Cavém

Médio, (1932-12-21 - 2005-01-11),
Portugal
Equipa Principal: 14 épocas (1955-1968), 428 jogos (37741 minutos), 106 golos

Títulos: Campeonato Nacional (9), Taça de Portugal (4), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

faneca_slb4ever


Universo Benfica



Taça "Ribeiro dos Reis"
Final: 24/07/1966: Penafiel 2-9 Benfica

Shoky

Benfica 3-0 V.Setúbal | Taça de Portugal 1961/62


alfredo

Citação de: pcssousa em 30 de Março de 2012, 12:09
Citação de: fred9 em 30 de Março de 2012, 11:26
Só para relembrar este Imortal.
É verdade a história de que ele deixou crescer a barba antes das finais de 61 e 62 para dar sorte?
Confirma-se. Tem a ver com um sonho que teve em vésperas da 1ª final em que lhe apareceu um velhote que lhe falou do assunto.
Culpou-se até ao último dos seus dias por ter feito a barba em vésperas da final de Wembley.
sim, é verdade. de qq maneira tenho o grande prazer e honra de ter a camisola dele dessa final perdida. a camisola mais importante na minha coleccao.


Shoky



Shoky

Puta....que golaceira. À Van Basten.

RedVC

A qualidade deste jogador era tão grande que jogou em todas as posições do lado esquerdo.
Estou convencido que meteria no bolso qualquer outro lateral esquerdo que já tivemos.
Um do Senhores Benfica. Um dos enormes da nossa era mais gloriosa.


pcssousa

Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2013, 09:41
A qualidade deste jogador era tão grande que jogou em todas as posições do lado esquerdo.
Estou convencido que meteria no bolso qualquer outro lateral esquerdo que já tivemos.
Um do Senhores Benfica. Um dos enormes da nossa era mais gloriosa.
E só não jogou na baliza numa final porque Germano se lesionou...

RedVC

#86
Citação de: pcssousa em 03 de Novembro de 2013, 18:20
Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2013, 09:41
A qualidade deste jogador era tão grande que jogou em todas as posições do lado esquerdo.
Estou convencido que meteria no bolso qualquer outro lateral esquerdo que já tivemos.
Um do Senhores Benfica. Um dos enormes da nossa era mais gloriosa.
E só não jogou na baliza numa final porque Germano se lesionou...

Exacto  :2funny:
Embora em final de carreira é lamentável que não tenha tido a oportunidade de se exibir no mundial de 1966. Era mais do que merecido a sua convocação e a sua utilização. Mas a prioridade era levar defesas do SCP. Apesar dests estarem muito treinadinhos por terem de enfrentar avançados (os nossos, claro) de qualidade superior, eu acho que os defesas do Benfica eram melhores tecnicamente e em capacidade de sacríficio. A única exceção era Vicente, um ótimo defesa. Viu-se a brilhante prestação que os sportinguistas fizeram contra a Coreia... Se não fosse a nossa linha avançada teríamos estragado o mundial aos pés de uma Coreia.


pcssousa

Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2013, 18:48
Citação de: pcssousa em 03 de Novembro de 2013, 18:20
Citação de: RedVC em 03 de Novembro de 2013, 09:41
A qualidade deste jogador era tão grande que jogou em todas as posições do lado esquerdo.
Estou convencido que meteria no bolso qualquer outro lateral esquerdo que já tivemos.
Um do Senhores Benfica. Um dos enormes da nossa era mais gloriosa.
E só não jogou na baliza numa final porque Germano se lesionou...

Exacto  :2funny:
Embora em final de carreira é lamentável que não tenha tido a oportunidade de se exibir no mundial de 1966. Era mais do que merecido a sua convocação e a sua utilização. Mas a prioridade era levar defesas do SCP. Apesar dests estarem muito treinadinhos por terem de enfrentar avançados (os nossos, claro) de qualidade superior, eu acho que os defesas do Benfica eram melhores tecnicamente e em capacidade de sacríficio. A única exceção era Vicente, um ótimo defesa. Viu-se a brilhante prestação que os sportinguistas fizeram contra a Coreia... Se não fosse a nossa linha avançada teríamos estragado o mundial aos pés de uma Coreia.
Há várias explicações para isso, primeiro Otto Glória tinha sido nesse ano campeão com o Sporting, depois, o selecionador Manuel da Luz Afonso (Glória era apenas treinador), era reconhecido Benfiquista, e foi sujeito a muitas críticas após a pré convocatória, deixando por isso vários jogadores do Benfica de fora. Entre eles Costa Pereira e Cavém. Germano e Cruz foram convocados, mas o capitão Germano lesionou-se contra a Bulgária e não mais jogou, tendo até essa sido a sua última internacionalização.
Costa Pereira até foi o caso mais absurdo, pois foram convocados Américo, Carvalho e Zé Pereira, embora estivéssemos bem servidos na baliza e qualquer um dos dois que ficaram de fora da convocatória final pudessem ter ido.