Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

jase25

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 02:52
Citação de: jase25 em 16 de Maio de 2014, 02:47
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 02:34
Citação de: andre_04_SLB em 16 de Maio de 2014, 02:27
Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:25
Nos PL's também se notou essa parte emocional.
O Rodrigo sempre com as fintinhas :tickedoff:

E os jogadores pareciam que queriam entrar pela baliza adentro foda-se.
Ao menos o André Gomes tentou depois rematar, umas duas vezes, aí nesse aspecto não o posso criticar,  apesar que também se pode notar aí a parte emocional (remates para as nuvens)

Estavam todos "mijadinhos". Vejam o volume ofensivo criado, as ocasiões flagrantes para finalizar criadas, e o número de remates feitos. Inacreditável.

E ao contrário do que disse aí um utilizador atrás, eu não acredito que isto se trabalhe em homens.
Claro que não há muito que o treinador possa fazer em relação a isso. Já estou a imaginar o JJ antes do jogo a chamar o Lima á parte e a dizer "olha lá,quando estiveres perto da baliza,tem calma e define bem". Não valia de nada durante o jogo. Estas características emocionais ou se tem ou não se tem
Evidentemente que não tem nada a ver com isso que meti a negrito. Mas nada a ver mesmo. Não se trabalha alguém emocionalmente dessa maneira como é lógico. É todo um processo quotidiano de ganho de confiança e que depois se reflete nas decisões, sem que se diga o óbvio "olha, decide com critério".

É como com uma mulher: de que adianta dizeres que gostas muito dela se depois quando estás com ela não fazes nada que o demonstre? Claro que depois ela vai ficar na dúvida se gostas mesmo ou não.

E os jogadores não podem ter essa dúvida, têm de saber que se podem atirar do precipício e que depois têm alguém lá em baixo que vai evitar que eles se espatifem com os cornos no chão. Se não tiverem essa certeza, claro que vão estar todos caguinchas e no limite, até ao momento em que tomam a decisão, já em cacos.
E achas que o JJ não faz isso? Achas que o desempenho individual dos jogadores ao longo da época não é demonstrativo da confiança que neles é depositada pelo treinador? Queres mais prova de confiança no Rodrigo e no Lima do que o treinador sentar um histórico como o Cardozo?

Dou-te um exemplo contrário: Oblak. Um jogador que no inicio da época,aparentemente,não tinha a confiança do treinador.Tem uma oportunidade,agarra-a,literalmente,com as 2 mãos e mostra a serenidade que todos vemos
Não é esse tipo de confiança que eu falo. O JJ percebe potes de futebol, e a sua maneira de treinar e de jogar mete-nos naturalmente mais próximos da vitória. Isso que tu falas são relações de confiança tática/técnica.

Falo de uma relação quase pessoal entre treinador e jogador. O JJ não cultiva isso como cultiva um Mourinho, para dar o exemplo óbvio. O Sneijder e o Ballack chegaram a dizer que iam para dentro do campo morrer pelo homem. Claro que não é preciso chegar a tanto, mas acho que falta ali esse pequeno extra que em jogos como o de ontem fez a diferença.

E o exemplo do Oblak é péssimo. Só teve a confiança do treinador porque o Artur se lesionou. De qualquer forma nem é esse tipo de confiança que estou a falar.

Para o JJ, é incompreensível como ele metendo a equipa a jogar bem e para ganhar, pode não ganhar. Esse incompreensível é que para mim é o tal extrazinho emocional.

ZICKLER

Eu apesar de tudo prefiro perder em penaltys que no prolongamento.

Ontem nos momentos que antecederam a marcação,  a minha abordagem era a de que tínhamos 50% de chances de vencer/perder.

É uma forma de sair do jogo, sem que a outra possa dizer que foi superior.

sbremoved_28408

Citação de: Shoky em 16 de Maio de 2014, 02:58
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 02:57
Shoky,o futebol hoje em dia é um espectáculo,é um negócio,um negócio que vive de emoções e as emoções cativam-se com momentos de tensão. Por isso é que se acabou com as finais a 2 mãos

Depois tens abortos como este, que fica para a história (tinhamos de ser nós) duma equipa que faz uma campanha imaculada e perde uma Taça sem perder um único jogo, para passar uma equipa que nem venceu duas eliminatórias (oitavos e final) tendo passado apenas por uma lotaria arbitrária.
Eu compreendo o que estás a dizer,mas também era difícil arranjar uma solução que não os penaltis

Knight Of Wands

Citação de: Shoky em 16 de Maio de 2014, 02:45
Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:44
Citação de: Knight Of Wands em 16 de Maio de 2014, 02:42
Estar a malhar no Jesus é de uma ingratidão sem limites.

Preso por ter cão e por não ter.

O Benfica teve imensas contrariedades. Reagimos como conseguimos, tivemos chances de ganhar e não conseguimos. Pelo meio uma arbitragem vergonhosa e a decisão madrasta noa penalties.

Que culpa tem o Jesus?

Tivéssemos ganho na lotaria, alguém vinha aqui apontar o dedo a alguma coisa?

Várias coisas a apontar ao jesus ontem, que vimos referindo.
Mas os penalties não é "lotaria".

São.

Para mim é a forma mais patética de decidir uma final.
Só mesmo num desporto do tempo da pedra como o futebol.

Se o Beto não faz aquela batota, quem me garante que a seguir o M´Bia não ia atirar para fora do estádio?

Já disse o mesmo durante a tarde.

Como outras palhaçadas como a moeda ao ar e o golo de ouro, daqui a umas décadas deixará de existir.

As pessoas gostam de desporto para competitividade, pela admiração aos atletas, pela capacidade sobre-humana e heróica, pelo sacrifício e no fim a condecoração do mais forte, do melhor, a vitória do mérito! A justiça e o premiar quem acabou por vencer com justiça.

Um jogo em Wimbledon dura o tempo que for preciso. Mas sabes que a verdade e o mérito é atribuído ao melhor jogador! Podes estar horas e horas e horas numa batalha titânica contra o teu adversário, debaixo de sol intenso, que a vitória sorrirá ao mais forte tecnicamente, fisicamente e mentalmente. Esta é a paixão do desporto.

No futebol, como é um desporto onde o que interessa é dar dinheiro a ganhar, e não coroar o mérito desportivo, dão-te X minutos para desempatares:

-"Estão empatados? Joguem aí mais um bocado. Mas só 30 minutos que depois dá o Preço Certo e temos mais que fazer."

Depois de 30 minutos:

-"Ainda não se decidiram? Epah, não vamos levar a taça de volta! Marquem aí uns penalties vá! Quem falhar mais perde!"

É isto a noção de justiça desportiva no futebol.

O que é que ganhar a marcar penalties tem de mestria em relação a um jogo tão completo como o futebol? Estão a avaliar o quê?
Um Masters de Golf também é decidido a jogar mini golf? Se a lógica dos penalties é avaliar a pontaria, que os metam a marcar livres a 25 metros. É tão válido como ser penalties ou o bola na barra ou a moeda ao ar.

Em suma, uma palhaçada.

Um dia teremos prolongamentos até caírem para o lado ou com subtração de elementos ao longo de X minutos. Faz muito mais sentido.

Godescalco

Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:56
Citação de: Gottschalk em 16 de Maio de 2014, 02:50
Decidir um vencedor de um jogo por penáltis é aviltante. Já o digo desde que me lembro de ver futebol, mas infelizmente é algo que tão cedo não vai ser mudado por causa dos calendários sobrecarregados e das televisões.

Mas o processo em si é patético. É como decidir o vencedor de um jogo de basquete através de lançamentos livres. É ridículo.

É evidente que teria de haver 2º jogo e prolongamento de morte súbita. É a única maneira de preservar a competição e o mérito desportivo. Pontapés da marca de penálti não define o mérito do vencedor, é apenas um exercício aleatório de perícia e nervos englobando UM aspecto do jogo. Faria tanto sentido como decidir um jogo com 5 pontapés-livres à entrada da área com direito a barreira. Ou 5 cantos. Patético.

Isso também não dá, altera completamente o número de jogos para as equipas.
Por essas e por outras é que em Inglaterra a classificação da Premier está sempre com várias equipas com 1 jogo a menos, 2, 3..  Acho que isso não faz sentido.

Claro que faz sentido.

Um 2º jogo continua a ser um jogo de futebol. Claro que interfere com calendários e com horários de televisão mas preserva o mérito desportivo. Pontapés da marca de penáltis não é um jogo de futebol, é uma merda que inventaram para despachar a coisa. Como já disse, faz tanto sentido como decidir um vencedor de um jogo de basquete com lançamentos livres.

Shoky

Citação de: ZICKLER em 16 de Maio de 2014, 03:00
Eu apesar de tudo prefiro perder em penaltys que no prolongamento.

Ontem nos momentos que antecederam a marcação,  a minha abordagem era a de que tínhamos 50% de chances de vencer/perder.

É uma forma de sair do jogo, sem que a outra possa dizer que foi superior.

Eu não consigo perceber em que é que fomos inferiores ontem...
Perdemos por um sistema idiota de penaltys, onde até foi feita batota descarada.

Perdemos uma Taça europeia (e é a segunda) depois de empatarmos a 0 a final.

Shoky

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 03:00
Shoky,o futebol hoje em dia é um espectáculo,é um negócio,um negócio que vive de emoções e as emoções cativam-se com momentos de tensão. Por isso é que se acabou com as finais a 2 mãos

Depois tens abortos como este, que fica para a história (tinhamos de ser nós) duma equipa que faz uma campanha imaculada e perde uma Taça sem perder um único jogo, para passar uma equipa que nem venceu duas eliminatórias (oitavos e final) tendo passado apenas por uma lotaria arbitrária.
Eu compreendo o que estás a dizer,mas também era difícil arranjar uma solução que não os penaltis

Repetes o jogo. Já chegou a ser assim na Taça de Portugal, durante muitos anos.

Gugans

espero que o JJ renove e continue o grande trabalho que tem feito no nosso SLB. Tornou o SLB num clube ganhador, mas que infelizmete e desfalcado  perdeu a taca sem sequer ter perdido um jogo na liga Europa. 

jase25

Os penalties são o pináculo emocional de milhões de pessoas, ao mesmo tempo, por todo o mundo. Provavelmente nenhum outro fenómeno consegue isto.

Claro que nunca mais se vai mudar. É uma mina de ouro.

Dudek

Digo-vos já que não comprava nenhuma das vossas ideias para substituir as gp. É preciso esforçarem-se mais para as tirarem do jogo

Ricardo Teixeira

Eles ficaram felizes por ir a penaltys...
Nós...foi mais um daqueles momentos...'foda-se...com a sorte que nós temos...puta que pariu'...

E isso viu-se nas bancadas...

Alento

Citação de: Reed em 16 de Maio de 2014, 02:42
Citação de: JoRiMaPi em 16 de Maio de 2014, 02:40
Se sair este ano, sai pela porta grande. Espero que aconteça.

Eu acredito muito mais na continuidade. Era gajo de nos dar o bicampeonato.

Depende da equipa que tiver e da concorrência que o porco der...Acho dificil termos uma equipa tão boa para o ano, a começar pelos laterais e meio campo.

sbremoved_28408

Citação de: Shoky em 16 de Maio de 2014, 03:01
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 03:00

Repetes o jogo. Já chegou a ser assim na Taça de Portugal, durante muitos anos.
E se o 2º jogo acabasse empatado na mesma?

Shoky

Não interessa acabar com os penaltys porque é giro para quem não é do clube em questão. E como só jogam 2 clubes e assistem aos jogos pessoal de milhares de clubes...dá nisto.

Lembro-me dum Belenenses - Porto em que até os guarda redes marcaram (lá estava o Pimparel) e terminou 14-15 ou lá o que foi.

Que mérito teve o Porto sobre o Belenenses naquele jogo? Destacou-se em quê?

Knight Of Wands

Já nem falo que os penalties promovem o anti-jogo por parte dos underdogs para terem uma chance de vencer. Ou seja, premeia-se a cobardia e não a superação dos obstáculos pelo valor desportivo.

Isto são coisas da idade da pedra. Só no futebol...

Enquanto houver muita popularidade está tudo bem. Se um dia as coisas mudarem e o dinheiro for diminuindo, alguns alarmes tocam e algo mudará.