João Alves, o Luvas Pretas

Médio, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (1978-1979, 1980-1983), 142 jogos (11694 minutos), 32 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1)

XHITA

«Servette é o Benfica da Suíça»

João Alves chegou segunda-feira e ontem orientou o primeiro treino.
Foi o escolhido para tentar colocar clube na I Divisão.
Admite que esta época será difícil mas na próxima...

Por Paulo Jorge Santos

No 13.º lugar da II Divisão do campeonato suíço, com nove pontos em 10 jogos e apenas uma vitória, logo na 1.ª jornada (25 de Julho), o chicote (psicológico) estalou no Servette FC e para o lugar de William Niederhauser foi chamado... João Alves.

Após treinar Boavista, V. Guimarães, Belenenses, Estrela da Amadora e Salamanca (Espanha), o popular luvas pretas (de 56 anos), tinha contrato com o clube do coração, o Benfica, no qual acompanhava os jogadores emprestados pelo clube, depois de, nas duas últimas temporadas ter estado à frente da equipa de juniores.

Na semana passada surgiu o convite para treinar o Servette FC e João Alves aceitou-o. «Estive na semana passada em Paris, onde falei com o presidente do clube [ndr — o empresário iraniano Majid Pishyar]. Achei o projecto aliciante e aqui estou», começou por referir João Alves, salientado que as negociações foram «difíceis». Porquê? «Havia várias questões por definir, mas ontem de manhã [terça-feira] chegámos a acordo. Tenho de agradecer ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a oportunidade de ter trabalhado durante dois anos no clube do coração e o facto de me ter libertado, já que tinha contrato com o Benfica. É no campo que me sinto melhor e estou satisfeito por voltar a treinar», admitiu, sem querer explicar o motivo pelo qual abandonou o comando técnico da equipa júnior: «Isso agora não interessa.»

«Excelentes condições»

Ainda a «apalpar» terreno no Servette FC, João Alves, que tem um adjunto «peculiar», o filho Carlos (ex-treinador do Atlético), assinou até ao final de 2010/11 e tem por missão colocar a equipa na I Divisão: «O Servette FC é o Benfica da Suíça. É a equipa com mais títulos [ndr — 17 vezes campeão nacional e vencedor da Taça em sete ocasiões] no país, embora não esteja, actualmente, no lugar que merece. Esta temporada o clube está mal classificado [ndr — em 10 jornadas perdeu 14 pontos em relação ao líder, o Lugano, e 11 sobre o vice-líder, o FC Thoune] e acredito que seja difícil levar o clube de volta à I Divisão. Mas na próxima época é esse o objectivo.»

E pelo (pouco) que já viu dos suíços, acredita que será perfeitamente possível: «Do pouco que conheço da realidade do futebol suíço e do Servette FC, confesso que estou optimista. O clube tem um estádio espectacular [ndr — o Stade de Genebra, terceiro maior da Suíça com capacidade para 31.228 espectadores que albergou três jogos da fase final do Euro-2008, entre os quais o Portugal-Turquia (2-0) e o Portugal-Rep. Checa (3-1)] e excelentes condições de trabalho. Espero que esta nova aventura seja bem sucedida. Estou bastante entusiasmado.»

_________________________________________________________________________________

«Há jogadores com qualidade»

'Luvas pretas' conhecia Tozé Marreco de nome e já percebeu que a equipa tem bons valores.

Insistindo ser ainda «demasiado cedo» para tecer considerações sobre a real valia do plantel do actual 13.º classificado da II Divisão suíça, João Alves esbarrou, naturalmente entre aspas, com um compatriota no Servette FC: Tozé Marreco (ver peça secundária), avançado de 22 anos, que, actualmente, é o melhor marcador da equipa (sete golos), quase metade do total do conjunto: 16. «Confesso que só conhecia o Tozé Marreco de nome, embora quando treinei a equipa principal da Académica ele fosse jogador das camadas jovens. Sei que é o melhor marcador da equipa, por isso não é um jogador qualquer», observou o luvas pretas, que após uma primeira observação in loco no treino de ontem à tarde já chegou a uma primeira conclusão: «Não há nenhuma vedeta, mas já deu para perceber que há jogadores com qualidade na equipa. Como em quase todos os países, também temos alguns brasileiros [ndr — o avançado Eudi Silva, de 26 anos, e o médio Marcos de Azevedo, de 27 anos] de boa qualidade técnica. Preciso de mais algum tempo para conhecer melhor os jogadores.»

________________________________________________________________________________

«Não ambiciono ganhar milhões»

Avançado português Tozé Marreco é a estrela da companhia e está «feliz» no Servette FC.

João Alves (e o filho Carlos) juntou-se no Servette FC a outro português, Tozé Marreco, que no início da temporada chegou à Suíça proveniente da Bulgária, onde representou o Loko Mezdra, da II Divisão. Actual melhor marcador da equipa helvética, com sete 7 golos em 10 jornadas (sendo que nas primeiras quatro só foi utilizado num total de 40 minutos por não estar nas condições físicas ideais), o avançado espera «ajudar» o popular luvas pretas nesta nova aventura: «Ao contrário do que se passa a nível pessoal, já que as coisas estão a correr bem, a equipa atravessa um mau momento e foi sem surpresa que o treinador [ndr — William Niederhauser] foi demitido.»

O avançado (22 anos) lembra-se do agora treinador do Servette FC nos tempos em que jogou nas camadas jovens da Académica — João Alves treinava a equipa principal — e confia que estará à altura dos acontecimentos: «É um treinador experiente e quem está ligado ao mundo do futebol conhece o luvas pretas. Acredito que terá sucesso.»

Aventurando-se no estrangeiro em 2007 (para o FC Zwolle, da II Divisão holandesa), Tozé Marreco não vive «obcecado por jogar em Portugal», antes deseja «jogar por Portugal». E até já esteve perto de o fazer, quando o então seleccionador nacional de sub-21, Rui Caçador, o convocou para o encontro frente à Bulgária, a 26 de Março de 2008, de apuramento para o Euro-2009. Porém, Marreco não saiu do banco. «Estou à espera de nova oportunidade. E agora, com a Selecção de sub-23, quem sabe? Gostava de representar Portugal. É um dos objectivos», anuiu. E quais são os outros? «Continuar a jogar futebol onde tenha condições, como acontece no Servette FC. A cidade é boa e o clube também. Não ambiciono ganhar milhões, apenas ser feliz.»

diabo maiato

Vi-o várias vezes em jogos ao vivo!!!Grande jogador!!!1980/1981 com o treinador lajos Barotti: a grande época!!!!!!!o melhor jogador português no nível de Humberto Coelho (SLB) e Oliveira (FCP)!!!!!!!!Nessa época tinhamos grandes jogadores: além de Alves e Humberto ainda tinhamos Bento, Chalana, César, Alberto, Veloso, Nené....

diabo maiato

Citação de: diabo maiato em 13 de Outubro de 2009, 12:39
Vi-o várias vezes em jogos ao vivo!!!Grande jogador!!!1980/1981 com o treinador lajos Barotti: a grande época!!!!!!!o melhor jogador português no nível de Humberto Coelho (SLB) e Oliveira (FCP)!!!!!!!!Nessa época tinhamos grandes jogadores: além de Alves e Humberto ainda tinhamos Bento, Chalana, César, Alberto, Veloso, Nené....
e ainda: Shéu, José Luís, Carlos Manuel.......que grande equipa!!!!!!

Bola7

Bento
Pietra
Humberto
Bastos Lopes
Veloso (alvaro)
Shéu
Alves (Stromberg)
Carlos Manuel
Chalana
Néné
Filipovic

diabo maiato

Como me esqueci do Pietra?????!!!!!!!! :estrelas: :estrelas: :estrelas: O Bastos Lopes Lopes também o vi jogar muitas vezes!!!Não era um dotado mas era um jogador utilíssimo!!!!!!o Álvaro estava a aparecer......Bola7 em relação ao Filipovic (Grande avançado!!!!!) acho que só nas épocas 1981/82/83/84. O João Alves era sem dúvida o grande jogador (e Chalana)!!!!!!!! :slb2:

Bola7

Citação de: diabo maiato em 13 de Outubro de 2009, 16:20
Como me esqueci do Pietra?????!!!!!!!! :estrelas: :estrelas: :estrelas: O Bastos Lopes Lopes também o vi jogar muitas vezes!!!Não era um dotado mas era um jogador utilíssimo!!!!!!o Álvaro estava a aparecer......Bola7 em relação ao Filipovic (Grande avançado!!!!!) acho que só nas épocas 1981/82/83/84. O João Alves era sem dúvida o grande jogador (e Chalana)!!!!!!!! :slb2:
sim senhor...

XHITA

João Alves feliz no Servette

Novo treinador do clube de Genebra venceu na estreia e qualificou equipa para os 'oitavos' da Taça.
«Foi a primeira vez que não sofremos golos. Isso foi o mais importante», revelou o 'luvas pretas'.

Por Miguel Correia

João Alves não podia desejar melhor estreia no comando técnico do Servette neste fim-de-semana: vitória por 3-0, no terreno do Etoile Carouge no derby de Genebra, em jogo para os 1/16 avos-de-final da Taça da Suíça, com o avançado português Tozé Marreco a marcar o último golo. «Foi um jogo bastante difícil. O resultado não demonstra as dificuldades com as quais fomos confrontados. Mas a vitória volumosa, fora, é um tónico para os próximos compromissos», revelou-nos o técnico português de 56 anos, a viver a segunda experiência como treinador no estrangeiro, depois de ter orientado o Salamanca em 1996/97, agora com a particularidade de ter como adjunto o filho Carlos, ex-responsável pela equipa júnior do Atlético.

«Para quem já foi emigrante como eu custa menos [João Alves representou ainda como jogador PSG e Salamanca]. Estou acompanhado do meu filho, procuramos ainda habitação e espero ter a minha esposa a meu lado o mais rápido possível», esclareceu-nos. «Estamos a viver uma realidade diferente e a conhecer o futebol suíço. Mas para estreia foi bastante positivo», destacou.

O primeiro jogo de João Alves na II Divisão helvética está marcado para o próximo sábado quando o Servette (13.º lugar) receber o Kriens (10.º), para a 11.ª jornada. O Servette não vence há nove encontros, ou seja, o único sucesso aconteceu logo no arranque da competição: 2-1 ao Gossau. «É verdade. Há que devolver a confiança aos jogadores. O mais importante, para já, é que a equipa parece estar a estabilizar no sector defensivo. Frente ao Etoile Carouge foi a primeira vez que não sofreu golos esta época. E a semana passada vencemos um jogo particular por 5-0. Por isso, as indicações são boas», lembrou. «O resultado da Taça foi bastante motivador. É lógico que espero vencer, igualmente, na estreia no campeonato. O objectivo é estabilizar a equipa e, mais tarde, pensar a outro nível. Não gosto de deitar os foguetes antes da festa, mas sinto que há condições para isso. No entanto, temos um árduo trabalho pela frente», concluiu.

sete

eu hoje vou ver o servette as 16h só vou porque está cá o João Alves

Covenant

Pedro

Não me lembro a classificação exacta mas sei que estava cá para baixo , deixou o Servette no 4º lugar a 8 pontos do líder ... boa recuperação ! ;)

alfredo

um grande senhor e jogador.
há algum tempo consegui uma camisola dele da seleccao. quem tiver uma do benfica que ele usou, por favor avise se pensar em vender.
http://benfica-portugal-shirts.blogspot.com para ver a camisola

Joaquim Ferreira Bogalho

Um grande jogador e um grande Benfiquista...

linus

PARABENS JOAO ALVES LEVASTE oSERVETTE a primeira grande ambiente grande jogo no estadio de geneve 23000 espetadores

God LetKo

Il Capitano

Ontem foi um grande jogo num grande ambiente, valeu a pena ir.