Telma Monteiro (Judo)

IVG

Mas perdeu por quê?
Decisão, Koka, Yuko...?
:buck2:

IVG

Citação de: IVG em 16 de Setembro de 2007, 12:14
Mas perdeu por quê?
Decisão, Koka, Yuko...?
:buck2:

Já vi...
Num combate muito táctico, com poucas variantes nos ataques, Telma Monteiro conseguiu abrir com um Yuko, mas a chinesa respondeu com um Koka e, depois, com um Yuko que lhe daria a vantagem para ganhar o ouro.
O kokazito lixou a Telma...


costa_88


VALEBEM

 Parabéns miúda...
Medalha de prata já é muito bom!!!
Almadense e Benfiquista só pode ser boa pessoa...

MANOCAS37

Grande Telma.
Os Benfiquistas tem um grande orgulho em ti

Megaphone


JM21

16/09/2007 JUDO
Mundial do Rio de Janeiro
Telma de prata

A portuguesa Telma Monteiro arrecadou este domingo a medalha de prata no Mundial de Judo, na categoria de -52kg. A benfiquista só foi batida na final pela chinesa Junjie Shi, num combate muito renhido e onde Telma até esteve em vantagem.

Trata-se, ainda assim, do melhor resultado de sempre do judo português, tendo garantido, ainda, um lugar à judoca nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Refira-se que, nas meias-finais, Telma batera a brasileira Érika Miranda.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Judo/Noticias/noticiasjudo_judotelmamonteiroprata_160907_29953.asp

LuigiSLB83

Telma Monteiro vice-campeã

Telma Monteiro conseguiu ontem, no Rio de Janeiro, aos 21 anos (completará 22 em 27 de Dezembro) o melhor resultado de sempre do judo português, ao conquistar a medalha de prata no Mundial que se está a disputar naquela cidade brasileira desde quinta-feira. A portuguesa, de apenas 21 anos, era favorita na categoria de -52 kg e confirmou esse estatuto até menos de dois minutos do final do combate contra a chinesa Junjie Shi, acabando por perder por uma vantagem mínima (koka) quando parecia controlar totalmente a final.

De qualquer forma, este é o melhor resultado de sempre do judo português, depois de cinco medalhas de bronze em Mundiais (das quais uma de Telma, há dois anos no Cairo) e uma em Jogos Olímpicos. Contra a campeã asiática, quarta do ranking, a campeã europeia e líder do ranking levava vantagem teórica, até porque tinha o apoio do público, já "esquecido" que Telma afastara uma atleta da casa.

Telma Monteiro começou com grande rigor táctico e com um minuto e vinte de combate conseguia uma projecção imperfeita, marcando yuko. A chinesa apostava tudo no combate no chão, em que é grande especialista, mas só conseguia minorar a desvantagem com um koka, enquanto a portuguesa fazia por "queimar" tempo. Mas tudo mudou de feição a 1.49 minutos do fim, com o yuko da chinesa, que anulava o primeiro, ficando então a valer aquele koka.

Os segundos finais foram sempre com Telma a procurar mais uma projecção, insistindo no golpe que antes fora bem sucedido, e a chinesa a defender-se muito bem, para aquele que é o seu primeiro título mundial.
 

Um palmarés notável

2007

Medalha de prata - Campeonato Mundial (Rio de Janeiro)

Medalha de ouro - Taça do Mundo: etapa de Lisboa (categoria A)

Medalha de prata- Taça do Mundo: etapa de Moscovo (categoria Super A)

Medalha de ouro - Campeonato da Europa (Belgrado)

Medalha de ouro - Taça do Mundo: etapa de Vejen (categoria A)

Medalha de ouro - Taça do Mundo: etapa de Paris (categoria Super A)

2006

Medalha e ouro - Campeonato da Europa de sub-23 (Moscovo)

Medalha de ouro - Campeonato da Europa de Seniores (Tampere)

Líder do Ranking Mundial

Medalha de prata no Torneio de Fukuoka (Japão)

2005

Medalha de ouro - Taça do Mundo: etapa de Moscovo (categoria Super A)

Medalha de prata - Campeonato da Europa de sub-23 (Kiev)

Medalha de bronze - Campeonto da Europa de Seniores (Roterdão)

Medalha de bronze - Campeonato do Mundo de Seniores (Cairo)

2004

Medalha de ouro - Campeonato da Europa de Juniores (Sófia)

Medalha de bronze - Campeonato do Mundo de Juniores (Budapeste)

Medalha de bronze - Campeonato da Europa de Seniores (Bucareste)

2003


Medalha de bronze - Campeonato da Europa de Juniores (Sarajevo)


http://www.ojogo.pt/23-208/artigo659809.asp

Freire

Vi a final. Parabéns Telma. proximo ano será melhor. :slb2:

JM21

Judo: Telma Monteiro de prata no Mundial
PORTUGUESA PERDE FINAL PARA A CHINESA JUNJIE SHI

A portuguesa Telma Monteiro falhou a conquista do título mundial de judo na categoria -52 kg ao perder a final com a chinesa Junjie Shi, na competição que está decorrer no Rio de Janeiro.

Depois de afastar a brasileira Érika Miranda, a quem o forte apoio da "torcida" canarinha não chegou, nas meias-finais, a jovem atleta do Benfica não resistiu na final à chinesa e regressa a casa "apenas" com a medalha de prata, depois de ter trazido a de bronze, há 2 anos, do Cairo.

Bicampeã europeia em título e líder do ranking mundial, Telma Monteiro, de 21 anos, era a grande esperança de Portugal nos Mundiais e acabou por confirmar o estatuto, mesmo sem conseguir o almejado ouro. Os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, são o próximo objectivo...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=758088&idCanal=313

Bekambol

Mais uma grande atleta na modalidade.

Parabéns TELMA MONTEIRO.

mellamotom

Citação de: VALEBEM em 16 de Setembro de 2007, 17:42
Parabéns miúda...
Medalha de prata já é muito bom!!!
Almadense e Benfiquista só pode ser boa pessoa...

Perfeita!

mas ja agora, eu sei que é atleta do benfica mas acho que esta medalha alem de ter sido para a Telma obviamente, é mais para Portugal do que para o Benfica... acima de tudo ela é Portuguesa (e almadense como ja dito ali em cima :D )

JM21

Telma feliz com a medalha de prata

Telma Monteiro regressou esta terça-feira a Lisboa com a medalha de prata conquistada no Campeonato do Mundo, no Brasil. «Acreditei sempre que podia ter ganho», confessa. Apesar de ter ficado muito perto do ouro, a judoca prefere destacar a alegria com o segundo lugar no pódio.

«Fiquei bastante feliz. Fui a melhor atleta europeia no Mundial, todas as outras ficaram abaixo do quinto lugar, e uma das melhores do Mundo», sublinhou Telma Monteiro, recordando o combate decisivo com a chinesa Junjie Shi: «Entrei para ganhar e acreditei sempre que podia ter ganho. A minha adversária surpreendeu-me e eu não consegui dar a volta».

A arbitragem, essa, não terá estado à altura de uma final. «Houve uma certa altura no combate em que a minha adversária poderia ter sido penalizada, e isso teria mudado tudo», constata mas sem dramatizar: «Não quero pensar assim. Fiquei triste por não ter ganho o ouro mas feliz por ter ganho a prata».

Quanto ao futuro...: «Vou trabalhar bastante para os Jogos Olímpicos [Pequim-2008], para tentar conquistar uma medalha, mas antes disso tenho que pensar nos Europeus de Lisboa [Abril de 2008].

Fonte: A Bola

LuigiSLB83

Medalha de Telma Monteiro deu brilho à comitiva

A selecção portuguesa de judo que disputou o Campeonato do Mundo, no Rio de Janeiro, chegou a Portugal na madrugada de ontem. Cansada, mas feliz, Telma Monteiro, a única medalhada e protagonista do melhor resultado de sempre do judo nacional num Mundial - medalha de prata na categoria de -52 kg -, revelou-se "bastante satisfeita" com a mais recente proeza. "Claro que, uma vez que cheguei à final e estive em vantagem, gostava de ter ganho o título, mas foi ainda assim um dia fantástico. Nunca um atleta português tinha chegado a uma final, por isso foi bom para mim e para o judo nacional porque conseguiu levar a modalidade a um patamar superior", acrescentou a portuguesa, que trouxe ainda do Rio de Janeiro a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, aos 21 anos.


Seis portugueses na Preparação Olímpica

Na capital chinesa, Telma Monteiro, actual campeã europeia, estará entre as favoritas e promete "trabalhar pela conquista de uma medalha".

No Brasil, os resultados dos judocas portugueses ficaram algo aquém das metas estabelecidas, nomeadamente quanto a duas classificações até ao quinto lugar, que dariam a qualificação olímpica. Mas, ainda assim, e para além de Telma Monteiro, Ana Cachola - que passou grande parte do ano lesionada - passou a integrar a Preparação Olímpica, onde já estavam a vice-campeã mundial, Ana Hormigo, João Pina, João Neto e Pedro Dias.

http://www.ojogo.pt/23-210/artigo660381.asp

LuigiSLB83

Judo: Entre o Euro de Abril e os Jogos Olímpicos
TELMA FALA DE METAS DEPOIS DA HISTÓRICA PRATA NO BRASIL
   
Os dias agitados de competição para Telma Monteiro vão sofrer ligeiro abrandamento para descanso e preparação dos próximos objectivos. Ontem, a judoca portuguesa voltou a Lisboa depois da histórica medalha de prata alcançada nos Mundiais do Rio de Janeiro, mostrando-se determinada a atingir novos resultados importantes, tendo como próximo epicentro o Europeu de Lisboa.

"A ideia é trabalhar imenso tendo em vista os Jogos Olímpicos de Pequim", reconheceu Telma à chegada a Lisboa, "mas antes disso tenho de pensar nos Europeus de Lisboa, marcados para o mês de Abril", explicou.

Mesmo sem ter obtido a medalha de ouro, a atleta mostrou-se satisfeita com o facto de ter sido vice-campeã. "Acreditei sempre que podia ter ganho e fiquei muito feliz", confessou. "Fui a melhor atleta europeia no Mundial – as outras todas ficaram abaixo do 5.º posto – e uma das melhores do Mundo", orgulhou-se Telma.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=758385&idCanal=313