Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

PDias

Por mais que queiramos fugir à questão, vão haver sempre comparações com o treinador anterior, o JJ, que foi campeão 3 vezes, e apenas num ano não discutiu o campeonato.

A diferença mais gritante começa logo pela aposta nos jovens. Com o RV provavelmente ainda estariam cá André Gomes, Bernardo, Iván, Cancelo. Em vez disso são praticamente titulares em campeonatos melhores.

Parece-me também que vai saber fazer uma melhor gestão do plantel, e não como o JJ que às vezes fazia substituições fazia, ou dava 2 min de jogo ao Gonçalo Guedes. Ainda é preciso perceber quais as dispensas, porque o plantel é enorme ainda. Não me parece que conte com Cristante nem com o J. Teixeira, pelo menos para já, por isso um empréstimo aos dois acho que só lhes ia fazer bem, pois são dois jogadores com bastante potencial. E o Nuno Santos, que também gosto muito, caso se mantenha a aposta (surpreendente) no Andrade, também devia ser emprestado.

Outro ponto positivo em relação ao JJ parece ser a gestão do jogo. Já no Vitória me parecia, mas não vi jogos suficientes para o afirmar, e por isso ainda é uma questão a rever. Mas parece fazer uma melhor leitura do jogo e fazer as substituições e alterações tácticas quando são necessárias. Na supertaça não gostei, hoje correu bem. Mas pelo que via no Vitória parece ser mais capaz durante o jogo também. O JJ se estivesse a ganhar tirava um avançado para por um trinco, e se estivesse a perder tirava um trinco para por um avançado. Se continuasse a perder tirava mais um médio e punha mais um avançado. Muito limitado nesse aspecto.

Agora os pontos negativos, que são bem visíveis. O futebol que a equipa pratica é muito inferior. Já houveram jogos suficientes para impor um futebol bem mais agradável. Espero que tenha sido a digressão que não foi bem preparada, e a partir de agora sim, a equipa comece a adquirir ideias de jogo, que até ao momento foram inexistentes. Parece que nem treinam todos juntos. Nisto, e até agora, tem sido notório um trabalho bem inferior. Espero estar enganado.

Ainda é muito cedo para este tipo de comparações, mas penso que as que referi são bem evidentes, tanto as positivas como as negativas. Espero mudar de opinião, em relação às criticas negativas, e espero agora que o RV (que não era a minha escolha) fique muitos anos no Benfica, que seria um óptimo sinal.

André Sousa

Citação de: Schuldiner em 17 de Agosto de 2015, 02:53
Na minha opinião não, porque tem um pé esquerdo que se vai à linha  ou chega ao último terço em condições sai míssil teleguiado para a cabeça de alguém.

O problema é que fica-se muito por isso. Torna-se demasiado unidimensional.

Na direita fica com o corredor central de frente, o que lhe permite ter outras opções.

E continua a pôr a bola onde quer.

J Pinto

Hoje no terceiro anel da bancada BTV ouvi e vi o onze e pensei: corajoso!

Sentar Jardel (que tem feito merda atrás de merda, mas é sempre desculpado por "dar tudo" e "já ter feito bons jogos), o desmiolado Sílvio e o horrível 8 Samaris é preciso ter coragem.

E mais coragem é preciso quando está 0-0 e ele mete um puto com 20 anos para o meio-campo e tira Pizzi (eu teria tirado Fejsa, que está longe da boa forma e sem força física, e isso nota-se quando quer... atacar) e depois tira Ola John (uma perfeita nulidade) e mete um puto que nunca tinha jogado na A, Vítor Andrade, que alguns brasileiros apelidaram de novo Robinho, a jogar na ala com... Nélson! Fodasse...

Agora é fácil falar, claro, porque vencemos.

Mas louve-se a coragem.

AH. E a entrada de Vítor e Talisca foi a chave do jogo. Andrade sacou dois amarelos, defendeu, deu largura ao flanco (percebes Ola John), rematou e fez um cruzamento como só ele sabe fazer. Foi meio golo.

J Pinto

A jogada do quarto golo é um hino ao futebol.

Schuldiner

Citação de: Schweisen Tiger em 17 de Agosto de 2015, 02:46
Citação de: Schuldiner em 17 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: Jaime_PN em 17 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: André Sousa em 17 de Agosto de 2015, 02:31
Nada a ver. Foi um jogo com o Freamunde, onde até pusemos alguns jogadores titulares, e outros suplentes, tipo Carlos Martins. Saímos para a segunda parte a ganhar 2-0, e depois deu-se 30' ao André Gomes, para aí. Sofreu continuidade, era o que se defendia. O primeiro ano do André Gomes não merece grandes críticas, a esse respeito. Até é aquilo que muita gente defende. Dar minutos aos jogadores em jogos de menor nível e/ou jogos já resolvidos, para o jogador se ir adaptando.

O Vítor Andrade teve agora os primeiros minutos. E foi algo completamente inesperado. Vamos ver como é que ele vai gerir a questão, até porque há Guedes e Nuno Santos para as mesmas posições, apesar de ter apostado no Guedes hoje para a frente de ataque.

A questão é que depois de André houve Bernardo, houve Cancelo, houve Nelson Semedo, houve Teixeira que deviam ter sido apostas e não o foram, só porque sim. O gajo preferia adaptar um jogador qualquer a uma posição carenciada do que ir sacar um gajo à B. Agora é vê-lo a lançar Gelsons, que asco...

A questão do Vítor Andrade é fácil de gerir. É melhor que o Nuno Santos, logo só tem que ficar à sua frente e temos que emprestar o NS. Provavelmente não fez a pré-época porque os 5 nomes da B foram-lhe meio impostos.

Não é melhor que NS, apenas pode, consegue e sabe jogar na direita, o NS não. Neste momento temos dois extremos lesionados nessa posição.

Tirou um coelho da cartola bem tirado.

Como é que o Nuno Santos não sabe jogar na direita, se essa é a sua posição favorita, onde fez grandes jogos no juniores, B e seleção sub-20?

Seleção sub-20? Sempre na esquerda, foi assim que sacou muito coelho da cartola para o André Silva. Na B também jogou muito na esquerda, isso são opções táticas do treinador, provavelmente queria fazer dele um Robben.

Mas como já disse, ele tem um cruzamento tão bom tão bom que é crime não aproveitar isso na esquerda. Consigo imáginá-lo a entrar e a fazer tiro ao alvo na cabeça do Mitro, Jonas, Jiménez.

Na direita isso fica mais difícil porque tem que cortar para dentro e o dribbling não é o seu forte, perde tempo e imprevisibilidade ao fazer isso.

É a minha opinião.

jotacuara 7

Não percebi o facto de samaris ter ficado no banco, de resto gostei do trabalho do Rui hoje .. Gostei também do discurso no final e da política .. Continuo sem perceber o Samaris .

pinheiro3

O Gerso foi amigo. Naquele lance com o Nélson Semedo se cai, é penalti.

P∑T∑7

Citação de: J Pinto em 17 de Agosto de 2015, 02:59
Hoje no terceiro anel da bancada BTV ouvi e vi o onze e pensei: corajoso!

Sentar Jardel (que tem feito merda atrás de merda, mas é sempre desculpado por "dar tudo" e "já ter feito bons jogos), o desmiolado Sílvio e o horrível 8 Samaris é preciso ter coragem.

E mais coragem é preciso quando está 0-0 e ele mete um puto com 20 anos para o meio-campo e tira Pizzi (eu teria tirado Fejsa, que está longe da boa forma e sem força física, e isso nota-se quando quer... atacar) e depois tira Ola John (uma perfeita nulidade) e mete um puto que nunca tinha jogado na A, Vítor Andrade, que alguns brasileiros apelidaram de novo Robinho, a jogar na ala com... Nélson! Fodasse...

Agora é fácil falar, claro, porque vencemos.

Mas louve-se a coragem.

AH. E a entrada de Vítor e Talisca foi a chave do jogo. Andrade sacou dois amarelos, defendeu, deu largura ao flanco (percebes Ola John), rematou e fez um cruzamento como só ele sabe fazer. Foi meio golo.

Sem dúvida, os grandes elogios que se lhe podem apontar são esses: as mudanças que fez, para o onze inicial e as mexidas desde o banco durante o jogo.

Correram bem. Mérito dele, pelas apostas que fez.

Falta é agora, esperando que a equipa tenha níveis anímicos melhores, que se veja um futebol com mais consistência, mais pressionante, mais rápido. Porque 20' de jogo não apagam a quase mediocridade dos outros 70'.

Schuldiner

Citação de: André Sousa em 17 de Agosto de 2015, 02:59
Citação de: Schuldiner em 17 de Agosto de 2015, 02:53
Na minha opinião não, porque tem um pé esquerdo que se vai à linha  ou chega ao último terço em condições sai míssil teleguiado para a cabeça de alguém.

O problema é que fica-se muito por isso. Torna-se demasiado unidimensional.

Na direita fica com o corredor central de frente, o que lhe permite ter outras opções.

E continua a pôr a bola onde quer.

Esse passe teve mel, foi realmente fantástico. Ele já é um jogador limitado como dizes unidimensional, principalmente no dribbling, mas mesmo assim consegue ganhar um metro ou dois ao defesa e cruzar como ninguém na esquerda. Como fez com o André Silva nos sub-20.

Schweisen Tiger

Citação de: Schuldiner em 17 de Agosto de 2015, 03:00
Nada a ver. Foi um jogo com o Freamunde, onde até pusemos alguns jogadores titulares, e outros suplentes, tipo Carlos Martins. Saímos para a segunda parte a ganhar 2-0, e depois deu-se 30' ao André Gomes, para aí. Sofreu continuidade, era o que se defendia. O primeiro ano do André Gomes não merece grandes críticas, a esse respeito. Até é aquilo que muita gente defende. Dar minutos aos jogadores em jogos de menor nível e/ou jogos já resolvidos, para o jogador se ir adaptando.

O Vítor Andrade teve agora os primeiros minutos. E foi algo completamente inesperado. Vamos ver como é que ele vai gerir a questão, até porque há Guedes e Nuno Santos para as mesmas posições, apesar de ter apostado no Guedes hoje para a frente de ataque.

A questão é que depois de André houve Bernardo, houve Cancelo, houve Nelson Semedo, houve Teixeira que deviam ter sido apostas e não o foram, só porque sim. O gajo preferia adaptar um jogador qualquer a uma posição carenciada do que ir sacar um gajo à B. Agora é vê-lo a lançar Gelsons, que asco...

A questão do Vítor Andrade é fácil de gerir. É melhor que o Nuno Santos, logo só tem que ficar à sua frente e temos que emprestar o NS. Provavelmente não fez a pré-época porque os 5 nomes da B foram-lhe meio impostos.

Não é melhor que NS, apenas pode, consegue e sabe jogar na direita, o NS não. Neste momento temos dois extremos lesionados nessa posição.

Como é que o Nuno Santos não sabe jogar na direita, se essa é a sua posição favorita, onde fez grandes jogos no juniores, B e seleção sub-20?

Seleção sub-20? Sempre na esquerda, foi assim que sacou muito coelho da cartola para o André Silva. Na B também jogou muito na esquerda, isso são opções táticas do treinador, provavelmente queria fazer dele um Robben.

Mas como já disse, ele tem um cruzamento tão bom tão bom que é crime não aproveitar isso na esquerda. Consigo imáginá-lo a entrar e a fazer tiro ao alvo na cabeça do Mitro, Jonas, Jiménez.

Na direita isso fica mais difícil porque tem que cortar para dentro e o dribbling não é o seu forte, perde tempo e imprevisibilidade ao fazer isso.

É a minha opinião.

Sempre na esquerda? Vai ver o jogo com a Colombia, então. A posição de origem do Nuno é ala direito. Ala esquerdo e 9,5 são outras posições que ele também pode desempenhar com alto rendimento. Em termos de preferência pessoal, ele prefere jogar na direita...isto só para matar já a ideia de que o Nuno Santos não sabe jogar na direita, que foi esse o motivo da minha intervenção.

sagan1976

Eu acho que a opção do Fejsa não é assim tão difícil de entender. Na perspectiva do Rui, Samaris e Pizzi era o mesmo que Samaris e Fejsa uns metros mais atrás. Ele quis um médio de contenção e outro de construção, não quis perder o meio campo (se bem que não o ganhou, de qualquer modo) com um buraco entre os centrais e os médios. Mas ainda não foi desta.

Aguia_Vitoria04

Este jogo com Estoril é uma cópia do que foi o jogo com Arouca a época passada.

Exibição pobre e 0-0 à entrada ultimo quarto de hora. Depois, 4-0.

Há que assinalar a grande diferença: o Arouca na Luz a época passada foi já em 5 Outubro! Com 3 meses de trabalho e judas (então) a entrar no 6º ano.

Este foi na Jornada 1 e com 3 semanas de pré-epoca (sim, aquela digressão não foi nada, a pré-epoca começou quando regressaram).

Tudo isto para dizer que há que dar tempo a RV e talvez venhamos a ter uma boa surpresa, pela positiva.

RedNight

Soube ler o jogo e ganhou-o com as mexidas que fez. E demonstrou tê-los no sítio, ao tomar as opções que tomou, quer para o 11, quer nas substituições.

pinheiro3

Fui só eu que gostei do árbitro? Teve falhas, claro, mas foi dos poucos árbitros no tugão que me lembro de ver a manter exactamente o mesmo critério desde o minuto um até acabar o jogo.

Schuldiner

Citação de: Schweisen Tiger em 17 de Agosto de 2015, 03:06
Citação de: Schuldiner em 17 de Agosto de 2015, 03:00

É a minha opinião.

Sempre na esquerda? Vai ver o jogo com a Colombia, então. A posição de origem do Nuno é ala direito. Ala esquerdo e 9,5 são outras posições que ele também pode desempenhar com alto rendimento. Em termos de preferência pessoal, ele prefere jogar na direita...isto só para matar já a ideia de que o Nuno Santos não sabe jogar na direita, que foi esse o motivo da minha intervenção.

Realmente não me recordo muito do jogo contra a Colômbia e vi o jogo.

Mas se fores ver os highlights como eu fiz, vês exatamente aquilo que eu disse, cruzamento da esquerda direitinho para a cabeça do André Silva, não temos ninguém melhor que ele a fazer isso, bate a bola para a frente em corrida contra o lateral e depois mete a bola onde quer, só de o imaginar a fazer isso com Mitro, Jonas ou Jiménez na área, fico logo com um sorriso.

Nos outros jogos dos dub-20 foi exatamente a mesma coisa, entrou, bate a bola para a frente, cruza e golo. Se não estou enganado fez isso pelo menos 3 vezes e também marcou um golo a jogar na esquerda.

CitaçãoTeve a primeira oportunidade como titular e volta a mostrar toque de Midas. Um livre direto fantástico, em potência, abriu o marcador logo aos três minutos, permitindo aos companheiros uma gestão controlada do resultado, e um centro fabuloso, quando Hélio Sousa o devolveu a ala onde se sente melhor, a esquerda, para o 3-0. No primeiro tempo, sentiu dificuldades pela direita, porque a dependência do pé canhoto o obrigou a fletir para dentro, desperdiçando o que tem de melhor: o cruzamento por alto. Dois golos e duas assistências no Mundial, é mais um a dizer presente para ajudar na rotação do plantel.

Retirado dos jornaleiros do MaisFutebol, vale o que vale, mas é exatamente o que penso e é exatamente o que acontece, é muito mais eficaz na esquerda. Eu desconhecia que o lado direito era o preferido do Nuno Santos e sinceramente sempre achei que não era o seu melhor lado, daí ter dito o que disse.