Telma Monteiro (Judo)

dias_vld

Citação de: O_Glorioso em 14 de Julho de 2008, 18:37
Telma, faz o que sabes fazer!  O0

Todos os benfiquistas, eu incluído, estamos a torcer fervorosamente por ti!  :slb2:

Boa sorte! Força!  :metal:

(dias_vld, cuidado com os "á" na tua carta; é "há" quando se trata do verbo "haver" (existir); é "à" quando se trata da crase entre a preposição ("a") e o artigo definido ("a"), ou seja, a + a = à; a + o = ao.  O0)
Obrigado pela correcção!! Fartam-se de me corrigir nisso, mas quando escrevo directo da alma e com pressa! Mas de qualquer maneira, agradeço a correcção!  :drunk:

O_Glorioso

Citação de: dias_vld em 14 de Julho de 2008, 20:45
Citação de: O_Glorioso em 14 de Julho de 2008, 18:37
Telma, faz o que sabes fazer!  O0

Todos os benfiquistas, eu incluído, estamos a torcer fervorosamente por ti!  :slb2:

Boa sorte! Força!  :metal:

(dias_vld, cuidado com os "á" na tua carta; é "há" quando se trata do verbo "haver" (existir); é "à" quando se trata da crase entre a preposição ("a") e o artigo definido ("a"), ou seja, a + a = à; a + o = ao.  O0)
Obrigado pela correcção!! Fartam-se de me corrigir nisso, mas quando escrevo directo da alma e com pressa! Mas de qualquer maneira, agradeço a correcção!  :drunk:
Sempre às ordens.  O0

:drunk:

Mufete

Eu cá acho que a Telma e a Naide vão ganhar a prata nos JO 08, e tenho um mau feeling quanto à Vanessa. Penso que ele não ganhará. É, de longe, a melhor do mundo, mas não sei...

Acho é que o Nélson Évora poderá ser o nosso dourado.

Seria triste voltarmos para casa sem nunca ouvirmos o nosso hino...

paneira

a telma até pode nao ganhar nenhuma medalha, mas é sem duvida a cara mais bonita do judo

m20

a Telma vai conseguir o Podio se Deus quiser..
a Naide nao me parece que vá alem do bronze..
a Vanessa Fernandes  :bow2: :bow2: :bow2:  já nao surpreende. é a melhor.
quanto ao Nelson Évora...que fé! este é que vai fazer tocar aquele hino de certeza.

Andy

pois..mas inda nao meteram la medalhas para miss cara linda.lol..por isso esse aspecto nao lhe vai servir de nada.

46Rossi

«Se não pensasse no ouro era mau sinal...»

Telma Monteiro não esconde que na cabeça tem o título olímpico A principal adversária é chinesa, mas ela não quer sequer preocupar-se com os... árbitros Arrebatante o modo como se imaginou a subir ao tapete para ir buscar ouro

Ao pé de casa, no Feijó, havia cestos para o basquete, campo para o futebol. Telma cresceu por aí, pulando, jogando, correndo. «Aos 12 anos tentei o judo. Entrei primeiro que a minha irmã Ana, mas só por lá andei dois meses, a Ana ficou. Fui jogar à bola para Beira-Mar de Almada». Manuela, a mãe, já disse que se ela fosse rapaz, seria como... Cristiano Ronaldo. Acha que não: «Razoavelmente bem jogava, mas havia melhor do que eu. Era avançada, não de marcar muitos golos, tinha mais jeito para pegar na bola e correr para a frente. De repente cansei-me daquilo. A Ana não parava de me incentivar a regressar ao judo, aos 14 anos voltei. Nessa altura julgava que o judo não era nada importante, não tinha maturidade para perceber o que percebo agora, que o desporto é muito mais do que aparecer nos jornais, nas televisões, não me imaginava nestas andanças, nunca me passou pela cabeça estar a sentir o que estou agora...»

Peço-lhe que imagine que neste preciso momento está a entrar no pavilhão para disputar a medalha de ouro de - 52 kg nos Jogos Olímpicos de Pequim. Percebo que há uma luz súbita que se lhe acende nos olhos - é o sonho a mostrar-se. «Oh! Tenho a certeza de que, nesse instante, me sentiria muito orgulhosa, mas ainda não satisfeita, porque faltava o último combate, talvez o combate da minha vida, para ganhar. E estaria a pensar que não interessava nada já ser medalha de prata, que teria de ir com tudo buscar o ouro. OK, e agora já sem imaginação: é óbvio que quero tirar uma medalha, uma qualquer, mas se não fosse para Pequim a pensar no ouro era mau sinal, era sinal de que teria pensado numa derrota pelo menos – e quem pensa numa derrota perde mais depressa.»

Garante que não, que quando entra num combate não deixa sequer uma frecha aberta ao medo. «A adrenalina é tanta que nem dá para isso. Portanto, não sinto medo de nada, da pressão, das adervsárias. O quê?! Se quando vamos para o tapete podemos levar escondida, dentro de nós, uma pontinha de ódio?! A sua pergunta é difícil e ódio é uma palavra muito... forte - e muito feia. Não, eu só levo um sentimento, uma ideia: tenho de ganhar, ganhar! Se não entrasse para vencer não valia a pena entrar. Já lhe disse que ódio não, deixe-me ver... Talvez o que vai sempre comigo seja o espírito do guerreiro que pensa: ou mato ou morro e não quero morrer...»

Os árbitros e a chinesa...

Desvenda-se. Há quatro traços na sua personalidade que são a razão do seu sucesso: humildade, disciplina, espírito de sacrifício e determinação. «Isso é verdade, mas pode não chegar porque o judo envolve variáveis que estão fora do nosso controlo, os sorteios, as arbitragens. Há quem tema que o facto de a minha principal adversária ser... chinesa possa ser grande perigo para mim. Não é coisa que me preocupe – porque o que tenho é de ser muito melhor do que ela ( e isso é difícil, sei bem) para que não haja dúvidas, não deixe espaço de manobra a nada, a ninguém. Não, não tive nenhuma estratégia de preparação mental para Pequim, tudo foi como é sempre comigo: estar no treino e imaginar que aquilo poderia ser combate nos Jogos Olímpicos, concentrar-me ao máximo, empenhar-me, como se fosse lá. E depois, quando estiver em Pequim ir pelo outro lado: não cair na traição de pensar que são os Jogos Olímpicos, que só são de quatro em quatro anos, que é a coisa mais pressionante que existe, enfim... estar lá para vencer todos os combates independentemente da competição que é...»

lágrimas de Atenas...

E se em Pequim não ganhasse medalha nenhuma? A pergunta atirada de chofre provoca-lhe abalo que não consegue disfarçar. «Nem quero pensar! Ficaria muito triste, muito decepcionada. Em Atenas já ia com essa ilusão embora ainda fosse... júnior, tivesse apenas quatro anos de judo - fui nona e fiquei arrasada, chorei, chorei muito. Claro que continuaria a trabalhar, a pensar em Londres-2012, que foi o que fiz em Atenas, mas... É que agora vou mesmo para ir ao pódio, as minhas possibilidades são bem maiores. Sabe qual foi a primeira coisa em que pensei mal deixei o tapete há quatro anos em Atenas? OK, desta vez perdi, mas em Pequim hei-de ganhar uma medalha, é o meu sonho...»

abola

Freire

pasa

tenho fe nela para trazer uma medalha!

SevenStars

Com um pouquinho de sorte traz, obviamente, uma medalha.

pasa

ela vai dar uma alegria a todos nos na ultima vez que compete nos -52kg

Freire

Sábado para Domingo, bora lá Telmita  :slb2:

Freire

Força Telmaaaaaaaaaaaaaaa. Nos so queremos o 1º ouro olimpico do SLB.

Dark_nc

A RTP não tinha feito um programa com ela? Onde posso ver isso? Estou no site da RTP mas não encontro, devo estar a pesquisar mal.

pica_foices

só para avisar... q dentro de minutos começa na RTP1 um progama sobre a telma monteiro

:smitten: :smitten: :smitten: