Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Biscai@

Citação de: AnotherDoom em 25 de Maio de 2020, 09:52
Vim só deixar um artigo do Alberto Minguéns de 2018.

Porque li ontem por acaso e tem uma coisinha curiosa...

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2018/09/um-clube-que-se-deixa-representar-por.html

Citação(...) Em 2001, no "Mundo do Futebol" Luís Filipe Vieira era considerado um labrego. Um tipo que sobrevivia e fazia sobreviver o FC Alverca à custa da amizade com Pinto da Costa que permitia ao clube dos arredores de Lisboa manter-se com escassos recursos no primeiro escalão do futebol português. Pedro Guerra sabia disso e valeu-se disso para enxovalhar neste artigo o Benfica e lateralmente Luís Filipe Vieira (o homem todo-poderoso do futebol da Luz que afinal tinha um passado com cadastro por roubo). LFV só foi presidente da Direcção do Benfica, em 3 de Novembro de 2003, data da tomada de posse. Quando Pedro Guerra fez este artigo não se sabia disso. Em Agosto de 2001 o que interessava era achincalhar o Benfica utilizando o passado distante - 1993 e 1984 - de um funcionário importante (gestor do futebol da SAD). Eu próprio tive um encontro imediato do 3.º grau, junto à sede do FC Alverca com ele (LFV) pois fui fazer uma reportagem para "O Glorioso" (uma espécie de programa de jogo) visto o Benfica ir defrontar o FC Alverca na Catedral. Apesar de o fazer obsequiosamente, Luís Filipe Vieira quando o informei que "vinha da parte do jornal O Benfica" disse com aquele jeito muito próprio dele: «Deixe de trabalhar nesse clube de merda». (...)
Sim, é verdade. E sabes o que Vieira fez quando chegou ao poder no Benfica... não descansou enquanto não afastou o Alberto Miguéns do Benfica. Tornou-lhe a vida tão infernal que o homem foi-se embora. O que lhe fizeram com o Museu Benfica foi pior que lhe cuspir na cara e como quem não se sente não é filho de boa gente, o sr. Alberto Minguéns foi embora.

Baron_Davis

Passem pelo tópico do Simão para ler outra vieirada, evitada no entanto pelo Veiga

Simplesmente tresloucado por negociatas e comissões, o clube que se dane

Biscai@

Realmente acho boa ideia começarem a desenterrar os tesourinhos deprimentes do Vieira, já que os defensores do rei sol tanto insistem em desenterrar o passado em que RGS defendia o Vieira, como se isso fosse crime, então vamos lá começar a desenterrar os tesourinhos deprimentes do sr. Vieira, das suas amizades com pinto da costa e o seu passado em que afirmava de boca cheia que o Benfica era um clube de merda e que o Sporting era o seu grande amor. Nunca o vi a desmentir isto, aliás a única coisa que vi quando o encararam com a história em que ele era sócio do fc porto e do sporting, foi o sr. Vieira a confirmar que era verdade com as desculpas mais esfarrapadas que alguma vez vi...

https://www.youtube.com/watch?v=IGF_wCeoJRw

xiribiti

altinotorres

"Lutando só pelos nossos interesses (e sem recorrer a alianças com quem passou os últimos anos a acusar-nos de ser corruptos e a querer destruir-nos)!"
RGS - Eis aqui uma grande verdade!

Biscai@

Citação de: Mestre30 em 24 de Maio de 2020, 11:52
Citação de: PGuarda1904 em 23 de Maio de 2020, 14:50
se fosse hoje jamais tinha durado seis épocas no Benfica.
fazia uma e meia e estava despachado em Janeiro.

e mesmo assim fez seis épocas porque houve uma transferência para o Liverpool que foi cancelada já dentro do avião...
Foi cancelada graças ao Veiga porque o Vieira já tinha dado o sim.

Túnel do tempo: O estrondoso falhanço da operação Simão Sabrosa/Liverpool

O site maisfutebol.pt acaba de publicar a versão de Simão Sabrosa sobre a sua gorada transferência para o Liverpool no fecho do mercado de 2005. Como estive diretamente envolvido na operação, vou complementar a história.

Eram as 8 de uma ensolarada manhã de agosto quando fui acordado pelo telefone. Na outra ponta estava Rafa Benitez, recém nomeado manager do Liverpool, com uma ideia de mercado não muito clara.

Convem esclarecer antes de mais que Rafa e eu tínhamos uma relação  profissional que nascera no mundial France 98, quando ele contratou para o Extremadura o central camaronês Raymond Kalla, por mim representado. Relação que acabou por se transformar em amizade, tantas as vezes o fui visitar durante o seu consulado no pequeno clube aqui ao lado da fronteira.

Benitez apresentou-me duas opções: Quaresma, que estava no FC Porto mas não era tão titular assim, e Simão Sabrosa, absoluto naquele Benfica de Ronald Koeman. E deu-me a incumbência de trazer um dos dois.

Minha penetração no mercado português era zero. Após reflexão, resolvi pedir socorro ao Jorge Baidek que, pela sua amizade com Pinto da Costa, tinha trânsito livre no FCPorto. Meio desconfiado pelo tamanho da empreitada, Baidekão no entanto aceitou entrar na parada. E desde logo a primeira surpresa: PdC foi curto e grosso, considerou Quaresma intransferível e a abordagem não passou das dez da manhã.

A 48 horas do fecho do mercado, Simão Sabrosa tornou-se o foco. Com um problema inicial, aparentemente incontornável: Simão era ídolo e José Veiga, ex-patrão de Baidek, era o todo poderoso diretor geral do SLB. Concluímos que se ele viesse a tomar conhecimento da operação, iria absolutamente abortá-la na raiz. A solução era falar diretamente com Luis Filipe Vieira e para tal ativamos o jornalista João Diogo, cuja filha estava então casada com o jogador.

O João é uma figura incontornável no futebol português e, em particular,  no benfiquismo – e tinha a linha direta com LFV. O presidente atendeu a ligação, disse que estava no Algarve e – SURPRESA! -  não se opunha à venda do Simão. Marcou encontro no hotel Marriott, onde fez uma coisa que jamais vi na minha carreira de agente, e que demonstrava a confança absoluta que tinha no João:
'Amigo, tenho de ir fazer de uma escritura de uns terrenos que comprei e não tenho tempo para tratar deste assunto. Deixo-te aqui dois papeis timbrados em branco e assinados, vejam lá o que escrevem. Já sabem o que o Benfica quer'.

Transcrevi religiosamente no papel que o SL Benfica aceitava a venda por 15 milhões de euros - pagos em três prestações - e encaminhei para o Rafa. Vieira aceitou a contragosto pagar 5% de comissão ao Baidek, a minha estava coberta pelo Liverpool.
Mais cedo, o diretor executivo Rick Parry tinha-me mandado um fax com a proposta oficial do Liverpool: 11milhões cash ou 10 milhões + 7 em objetivos. E que o advogado do clube estava a caminho.

Às 19 horas do dia de 30 de agosto 2005 tudo parecia bem encaminhado, Simão Sabrosa era virtualmente jogador do Liverpool. Felipão autorizou a sua saída da concentração da seleção e o jogador juntou-se a nós no escritório do Baidek.

Mas a vaidade é uma merda.

Baidek quis aparecer como o pai da criança, desrespeitou o acordo de omertà e cometeu um erro fatal – vazou a informação para um jornalista de A Bola, que foi checar com o Veiga. Este entrou em parafuso por ter levado uma bola nas costas e ativou todo o seu poder institucional para barrar a operação.
Luis Filipe Vieira reapareceu, irritadíssimo com o vazamento, já que ele havia decidido bancar sozinho a responsabilidade da venda. O zumzumzum começou a correr, o advogado desembarcou de Madrid para informar que o Liverpool preferia pagar os 15 milhões cash, já que o clube não iria conseguir garantias bancárias para atender a exigência do SLB.
Mas o mal estava feito e LFV recuou. Disse que tinha que obter quatro assinaturas – a sua, a do seu fiel escudeiro Domigos Soares Oliveira, a de Rui Cunha, que apareceu bêbado, e a da Teresa Claudino. Saíu dizendo que ia a casa desta buscar a sua assinatura, mas nunca mais apareceu.

Quem não desistiu fomos nós. Decidimos peitar e Baikek alugou um jatinho. Iríamos para Liverpool e de lá tudo trataríamos no último dia de mercado.
E aí cometemos o segundo erro, para mim o maior da minha vida profissional.
Em vez de ir a Tires embarcar discretamente no voo fretado, Baidek pediu que o avião viesse para a Portela de Sacavém, a dois passos do seu escritório. Quando chegamos ao aeroporto, ele foi espreitar no saguão para ver se havia imprensa. Voltou assustado: camarógrafos por todo lado.

Simão não quis arriscar passar por esse 'corredor da morte'.

Voltamos para o escritório e a operação abortou. Só sobrou a conta do voo não executado: 10.000 euros.
Viva ao rei sol. Negociador implacável.

Kurt Cobain 10

Já que o tópico das eleições está trancado vou pôr aqui...

CRÓNICA D'EL REI D. PEDRO E D'EL REI D. FERNANDO (E DO REI PASMADO)

Não tenho qualquer ambição de me armar em Fernão Lopes deste futebol português (que é sempre capaz de nos surpreender) reescrevendo as (novíssimas) crónicas d'el Rei D. Pedro e d'el Rei D. Fernando.

Nem repetir a Crónica do Rei Pasmado, repetindo Gonzalo Torrente Ballester (com quem, confesso, não me identifico)!

Mas que no nosso futebol, depois de um Velho do Restelo, temos um D. Pedro, um D. Fernando e - até - um Rei Pasmado, lá isso temos!

E agora um Menezes, como "prova provada" que o dinheiro das "novas especiarias", mesmo com a legitimidade dos velhos (novíssimos, no dinheiro) fidalgos de Braga, não os procura nas Índias, mas, antes, em Paços de Ferreira!

DEIXANDO A HISTÓRIA ... e INDO ÀS HISTÓRIAS

Mas que futuro que nos reserva a Liga?

Não regresso à 1.ª eleição deste Pedro ... só possível porque o Rei Pasmado não cumpriu com o que se havia comprometido com este Fernando e com o Luís da altura, deixando o voto vinculado fugir para o outro lado!

O outro lado que, como sempre o Rei Pasmado se apressou a fazer crer como "feito com ele", pelo horror que tem, em cada conversa, de não ser o senhor do Universo, ... (um verdadeiro Rei Pasmado que em vez de querer ver a Rainha nua, se julga uma verdadeira Isabel, a Católica)!

E de jantar em traição e de traição em jantar, dizendo em cada lado o que cada lado queria ouvir, chegamos a mais um "entroncamento do futebol", em que o Benfica, em vez de defender os seus interesses, é peão dos jogos dos outros "senhores da guerra"!

NA DÚVIDA DE QUE HAJA MESMO CAMPEONATO

Antes do mais, deixem-me renovar a minha costela socrática (filosófica e não política) que me continua a soprar a ideia de que há muita gente - com o F. C. Porto à cabeça - a querer consolidar a classificação da 24.ª jornada!

Não será um "só sei que nada sei", mas, antes, um meditar sobre como interpretarão os "videntes" do futebol lusitano, os pedidos apresentados - em diversas "geografias judiciais" - pelo Marítimo, pelo Feirense e pelo Cova da Piedade!

E quem serão as forças que lhes garantiram proteger as costas para tal temeridade!

BENFICA ... PEÃO NA GUERRA DE OUTROS

Ora, se excluirmos estes "recursos", que, no caso de não haver futebol serão objetivamente contra o Benfica e a favor do Porto, tudo isto tem a ver com uma guerra antiga para "deitar abaixo" Pedro Proença, liderada pela FPF.

Legítima, porventura, mas nem por isso de estranhar, num momento destes!

O que me preocupa é este total "navegar à vista do Benfica", convencendo cada uma das partes que está com ela, sem qualquer estratégia própria!

Proença passou de inimigo figadal a grande aliado e, agora, de novo, a inimigo!
Porque tanta instabilidade, tanta oscilação?

Por uma razão simples: porque não há, no Benfica de hoje, qualquer estratégia e, muito menos, qualquer pensamento!

SEMPRE O GRUPO MENDES

De que é exemplo o silêncio do Benfica sobre o erro nos testes dos jogadores do Famalicão ... próximo adversário do Porto!

Ou será que - sendo tudo do grupo Jorge Mendes - estaremos impedidos contratualmente de falar?

São outros que pensam e são eles que ditam ao Benfica o que o Benfica tem de fazer!

Se de coisas menores não cuida o pretor ("mínimis non curar praetor"), como é que o Benfica se prestou a atacar o Presidente da Liga, por causa de dinheiro dado pela FPF aos clubes da 2.ª Liga?

Porque é que o Benfica faz a despesa de quem tem mais a perder do que nós, quando o nosso único interesse deveria ser o de criar todas as condições de estabilidade para que houvesse futebol até ao fim?

Este Benfica, sem ideias, sem estratégia, dependente da liderança e dos interesses de terceiros, presta-se a ser figurante de óperas bufas, num qualquer "teatro piolho" de um bairro decadente!

E nem sequer poderemos dizer que a estratégia será a de eleger alguém próximo de nós depois de Proença!

Não sendo possível eleger o braço direito do Presidente do Benfica para a Liga - que é, do que percebi, uma paixão antiga de quem manda na FPF e quer mandar na Liga - o Presidente do Benfica quereria no lugar de Proença um seu amigo, ex candidato a Presidente do Sporting.

Mas como, apesar de emprestar milhões a clubes da 1.ª Liga e outros milhões a comprar jogadores a esses mesmos clubes que nunca jogarão no Benfica, não lhe reconhecem qualquer liderança, ao Presidente do Benfica - e o Benfica, por seu intermédio - resta ser "carne para canhão" para destituir Proença, para, agora, se ver ultrapassado pelo Grupo dos 15, liderado pelo seu grande "amigo" (tem dias) António Salvador, que vai fazer eleger Paulo Meneses, ainda Presidente do Paços de Ferreira, ... como Presidente da Liga!

A NÃO SER QUE ...

Essa será a hipótese, embora estranhemos todos que - num momento destes - todos estes senhores que tanto criticam os políticos, sem saberem porque, não sigam, pelo menos aqui, a ideia alemã da "moção de censura construtiva" (só haverá queda do Governo a meio de uma legislatura quando estiver garantida maioria para eleger o que lhe sucederá)!

Ainda assim, há uma outra luz ao fundo do túnel!

A de que, afinal, o dinheiro dado aos clubes da 2.ª Liga (por alguém que o devia ter oferecido aos clubes do Campeonato de Portugal) possa não ser suficiente para fazer desistir Pedro Proença!

E ele saberá melhor do que ninguém como consiga fazer com que o Benfica volte não só a votar nele, mas - desta vez - a empenhar-se activamente na sua campanha!!!

Não me admiraria ... não pelo que sei ... mas pelo que Proença possa saber!!!

E O JAMOR???

No meio disto tudo, o natural seria que o Benfica, prestando-se a este triste papel de "lebre da estratégia de outros", impusesse, pelo menos, a obrigatoriedade do Jamor como Estádio da final da Taça de Portugal!

Só que isso terá sido a 1.ª moeda de troca para haver campeonato!
E hoje, dá menos trabalho dar ordens aos avençados para ir a BTV defender o não ao Jamor, do que lutar pelos interesses do Benfica!

Quando não sabem o que querem, e há quem se presta a dizer tudo e o seu contrário pelo dinheiro que lhes pagam.

Perante Um Rei Pasmado, não da própria ignorância, mas do ponto até onde pode descer a natureza humana, na escada da subserviência, por necessidade!

É triste ... mas é a realidade!

Ver alguém que, precisando dinheiro que lhe pagam para viver, se presta a defender publicamente aquilo em que não acredita!

Tem um nome isto (mas não deixa de ser muito triste)!

VALE A PENA LUTAR PELO BENFICA, PELOS BENFIQUISTAS ... E TER IDEIAS PARA O BENFICA

Ainda assim, vale a pena lutar pelo Benfica e pelos benfiquistas!

Como antes o fiz entre 1997 e 2000, quando outros, que hoje se arvoram da legitimidade oficial, andavam a destruir ou a ajudar a destruir o Benfica!

Das ideias que aqui, no NGB, fui lançando, preocupado com os milhares de benfiquistas que querem manter a ligação como sócio apesar de situações pessoais difíceis fruto da crise pandémica que vivemos, ou que trabalharam muito para manter o seu sustento nas Casas do Benfica, vivendo ao mesmo tempo a paixão pelo clube!

Resultou na cedência da direcção a esses meus apelos!

A devolução do dinheiro dos RED PASS, ou da preocupação com as Casas!

Eu sei que longe, muito longe do que defendi porque o dinheiro, no Benfica, vai primeiro para comissões (sejam elas de parcerias estratégicas ou de custos de operações financeiras) e não para quem é o "braço armado do Clube"!

Também isto haveremos de mudar, benfiquistas!
Como haveremos de sermos nós a definir, estrategicamente, o nosso caminho!

Lutando só pelos nossos interesses (e sem recorrer a alianças com quem passou os últimos anos a acusar-nos de ser corruptos e a querer destruir-nos)!

Apenas e tão só por aquilo que somos, que acreditamos, que queremos!

E se ... na esteira de Camöes ... "um fraco Rei faz fraca a forte gente", ... há que mudar!

POR TI, BENFICA!

Biscai@

Citação de: Baron_Davis em 25 de Maio de 2020, 11:16
Passem pelo tópico do Simão para ler outra vieirada, evitada no entanto pelo Veiga

Simplesmente tresloucado por negociatas e comissões, o clube que se dane
Ia vender o Simão por 15M€. Patético... e isto nas costa do responsável do futebol.
Lembram-se da escuta que vazou em que queria vender o Rui Vitória nas costas do mesmo sem ele saber... é o modos operandi do rei sol. O verdadeiro quero, posso e mando. Vergonhoso.
Com o Jesus correu mal, o JJ cagou-lhe na cara e foi para o sporting quando o rei sol o queria mandar para as arábias...

Barolas

Citação de: Gsound em 24 de Maio de 2020, 23:38
Citação de: Biscai@ em 24 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: Slb23 em 24 de Maio de 2020, 23:09
Citação de: Gsound em 24 de Maio de 2020, 23:02
Citação de: Pequeno_Genial em 24 de Maio de 2020, 22:57
Citação de: Slb23 em 24 de Maio de 2020, 22:21
Citação de: terrorista em 24 de Maio de 2020, 22:19
Citação de: Slb23 em 24 de Maio de 2020, 22:11
Citação de: ClaudioCaniggia em 24 de Maio de 2020, 20:29
O sócio do Benfica Rui Gomes da Silva em meados dos anos 90, presente em assembleias gerais.

O não sócio do Benfica e actual presidente Luís Filipe Vieira em meados dos anos 90.

O RGS é um grande Benfiquista, zero de dúvidas sobre isso. Mas foi vice do Vieira muitos anos, dá que pensar...

E felizmente saiu ao contrário de tantos outros como por exemplo o sr. de fato Armani.  Talvez este tenha um pouco de integridade e amor ao Benfica.
Sim ao fim de 7 anos descobriu que o Vieira era um malvado.

Já ouvi RGS criticar a política desportiva do clube, criticar a posição subalterna que o clube assume na parceria estratégica estabelecida com Jorge Mendes, já o ouvi afirmar que, apesar dos discursos pomposos a cada princípio/final de época, ninguém dentro da "estrutura" acredita num Benfica europeu (e, mais importante que a opinião de RGS, os actos de gestão desportiva só provam que não deve andar longe da verdade), mas nunca o ouvi dizer que Vieira era um malvado...

As várias tentativas de descredibilizar RGS só me deixam mais confiante para Outubro.
O grande problema aqui é que as pessoas não conseguem discutir as coisas sem polarizar os lados.

O Vieira já todos sabemos o que é, são anos e anos no Benfica sempre no mesmo registo e dali não vai sair.

O caminho para mim não é discutir o Vieira, é discutir quem se segue e o perfil que deve ter. O problema é que isto leva a que se apontem virtudes a um possível candidato mas também defeitos porque ninguém é perfeito mas quando se apontam defeitos é porque o estamos a descredibilizar. O Benfica foi feito de discussão, de vários pontos de vista, de visões diferentes e nunca de pensamento único!

Falta discutir o Benfica mas as pessoas não o sabem fazer actualmente e a culpa disso é do Vieira e da cultura que trouxe para o clube de que ou estão com ele ou contra ele. Tudo errado, uma das coisas que tem de mudar.
Neste momento já só desejo um presidente benfiquista que consiga perceber minimamente quais as carências da equipa, que seja sério e que não tenha o rabo preso. Isto bastava para o Benfica dar um assinalável salto quantitativo em todas as frentes.

O Benfica neste momento está a ser gerido por um presidente que insiste em ter o poder na pasta do futebol, que ano após ano não consegue construir um plantel equilibrado e com qualidade para fazer boa figura na Europa, não defende o bom nome do Benfica na praça publica, não consegue meter travões às influências dos dragartos em todas as cadeiras de poder do futebol nacional, delegou a pasta das modalidades a um amigo sem a mínima competência para o cargo, já não é visto num jogo das modalidades do Benfica aos anos, é só tachos no Benfica, as comissões pagas bateram novo recorde a temporada passada ao atingir mais de 30M€, a massa salarial da equipa de futebol está a bater nos 100M€ por ano e a equipa é uma das mais fracas e desequilibradas dos últimos anos e podia estar aqui a noite toda, mas vou só dar mais um exemplo... queria limpar legalmente dos cofres do Benfica mais de 30M€ com uma OPA que até hoje ninguém sabe para o que é que ia servir, pois os motivos nunca foram revelados.

Isto.

Verdade e é assim muitas vezes que os clubes rebentam.

Biscai@

É como já escrevi por aqui, a cada ex-jogador de referência que vai falar à BTV, os telhados de vidro são tantos do sr. Vieira, que rapidamente sai mais uma história a demonstrar as duas faces de Vieira, a do presidente pai e a do presidente traiçoeiro que passa por cima de todos os interesses do Benfica para vender os jogadores. Simão é só mais um exemplo disto. Vergonhoso.

Cosme Damião SLB

Como é possível ter um patife destes a comandar os destinos Benfica a seu belo prazer há tantos anos?!

Quando sair, é que vamos saber as trafulhices que ele e a famosa estrutura têm feito!

altinotorres

Citação de: Biscai@ em 25 de Maio de 2020, 11:18
Realmente acho boa ideia começarem a desenterrar os tesourinhos deprimentes do Vieira, já que os defensores do rei sol tanto insistem em desenterrar o passado em que RGS defendia o Vieira, como se isso fosse crime, então vamos lá começar a desenterrar os tesourinhos deprimentes do sr. Vieira, das suas amizades com pinto da costa e o seu passado em que afirmava de boca cheia que o Benfica era um clube de merda e que o Sporting era o seu grande amor. Nunca o vi a desmentir isto, aliás a única coisa que vi quando o encararam com a história em que ele era sócio do fc porto e do sporting, foi o sr. Vieira a confirmar que era verdade com as desculpas mais esfarrapadas que alguma vez vi...

https://www.youtube.com/watch?v=IGF_wCeoJRw

Bem lembrado. Também já era hora desse realizador de cinema sair da sua zona de conforto e vir a público exigir mudança!

xiribiti

Citação de: Kurt Cobain 10 em 25 de Maio de 2020, 11:28
Já que o tópico das eleições está trancado vou pôr aqui...

CRÓNICA D'EL REI D. PEDRO E D'EL REI D. FERNANDO (E DO REI PASMADO)

Não tenho qualquer ambição de me armar em Fernão Lopes deste futebol português (que é sempre capaz de nos surpreender) reescrevendo as (novíssimas) crónicas d'el Rei D. Pedro e d'el Rei D. Fernando.

Nem repetir a Crónica do Rei Pasmado, repetindo Gonzalo Torrente Ballester (com quem, confesso, não me identifico)!

Mas que no nosso futebol, depois de um Velho do Restelo, temos um D. Pedro, um D. Fernando e - até - um Rei Pasmado, lá isso temos!

E agora um Menezes, como "prova provada" que o dinheiro das "novas especiarias", mesmo com a legitimidade dos velhos (novíssimos, no dinheiro) fidalgos de Braga, não os procura nas Índias, mas, antes, em Paços de Ferreira!

DEIXANDO A HISTÓRIA ... e INDO ÀS HISTÓRIAS

Mas que futuro que nos reserva a Liga?

Não regresso à 1.ª eleição deste Pedro ... só possível porque o Rei Pasmado não cumpriu com o que se havia comprometido com este Fernando e com o Luís da altura, deixando o voto vinculado fugir para o outro lado!

O outro lado que, como sempre o Rei Pasmado se apressou a fazer crer como "feito com ele", pelo horror que tem, em cada conversa, de não ser o senhor do Universo, ... (um verdadeiro Rei Pasmado que em vez de querer ver a Rainha nua, se julga uma verdadeira Isabel, a Católica)!

E de jantar em traição e de traição em jantar, dizendo em cada lado o que cada lado queria ouvir, chegamos a mais um "entroncamento do futebol", em que o Benfica, em vez de defender os seus interesses, é peão dos jogos dos outros "senhores da guerra"!

NA DÚVIDA DE QUE HAJA MESMO CAMPEONATO

Antes do mais, deixem-me renovar a minha costela socrática (filosófica e não política) que me continua a soprar a ideia de que há muita gente - com o F. C. Porto à cabeça - a querer consolidar a classificação da 24.ª jornada!

Não será um "só sei que nada sei", mas, antes, um meditar sobre como interpretarão os "videntes" do futebol lusitano, os pedidos apresentados - em diversas "geografias judiciais" - pelo Marítimo, pelo Feirense e pelo Cova da Piedade!

E quem serão as forças que lhes garantiram proteger as costas para tal temeridade!

BENFICA ... PEÃO NA GUERRA DE OUTROS

Ora, se excluirmos estes "recursos", que, no caso de não haver futebol serão objetivamente contra o Benfica e a favor do Porto, tudo isto tem a ver com uma guerra antiga para "deitar abaixo" Pedro Proença, liderada pela FPF.

Legítima, porventura, mas nem por isso de estranhar, num momento destes!

O que me preocupa é este total "navegar à vista do Benfica", convencendo cada uma das partes que está com ela, sem qualquer estratégia própria!

Proença passou de inimigo figadal a grande aliado e, agora, de novo, a inimigo!
Porque tanta instabilidade, tanta oscilação?

Por uma razão simples: porque não há, no Benfica de hoje, qualquer estratégia e, muito menos, qualquer pensamento!

SEMPRE O GRUPO MENDES

De que é exemplo o silêncio do Benfica sobre o erro nos testes dos jogadores do Famalicão ... próximo adversário do Porto!

Ou será que - sendo tudo do grupo Jorge Mendes - estaremos impedidos contratualmente de falar?

São outros que pensam e são eles que ditam ao Benfica o que o Benfica tem de fazer!

Se de coisas menores não cuida o pretor ("mínimis non curar praetor"), como é que o Benfica se prestou a atacar o Presidente da Liga, por causa de dinheiro dado pela FPF aos clubes da 2.ª Liga?

Porque é que o Benfica faz a despesa de quem tem mais a perder do que nós, quando o nosso único interesse deveria ser o de criar todas as condições de estabilidade para que houvesse futebol até ao fim?

Este Benfica, sem ideias, sem estratégia, dependente da liderança e dos interesses de terceiros, presta-se a ser figurante de óperas bufas, num qualquer "teatro piolho" de um bairro decadente!

E nem sequer poderemos dizer que a estratégia será a de eleger alguém próximo de nós depois de Proença!

Não sendo possível eleger o braço direito do Presidente do Benfica para a Liga - que é, do que percebi, uma paixão antiga de quem manda na FPF e quer mandar na Liga - o Presidente do Benfica quereria no lugar de Proença um seu amigo, ex candidato a Presidente do Sporting.

Mas como, apesar de emprestar milhões a clubes da 1.ª Liga e outros milhões a comprar jogadores a esses mesmos clubes que nunca jogarão no Benfica, não lhe reconhecem qualquer liderança, ao Presidente do Benfica - e o Benfica, por seu intermédio - resta ser "carne para canhão" para destituir Proença, para, agora, se ver ultrapassado pelo Grupo dos 15, liderado pelo seu grande "amigo" (tem dias) António Salvador, que vai fazer eleger Paulo Meneses, ainda Presidente do Paços de Ferreira, ... como Presidente da Liga!

A NÃO SER QUE ...

Essa será a hipótese, embora estranhemos todos que - num momento destes - todos estes senhores que tanto criticam os políticos, sem saberem porque, não sigam, pelo menos aqui, a ideia alemã da "moção de censura construtiva" (só haverá queda do Governo a meio de uma legislatura quando estiver garantida maioria para eleger o que lhe sucederá)!

Ainda assim, há uma outra luz ao fundo do túnel!

A de que, afinal, o dinheiro dado aos clubes da 2.ª Liga (por alguém que o devia ter oferecido aos clubes do Campeonato de Portugal) possa não ser suficiente para fazer desistir Pedro Proença!

E ele saberá melhor do que ninguém como consiga fazer com que o Benfica volte não só a votar nele, mas - desta vez - a empenhar-se activamente na sua campanha!!!

Não me admiraria ... não pelo que sei ... mas pelo que Proença possa saber!!!

E O JAMOR???

No meio disto tudo, o natural seria que o Benfica, prestando-se a este triste papel de "lebre da estratégia de outros", impusesse, pelo menos, a obrigatoriedade do Jamor como Estádio da final da Taça de Portugal!

Só que isso terá sido a 1.ª moeda de troca para haver campeonato!
E hoje, dá menos trabalho dar ordens aos avençados para ir a BTV defender o não ao Jamor, do que lutar pelos interesses do Benfica!

Quando não sabem o que querem, e há quem se presta a dizer tudo e o seu contrário pelo dinheiro que lhes pagam.

Perante Um Rei Pasmado, não da própria ignorância, mas do ponto até onde pode descer a natureza humana, na escada da subserviência, por necessidade!

É triste ... mas é a realidade!

Ver alguém que, precisando dinheiro que lhe pagam para viver, se presta a defender publicamente aquilo em que não acredita!

Tem um nome isto (mas não deixa de ser muito triste)!

VALE A PENA LUTAR PELO BENFICA, PELOS BENFIQUISTAS ... E TER IDEIAS PARA O BENFICA

Ainda assim, vale a pena lutar pelo Benfica e pelos benfiquistas!

Como antes o fiz entre 1997 e 2000, quando outros, que hoje se arvoram da legitimidade oficial, andavam a destruir ou a ajudar a destruir o Benfica!

Das ideias que aqui, no NGB, fui lançando, preocupado com os milhares de benfiquistas que querem manter a ligação como sócio apesar de situações pessoais difíceis fruto da crise pandémica que vivemos, ou que trabalharam muito para manter o seu sustento nas Casas do Benfica, vivendo ao mesmo tempo a paixão pelo clube!

Resultou na cedência da direcção a esses meus apelos!

A devolução do dinheiro dos RED PASS, ou da preocupação com as Casas!

Eu sei que longe, muito longe do que defendi porque o dinheiro, no Benfica, vai primeiro para comissões (sejam elas de parcerias estratégicas ou de custos de operações financeiras) e não para quem é o "braço armado do Clube"!

Também isto haveremos de mudar, benfiquistas!
Como haveremos de sermos nós a definir, estrategicamente, o nosso caminho!

Lutando só pelos nossos interesses (e sem recorrer a alianças com quem passou os últimos anos a acusar-nos de ser corruptos e a querer destruir-nos)!

Apenas e tão só por aquilo que somos, que acreditamos, que queremos!

E se ... na esteira de Camöes ... "um fraco Rei faz fraca a forte gente", ... há que mudar!

POR TI, BENFICA!

Verdades tão óbvias que só os "cegos" não veêm ou não querem ver.

Com Vieira o Benfica continuará a ser uma marionete nas mãos dos corruptos, pois as negociatas falam mais alto.

Que os que são pagos para defender o rei sol não "vejam" isto, até compreendo...vai na volta é o único ganha-pão deles..

Agora que os não assalariados não vejam isso...

ISO

Uma coisa que me parece coerente nessa história é o estado do Dr. Rui Cunha - bêbado!
:coolsmiley:

AnotherDoom

CitaçãoO presidente atendeu a ligação, disse que estava no Algarve e – SURPRESA! -  não se opunha à venda do Simão. Marcou encontro no hotel Marriott, onde fez uma coisa que jamais vi na minha carreira de agente, e que demonstrava a confança absoluta que tinha no João:
'Amigo, tenho de ir fazer de uma escritura de uns terrenos que comprei e não tenho tempo para tratar deste assunto. Deixo-te aqui dois papeis timbrados em branco e assinados, vejam lá o que escrevem. Já sabem o que o Benfica quer'.

Foda-se!

Que mais provas querem que não é benfiquista e que se está a cagar para o Benfica?