Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

abar85

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:51
Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 17:49
Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:42

Não.

Quem manda na linha é o lado da bola.
Não são os centrais.

Mais, quanto mais perto da baliza estás, mais próxima é a contenção.

Se a bola desce, a linha tem de subir para apertar mais e para garantir que mais espaço nas costas está morto.

Quem manda na linha são os centrais, esteja a bola onde estiver.

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

Certo, mas quem tem a decisão de subir ou ficar, quem faz a leitura, normalmente são os centrais, não quem está perto da bola que não tem normalmente a melhor visão do jogo.

abar85

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:50
Se temos jogado como nos andrades provavelmente tinhamos ganho.
Mesmo tendo em conta que o trinco dos lagartos é muito melhor que o dos andrades.

Só que isso significava ter que sacrificar o Jonas.

Aqui tenho que discordar, o Jonas fez perfeitamente o papel. A questão é que no Dragão tinhamos Enzo e Gaitan, e agora tinhamos Almeida e Ola.
Para mim a melhor solução com aquela dupla do meio, era Pizzi na esquerda, muito mais parecido com o Gaitan que o OLa.

nfgl

Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 17:55

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

Linha de fora de jogo?
Para mim sempre serão os centrais.

Endless, não vou estar com teimas contigo.

No próximo jogo observa e vais ver o comportamento da equipa relativamente a construção da linha defensiva.

nfgl

Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:02
Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:20
Endless, o Cedric vai para lá da linha de defesa.
O jogador tem de ser colocado fora de jogo.

Não faz sentido acompanhar um jogador para lá da linha defensiva.

O Cedric passa na frente do Talisca, antes da linha defensiva definida pelo Talisca nessa altura. É aí que o erro do Talisca existe.

E o que é que o Talisca ia fazer, dar a profundidade na defesa?

nfgl

Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:06

Não.

Não são os centrais.

Se a bola desce, a linha tem de subir para apertar mais e para garantir que mais espaço nas costas está morto.

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

Certo, mas quem tem a decisão de subir ou ficar, quem faz a leitura, normalmente são os centrais, não quem está perto da bola que não tem normalmente a melhor visão do jogo.

Os centrais acompanham o lado da bola.
Quem define a profundidade da defesa é a bola, e quem está no lado da bola sobre e desce.
O resto da defesa tem de acompanhar.

Os centrais definem a linha nas jogadas de corredor central, é verdade.

Toronto_SLB

Mesmo tendo em conta que o trinco dos lagartos é muito melhor que o dos andrades.

E era assim que eu tinha jogado, em 4-2-3-1.

nfgl

Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:13

Aqui tenho que discordar, o Jonas fez perfeitamente o papel. A questão é que no Dragão tinhamos Enzo e Gaitan, e agora tinhamos Almeida e Ola.
Para mim a melhor solução com aquela dupla do meio, era Pizzi na esquerda, muito mais parecido com o Gaitan que o OLa.

Mais ou menos.
A verdade é que a pressão na primeira fase de construção no jogo com os lagartos foi menos que com os andrades.

Também é natural, pois o Talisca jogou mais recuado.

O que podes dizer é outra questão. Que o Nico é mais forte no corredor central que o Ola. Isso concordo.

Aliás, a maneira de jogar do Benfica é diferente quando está o Nico em campo.

nfgl

Citação de: Toronto_SLB em 11 de Fevereiro de 2015, 18:21

E era assim que eu tinha jogado, em 4-2-3-1.

Sim. Provavelmente também teria apostado nesse esquema.

PsychoFan

Às vezes são os centrais, e às vezes é o lateral. Depende.

Por exemplo aqui quem tava a definir era Luisão (central) e Jardel tinha q o seguir:

E aqui era Maxi (lateral):

Ambos estão em cobertura. No caso do gif que estamos a falar, é parecido à da primeira imagem (devido à posição da bola). Almeida na contenção a Montero. Talisca e Eliseu (em "cobertura", a definir a linha, embora por fora) batidos, percebem a movimentação de Cedric e colocam-no em fdj. Só q Jardel não alinhou na perfeição, devido à rapidez do lance.

abar85

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 18:19
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:02
Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:20
Endless, o Cedric vai para lá da linha de defesa.
O jogador tem de ser colocado fora de jogo.

Não faz sentido acompanhar um jogador para lá da linha defensiva.

O Cedric passa na frente do Talisca, antes da linha defensiva definida pelo Talisca nessa altura. É aí que o erro do Talisca existe.

E o que é que o Talisca ia fazer, dar a profundidade na defesa?

Acompanhar o Cedric no movimento interior. Não pode ser ele a sair completamente desarticulado com o resto da defesa.

abar85

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 18:20
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:06

Não.

Não são os centrais.

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

Os centrais acompanham o lado da bola.
Quem define a profundidade da defesa é a bola, e quem está no lado da bola sobre e desce.
O resto da defesa tem de acompanhar.

Os centrais definem a linha nas jogadas de corredor central, é verdade.

E os centrais não vão sempre atrás de quem está do lado da bola. Têm uma melhor visão dos adversários e percebem se o devem ou não acompanhar. Não é tão fácilou liinear parece-me, e por isso é importantissimo um jogador como o Luisão.

abar85

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 18:22
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:13

Mais ou menos.
A verdade é que a pressão na primeira fase de construção no jogo com os lagartos foi menos que com os andrades.

Também é natural, pois o Talisca jogou mais recuado.

O que podes dizer é outra questão. Que o Nico é mais forte no corredor central que o Ola. Isso concordo.

Aliás, a maneira de jogar do Benfica é diferente quando está o Nico em campo.

Sem Enzo e com o OLa que não tem a disciplina tatica de um Gaitan, é natural que a pressão tenha falhado. Para mim a questão é a mesma, com um PIzzi em vez do Ola ganhavamos alguma dessa capacidade de pressão, mantendo o Jonas que esteve muito bem.

abar85

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 18:25

Por exemplo aqui quem tava a definir era Luisão (central) e Jardel tinha q o seguir:

Ambos estão em cobertura. No caso do gif que estamos a falar, é parecido à da primeira imagem (devido à posição da bola). Almeida na contenção a Montero. Talisca e Eliseu (em "cobertura", a definir a linha, embora por fora) batidos, percebem a movimentação de Cedric e colocam-no em fdj. Só q Jardel não alinhou na perfeição, devido à rapidez do lance.

Eu acho que em ambos os lances é o Luisão que "define", e define pela leitura que faz do lance, decidindo se deve ou não "respeitar" a linha dada pelo defensor do lado da bola.

Endless

Para mim em ambas as imagens, são os centrais a definir a linha de fora de jogo. Mais evidente na primeira. Já no gif, não me parece que erro seja o Jardel, se reparamos ele e o Luisão estão na mesma linha e como o movimento do Cedric é para dentro e não para linha final, faria todo o sentido que Talisca, que foi quem esteve na sua marcação, o acompanha-se.

PsychoFan

Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 18:41

Eu acho que em ambos os lances é o Luisão que "define", e define pela leitura que faz do lance, decidindo se deve ou não "respeitar" a linha dada pelo defensor do lado da bola.
Na 2ª, quem define é Maxi. Não ia respeitar o Maxi porque razão?