Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

Eagle Fly Free

Acabei de vir do tópico do JVP a lembrar-me da quantidade de vezes que o Vítor Baptista desrespeitou este clube, e pior, enquanto profissional.

Paz à sua alma, Imortal.  :slb2:   :flagglorioso:   :bandeiraslb2:

Mestre

Comparo o Vitor Baptista a outro grande jogador, tanto em classe e qualidade como na vida louca que fazia das quatro linhas: George Best.

Do segundo há muitas imagens no Youtube, do "Maior", infelizmente, os registos são na base das histórias de familia.
Agora o talento era imenso e, noutro tempo, teria uma carreira memorável mas o período pós-25 de Abril liberalizou a sociedade que uma forma que o Vitor se perdeu.

Uma história contada pelo meu pai foi num Belenense-Benfica estar tudo pronto para seguir para o estádio e o Vitor Baptista aparecer de toalha à cintura e dizer que "Hoje o Maior não joga". A notícia teve muito eco na imprensa e mostrava a irreverência que ia naquela cabeça.

rambo

Todos os génios tem um pouco de loucura.
O Vitor era assim - Louco, Irreverente, Excêntrico mas genial na forma como jogava.
Estive la ao vivo quando perdeu o brinco e pôs toda a gente de cu pro ar para o encontrar.
Também ao vivo assisti a um jogo no Estádio da Luz, quando uma enorme explosão (fora do Estádio) "parou" todos os jogadores e la foi o Vitor, sem oposição, sem receios, directo a baliza para apontar mais um golo.
O imprevisto das suas jogadas, dos seus dribles ficarão para sempre na minha memoria.
Um autentico predestinado com um fim muito trágico, muito triste ...
O que lhe aconteceu ao menos que sirva de exemplo para os que se deixam tentar pelo vicio da droga.
R.I.P. VITOR

Eagle Fly Free

Acho que há certas diferenças entre Best e o Vítor. O Vítor parece-me que tinha uma personalidade muito mais frágil, infelizmente. A sua fragilidade psicológica deu no que deu.  :(

Mestre

Citação de: Eagle Fly Free em 13 de Agosto de 2009, 21:49
Acho que há certas diferenças entre Best e o Vítor. O Vítor parece-me que tinha uma personalidade muito mais frágil, infelizmente. A sua fragilidade psicológica deu no que deu.  :(

É verdade mas o Best conseguiu estragar-se como o Vitor. A grande diferença foi a projecção internacional que o 2º teve. As imagens dos ultimos tempos do Best foram muito degradantes também.

nightcrowler

Citação de: Mestre em 14 de Agosto de 2009, 12:26
Citação de: Eagle Fly Free em 13 de Agosto de 2009, 21:49
Acho que há certas diferenças entre Best e o Vítor. O Vítor parece-me que tinha uma personalidade muito mais frágil, infelizmente. A sua fragilidade psicológica deu no que deu.  :(

É verdade mas o Best conseguiu estragar-se como o Vitor. A grande diferença foi a projecção internacional que o 2º teve. As imagens dos ultimos tempos do Best foram muito degradantes também.

sim, mas apesar de tudo o best nunca andou na rua a pedir moedas.
o vitor foi muito mais degradante, o best chegou aos 50 cheio de dinheiro, com modelos, etc, apesar de constantemente bebado.
o vitor baptista tinha que pedir para o deixarem entrar no estádio...

rambo

Citação de: nightcrowler em 14 de Agosto de 2009, 14:30
Citação de: Mestre em 14 de Agosto de 2009, 12:26
Citação de: Eagle Fly Free em 13 de Agosto de 2009, 21:49
Acho que há certas diferenças entre Best e o Vítor. O Vítor parece-me que tinha uma personalidade muito mais frágil, infelizmente. A sua fragilidade psicológica deu no que deu.  :(

É verdade mas o Best conseguiu estragar-se como o Vitor. A grande diferença foi a projecção internacional que o 2º teve. As imagens dos ultimos tempos do Best foram muito degradantes também.

sim, mas apesar de tudo o best nunca andou na rua a pedir moedas.
o vitor foi muito mais degradante, o best chegou aos 50 cheio de dinheiro, com modelos, etc, apesar de constantemente bebado.
o vitor baptista tinha que pedir para o deixarem entrar no estádio...

enfim ... uma tristeza.
Prefiro apenas lembrar-me dele como jogador excepcional ...

farmacia franco

Citação de: Pedro Neto em 12 de Setembro de 2008, 23:32
O meu pai contou-me que, nos tempos áureos, ia para o treino de Jaguar e com motorista.

E segundo o meu pai tambem chegou a ir de cavalo para os treino que patrao , pode nao ser um grande exemplo mas ele era sem duvida '' O MAIOR'' historias como a dele naquela altura eram unicas irreverencia em excesso e que acabou mal, no final da sua vida era coveiro infelizemente.
Não percebo como é que o Benfica mesmo não sendo uma institução de solidariedade não lhe deu a mão mas enfim.
Teve uma vida excentrica mas viveu a sua maneira....

Viva O MAIOR.

farmacia franco

Citação de: nightcrowler em 28 de Novembro de 2008, 15:00
o vitor baptista foi o maior.

meu jogador preferido, por via das historias que ouvia em almoçaradas em familia.
o unico que podia ter sido melhor que o eusébio.

era um fora de série, pé direito, pé esquerdo, cabeça, força, velocidade... enfim...

o liverpool veio ver um jogo do benfica para analizar os pontos fortes da equipa e isso tudo, porque iam jogar para a taça dos campeões e só falavam no "Maior".

um tio meu jogou com ele no fim da carreira, pelo tomar, mas o meu tio era um miudo de 17 anos, e mais tarde jogou contra ele ao servço do benfica e castelo branco e ele era o maior. o meu tio, envergonhado "boa tarde sr. Batista". ele responde "vai pro caralho. tás fodido comigo hoje". o meu tio, central à la mozer, durinho, fica fodido e resolve dar-lhe uma cacetada. na jogada seguinte, bola pelo ar, vitor batista mata no peito, o meu tio vai impetuoso para lhe dar uma carneirada, o Maior passa a bola por cima dele com a direita e com a esquerda manda o gk à merda. o meu tio ficou com um grande par de cornos.

outra história dele no tomar. ele era só gajas, andava com uns cachecois de cor fluorescente, era um caso à parte. o treinador descia para dar indicações e ele expulsava-o do balneário.

quando jogava na faculdade, nos meus tempos de matador, chamavam-me vitor baptista. mas foi mais pela inclinação para o alcool do que pelos golos!!

:drunk: :drunk:


A serio ele disse vai te foder, que personalidade doido mesmo doido. Desculpem 2 vezes seguidas a falar mas tava a ler as paginas todas e cada um tem sempre mais uma historia a contar deste grande maluko que infelizmente já lá esta.

Miguelito22

Viva ao BIG malucão do Vitor Baptista! :flagglorioso:

Eagle Fly Free

É engrançado que a maioria de vocês se tivesse vivido nos anos 1970 não o iriam poupar certamente acerca do seu comportamento.

tiagocc

Citação de: rambo em 14 de Agosto de 2009, 15:40
Citação de: nightcrowler em 14 de Agosto de 2009, 14:30
Citação de: Mestre em 14 de Agosto de 2009, 12:26
Citação de: Eagle Fly Free em 13 de Agosto de 2009, 21:49
Acho que há certas diferenças entre Best e o Vítor. O Vítor parece-me que tinha uma personalidade muito mais frágil, infelizmente. A sua fragilidade psicológica deu no que deu.  :(

É verdade mas o Best conseguiu estragar-se como o Vitor. A grande diferença foi a projecção internacional que o 2º teve. As imagens dos ultimos tempos do Best foram muito degradantes também.

sim, mas apesar de tudo o best nunca andou na rua a pedir moedas.
o vitor foi muito mais degradante, o best chegou aos 50 cheio de dinheiro, com modelos, etc, apesar de constantemente bebado.
o vitor baptista tinha que pedir para o deixarem entrar no estádio...

enfim ... uma tristeza.
Prefiro apenas lembrar-me dele como jogador excepcional ...

Um jogador que podia ser um dos melhores da história do nosso clube foi-se estragar desta forma... Nunca o vi a jogar, mas se falar no Vitor Baptista toda a gente fala de um atleta com capacidades espantosas, que acabou por se meter onde não devia...

José Henriques

Gostaria de enviar, antes de mais, as minhas melhores saudações Benfiquistas a todos os utilizadores deste Fórum, neste meu 1º «post»!
Escolhi este tópico dedicado ao Vítor Batista para iniciar as minhas intervenções por aqui, pela carga simbólica que este jogador tem para mim, pois tal como já se escreveu mais atrás, se não fosse a falta de estrutura mental, este tinha sido sem duvida o maior jogador Português de sempre.
Possivelmente o Vítor só nasceu «fora de época», porque caso pertencesse a esta geração actual, teria muito possivelmente sido enquadrado doutro modo, e não se teria perdido da forma inglória e triste que se perdeu.
Para além desse enquadramento profissional, acredito também, que do ponto de vista do rendimento desportivo, ainda teria maiores chances de brilhar nos dias de hoje, porque com as qualidades naturais que possuia, aliadas aos métodos de treino de bases cientificas, usados hoje, não duvido que valesse vários Cristianos Ronaldos, o que é o mesmo que dizer, que seria um jogador sem preço! Tudo o que se possa dizer deste jogador, é insuficiente, só quem teve o previlágio de o ver jogar, tem noção da qualidade e categoria que o Vítor espalhou pelos campos de futebol.
Excêntrico?!? Claro que sim! É caracteristica dos génios!

Onde quer que estejas, seu «ganda maluco», recebe a singela homenagem deste Benfiquista!

Bola7

Citação de: José Henriques em 10 de Novembro de 2009, 08:56
Gostaria de enviar, antes de mais, as minhas melhores saudações Benfiquistas a todos os utilizadores deste Fórum, neste meu 1º «post»!
Escolhi este tópico dedicado ao Vítor Batista para iniciar as minhas intervenções por aqui, pela carga simbólica que este jogador tem para mim, pois tal como já se escreveu mais atrás, se não fosse a falta de estrutura mental, este tinha sido sem duvida o maior jogador Português de sempre.
Possivelmente o Vítor só nasceu «fora de época», porque caso pertencesse a esta geração actual, teria muito possivelmente sido enquadrado doutro modo, e não se teria perdido da forma inglória e triste que se perdeu.
Para além desse enquadramento profissional, acredito também, que do ponto de vista do rendimento desportivo, ainda teria maiores chances de brilhar nos dias de hoje, porque com as qualidades naturais que possuia, aliadas aos métodos de treino de bases cientificas, usados hoje, não duvido que valesse vários Cristianos Ronaldos, o que é o mesmo que dizer, que seria um jogador sem preço! Tudo o que se possa dizer deste jogador, é insuficiente, só quem teve o previlágio de o ver jogar, tem noção da qualidade e categoria que o Vítor espalhou pelos campos de futebol.
Excêntrico?!? Claro que sim! É caracteristica dos génios!

Onde quer que estejas, seu «ganda maluco», recebe a singela homenagem deste Benfiquista!
apenas uma ressalva..não seria melhor que Eusébio mas que era grande era...

José Henriques

Ontem quando estava na Luz a ver o jogo com o Guimarães, comecei-me a lembrar do Vítor! Cheguei a dizer para um amigo que estava comigo e para a minha filha: com uma máquina do tempo que nos trouxesse aqui hoje a este jogo o Grande Vítor Batista, dáva-mos 8 a estes rafeiros. Isto porque estava-me a fazer impressão o Cardozo (jogador com quem simpatizo, até) tão trapalhão e tão lento a virar-se para a baliza.  :)