Paulo Nunes

Avançado, 53 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1997-1997), 8 jogos (409 minutos), 2 golos

Alexandre1976

Nessa altura em meados da época de 98-99 o Luzhny que era um bom lateral direito do Kiev esteve quase a ser nosso jogador.

Alexandre1976

Nesse defeso do 98-99 também perdemos o Edgar que seria sempre um elemento muito útil.A segunda metade da época 97-98 foi no período negro de 94 a 2004 aquele em que apresentamos melhor futebol.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Fevereiro de 2019, 19:46
Nessa altura em meados da época de 98-99 o Luzhny que era um bom lateral direito do Kiev esteve quase a ser nosso jogador.

Lembro-me bem dele era bom jogador, essa equipa do Kiev com Shevechenko e Rebrov a fazerem miséria na frente quase chegaram a final da champions em 1999 depois de terem estado a dar 3-1 ao Bayern Munique na 1ªmão da semi-final e deixaram-se empatar 3-3 para dps perderem 1-0 na Alemanha. E 1 ano antes espetaram 4-0 ao Barça em Barcelona num jogo que fez o Baía descer ainda mais nas escolhas do van Gaal...

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Fevereiro de 2019, 19:48
Nesse defeso do 98-99 também perdemos o Edgar que seria sempre um elemento muito útil.A segunda metade da época 97-98 foi no período negro de 94 a 2004 aquele em que apresentamos melhor futebol.

Fizemos uma 2ªvolta sensacional, ganhamos 14 jogos em 17, até hoje acredito que teriamos sido campeões se temos começado com a equipa da 2ªvolta, e senão temos deixado o Gamarra bazar teria sido perfeito. E depois no ano seguinte inventamos ao ir deixar bazar os 2 britânicos bons para virem uma data deles merdosos...

Alexandre1976

O Baia no Barcelona foi uma anedota.Não tinha os bois de preto de cá para o deixarem defender com as mãos fora da área.O Luzhny não veio numa situação aquela que aconteceria com o Rushfeld meses mais tarde,ou seja falta de graveto e garantias.O ucraniano foi para a Arsenal onde ainda se aguentou umas 3-4 épocas.

Trankas1904

Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Fevereiro de 2019, 18:21
97-98 devia ter sido um ano zero. Com um bom treinador é claro.

Começamos 1997-98 com os defeitos do costume: a ausência de laterais direitos, de um extremo esquerdo de qualidade, de um trinco de qualidade e de um ponta de lança .

No entanto, apesar das dispensas de Taument e Paulo Nunes e venda de Gamarra, o Benfica acaba em 2º lugar com uma boa 2ª volta onde ganhou 4-1 ao Sporting e 3-0 ao Porto. Os defeitos estavam lá mas havia uma boa base:

GR-Preud'Homme e Ovchinnikov

DD- Sousa

DE-Minto, Bruno Basto

DC-Ronaldo, Paulo Madeira, Jorge Soares, Tahar

MDC-Amaral, Tiago,

MC- Calado, Hugo Leal

Mo- Panduru, Deco, Sanchez

ED-Poborsky

EE- Luís Carlos

2ºAV João Pinto

PL-Nuno Gomes, Bryan Deane e Pringle.

Ora olhando para o plantel o mais urgente era:
2 DC titular
DD titular
ED suplente
EE titular

Foram buscar Andrade para DD, Porfirio para EE titular, Nandinho para ED suplente, Marco Freitas para MDC e os britânicos Pembridge para EE e Thomas para MC.

Mais uma vez tiros nos pés, estavamos em poupanças no entanto o interesse britânico prevaleceu  e voltamos a dar tiros nos pés quando Souness achou que Deco era mau fisicamente,  foi no negócio Nandinho juntamente com Candido Costa,  e depois dispensou Tiago, Amaral e Sanchez para dar espaço a Thomas.

Foi mais um tiro nos pés com clara responsabilidade Souness e Vale e Azevedo, que resultou em Simões, que trouxe Andrade,Marco Freitas, Porfirio e Nandinho, a bater com a porta.

O Benfica de 1998-99 podia ter construído um 442  à volta da seguinte equipa:
                                                Preud'homme
                    DD titular         DC  titular         DC titular      Minto
                                          Amaral              Calado
                    Poborsky                                            João Pinto (a cair para o meio)
                                         Nuno Gomes   Deane

João Pinto actuou por muitas vezes como falso extremo esquerdo no Benfica no tempo de Toni, fruto da perda de qualidade de Pacheco e mais tarde saída deste. E foi na selecção do Euro 2000 que actuou aí, caindo mais para o meio em apoio a Nuno Gomes e Rui Costa.
Para Suplentes haveria Ovchinnikov, Sousa, B.Basto, Ronaldo\P.Madeira, Tiago, Sanchez, Nandinho, Porfirio, Pringle (aqui talvez o maior ponto fraco). No entanto ainda se contratou Cadete neste ano.

Havia bases, quer em 95-96 e 97-98, onde construir algo melhor mas foi um período onde se preferiu destruir vezes sem conta essas bases.
Difícil ser campeão com esses 4 centrais.  Por acaso sempre vi talento no porfirio ,  mas apenas fez a época de Leiria nunca o confirmou.

Pancho Lopes 67

Citação de: Trankas1904 em 25 de Fevereiro de 2019, 21:13
Por acaso sempre vi talento no porfirio ,  mas apenas fez a época de Leiria nunca o confirmou.

Tb eu, mas parecia-me ser um gajo com pouco juízo, devia ter tido melhor carreira do que teve...

Trankas1904

Citação de: Alexandre1976 em 25 de Fevereiro de 2019, 19:55
O Baia no Barcelona foi uma anedota.Não tinha os bois de preto de cá para o deixarem defender com as mãos fora da área.O Luzhny não veio numa situação aquela que aconteceria com o Rushfeld meses mais tarde,ou seja falta de graveto e garantias.O ucraniano foi para a Arsenal onde ainda se aguentou umas 3-4 épocas.
Por acaso nunca reconheci mta qualidade no baía.acho um exagero coloca lo ao nível dos grandes gr tugas, para mim nem sequer superior ao Patrício.  O Barcelona só o confirmou.
Pois sem graveto era dificil

Pancho Lopes 67

Citação de: Trankas1904 em 25 de Fevereiro de 2019, 21:17
Citação de: Alexandre1976 em 25 de Fevereiro de 2019, 19:55
Por acaso nunca reconheci mta qualidade no baía.acho um exagero coloca lo ao nível dos grandes gr tugas, para mim nem sequer superior ao Patrício.  O Barcelona só o confirmou.
Pois sem graveto era dificil

É assim o Baía não foi um guarda-redes de reflexos espetaculares, e era certamente inferior ao Bento e ao Damas (não os vi, apenas vejo highlights e ouço maravilhas), mas acho que na década de 90 era um guarda-redes bastante sólido e de qualidade elevada, dos portugueses que vi para mim foi o melhor, superior ao Patricio. Algo que eu apreciava no Baía é que era bastante calmo e dava segurança a defesa, fez um belo Euro 2000 numa altura que era lesão no joelho ano sim, ano não... Embora também diga aqui que deve mto ao Mourinho e ao Silvino (pois fazem milagres com os guarda-redes que tem) o facto de ter tido uns últimos anos de carreira dignos porque quando pegaram nele estava totalmente acabado. Acho que merecia ter sido o títular em 2004 em vez do frango do Ricardo, e até acho que o Moreira nessa altura merecia ser a 2ªopção para a baliza.

Fundado1904

O frente a frente de dois ex jogadores nossos. Uma excelente reportagem com dois personagens que marcaram o futebol paulista e brasileiro na segunda metade dos 90s.

Vejam o cabedal do P.Nunes...

https://www.youtube.com/watch?v=gQU3fYFHHSQ

Pancho Lopes 67

Sempre que penso nesses dois é inevitável pensar na "embaixadinha" do Edílson no Paulistão de 1999, em que o Paulo Nunes foi a correr para dar-lhe um soco, mas depois foi o primeiro a fugir quando teve uma tropa atrás dele ahahah...

E depois as declarações do Paulo Nunes "Fica com a Paulistinha" ahahah. Lembro-me que essa porradaria entre os dois deu em tudo que era telejornal em Portugal no dia seguinte como se fosse o "fim do Mundo", isso na altura era prato do dia na América do Sul, especialmente quando envolvia Edmundo "O Animal".

Alexandre1976

Gostava muito de ver o Edilson conhecido pelo Capeta. Nessa altura tambem se envolveu com o Karembeu e o Presidente do Real por ter gozado com a qualidade do Francês. Depois num jogo no Mundial de Clubes no Morumbi , quando jogava no Corinthians marcou um golo fantastico após dar uma ratada no Karembeu. Em termos de qualidade acho que o Edilson era superior ao Paulo Nunes. P.Nunes que no Mundial de juniores de 91 fez dupla de ataque com um grande avançado que era o Elber.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 19:06
Gostava muito de ver o Edilson conhecido pelo Capeta. Nessa altura tambem se envolveu com o Karembeu e o Presidente do Real por ter gozado com a qualidade do Francês. Depois num jogo no Mundial de Clubes no Morumbi , quando jogava no Corinthians marcou um golo fantastico após dar uma ratada no Karembeu. Em termos de qualidade acho que o Edilson era superior ao Paulo Nunes. P.Nunes que no Mundial de juniores de 91 fez dupla de ataque com um grande avançado que era o Elber.

Eu lembro-me desse lance do Edílson no Karembeu, está aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=QLQVAYNpSHw

Esse Elber quase nem chamado a selecção senior era, e hoje era titular de caras, na altura que tava no pico da carreira era para ai a 5ª ou 6ª opção deles...

Alexandre1976

Elber andou emprestado ao Grasshopers,uma vez virou na antiga pia de alvalade uma eliminatoria frente aos lagartos de Robson.Depois no Bayern e no Estugarda foi craque.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 19:18
Elber andou emprestado ao Grasshopers,uma vez virou na antiga pia de alvalade uma eliminatoria frente aos lagartos de Robson.Depois no Bayern e no Estugarda foi craque.

Essa eliminatoria foi em 1992-93, não vi mas lembro-me de falarem disso. Virou um grande craque mesmo, não era um mega goleador mas fazia golos quando era importante e tinha muita intelegencia a jogar a bola. Os adeptos do Bayern votaram nele para o melhor 11 de sempre do clube ao lado do Gerd Muller no ataque.