Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

PAslb

O risco dos laterais serem mais facilmente "comidos", está muito mais patente no sistema tático atual da seleção do que no do JJ. A vantagem de jogar com 2 médios interiores está no povoamento na zona central do meio campo, mas perde nas alas. Para além disso, como disse ontem muito bem o Carlos Daniel, Portugal foi apenas 1 vez à linha de fundo cruzar, foi quando Quaresma centrou para o golo do Ronaldo.
Contra equipas pequenas, muito fechadas, com o meio campo muito povoado, é benéfico para o Benfica jogar com médios ala.

Chefe

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:24
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:21
Citação de: PAslb em 14 de Outubro de 2014, 23:20
Portugal jogou claramente em 4-4-2 losango, com um trinco (WC), com 2 médios interiores (Moutinho e Tiago) e com um 10 solto (Danny). Não tenho a mínima dúvida disso.

nem há que ter dúvidas, era como questionar que o céu é azul.

Volto a referir que o Danny fez de 10 apenas no papel.

Não vi o Danny a pegar no jogo, antes quase sempre em movimentos de ruptura com bola, imprimindo velocidade, explorando o seu repentismo.
Tal e qual o que o Simão fazia...

Chefe

Citação de: PAslb em 15 de Outubro de 2014, 09:23
Citação de: Bailey em 15 de Outubro de 2014, 07:20

Ng tentou colar os dois. Simplesmente disse q ha mais vida para alem do 4 3 3 tao pedido por aqui, seja o 4 4 2 do jj seja o 4 4 2 losango do santolas
O que se tentou demonstrar é que o 4-4-2 é um sistema tático equilibrado e com várias vantagens em relação ao 4-3-3.
Lembro-me bem de ler aqui que o 4-4-2 já não se usava, que o JJ estava ultrapassado, que o 4-4-2 implicava um meio campo em inferioridade numérica, etc.

Pois eu acho o 4-4-2 o sistema mais completo que há. É o sistema que permite melhor mudanças táticas no decorrer do jogo como se referiu muito bem JJ na entrevista que deu.
E sempre pensaste isso?

Chefe

E depois comparar um 4-4-2 com 2 alas com um 4-4-2 com dois interiores... é dose.

E ontem Portugal defendia em 4-3-3.

PAslb

"E depois comparar um 4-4-2 com 2 alas com um 4-4-2 com dois interiores..."

Um e outro têm vantagens e desvantagens, mas ambos não deixam de ter 2 avançados! Aliás, há não sistemas táticos perfeitos. O melhor sistema tático é aquele que melhor se enquadra com os jogadores que estão disponíveis para o implementar.
Com alas como o Benfica tem, seria um crime jogar sem médios ala...
O que admito é que em determinados jogos se seja mais prudente e se reforce o meio campo abdicando de um avançado. O 4-2-3-1 é o ideal.

MonstroDasCuecasRotas

Para quê perder tempo a "potenciar" um jogador de quem já diziam bem antes? E os louros?

Nuno Portmore

Quando o Jorge Jesus dá uma entrevista oscilo bipolarmente entre a gorda gargalhada e o choro descontrolado...

O que ele simplesmente não compreende é que quando abre a boca perde credibilidade. Calado é um poeta.

Mas talvez o Jorge Jesus esteja a falar para um público específico, para os que são desprovidos de sentido crítico. Os falangistas. Sempre existirão falangistas, preparados para seguir cegamente, sem questionar.

Enfim. Passará.

VALEBEM

Jesus merece ser criticado em muitas coisas, mas aqui exagera-se muito.
Em primeiro lugar, para quem lê este tópico e não está a par da realidade, não sonha sequer que fizemos o pleno interno na época passada, e este ano lideramos o campeonato com 4 pontos de avanço.
Por outro lado, achar que Jesus renega jogadores porque se dizia bem deles antes é uma opinião que a meu ver está descredibilizada à partida. Será que um treinador prefere ter uma equipa mais fraca? Duvido... Mesmo que não se concorde, a explicação será certamente outra. E ele já a deu.

miniMilk

Citação de: PAslb em 15 de Outubro de 2014, 09:42
"E depois comparar um 4-4-2 com 2 alas com um 4-4-2 com dois interiores..."

Um e outro têm vantagens e desvantagens, mas ambos não deixam de ter 2 avançados! Aliás, há não sistemas táticos perfeitos. O melhor sistema tático é aquele que melhor se enquadra com os jogadores que estão disponíveis para o implementar.
Com alas como o Benfica tem, seria um crime jogar sem médios ala...
O que admito é que em determinados jogos se seja mais prudente e se reforce o meio campo abdicando de um avançado. O 4-2-3-1 é o ideal.
Ora bem.
Problema esta época é mesmo isso.

VALEBEM

Quando jogávamos em losango, toda a gente criticava, e não descansou enquanto não correu com o Santos do Benfica. Quem esteve naquele jogo da pré com o Copenhaga viu bem o ambiente de cortar à faca que existia, apesar da vitória 2-1. A malta só está bem como não está.
A memória do adepto do futebol é curtíssima.

PAslb

Citação de: Nuno Portmore em 15 de Outubro de 2014, 09:58
Quando o Jorge Jesus dá uma entrevista oscilo bipolarmente entre a gorda gargalhada e o choro descontrolado...

O que ele simplesmente não compreende é que quando abre a boca perde credibilidade. Calado é um poeta.

Mas talvez o Jorge Jesus esteja a falar para um público específico, para os que são desprovidos de sentido crítico. Os falangistas. Sempre existirão falangistas, preparados para seguir cegamente, sem questionar.

Enfim. Passará.

Isso aplica-se apenas nesta época ou também na época passada?

miniMilk

Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2014, 10:11
Quando jogávamos em losango, toda a gente criticava, e não descansou enquanto não correu com o Santos do Benfica. Quem esteve naquele jogo da pré com o Copenhaga viu bem o ambiente de cortar à faca que existia, apesar da vitória 2-1. A malta só está bem como não está.
A memória do adepto do futebol é curtíssima.
Eu não quero um 4-4-2 losango ou um 4-2-3-1 ou whatever.
Quero é ir para uma LC ou jogos contra o fcp/scp sem uma avenida no meio campo. O treinador que decida o modelo. Este não funciona com os atuais jogadores.
O 4-4-2 do JJ versão 2013/14 não tinha avenida. Este ano tem, e com saída para autoestrada no lado esquerdo.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2014, 10:03
Em primeiro lugar, para quem lê este tópico e não está a par da realidade, não sonha sequer que fizemos o pleno interno na época passada, e este ano lideramos o campeonato com 4 pontos de avanço.
Por outro lado, achar que Jesus renega jogadores porque se dizia bem deles antes é uma opinião que a meu ver está descredibilizada à partida. Será que um treinador prefere ter uma equipa mais fraca? Duvido... Mesmo que não se concorde, a explicação será certamente outra. E ele já a deu.

A explicação é outra e já a deu? Que o jogador queria jogar e não esperar pelo seu momento e por isso saiu? E porque é que isso aconteceu? Vai dar precisamente àquilo que disse. Não foi ele que o descobriu a ver o brasileirão às 2 da manhã, toda a gente o conhecia, ninguém lhe atribuiría grandes louros caso tivesse sucesso porque já todos o elogiavam. E todos sabemos, até tu, o quanto Jesus adora ficar com os louros, ao ponto de querer ficar com ele em casos ridículos como o de Oblak. Não sou eu que fico descredibilizado, é ele que se descredibiliza a ele próprio.

RoYal_EaGle_2004

Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2014, 10:03

Não sei se ele prefere ter equipas mais fracas ou não.

Mas que insiste em alguns jogadores em detrimento de outros claramente acima do ponto de vista de qualidade, é um facto. Oblak.

PAslb

"O 4-4-2 do JJ versão 2013/14 não tinha avenida. Este ano tem, e com saída para autoestrada no lado esquerdo."

Isso acontece porque neste momento não temos um trinco que execute táticamente aquilo que a equipa precisa. O Samaris e o Cristante chegaram tarde e ainda estão a assimilar as ideias do treinador. Enquanto não tivermos um trinco como a equipa precisa, o meio campo ressente-se. Em relação ao DE as coisas são diferentes, temos de esperar por Sílvio, ou então teremos de ir ao mercado em janeiro.