Miki Fehér, o Eterno 29

Avançado, (1979-07-20 - 2004-01-25),
Hungria
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2004), 37 jogos (1514 minutos), 8 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

Festivus

Não me recordo nada do jogo em si tirando o seu falecimento súbito e toda a gente a chorar em campo.

No dia seguinte, era toda a gente a falar sobre o Fehér, quer na escola quer nos transportes públicos. De repente, o futebol em si não interessava nem as rivalidades. O Sporting portou-se muito bem na altura com a equipa a ir à Luz prestar homenagem ao Miki. O Porto lembro-me do Mourinho ir à Luz com o mesmo efeito, mas tirando isso não me lembro se fizeram ou disseram mais alguma coisa.

Onde quero eu chegar? Eu acho que a triste morte de um jogador jovem como o Fehér em campo em directo para a televisão poderia ter feito tanto as pessoas do mundo do futebol como os adeptos e a sociedade em geral reflectir um pouco mais. Mas, passados 20 anos, parece-me óbvio que não se aprendeu nada. O futebol português actualmente é tão ou mais podre do que era há 20 anos. E nem com a introdução do VAR a coisa melhorou. Fora o futebol, o país também não está muito melhor passados 20 anos, mas isso já é fugir ao tema.

Faroleiro

Citação de: Jotenko em 25 de Janeiro de 2024, 15:11
Citação de: baar99 em 25 de Janeiro de 2024, 12:54
Citação de: Di Nes em 25 de Janeiro de 2024, 12:47https://www.instagram.com/reel/C2hcaJeoXUe/?igsh=MTJleWZ0Mm15Mzh5aQ==

Muito bonito o video.

Pormenor de excelência terem deixado o Simão (capitão) para o fim.

Admira-me ainda trabalharem pessoas no Benfica que saibam alguma coisa de história das equipas do Benfica.
Um belíssimo vídeo.

Pena o Rui Costa não ter ido à Hungria mas mesmo assim, no geral, o Benfica soube honrar bem a memória do Fehér.

DBC1904

Nunca te esquecerei. Nem de onde estava e com quem estava. Meses mais tarde, foi o Bruno Baião, um dos nossos. Ambos estavam connosco naquela que foi uma das mais bonitas tardes do Jamor, nesse ano.

Obrigado. E eternamente grato.

Pedraços

Força para a família mais uma vez!

Obrigado

alfredo

20 anos... como o tempo passa depressa... aínda me lembro do momento surreal onde primeiro nem nos aprecebemos da situacao, mas quando um jogador rapidamente foi la e o voltou de lado para nao engolir a lingua... e depois cada vez mais jogadores a chegarem. chorando, ajoelhados... isso nao deixou nínguem índiferente e acho que, durante uma curta fase, mostrou os valores humanos além das rivalidades. mostrou que todos sentimos o mesmo.
que seria feito dele se aínda vivia? nunca saberemos.
espero que esteja num bom lugar e que continue presente nas memórias da família, amigos e de nós benfiquistas.

ag0stinh0

Lembro me perfeitamente onde estava e em que circunstâncias...
A caminho do Regimento de Cavalaria n°3 em Estremoz, ingressei no 1°turno do último ano de serviço militar obrigatório, mas a minha cabeça não estava lá, passava por um momento pessoal delicado, com uma avó que foi mais que minha mãe e me criou como tal, nós últimos dias de vida de um cancro terminal...
A minha companhia era o Benfica.
Partindo nessa tarde de autocarro desde o barlavento algarvio, a viagem era longa, e para passar o tempo, nada melhor que um pequeno rádio com ascultadores para acompanhar as horas que antecediam o fatídico jogo até á hora do mesmo.
Lembro me de ter adormecido a meio do relato do jogo, e quando acordei    o relato tinha passado de um relato de jogo, para um relato ao minuto de angústia e dor do que se passava no relvado com o Miki...
Nunca mais irei esquecer esse dia e essa semana,a minha avó partiu 3 dias a seguir...
20 anos de saudade eterna.

Chelas

Parece que foi ontem,nunca fiquei tão chocado na minha vida ao ver algo em directo...Serás eterno Miki!

.:VMPT:.

Citação de: Once_Human em 25 de Janeiro de 2024, 20:05

Muita carga emocional nessa primeira imagem.... homenagem do plantel ao Miki e ao Bruno.... Taça de Portugal ganha por eles....

Once_Human

Citação de: Festivus em 26 de Janeiro de 2024, 00:57Não me recordo nada do jogo em si tirando o seu falecimento súbito e toda a gente a chorar em campo.

No dia seguinte, era toda a gente a falar sobre o Fehér, quer na escola quer nos transportes públicos. De repente, o futebol em si não interessava nem as rivalidades. O Sporting portou-se muito bem na altura com a equipa a ir à Luz prestar homenagem ao Miki. O Porto lembro-me do Mourinho ir à Luz com o mesmo efeito, mas tirando isso não me lembro se fizeram ou disseram mais alguma coisa.

Onde quero eu chegar? Eu acho que a triste morte de um jogador jovem como o Fehér em campo em directo para a televisão poderia ter feito tanto as pessoas do mundo do futebol como os adeptos e a sociedade em geral reflectir um pouco mais. Mas, passados 20 anos, parece-me óbvio que não se aprendeu nada. O futebol português actualmente é tão ou mais podre do que era há 20 anos. E nem com a introdução do VAR a coisa melhorou. Fora o futebol, o país também não está muito melhor passados 20 anos, mas isso já é fugir ao tema.

Houve esperança naquele momento de união de que o futebol em Portugal poderia melhorar.

Infelizmente tudo continuou igual ou pior

vince1987

Querido Miki estive no jogo anterior com o Boavista e vi o gajo aquecer, a dar autógrafos... aconteceu aquela tragédia em Guimarães e voltei a estar no jogo seguinte o pior jogo em termos de ambiente em muitos jogos de luz, tive mais de 2h nas bilheteiras provisórias do alto dos moinhos debaixo de chuva eu e mais umas centenas para conseguir o bilhete... tenho a camisola dele que guardo com muito orgulho. És eterno meu querido.
Ps. Tenho os 3 jornais desportivos a seguir à morte dele guardados religiosamente.

daniii95

Lembro-me perfeitamente. Tinha 8 anos.

O jogo foi a um domingo à noite, e vi esse jogo na sala com o meu pai. O Benfica faz o golo mesmo no fim e de andar aos saltos com o meu pai. Logo a seguir o meu pai só me diz para ir para a cama, porque no dia seguinte tinha aulas...

Recordo-me que vou a casa de banho e regresso à sala para ver se o jogo já tinha acabado. A primeira imagem que tenho é aquela repetição do sorriso do Miki e depois o desmaio. Disse ao meu pai algo do género: "ele desmaiou de proposito para queimar tempo". O meu pai não disse nada, e só estava a cabeça focada na televisão sem se mover. A minha mãe na altura estava presente na sala, o que não era muito comum, visto que quando o Benfica jogava a minha mãe não queria incomodar! Ela manda-me deitar, e notava-se também apreensiva... Fui para a cama na minha ingenuidade, contente que o Benfica iria ganhar o jogo e a desprezar aquilo que tinha acontecido.

O que eu acho incrivel é que consigo dizer secalhar o que estava em cima da mesa da sala, o que o meu pai estava vestido, o que eu tinha vestido, etc etc... Acho que todos nós sabemos onde estavamos nesse dia...

No dia a seguir de manhã, vejo as noticias e percebo o que aconteceu infelizmente. Recordo-me da minha mãe, a explicar tudo o que aconteceu, que ele se tinha sentido mal e acabou por falecer... Lembro-me que isso me marcou muito! Estava no 3º ano, tinha amigos do Benfica e Sporting. Só se falava disso na escola com os miudos e mesmos pelos auxiliares, professores... Acho que esse jogo fez com que eu começasse a ficar mais preso ao Benfica.

Uns anos mais tarde, deu para perceber que se secalhar se existisse um desfibrilador logo ali ao pé, o Miki poderia ter-se safado! Agora já existisse mesmo em qualquer jogo de juniores! Mas nós cá infelizmente gostamos mais de remediar do que prevenir

Faz este ano 20 anos do falecimento do Feher e nunca mais vi o Benfica a ir a Guimarães com uma coroa de flores... Deveria ser obrigação dos jogadores fazerem isso na próxima deslocação