Rui Águas

Avançado, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1985-1988, 1990-1994), 237 jogos (17340 minutos), 104 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (3)

José Henriques

Em relação a esse assunto dos ídolos que se transferem para Clubes rivais, lembro-me da ida do Gomes para o Sporting, e se há jogadores que são simbolos de um Clube, parece-me que o Gomes é um deles. Nessa época, houve admiradores do Gomes, que eram sócios do Porto e vinham a Lisboa vê-lo jogar no Sporting para o aplaudir, tal era a idolatria.
Hoje o Gomes, continua a ser o maior simbolo do Porto, apesar de ter passado pelo Sporting, e ninguém coloca em casa que é Portista, do mesmo modo que não me parece estar em causa que o Rui é Benfiquista.

Far(away)

Citação de: lcferreira em 05 de Janeiro de 2010, 13:02
Citação de: Far(away) em 05 de Janeiro de 2010, 12:47
Citação de: lcferreira em 05 de Janeiro de 2010, 09:36
É impressionante como gajos que na altura nem na escola andavam e já sofriam com as mudanças de clube dos jogadores de futebol profissional, deixaram de brincar na rua e tudo porque tiveram um choque tremendo com a traição do Rui Águas.

Será normal alguém que nem nascido era vir para aqui criticar um homem que pura e simplesmente foi atras de uma melhor vida para si e sua família?

Eu nunca lhe perdoarei por tal traição. Digas o que disseres...

Eu aceito a tua opinião, não aceito é a daqueles que nunca viram o Rui no Porto ou que eram miudos que nem para a escola tinham idade.

Posso dizer-te até que o Carlão era um ídolo para mim como jogador e sempre o foi mesmo depois de ter ido para o Sporting, Boavista e Estoril, nunca meti os meus "ódios" pessoais à frente da vida de ninguém.

Zé Henriques, depois de acabar como futebolista e de ter sido adjunto do Artur Jorge na selecção, jogou voleibol na mesma equipa que eu no campeonato do Inatel, era o nosso distribuidor e quando era preciso mudar a táctica jogava a central por ser muito rápido e ter uma impulsão acima do normal.

Mas são contextos diferentes em circunstâncias diferentes, eu sei separar as coisas. Quem diz Carlão diz outros... Agora o Rui Águas que todos os domingos à tarde via jogar na antiga luz, o jogador que mais autógrafos pedi nessa altura porque era o homem golo e sempre tive um particular gosto pelos homens de área, felinos na arte de marcar golos, esse custou-me.

Lembro-me que na tarde que soube que ele tinha ido para o porto, foi como se tivesse sido apunhalado pelas costas... aquele homem, filho do saudoso José Águas, que meu pai um adepto do Belenenses ferrenho sempre me descreveu como uma figura do Benfiquismo, um exemplo a seguir... tinha como que contrariado tudo aquilo que tinha aprendido a gostar... Foi um marco, mas negativo... tanto que depois de voltar nunca mais voltei a pedir-lhe um autógrafo e cheguei-lhe a dizer que nunca o iria perdoar.

Agora está na história do Benfica e isso ninguém o pode negar.

Far(away)

Citação de: José Henriques em 05 de Janeiro de 2010, 13:10
Em relação a esse assunto dos ídolos que se transferem para Clubes rivais, lembro-me da ida do Gomes para o Sporting, e se há jogadores que são simbolos de um Clube, parece-me que o Gomes é um deles. Nessa época, houve admiradores do Gomes, que eram sócios do Porto e vinham a Lisboa vê-lo jogar no Sporting para o aplaudir, tal era a idolatria.
Hoje o Gomes, continua a ser o maior simbolo do Porto, apesar de ter passado pelo Sporting, e ninguém coloca em casa que é Portista, do mesmo modo que não me parece estar em causa que o Rui é Benfiquista.

Se tivesse vindo para o Benfica, aconteceria a mesma coisa? Uma coisa é deixar o porto e ir para o sporting... outra completamente diferente seria ir para o Benfica.

José Henriques

O «Far(away)», representa na totalidade, a tal fronteira ténue entre o amor e o ódio, que é normal vir ao de cima em função de situações que surgem!  ;)

Far(away)

Apenas neste caso, posso garantir-lhe. É de facto um pouco difícil para mim colocar de parte o lado passional com o exemplo Rui Águas. Já tentei...

JPG

Citação de: Ruislb82 em 04 de Janeiro de 2010, 14:32

Mas depois deu a mão à palmatória e regressou ao Benfica, tendo sido aceite de volta por todos, (Família, Presidente: João Santos, Treinador: Ericksson, sócios e adeptos) e tendo sido o melhor marcador na época de regresso.

Isto não é bem assim, o Rui Aguas tinha problemas no porto por os colegas não o aceitarem, talvez por ser bem pago ou talvez por ter vindo do Benfica, a verdade é que são conhecidas as histórias dos outros a cantarem "passaros do sul..." para ele ouvir

Portanto não só não foi um acto de pura contrição da parte dele como também saiu-nos caro porque o Benfica teve que pagar e bem ao porto para o libertar e ele voltar numa de limparmos a face, por outro lado as acções do Rui Aguas e Dito antes dele levaram a que os dirigentes para prevenir outros episodios tivessem feito diversos aumentos de salario base contra a politica da altura que se baseava em salario relativamente baixos e prémios de jogo altos. Dai que sim, indirectamente foi maus uma pedra no desiquilibrio das finanças.

Para que fique claro eu não estou contra a pessoa Rui Aguas, estou contra o jogador que decidiu trair o clube de onde o pai era uma velha gloria e sair para um rival. Ele assim escolheu está no seu direito, eu e outros é que estamos no direito de achar essa atitude inaceitável e para mim nunca deveria ter voltado nem como jogador nem agora como dirigente. Se quisesse continuar a trabalhar no futebol que fosse bater à porta do corrupto que foi tão amigo dele ao dar-lhe um salario chorudo

Da mesma forma que JVP ao saltar ao som de "quem não salta é lampião" devia ter as portas imediatamente vedadas, são escolhas que deviam acarretar sempre consequencias

JPG

São situações distintas, o Gomes jogou no sporting depois de ter entrado em litigio com o corrupto e ter sido forçado a sair, o Rui fez a sua escolha livremente

Vitor84

Citação de: jpg em 06 de Janeiro de 2010, 22:43

São situações distintas, o Gomes jogou no sporting depois de ter entrado em litigio com o corrupto e ter sido forçado a sair, o Rui fez a sua escolha livremente
Além de que nunca senti praticamente nenhuma rivalidade entre porto e sporting.

Mas eu também não sou pessoa de ressentimentos, ele arrependeu-se do que fez e quis regressar, se depois por causa disso os dirigentes do Benfica perderam a cabeça e gastaram muito dinheiro para trazer de novo para cá e em ordenados isso ja não é culpa dele

Ruislb82

Citação de: jpg em 06 de Janeiro de 2010, 22:39
Citação de: Ruislb82 em 04 de Janeiro de 2010, 14:32

Mas depois deu a mão à palmatória e regressou ao Benfica, tendo sido aceite de volta por todos, (Família, Presidente: João Santos, Treinador: Ericksson, sócios e adeptos) e tendo sido o melhor marcador na época de regresso.

Isto não é bem assim, o Rui Aguas tinha problemas no porto por os colegas não o aceitarem, talvez por ser bem pago ou talvez por ter vindo do Benfica, a verdade é que são conhecidas as histórias dos outros a cantarem "passaros do sul..." para ele ouvir

Portanto não só não foi um acto de pura contrição da parte dele como também saiu-nos caro porque o Benfica teve que pagar e bem ao porto para o libertar e ele voltar numa de limparmos a face, por outro lado as acções do Rui Aguas e Dito antes dele levaram a que os dirigentes para prevenir outros episodios tivessem feito diversos aumentos de salario base contra a politica da altura que se baseava em salario relativamente baixos e prémios de jogo altos. Dai que sim, indirectamente foi maus uma pedra no desiquilibrio das finanças.

Para que fique claro eu não estou contra a pessoa Rui Aguas, estou contra o jogador que decidiu trair o clube de onde o pai era uma velha gloria e sair para um rival. Ele assim escolheu está no seu direito, eu e outros é que estamos no direito de achar essa atitude inaceitável e para mim nunca deveria ter voltado nem como jogador nem agora como dirigente. Se quisesse continuar a trabalhar no futebol que fosse bater à porta do corrupto que foi tão amigo dele ao dar-lhe um salario chorudo

Da mesma forma que JVP ao saltar ao som de "quem não salta é lampião" devia ter as portas imediatamente vedadas, são escolhas que deviam acarretar sempre consequencias

O que é verdade é que, mais ou menos caro, acabou por regressar. E foi aceite de volta. E foi perdoado pelo próprio pai. E acredito que nunca deixou de ser Benfiquista de coração.

E tal como disse atrás, perdeu o lugar nos imortais, mas para mim será sempre saudade.

Sparrow

A ida dele para o Porto é quase imperdoável.

Teve as suas razões...é verdade, mas só perdoa, pelo arrependimento (não foram só saudades do Benfica, foi o ambiente que lhe criaram no porto) e pelo saudoso pai.

pcssousa

Ainda hoje não lhe perdoei completamente a ida para o Porto, ainda hoje não esquecí que após voltar à casa-mãe confessou que tinha visto no Porto muita coisa que um dia revelaria (já agora, para quando esse dia?) isto apesar de saber que muitas vezes o Benfica trata melhor os de fora que os da casa e que era vergonhoso o salário que auferia, parece mesmo que no Benfica não se aprendeu nada com o Artur Correia...

Pedro Neto

Não o condeno. Percebi porquê.

d.blow

gyn

Prazer enorme vê-lo outra vez com a camisola do Glorioso  :bow2: :bow2: :bow2:

Edu

Gosto muito de Rui Aguas. :)