Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

ana_lopes2009

Camisola_20

Citação de: Il trattore em 23 de Setembro de 2023, 09:09
Citação de: Dogs Corleone em 22 de Setembro de 2023, 23:06Quando o Jesus fala de futebol uma pessoa ainda aprende alguma coisa com ele. Veja-se:

«Para Jorge Jesus o "sistema é o princípio de tudo". "Há treinadores que dizem que o 4-3-3 que são números de telefone. Isso é mentira, quem diz isso nunca vai ter êxito. É a partir do sistema que vai começar a ter ideias para o modelo de jogo, a forma como equipa tem de defender e atacar. o modelo e o que tu tens de operacionalizar no treino, como dar dinâmica no sistema. O futebol hoje está como o andebol, o futsal... que eu adoro, já fui jogador de futsal. No Benfica tinha pensado em ver treinos e falar com o treinador de futsal. Comecei a minha carreira nos primeiros dez anos a jogar com três defesas e sempre pensei que era um sistema de futuro. Ao longo do tempo fui mudando, tens de perceber as características dos jogadores. No segundo ano de Benfica voltei a jogar com três defesas e para mim e o sistema mais difícil de trabalhar. Os jogadores não têm formação nesse sistema. O Jesualdo Ferreira foi quem melhor interpretou o 4-3-3. O 3-4-3 do Sporting não é nada de novo para mim, não digo que fui eu que inspirei o Rúben, mas no Belenenses jogávamos muito naquele sistema. Todos têm coisas boas e não há nenhum sistema que o treinador possa dizer que é o melhor sistema, pode ser para ele, mas o melhor é aquele que o treinador tiver as melhores características para os jogadores jogarem naquele sistema", anota.»

Fui buscar isto para quê? Se o melhor e mais preponderante jogador do Benfica é o Florentino, o jogo deve ser sistematizado em função dele, logo o 4x3x3 não é descabido. Sabendo ainda que o Aursnes fez a maior parte da carreira naquela posição, até o suplente do Florentino é muito acima da média.

Vamos contudo continuar no 4x2x3x1, o Roger Schmidt vai continuar obstinado à procura dum equilíbrio táctico que já vitimizou Ristic, Aursnes, João Mário e Florentino. Vamos continuar a ganhar aos soluços porque apesar de tudo este plantel continua a ser muito acima da média.

Uma pessoa eventualmente poderá sonhar com
Trubin
Bah, António, Otamendi, Bernat
Florentino
João Neves, Aursnes
Di Maria, Guedes, Rafa
Nós já jogamos em 433 e até jogamos bom futebol mas uma das críticas que se apontava era que o PL jogava tipo pinheiro num 45....1 e que no Benfica é sempre para jogar com 2 na frente, depois veio os 3 centrais e não podia ser porque é tática de equipa pequena. Será o 4231 assim tão diferente do 433? Indo ao teu 11, gostava de perceber como era feita a saída da bola, o tino baixa para o meio dos centrais e tínhamos Neves e Aursnes de costas para o jogo dentro do bloco da equipa adversária? Quando pressionados na defesa, a saída curta era bola no Bernat visto ser o único com características para sair em apoios ou era Trubin a bater na frente e não termos ninguém para segurar a bola e dar tempo para a equipa subir? Pressionamos o campo todo com 3 homens na frente ficando 3 homens no meio campo ou jogávamos 30 metros atrás? Jogando com Guedes na frente sozinho quem era o médio que aparecia dentro da área ou os 3 da frente eram mesmo avançados?
Citação de: adeptoBancada em 23 de Setembro de 2023, 11:51https://twitter.com/vaibenfica1904/status/1705334654344077554

Helton, ao
@zerozeropt
: "O Odysseas é muito tranquilo e focado. É relaxado e sóbrio. (...) Tem aquele jogo com o Boavista e parece que a bomba explodiu. Parece que prepararam algo... que não foi muito preparado. Explodiu tudo e foi uma confusão. Não soou bem no plantel".
Citação de: adeptoBancada em 23 de Setembro de 2023, 11:51https://twitter.com/vaibenfica1904/status/1705334654344077554

Helton, ao
@zerozeropt
: "O Odysseas é muito tranquilo e focado. É relaxado e sóbrio. (...) Tem aquele jogo com o Boavista e parece que a bomba explodiu. Parece que prepararam algo... que não foi muito preparado. Explodiu tudo e foi uma confusão. Não soou bem no plantel".

Mas quem no plantel ficou incomodado? Todos aqueles que já desesperavam com os erros dele em campo?

Ainda se vai a ler que k Otamendi ficou profundamente abalado com a saída do Vlachodimos.

Surreal a forma como este assunto é tratado. Parece que o grego é um rapaz com necessidades especiais e nunca pode ser alvo de críticas. Parece que os erros dele são aceites ckmk se fosse uma obrigação do Benfica nunca mais poder mudar de gr.

Já cansa, mete nojo e acredito que isso até incomodava mais o plantel do que a saída dele.

E já agora, duas vezes que perde a titularidade no Benfica e duas vezes que o seu lado problemático veio a de cima. Pensem.

vermelhoftw

Flopao...nunca se adaptar em 2023 que loucura de futebol de 2010... jogar sempre da mesma forma hoje em dia demonstra falta de qualidade e cultura futebolística

Mozerovic

Acredito que consiga gerir isto tudo ainda. Ainda nao vimos Bernat, Guedes, portanto vai ser preciso pulso!

duarteslb

Roger, e se parasses de fazer merda antes que seja tarde demais? Era interessante

Dogs Corleone

Citação de: Il trattore em 23 de Setembro de 2023, 09:09
Citação de: Dogs Corleone em 22 de Setembro de 2023, 23:06Quando o Jesus fala de futebol uma pessoa ainda aprende alguma coisa com ele. Veja-se:

«Para Jorge Jesus o "sistema é o princípio de tudo". "Há treinadores que dizem que o 4-3-3 que são números de telefone. Isso é mentira, quem diz isso nunca vai ter êxito. É a partir do sistema que vai começar a ter ideias para o modelo de jogo, a forma como equipa tem de defender e atacar. o modelo e o que tu tens de operacionalizar no treino, como dar dinâmica no sistema. O futebol hoje está como o andebol, o futsal... que eu adoro, já fui jogador de futsal. No Benfica tinha pensado em ver treinos e falar com o treinador de futsal. Comecei a minha carreira nos primeiros dez anos a jogar com três defesas e sempre pensei que era um sistema de futuro. Ao longo do tempo fui mudando, tens de perceber as características dos jogadores. No segundo ano de Benfica voltei a jogar com três defesas e para mim e o sistema mais difícil de trabalhar. Os jogadores não têm formação nesse sistema. O Jesualdo Ferreira foi quem melhor interpretou o 4-3-3. O 3-4-3 do Sporting não é nada de novo para mim, não digo que fui eu que inspirei o Rúben, mas no Belenenses jogávamos muito naquele sistema. Todos têm coisas boas e não há nenhum sistema que o treinador possa dizer que é o melhor sistema, pode ser para ele, mas o melhor é aquele que o treinador tiver as melhores características para os jogadores jogarem naquele sistema", anota.»

Fui buscar isto para quê? Se o melhor e mais preponderante jogador do Benfica é o Florentino, o jogo deve ser sistematizado em função dele, logo o 4x3x3 não é descabido. Sabendo ainda que o Aursnes fez a maior parte da carreira naquela posição, até o suplente do Florentino é muito acima da média.

Vamos contudo continuar no 4x2x3x1, o Roger Schmidt vai continuar obstinado à procura dum equilíbrio táctico que já vitimizou Ristic, Aursnes, João Mário e Florentino. Vamos continuar a ganhar aos soluços porque apesar de tudo este plantel continua a ser muito acima da média.

Uma pessoa eventualmente poderá sonhar com
Trubin
Bah, António, Otamendi, Bernat
Florentino
João Neves, Aursnes
Di Maria, Guedes, Rafa
Nós já jogamos em 433 e até jogamos bom futebol mas uma das críticas que se apontava era que o PL jogava tipo pinheiro num 45....1 e que no Benfica é sempre para jogar com 2 na frente, depois veio os 3 centrais e não podia ser porque é tática de equipa pequena. Será o 4231 assim tão diferente do 433? Indo ao teu 11, gostava de perceber como era feita a saída da bola, o tino baixa para o meio dos centrais e tínhamos Neves e Aursnes de costas para o jogo dentro do bloco da equipa adversária? Quando pressionados na defesa, a saída curta era bola no Bernat visto ser o único com características para sair em apoios ou era Trubin a bater na frente e não termos ninguém para segurar a bola e dar tempo para a equipa subir? Pressionamos o campo todo com 3 homens na frente ficando 3 homens no meio campo ou jogávamos 30 metros atrás? Jogando com Guedes na frente sozinho quem era o médio que aparecia dentro da área ou os 3 da frente eram mesmo avançados?
Boas perguntas. Tino baixa, laterais projetam-se, os médios oferecem linha de passe.

Pressionar desde a primeira fase de construção do adversário. Era a única condição colocada aos da frente, pressionar o portador da bola. Em organização ofensiva teriam total autonomia e liberdade.

Em organização ofensiva os laterais forçam a largura, os extremos e os médios exploram o jogo interior.

vieirah1904

E o colosso Salzburgo hoje a perder em casa contra o tubarão Linz, que está em 9° na Liga.

Mas na 4a feira deram banho tático aqui a este senhor.

Rui PT

Nao me parece porque jogaram bem de seguida no tugão, mas se o desastre na LC se deveu à paragem para os jogos da Seleções esperam-se 2 ou 3 semanas de pesadelo.

TFFS

Citação de: vieirah1904 em 23 de Setembro de 2023, 19:52E o colosso Salzburgo hoje a perder em casa contra o tubarão Linz, que está em 9° na Liga.

Banho tático. Lol

E sim, abordamos muito mal o jogo com a tentativa de pressão alta desenfreada que me começa a irritar

cesarslb

Citação de: vieirah1904 em 23 de Setembro de 2023, 19:52E o colosso Salzburgo hoje a perder em casa contra o tubarão Linz, que está em 9° na Liga.

Hoje pagaram a fatura da correria na quarta... nós na quarta feira deveríamos ter sido muito mais inteligentes mas pronto que pelo menos os erros não se repitam

st. michel

O Schmidt tem uma preferência declarada pelo 4-2-2-2. Já é assim desses os tempos que ele mesmo orietanvq o Salzburgo.

https://v-maedhros.medium.com/what-if-we-go-4-2-2-2-in-fm23-8a8e0ec5dc82

2 laterais projectados a varrer os corredores, 2 médios centro, 2 médios interiores (ou extremos a cortar para dentro), o playmaker e o 9.

Sempre foi assim, sempre o será. E dentro disto é flexível. As vezes transforma-se num 4-1-3-2 (o Benfica com Tino no campo), outras vezes num 4-2-4 ou 4-4-2. E também não é taliban total e se tiver de fazer mete um lateral mais por dentro a combinar com um extremo (em vez do médio interior). Foi o que fez quando tinha o Grimaldo.

Agora 4-3-3 é coisa que nunca fez nem vai fazer, podem esquecer. Também acho que não vai muito com sistemas de 3 centrais. Isto é mais que sabido, e a direção teria de o saber quando o contratou.

Há claro, coisas que um jornalista que mereça a carteira, podería perguntar:

Ainda há uns dias alguém dizia que o Benfica tem problemas na lateral esquerda. O JM e o Aursnes são dois interiores que ocupam o mesmo espaço. Não há ninguem a fazer o corredor que seja natural. Não quer tirar o JM (e por o Neres), para não perder o controlo. Para ter esse controlo nos últimos jogos só poderia ter tirado o JM e um de Kokcu ou Neves e por o Neres e Tino. Escolhe não o fazer. Mas não me parece uma escolha óbvia.

O outro problema que tem o Roger é que o Bah é o tal winger que varre o corredor como ele gosta. Mas o Di Maria não veio para o Benfica para fazer compensações defensiva. Sem ter um 6 que compense, as transicoes defensivas são penosas. Do outro lado o Aursnes é inteligente mas não tem qualquer formação em transições defensivas de lateral esquerdo. Isto significa que basicamente toda a transição defensiva está coxa. Isto é outro argumento para que o Benfica jogue com um 6 que compense à direita.

Basicamente o Benfica está coxo nas laterais, por motivos diferentes. Isso já era falado aqui, de uma maneira ou de outra, desde antes do mercado. E nem falo do GR muito jovem sem uma entrada auspiciosa no 11, nem da incapacidade de marcar dos 9. Ou da incapacidade da equipa em carburar mais que 60 minutos.

Tem muito trabalho pela frente o Roger. Mas (ainda) espero que melhore.

nikas

A entrada em campo foi desastrada.
Mas mesmo a jogar mal e com -1 podíamos facilmente ter empatado o jogo 1-1 e depois quem sabe tentar ganhar.
Falhámos alguns golos.

gizmo

Foi um banho táctico tão grande, que se não fosse o GR deles e os postes, até com menos um tínhamos ganho o jogo.
Marcaram dois golos de duas falhas enormes. Pouco mais.

Sickness:SLB

Um banho tactico e levam meia duzia de oportunidades de golo de uma equip que joga 80 minutos com 10?

Marcos dos Santos

Citação de: gizmo em 23 de Setembro de 2023, 21:02

Foi um banho táctico tão grande, que se não fosse o GR deles e os postes, até com menos um tínhamos ganho o jogo.
Marcaram dois golos de duas falhas enormes. Pouco mais.
Tem Vieira escrito no nome.

Não podes esperar grande inteligência.