.

22/3
Francisco De Sá Fardilha

Olá André. Não nos conhecemos mas desde que te adicionei como amigo no Facebook e desde que comecei a acompanhar mais assiduamente a tua carreira como treinador, tendo vindo a sentir a necessidade de te dizer aberta e claramente que a opinião que tinha sobre ti alterou-se drasticamente e num sentido muito positivo. Há uns anos, quando estavas no Benfica e venceste a UEFA Cup, fui um dos críticos duma possível ida tua para o cargo de Seleccionador Nacional. Fui demasiado corrosivo e de certa forma imaturo nas palavras violentas que te direccionei através do futsalportugal, quer por um preconceito que se foi formando na minha cabeça pelos tempos mortos que via nos jogos do Benfica quer pelo diz-que-disse que aqui e ali se ia ouvindo e que em nada era benéfico relativamente à tua pessoa. Continuo a achar que ainda é cedo para assumires o cargo de Seleccionador, até porque o papel, como expliquei na altura, tem outro tipo de responsabilidades, não tanto de treinador mas mais até de pedagogo e professor. No entanto, quero deixar bem claro que errei e pedir-te desculpas porque hoje compreendo o quão injusto fui em julgar-te sem te conhecer verdadeiramente. Não é que hoje conheça muito, mas pelas tuas palavras e acções que vou lendo diariamente não me é difícil perceber que és bastante mais íntegro do que muito boa gente que vou vendo por aí disfarçada de cordeiro. Tudo aquilo que tens demonstrado nos últimos meses faz-me sentir arrependido por ter falado à boca cheia sem antes procurar saber directamente como és, como trabalhas e como te relacionas com os outros. Não serás por certo a melhor pessoa do Mundo, como eu estou bem longe disso. Mas sei que não ia ficar bem com a minha consciência se não te dissesse que não te devo um pedido de desculpas e se não manifestasse a minha admiração sincera pelo trabalho e, acima de tudo, pela postura que te tenho conhecido. O que me faz, humildemente, dizer-te que espero que nos próximos tempos possa vir a conhecer-te pessoalmente. Às vezes a idade mostra-nos que é mesmo verdade quando nos avisam para não nos precipitarmos a julgar uma pessoa. Um abraço sincero a partir do Porto. Francisco Fardilha.

G10