Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Vieri

Citação de: Filipa Mendes em 25 de Novembro de 2015, 12:35
Citação de: MTrigueiros em 25 de Novembro de 2015, 12:00

Quando lhe perguntam pelo Taarabt, ou pelo Djuricic ou Cristante. Pergunto-te eu, quantas perguntas vês sobre futebol?

http://videos.sapo.pt/Vc7kykW6WJTsmQn6sel9

Isto é uma espécie de fórum de treinadores. É mesmo para falar de futebol. Experimenta ver. Eu faço-te um resumo: bom, eu vou tentar, se calhar, explicar um bocadinho que, se calhar, há coisas que dependem um bocadinho de certos princípios que devem estar, se calhar, enraizados em determinados modelos que são um bocadinho os alicerces do sistema táctico que só funciona, se calhar, com um conjunto de normas. É isto que temos de tentar, um bocadinho, se calhar, fazer.

Agora imagina o que é ser treinado por este senhor. Vou citar alguns "princípios" daquilo a que ele chama a "matriz do nosso jogo" (a partir dos 4:50):

"Defender bem para poder atacar melhor." Gostas? Eu fiz o teste com a minha mãe. Perguntei: "Mãe, como é que achas que uma equipa deve defender? Bem ou mal?" Ela respondeu: "Bem." O pensamento da minha mãe sobre futebol está em linha com o de Rui Vitória.

"Luta constante pela conquista da bola, sempre de forma consciente e organizada." Mais uma vez, recorri à dona Mendes: "Mãe, no teu entender, os jogadores devem lutar constantemente pela posse da bola ou só de vez em quando?" Dona Mendes (enquanto descascava uma cebola): "Constantemente." Eu: "Boa. E devem fazê-lo de forma consciente e organizada ou inconscientemente e à balda?" Dona Mendes: "Ó filha, larga-me."

"Concentração máxima, sempre e de todos os jogadores." Como a minha mãe se tinha mostrado indisponível para participar neste projecto, confrontei a minha avó. "Avó, numa equipa, os jogadores devem ter concentração máxima ou podem estar apenas relativamente concentrados?" Avó: "Deixa-me ver o Goucha." Eu: "Mas o que é que achas?" Avó: "Concentração máxima." Eu: "E achas que os jogadores devem estar todos concentrados ou só alguns?" Avó: "Todos. Chega-me aí o telefone, que eu quero ver se ganho estas barras de ouro."

Kaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Muito bom, Filipa Mendes!

Livrinhos

Citação de: Filipa Mendes em 25 de Novembro de 2015, 12:35
Citação de: MTrigueiros em 25 de Novembro de 2015, 12:00

Quando lhe perguntam pelo Taarabt, ou pelo Djuricic ou Cristante. Pergunto-te eu, quantas perguntas vês sobre futebol?

http://videos.sapo.pt/Vc7kykW6WJTsmQn6sel9

Isto é uma espécie de fórum de treinadores. É mesmo para falar de futebol. Experimenta ver. Eu faço-te um resumo: bom, eu vou tentar, se calhar, explicar um bocadinho que, se calhar, há coisas que dependem um bocadinho de certos princípios que devem estar, se calhar, enraizados em determinados modelos que são um bocadinho os alicerces do sistema táctico que só funciona, se calhar, com um conjunto de normas. É isto que temos de tentar, um bocadinho, se calhar, fazer.

Agora imagina o que é ser treinado por este senhor. Vou citar alguns "princípios" daquilo a que ele chama a "matriz do nosso jogo" (a partir dos 4:50):

"Defender bem para poder atacar melhor." Gostas? Eu fiz o teste com a minha mãe. Perguntei: "Mãe, como é que achas que uma equipa deve defender? Bem ou mal?" Ela respondeu: "Bem." O pensamento da minha mãe sobre futebol está em linha com o de Rui Vitória.

"Luta constante pela conquista da bola, sempre de forma consciente e organizada." Mais uma vez, recorri à dona Mendes: "Mãe, no teu entender, os jogadores devem lutar constantemente pela posse da bola ou só de vez em quando?" Dona Mendes (enquanto descascava uma cebola): "Constantemente." Eu: "Boa. E devem fazê-lo de forma consciente e organizada ou inconscientemente e à balda?" Dona Mendes: "Ó filha, larga-me."

"Concentração máxima, sempre e de todos os jogadores." Como a minha mãe se tinha mostrado indisponível para participar neste projecto, confrontei a minha avó. "Avó, numa equipa, os jogadores devem ter concentração máxima ou podem estar apenas relativamente concentrados?" Avó: "Deixa-me ver o Goucha." Eu: "Mas o que é que achas?" Avó: "Concentração máxima." Eu: "E achas que os jogadores devem estar todos concentrados ou só alguns?" Avó: "Todos. Chega-me aí o telefone, que eu quero ver se ganho estas barras de ouro."

"Ó Filha larga-me"  :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Filipa Mendes

Citação de: Benfica hoje e sempre em 25 de Novembro de 2015, 12:45

"Ó Filha larga-me"  :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:
Há gente que não deseja colaborar com a ciência, não há nada a fazer.

Fernando Ferreira

Citação de: Benfica hoje e sempre em 25 de Novembro de 2015, 12:37
Qual foi o programa onde falou o Carlos Daniel? Queria ver isso. O Grande Área foi dia 19 não deve ter sido.

Vale a pena pela cara do Carlos Daniel a comer, deliciado, o que o Rui Vitória lhe dizia sobre o futebol espectáculo e o futebol apoiado.

Livrinhos

Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:48
Qual foi o programa onde falou o Carlos Daniel? Queria ver isso. O Grande Área foi dia 19 não deve ter sido.

Vale a pena pela cara do Carlos Daniel a comer, deliciado, o que o Rui Vitória lhe dizia sobre o futebol espectáculo e o futebol apoiado.

Esse não quero.

Quero aquele onde ele rasgou o Rui Vitória.  :smokin:

vermelhoftw

Citação de: Benfica hoje e sempre em 25 de Novembro de 2015, 12:51

Esse não quero.

x2, quero ouvir o carlos daniel a perceber mais de futebol que este senhor

joao_manike

Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:38
Citação de: joao_manike em 25 de Novembro de 2015, 12:35
Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:22
Citação de: joao_manike em 25 de Novembro de 2015, 12:20
Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:13
Há pouquíssimos treinadores a falar de futebol nas conferências de imprensa. Não percebo o espanto ou as críticas. Aliás, ele tinha o mesmo discurso na pré-época e por aqui era amplamente elogiado.
Não são assim tão poucos. O Marco Sikva falava de futebol, o Jardim também, o Vítor Pereira também. Tem a ver com a postura de cada um, e também com o saber.

O Vítor Pereira sim. Os outros dois nem tanto.
Não falam tanto, mas falam. Mas tu tugão é raro o treinador que fale de futebol. É só querer, acreditar muito, trabalhar muito, bla bla bla.. Tirando o Pedro Martins de vez em quando e o Jorge Simão.

Não é só no tugão.

Mas eu não tenho dúvidas que 90% dos treinadores que vemos na 1a liga sabem de futebol. Há tipos que sabem muito de futebol mas que não são bons a treinar seja por que motivo for. Mas também há muitos que só sabem o básico dos básicos para ser treinador profissional. Outros nem isso.

vermelhoftw

Citação de: Benfica hoje e sempre em 25 de Novembro de 2015, 12:51

Esse não quero.

x2, quero ouvir o carlos daniel a perceber mais de futebol que este senhor

Fernando Ferreira

Citação de: joao_manike em 25 de Novembro de 2015, 12:53
Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:38
Citação de: joao_manike em 25 de Novembro de 2015, 12:35
Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:22
Citação de: joao_manike em 25 de Novembro de 2015, 12:20
Citação de: Fernando Ferreira em 25 de Novembro de 2015, 12:13
Há pouquíssimos treinadores a falar de futebol nas conferências de imprensa. Não percebo o espanto ou as críticas. Aliás, ele tinha o mesmo discurso na pré-época e por aqui era amplamente elogiado.
Não são assim tão poucos. O Marco Sikva falava de futebol, o Jardim também, o Vítor Pereira também. Tem a ver com a postura de cada um, e também com o saber.

O Vítor Pereira sim. Os outros dois nem tanto.
Não falam tanto, mas falam. Mas tu tugão é raro o treinador que fale de futebol. É só querer, acreditar muito, trabalhar muito, bla bla bla.. Tirando o Pedro Martins de vez em quando e o Jorge Simão.

Não é só no tugão.

Mas eu não tenho dúvidas que 90% dos treinadores que vemos na 1a liga sabem de futebol. Há tipos que sabem muito de futebol mas que não são bons a treinar seja por que motivo for. Mas também há muitos que só sabem o básico dos básicos para ser treinador profissional. Outros nem isso.

A operacionalização é a parte mais lixada sempre. No entanto, tenho muitas dúvidas que sejam 90%. Porque mesmo que a operacionalização não fosse a ideal, o discurso mais informativo poderia (quiçá - isto é pura especulação) ajudar a tornar o nosso futebol diferente. Tens gajos com décadas de primeira liga que não sabem absolutamente nada.

Ainda no ano passado o Braga, que é um clube que participa bastantes vezes em competições europeias, tinha um tipo absolutamente medíocre a treinar. Este ano está no Vitória. O Belenenses trocou um tipo com um modelo de jogo por um outro absolutamente inepto. O Tondela fez o mesmo, já esta época. O Petit, que pode ter toda a boa intenção do Mundo, os jogadores nem tem uma ordem básica em aspectos simples.

Mas isto nem é culpa deles: é dos dirigentes, não só dos clubes como da formação.

stanley

Equipa grande tem que ter mais tempo a bola, ganhar mais bolas dividas no meio-campo protegendo mais a defesa, e na frente procurar sempre o confronto com os centrais.

Claramente não está a conciliar o que pretende com os jogadores que utiliza nomeadamente o principio que diz "luta constante pela conquista da bola". Uma equipa retraída e com taliscas em campo dificilmente vai conseguir isso.

Fernando Ferreira

^isso é logo um problema. Porque a criação de um modelo de jogo parte sempre de uma ideia. Quando a própria ideia já não bate a bota com a perdigota...

Flirt4ever

Vieri

Citação de: Flirt4ever em 25 de Novembro de 2015, 12:36
Citação de: Vieri em 25 de Novembro de 2015, 12:28
Um exemplo: ele no lançamento do jogo em casa com o Moreirense, creio, diz que o Benfica vai jogar... para ganhar.
Nem sequer acrescentou um "como sempre" ou ressalva do género.
O Benfica em casa com o Moreirense, reparem bem!!!
Isto é como dizer: eu vou sair de casa para aceder ao exterior da minha habitação.
Isto é um perfeito exemplo do exagero que falo...

Opah, oh Vieri, amigo, fecha os olhos, respira fundo, conta até dez e depois vê bem o que escreveste:

"O Benfica vai jogar para ganhar!" »»»» MUITO MAL, vazio, não diz nada, ridiculo discurso redondo

"O Benfica vai jogar, como sempre, para ganhar." »»» MUITO BEM, bom discurso até com uma ressalva....

Camarada... isso não tem sentido nenhum.

É por isso que eu digo que se critica por tudo e mais alguma coisa, mesmo quando não há nada para criticar....

Permite-me discordar.
"O Benfica vai, como sempre, jogar para ganhar" - Discurso normal, habitual e inócuo.
"O Benfica vai jogar para ganhar" - Cassete de quem não está a sequer a pensar no que está a dizer e diz as mesma coisas que dizia no Fátima ou no Vitória.

miniMilk

a equipa não defende um boi. Quando assim é, mais tarde ou mais cedo estamos fudidos. Com o Semedo ainda disfarçou. Agora é um passadouro.

O MS oferecido e andamos nisto. Ainda vamos apanhar o risco ao meio para rebentar com o resto.

Que desanimo!