Cavém

Médio, (1932-12-21 - 2005-01-11),
Portugal
Equipa Principal: 14 épocas (1955-1968), 428 jogos (37741 minutos), 106 golos

Títulos: Campeonato Nacional (9), Taça de Portugal (4), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

RedVC

Obrigado Imortal

Descansa em Paz

pcssousa

Partiu há 11 anos mas jamais será esquecido. Nenhum Benfiquista que se preze pode deixar esquecer o trabalhador incansável que possibilitou que as vedetas podessem brilhar, afinal de contas, é isso o ser benfiquista, o sacrificar-se pelo bem comum.
Há alguns anos envolvi-me numa pequena cruzada pessoal, alertar para o facto de um dos mais ilustres cidadãos da sua terra natal não ter lugar na toponímia local. Mas porque diabo não teria Domiciano Cavém uma rua com o seu nome em Vila Real de Santo António? Apesar de facilidade de acesso a quem tem poder de decisão na localidade em questão (e apesar do Benfiquismo dessas pessoas), as respostas, por razões que a razão desconhece eram sempre inconclusivas.. Algum tempo passou e o dia de honrar um dos grandes da história do Maior Clube de Portugal chegou, e aqui penitencio-me pelos meses de atraso deste post.
Assim que tiver disponibilidade, posto foto da placa da Rua Domiciano Cavém.
Em dia de aniversário do Rei, aqui fica expressa a minha singela homenagem ao mais polivalente dos futebolistas do Sport Lisboa e Benfica e a informação aos users com alguns anos de fórum e que sabiam ser meu desejo a perpetuação do nome do nosso Domiciano na sua terra natal.

RedVC

Justíssima evocação. Um jogador à Benfica.
O seu rendimento e atitude durante tantos anos de águia ao peito foi notável.
Os verdadeiros Benfiquistas saberão sempre o seu nome e evocarão a sua memória.

Honra e Glória à memória do Imortal Cavém.


lorZ

Fiquei muito contente ao ter lido isto e decidi partilhar esta informação aqui para que todos os benfiquistas saibam que o nosso clube do coração não esquece os seus e os descendentes, ao contrário de outros clubes. Isto sim, é ser grande!


Alexandre1976

Um dos grandes obreiros do aparecimento definitivo do Benfica na alta roda do futebol mundial.Cávem-Mario João-Cruz-Saraiva-Humberto Fernandes-Serra ou Ângelo são baluartes não só dessas grandes conquistas mas também por permitirem ás grandes vedetas da altura atingirem todo o seu esplendor.A dedicação o esforço a raça a ambição e por que não também uma certa dose de classe pautaram a longa passagem do SR.DOMICIANO BARROCAL CÁVEM pelo Benfica.Apesar de algum esquecimento e de episódios já aqui relatados sobre os seus ultimos anos de vida este monstro será sempre um dos grandes simbolos do nosso clube.Este gesto para com o seu filho é só uma infima parte daquilo que deveria ter sido proporcionado a Cávem antes do seu falecimento.Descansa em paz super campeão.

RedVC

Citação de: lorZ em 23 de Julho de 2016, 22:35
Fiquei muito contente ao ter lido isto e decidi partilhar esta informação aqui para que todos os benfiquistas saibam que o nosso clube do coração não esquece os seus e os descendentes, ao contrário de outros clubes. Isto sim, é ser grande!



Gesto bonito e que deve ser salientado. Ao que sei infelizmente a mesma justiça não foi feita a Cavém no final da sua vida. Uma episódio negro que agora de alguma forma é um pouco atenuado.

faneca_slb4ever

Fantástico gesto.

À Benfica!

Juvelacio

Citação de: lorZ em 23 de Julho de 2016, 22:35
Fiquei muito contente ao ter lido isto e decidi partilhar esta informação aqui para que todos os benfiquistas saibam que o nosso clube do coração não esquece os seus e os descendentes, ao contrário de outros clubes. Isto sim, é ser grande!



Isto é ser Benfica.

Centrix

Citação de: BlankFile em 27 de Janeiro de 2016, 00:51


:bow2: :bow2:

O festejo deste nosso jogador na parte inferior direita do ecrã, a saltar assim com os braços para o céu...

Deve ser uma das imagens mais icónicas que tenho do Benfica do passado. Que classe, que.. tudo.

Mística!

Jotenko

#130
Grande Cavém!

Jotenko

#131
Citação de: lorZ em 23 de Julho de 2016, 22:35
Fiquei muito contente ao ter lido isto e decidi partilhar esta informação aqui para que todos os benfiquistas saibam que o nosso clube do coração não esquece os seus e os descendentes, ao contrário de outros clubes. Isto sim, é ser grande!



Via-o muitas vezes. Foi porteiro no Ginásio de Alcobaça, para a parte final da vida.

Sobrevivia de ajudas e morreu na pobreza.

Fico contente de haver mais um Alcobacense aqui. És de que freguesia?

lorZ

Citação de: Jotenko em 25 de Julho de 2016, 15:53
Citação de: lorZ em 23 de Julho de 2016, 22:35
Fiquei muito contente ao ter lido isto e decidi partilhar esta informação aqui para que todos os benfiquistas saibam que o nosso clube do coração não esquece os seus e os descendentes, ao contrário de outros clubes. Isto sim, é ser grande!



Via-o muitas vezes. Foi porteiro no Ginásio de Alcobaça, para a parte final da vida.

Sobrevivia de ajudas e morreu na pobreza.

Fico contente de haver mais um Alcobacense aqui. És de que freguesia?

Também o via muitas vezes à entrada do Gafa, a fumar. Sempre me pareceu um senhor mal encarado, talvez porque não recebeu o mesmo tratamento que alguns antigos companheiros de equipa receberam...

Sou da freguesia de Alcobaça e Vestiaria... vivo na cidade mesmo. E tu?

StarWars

Bonita atitude!  :slb2:

Godescalco

Mural na Casa do Benfica em Alcobaça: