Nemanja Matić

Médio, 36 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (2011-2014), 99 jogos (7521 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Edu

Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 13:38
Vou fazer o ponto de situação da minha opinião.

O Matic tem mais capacidade técnica que o Javi. Mas o Javi, tem mais cultura posicional. Pensa como um trinco. Sabe os riscos da posição. O Matic ainda não. Vemos muito o Matic a passar a bola e a subir, ou a querer fazer um passe longo. Não compete ao trinco do Benfica fazer isso. Ao trinco compete ter critério a passar a bola, porque se a perder, a equipa fica muito exposta. O Matic sai muitas vezes da posição e depois não está no lugar para fazer as compensações necessárias.
Agora acredito que se o Matic evoluir nesse aspecto das decisões e da cultura de médio defensivo ( que certamente irá evoluir), que será uma solução muito boa para essa posição. Neste momento, nos jogos de média/elevada dificuldade, tem de jogar Javi.
Bem, penso que isso depende do que o Jesus queira para as funções de trinco.

Se, por um lado, concordo que um trinco, sobretudo numa táctica de 3 elementos no meio campo, deve estar preferencialmente focado no plano defensivo, dando ao box-to-box e sobretudo ao médio criativo as tarefas ofensivas, a verdade é que no conceito do treinador pode não ser essa a sua perspectiva.

Eu penso que o Javi nunca subiu tanto com a bola, como o faz hoje em dia. No entanto, também nunca recuou tanto para perto dos centrais, como passou a fazê-lo o ano passado, sendo que agora essa descida é mais circunstancial devido à ajuda do Witsel e também a táctica é diferente.

Parece-me que em determinadas fases do jogo, o nosso trinco, seja o Javi seja o Matic, costuma sair a jogar. E, se assim é, provavelmente terão o consentimento do técnico.

Red skin

Gostei de ver o Matic a avançar e o Witsel a compensar esses avanços... de facto poderá ser uma mais valia, em certos jogos, termos o Matic em vez de Javi... pois o espanhol apesar de ser bom no q faz, n tem a tal capacidade técnica ao nível do passe e do drible...

slbfuckfcp

mestre Bola 7 my friend...

tens de ir ao estádio ver o Matic com a amplitude toda... safa-se a defender...corre muito e corta a bola, quase sempre sem falta...

mas com a bola nos pés é um desastre... mais de 10 passes fáceis falhados em Aveiro, alguns a queimar o Emerson outros para a frente e para fora... enfim, espero que tenha tido um dia mau, como parte da equipa...

mas compará-lo ao Javi, faz lembrar quem nunca andou num porshe e entram num renault megane e dizem é pá parece um porshe... dasssssss

BlankFile

Acho que o Matic já mostrou bons pormenores, mas também algumas debilidades que têm que ser corrigidas. É claramente um jogador que se está a adaptar à estratégia do Jorge Jesus. Na minha opinião é um bom jogador, principalmente a 8. A 6 também safa, mas não é a mesma coisa.

Fenómeno

O jogador mais queimado pelos os adeptos.

Realidade : Jogador que joga em varias posições do meio campo tendo características técnicas e físicas interessantes. Jogador que terá uma 1a época em Portugal pois sendo Sérvio não deve entender a 100% o que o JJ diz.

Visão dos adeptos: Parece um Bynia , não tem tecnica , não sabe cortar bolas é simplesmente medíocre.

JackDonaghy

Não interessa para nada o número de posições em que ele joga. Esse é o mesmo argumento usado no caso do Amorim.
Interessa saber se existe alguma posição em que ele seja uma clara mais valia para a equipa.
Antes de sabermos se ele faz várias, convém percebermos se faz sequer uma.

E, apesar de eu lhe reconhecer qualidades, não acho que ele possa ser trinco.

iSLBenfica

Citação de: JackDonaghy em 24 de Outubro de 2011, 17:18
Não interessa para nada o número de posições em que ele joga. Esse é o mesmo argumento usado no caso do Amorim.
Interessa saber se existe alguma posição em que ele seja uma clara mais valia para a equipa.

E não é?

Fenómeno

Ele nunca jogou na sua posição como é que sabes que não pode ser uma mais valia?

JackDonaghy

Citação de: Fenómeno em 24 de Outubro de 2011, 17:21

Ele nunca jogou na sua posição como é que sabes que não pode ser uma mais valia?

Eu disse isso onde?

É natural que se comente o jogador na posição em que ele tem jogado. Ele até pode ser um granda ponta de lança, mas eu vou ter de esperar para ver.
Se tu acompanhaste a carreira dele até 2011 e consegues classificá-lo como um polivalente, óptimo.

leather

Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 13:29
Leather, mas o problema é que o JJ não quer um trinco que seja essa tal peça mais importante na fase de construção. Agora há Witsel para transportar jogo, e esse mesmo Witsel também dá muito critério com a bola nos pés. Na fase atacante, o trinco do Benfica resume-se a ser um jogador que não falhe o primeiro passe, porque depois quem transporta é o Witsel. Quando há Aimar, organiza ele. Quando não há, contra as equipas médias/fracas, nem é preciso organizar. Temos muitos criativos como o Nico, Bruno, etc, que criam as jogadas de perigo.

O Aimar, na posição em que joga actualmente, não vai construir  de trás como fazia a época passada, pois joga 30metros à frente.

O Witsel, faz isso mas numa segunda fase, nunca ou raramente o faz na saída de bola.

Concordo que o jesus, gosta de ter o trinco amarrado aos centrais e que tem sempre que sair passe curto e seguro. E do ponto de vista defensivo e até agora, o Javi, dá ameu ver mais garantias. Por isso é titular o Matic suplente...

O Jesus dava muito pouco crédito ao Matic. Depois de o ver treinar e evoluir foi começando a apreciar as suas características e gradualmente, vai apostar mais vezes nele.
Duvido que tire o lugar ao Javi, mas vai ser um boa alternativa. Acho que já é, mas vai ser ainda melhor...

Far(away)

É médio centro. E mesmo nessa posição, acho que temos melhor dentro do plantel.

Agora, enquanto jogar como médio defensivo, a primeira pessoa em caso de más exibições a pedir responsabilidades não é ao jogador, mas sim em quem o colocou lá. O jogador faz o que pode.

slbfuckfcp

é um suplente, e que está em vantagem para jogar nestes jogos que é preciso poupar o JAVI...

pena o Ruben Amorim estar tão mas tão em baixo de forma... perde o comboio...dasssss

Rei

Tem lugar no plantel seja a trinco ou a MC, tem qualidade e merece estar no Benfica.
Vai melhorar, tenho a certeza disso.

Far(away)

Citação de: slbfuckfcp em 24 de Outubro de 2011, 18:07
é um suplente, e que está em vantagem para jogar nestes jogos que é preciso poupar o JAVI...

pena o Ruben Amorim estar tão mas tão em baixo de forma... perde o comboio...dasssss

Mas mesmo o Ruben Amorim não é médio defensivo...

slbfuckfcp

Citação de: Far(away) em 24 de Outubro de 2011, 18:09
Citação de: slbfuckfcp em 24 de Outubro de 2011, 18:07

Mas mesmo o Ruben Amorim não é médio defensivo...

o Rubem é mais médio que lateral direito improvisado (como o JJ insiste...)