Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

nfgl

Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 14:03
Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 14:01
André, é perfeitamente possível jogar em posse e manter 2 avançados.
Assim como o nº de avançados não está directamente ligado ao volume de futebol ofensivo produzido.

Concordas?

Sem dúvida alguma.

Jogar com dois avançados não significa que se criem mais oportunidades. Aliás, algo que até costuma acontecer é, quando em desvantagem, colocarem-se mais jogadores na frente e não é por isso que as coisas mudam.

Da mesma forma que se pode jogar em 4-4-2 e gerir bem a bola. O Porto de Mourinho fazia-o bem.

Ainda bem que confirmas o que eu disse.
É que eu não entendo nada de bola e só digo estas coisas para me armar aos cucos.

Assim já tenho uma opinião especializada que dá o aval à minha.

Diogo Silva

A cena do Zeman é começar os jogos daquela forma, acho que aquilo não tem jeito nenhum mas pronto. :2funny:

Francescoli

Citação de: Piksi em 14 de Maio de 2013, 14:04
Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 14:02
Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 14:01
Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 13:56
Que idade tens?

Se calhar ainda não tinhas nascido e eu já jogava futebol!

Tenho idade suficiente para te dizer para não falares do que não sabes.

O Barça também joga em 4-3-3 e cria, ou criou, volume ofensivo como ninguém.

E uau, só jogava com um na frente. Quer dizer, às vezes nem com um.

Mas gostei da lógica do já jogares futebol. Na volta, o José Mota quando tu nasceste já era treinador e não é por isso que passa a valer o que quer que seja.
Quem são os jogadores do Barça e que outra equipa do Mundo consegue fazer o mesmo?
O Pescara do Zeman jogava em 4-3-3 e tinha um caudal ofensivo semelhante ao Benfica do primeiro ano.

Isto parara não dizeres que é por ter jogadores de uma qualidade individual superior a tudo e todos.

Bem lembrado.

PAslb

Citação de: AnarquiaVermelha em 14 de Maio de 2013, 14:07
Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 14:06
Que idade tens?

Mas gostei da lógica do já jogares futebol. Na volta, o José Mota quando tu nasceste já era treinador e não é por isso que passa a valer o que quer que seja.
Quem são os jogadores do Barça e que outra equipa do Mundo consegue fazer o mesmo?
O Pescara do Zeman jogava em 4-3-3 e tinha um caudal ofensivo semelhante ao Benfica do primeiro ano.

Isto parara não dizeres que é por ter jogadores de uma qualidade individual superior a tudo e todos.
O que é que ganhou o Pescara?

O clube da minha aldeia tem muito caudal ofensivo, mas só jogamos contra as aldeias vizinhas!

Subiu de divisão .
Se subiu de divisão, na próxima epoca terá certamente menos caudal ofensivo!

André Sousa

Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 14:08
É que eu não entendo nada de bola e só digo estas coisas para me armar aos cucos.

Eu dou-te a especialização, pá!  >:(

kramxel²

Citação de: Zlatan em 14 de Maio de 2013, 14:05
O Benfica tem de melhorar, consideravelmente, a sua dinâmica quando joga em 4-2-3-1.

Acho que bastava instruir a equipa para sair de trás em possse, em vez de ordenar à equipa que insistisse no jogo directo dos centrais....

Aliás a 1ª e a 2ª parte do jogo em Braga para o campeonato, são bons exemplos disso mesmo.

rocky

Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 14:04
Citação de: rocky em 14 de Maio de 2013, 14:01
Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 13:55
Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 13:52
Teríamos de colocar outro jogador no meio-campo, perdendo 1 no ataque e criando menos oportunidades de golo. Isso nota-se bem no porto, muita posse de bola e poucas oportunidades de golo, têm sido muito criticados por isso!

Não fales do que não sabes.

ao Benfica falta um verdadeiro 10 , alguem que marque o ritmo de jogo do Benfica , um R.Costa com 22 anos
A questão que te faço é a seguite:No modelo que usamos, jogaria no lugar de quem?
no lugar de um dos dois avançados ou no lugar de um extremo , encostando o Lima à esquerda a romper para o meio por exemplo

pec

Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 14:03
Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 14:01
André, é perfeitamente possível jogar em posse e manter 2 avançados.
Assim como o nº de avançados não está directamente ligado ao volume de futebol ofensivo produzido.

Concordas?

Sem dúvida alguma.

Jogar com dois avançados não significa que se criem mais oportunidades. Aliás, algo que até costuma acontecer é, quando em desvantagem, colocarem-se mais jogadores na frente e não é por isso que as coisas mudam.

Da mesma forma que se pode jogar em 4-4-2 e gerir bem a bola. O Porto de Mourinho fazia-o bem.

Mas normalmente o segundo avançado precisa de ter características mais criativas, não pode ser tipo um Lima, o Saviola ajudava mais nesse departamento (antes de ter estoirado de vez)

André Sousa

Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 14:10Se subiu de divisão, na próxima epoca terá certamente menos caudal ofensivo!

Ai minha mãe.

nfgl

Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 14:01
Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 13:59
Citação de: PAslb em 14 de Maio de 2013, 13:52
Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 13:46
Aquilo que falta ao Benfica, e que se pode considerar um bocado inexplicável ao fim destes 4 anos, é a capacidade de conseguir gerir a bola.

A inovação que surgiu este ano foi uma defesa de bloco baixo, na qual somos efectivamente fortes, mas que depois depende a inspiração nas saidas para o ataque dos nossos jogadores mais rápidos.

Sempre que jogamos, esta época, contra equipas que sabem fazer mais de 3 passes seguidos seguimos essa estratégia.

É uma ideia do treinador que eu não acho correcta.

Mas, na realidade, para jogar em posse, precisamos trabalhar um mais.

Mas, na realidade, se jogassemos dessa forma, e com a eficácia atacante que temos na maior parte dos jogos, estavamos a um nível top europeu.
Teríamos de colocar outro jogador no meio-campo, perdendo 1 no ataque e criando menos oportunidades de golo. Isso nota-se bem no porto, muita posse de bola e poucas oportunidades de golo, têm sido muito criticados por isso!

Não necessariamente.
Podes jogar com 2 avançados e conseguir ter posse de bola, como podes conseguir criar bastantes oportunidades de golo só com 1 avançado.
Bolas, até podes jogar sem ponta de lança e ser a melhor equipa do mundo.

Estamos a falar de outra questões, movimentação sem bola, ocupação de espaços.
Estamos a falar de outro tipo de jogadores, que não são tanto de correr com bola mas de saber identificar as linhas de passe.

Se o Benfica joga com extremos rápidos, é evidente que jogamos mais em transições ofensivas, é a nossa forma de jogar!
Para reforçar os o meio-campo, teríamos de jogar de forma completamente diferente.

Não teriamos de jogar de maneira diferente, teriamos de saber jogar de maneira diferente, coisa que não sabemos.
Ah, e a questão dos nossos extremos serem rápidos é secundária, o que interessa é que consigo carrilhar jogo. Levar jogo para a frente.

Por isso é que, por exemplo, o Nolito, que é rápido, não se enquadra na lógica de extremos do JJ.

HoMiCiDaL

espero que o Jesus não se lembre de desfazer o 442

Gaitan no centro tudo bem, mas o Ola na esquerda é 1 a menos.

Piksi

Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 14:08

O clube da minha aldeia tem muito caudal ofensivo, mas só jogamos contra as aldeias vizinhas!

Foi campeão da Série B, salvo erro. Ou subiu só de divisão, já não me recordo.
Campeão.

Francescoli

Citação de: Manpaz1904 em 14 de Maio de 2013, 14:08
Que idade tens?

Que tiro ao lado, nossa senhora.

Se não fosse deprimente, eu ria-me muito.

nfgl

Citação de: André Sousa em 14 de Maio de 2013, 14:10
Citação de: nfgl em 14 de Maio de 2013, 14:08

Eu dou-te a especialização, pá!  >:(

:2funny:

Manpaz1904

Uma coisa é falar em criar oportunidades, outra é falar em eficácia.
É que não é, necessariamente, por se ter mais oportunidades que se vai marcar mais golos.
O porto é exemplo disso. Tal como é exemplo que são uma equipa tremenda eficaz. Bem mais que nós.

E nós, que atacamos tanto e tanto, na Champions, num grupo com Spartak e Celtic, marcamos 5 golos. Em 32 equipas, só 3 ou 4 fizeram pior figura.
E que colossos que essas equipas são...