Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

Eagle Fly Free

Sinal de maturidade, muito bem. Coisa rara, às vezes, no Fórum.

goncaloteixeira

Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 20:27
Fui à procura... e n encontrei tópico dele... deu-me bastante trabalho fazer esta pesquisa... espero q n tenha sido em vão...

Já quase 20 anos passaram desde q o Artur Jorge treinou o Benfica, penso q as coisas estão mais serenas e podemos julgar o homem e perceber q foi um grande jogador ao nosso serviço... com o seu famoso pontapé de moinho!

Aqui... exalta-se Artur Jorge, o jogador... q é um Imortal do Benfica... mas se analisarmos o q fez como treinador do Benfica percebemos q ele, apesar de ter errado, foi utilizado como bode expiatório... no fundo era o sonho dele treinar o Benfica! Mas correu mal...

Acho que nenhum treinador no mundo faria o que ele fez... pior é impossível. Pegar numa equipa campeã e fazer um dos piores plantéis da história do benfica não é propriamente fácil.

Red skin

Citação de: goncaloteixeira em 28 de Outubro de 2010, 20:51
Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 20:27
Fui à procura... e n encontrei tópico dele... deu-me bastante trabalho fazer esta pesquisa... espero q n tenha sido em vão...

Já quase 20 anos passaram desde q o Artur Jorge treinou o Benfica, penso q as coisas estão mais serenas e podemos julgar o homem e perceber q foi um grande jogador ao nosso serviço... com o seu famoso pontapé de moinho!

Aqui... exalta-se Artur Jorge, o jogador... q é um Imortal do Benfica... mas se analisarmos o q fez como treinador do Benfica percebemos q ele, apesar de ter errado, foi utilizado como bode expiatório... no fundo era o sonho dele treinar o Benfica! Mas correu mal...

Acho que nenhum treinador no mundo faria o que ele fez... pior é impossível. Pegar numa equipa campeã e fazer um dos piores plantéis da história do benfica não é propriamente fácil.
Já respondi a isso atrás!

Penso q já passou muito tempo... as pessoas poderão analisar friamente as coisas e separar as águas!

_JonasThern_

Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 20:44
Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 20:39
Epah, o que é isto? Agora uma pessoa divide-se em 2? Um dos principais responsáveis por, ainda hoje, andarmos a apanhar papéis! Dispensou Yuran, Kulkov e, principalmente, Paneira e Isaías...
N se pretende analisar aqui o Artur Jorge, treinador do Benfica, apesar de ser quase inevitável... mas n se pode assacar responsabilidades só a ele... n teve tantos anos assim como treinador, especialmente qd teve na altura um tumor na cabeça e o Benfica estava numa crise económica e teve de vender jogadores. Damásio é q despediu o Toni e anuiu às suas dispensas... no fundo ele tb tinha feito uma limpeza de balneário do Porto, com sucesso e tentou fazer o mesmo! Os russos eram indisciplinados... basta ler o q se dizia na altura e o próprio Pacheco confirmou! Pena pelo Isaias e Paneira...

Eu não consigo dividir este tipo dessa maneira. Mas isso sou eu. É a minha opinião. Claro que o Damásio também teve bastantes culpas, mas não consigo deixar de atribuir uma grande parte das responsabilidades a este gajo. Antes de ser operado já o Benfica jogava pessimamente e já tinha ido buscar Akwás, Clóvis, Nelos, Tavares, Ruis Esteves e mandado embora Yuran e Kulkov (eram indisciplinados mas não se oferece assim jogadores de mão beijada... ainda por cima bons jogadores), depois de já termos perdido Rui Costa e Schwarz e Aílton.

A cereja no topo do bolo veio na época seguinte.

Eagle Fly Free

O plantel de 1995 estava longe de ser assim tão mau, quanto muito era desequilibrado.
Tivemos plantéis piores.

Para além disso, Kulkov e Yuran iriam sair à mesma se Toni ficasse no Benfica.

Red skin

Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 20:55
Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 20:44
Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 20:39
Epah, o que é isto? Agora uma pessoa divide-se em 2? Um dos principais responsáveis por, ainda hoje, andarmos a apanhar papéis! Dispensou Yuran, Kulkov e, principalmente, Paneira e Isaías...
N se pretende analisar aqui o Artur Jorge, treinador do Benfica, apesar de ser quase inevitável... mas n se pode assacar responsabilidades só a ele... n teve tantos anos assim como treinador, especialmente qd teve na altura um tumor na cabeça e o Benfica estava numa crise económica e teve de vender jogadores. Damásio é q despediu o Toni e anuiu às suas dispensas... no fundo ele tb tinha feito uma limpeza de balneário do Porto, com sucesso e tentou fazer o mesmo! Os russos eram indisciplinados... basta ler o q se dizia na altura e o próprio Pacheco confirmou! Pena pelo Isaias e Paneira...

Eu não consigo dividir este tipo dessa maneira. Mas isso sou eu. É a minha opinião. Claro que o Damásio também teve bastantes culpas, mas não consigo deixar de atribuir uma grande parte das responsabilidades a este gajo. Antes de ser operado já o Benfica jogava pessimamente e já tinha ido buscar Akwás, Clóvis, Nelos, Tavares, Ruis Esteves e mandado embora Yuran e Kulkov (eram indisciplinados mas não se oferece assim jogadores de mão beijada... ainda por cima bons jogadores), depois de já termos perdido Rui Costa e Schwarz e Aílton.

A cereja no topo do bolo veio na época seguinte.
Analisando friamente... o Damásio foi o grande culpado! Claro q n tem culpa da crise financeira do clube, mas foi ele q despediu um treinador campeão, foi ele q foi buscar e dispensar os jogadores e o treinador. 2 épocas de Benfica com u tumor cerebral pelo meio n podem fazer tanta mossa! Enfim, n quero discutir o treinador, mas vcs levam-me para isso...

Red skin

Citação de: Eagle Fly Free em 28 de Outubro de 2010, 20:58
O plantel de 1995 estava longe de ser assim tão mau, quanto muito era desequilibrado.
Tivemos plantéis piores.

Para além disso, Kulkov e Yuran iriam sair à mesma se Toni ficasse no Benfica.
Nem aqueceram no FCP... os gajos eram doidos!

VALEBEM

O plantel de 1994/1995 não era assim tão mau, com Preud'Homme, Hélder, Isaías, Paneira, João Pinto, Dimas, Paulo Bento, Edilson, Caniggia, Stanic, etc... Mesmo o da época seguinte, com os regressos de Valdo e de Ricardo, estava longe de ser péssimo!
A partir daí é que as coisas descambaram!

Red skin

Citação de: VALEBEM em 28 de Outubro de 2010, 21:01
O plantel de 1994/1995 não era assim tão mau, com Isaías, Paneira, João Pinto, Dimas, Paulo Bento, Edilson, Caniggia, Stanic, etc... Mesmo o da época seguinte, com os regressos de Valdo e de Ricardo, estava longe de ser péssimo!
A partir daí é que as coisas descambaram!
O denominador comum era o Damásio...

Red skin

Para mim a grande culpa do Benfica dos anos 90 foi a crise de bons presidentes... Damásio n tinha talento para a coisa, e tragédia das tragédias... o sucessor foi o Vale e Azevedo!

pcssousa

Citação de: Shoky em 28 de Outubro de 2010, 20:29
Artur Jorge jogador é Imortal.
Artur Jorge treinador é monte de merda. E tem tópico nos ex-funcionários.
Neste caso tem mesmo de haver separação.

Nos próximos dias actualizo os dados.

PS: O trojan horse já se assumiu adepto do focul.
Apesar de concordar contigo preferia que esses termos não fossem utilizados, não que a minha opinião sirva de muito e não estou a dizer isto por utilizares o palavrão para o classificares, até porque concordo com o que escreveste, mas simplesmente porque gostaria de ver o fórum sem palavrões, à excepção daqueles que se escrevem no calor dos jogos. Mas tudo bem...

Red skin

Citação de: pcssousa em 28 de Outubro de 2010, 21:06
Citação de: Shoky em 28 de Outubro de 2010, 20:29
Artur Jorge jogador é Imortal.
Artur Jorge treinador é monte de merda. E tem tópico nos ex-funcionários.
Neste caso tem mesmo de haver separação.

Nos próximos dias actualizo os dados.

PS: O trojan horse já se assumiu adepto do focul.
Apesar de concordar contigo preferia que esses termos não fossem utilizados, não que a minha opinião sirva de muito e não estou a dizer isto por utilizares o palavrão para o classificares, até porque concordo com o que escreveste, mas simplesmente porque gostaria de ver o fórum sem palavrões, à excepção daqueles que se escrevem no calor dos jogos. Mas tudo bem...
Foi incompetente como treinador... n foi como um Paulo Sousa q traiu o Benfica...

JJ SLB

Não consigo ver artur jorge como "imortal". Da mesma forma que Mário Wilson disse que naqueles tempos qualquer treinador arriscava-se a ser campeão no BENFICA, também podemos dizer que artur jorge tinha a vida MUITO facilitada, sem lhe tirar mérito.

Só que um "Imortal" tem de ter um percurso limpo, sempre. Não se pode separar o jogador do treinador.

E provavelmente, já conhecem isto, deve estar no tal tópico do artur treinador jorge:
http://www.ionline.pt/conteudo/38380-o-benfica-fc-porto-agora-e-o-benfica-sporting-ha-30-anos

Para mim, artur jorge é simplesmente um desastre portista que eu quero esquecer que passou pelo BENFICA.

Red skin

Acho q a coisa é simples! Foi um excelente jogador e um mau treinador do Benfica...

Eagle Fly Free

Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 21:14
Acho q a coisa é simples! Foi um excelente jogador e um mau treinador do Benfica...

Excelente avançado-centro sim, não há como negá-lo.