Vítor Paneira, o Mestre da Finta Curta

Avançado, 58 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

faneca_slb4ever

Citação de: Manpaz1904 em 18 de Outubro de 2014, 17:45
Está a 1 ponto da liderança no CNS. Hoje, para a  taça, eliminou o Estoril. Bom trabalho até agora.

Excelente trabalho.

Godescalco

Parabéns por teres eliminado o sobrinho-neto do Peyroteo!

Grande Paneira!

Shoky

Arsenal 1-3 Benfica | 2ªPré-Eliminatória, 2ªMão



Maka

Gostava de o ver na nossa B. Será que ele tem interesse nisso?

faneca_slb4ever


pjmorce

Citação de: Maka em 12 de Janeiro de 2015, 04:23
Gostava de o ver na nossa B. Será que ele tem interesse nisso?

Eu também gostava. Mas isso significa o Helder ir embora. Eu gosto do Helder.

CERVEIRA

Que grande foi no nosso BENFICA.
Espero que subas o Varzim.


GlennStrombergh

Grande abraço benfiquista a este enorme benfiquista!
Sucesso para a sua carreira é o que desejo.

Manpaz1904

Varzim 3-1 Santa Eulália.
Garantiu esta tarde o apuramento para a fase de subida.

faneca_slb4ever


Theroux

Vitor Paneira. Porque podes escolher o (bom) futebol independentemente da divisão onde estás.

Foi com grande orgulho que o treinador do Varzim, Vitor Paneira acedeu a responder a algumas questões do nosso blog. Porquê Vitor Paneira? Porque já desde os tempos do Tondela que apresentava um modelo de jogo, uma proposta diferente. Menos preocupado com o pontinho (defender com muitos e contra-atacar com poucos) e mais preocupado em jogar tudo o que o jogo proporciona, em todos os seus momentos. Com treinadores com estas propostas não só o jogo é mais agradável como as suas equipas estão melhor preparadas para o jogo e para vencer. É muito confrangedor perceber que em Portugal continua a contratar-se "ao nome" e não ao modelo. Depois de Tondela, Paneira deveria estar na primeira divisão. Não está. Perdemos todos.

Melhor jogador com quem jogou e porque é para si o melhor?

Valdo, porque era aquele que entendia os momentos de jogo de uma forma extraordinária, pensava e executava de uma forma que parecia estar à frente dos outros todos.

Treinador que mais o marcou e porquê?

Toni, por ser o grande responsável pela minha ida para o Benfica, por ter a coragem de apostar num jogador que tinha vindo da 2 divisão e por me ter apoiado em todos os momentos, sempre me dizendo que era um jogador à Benfica.

Encontra muitas diferenças no futebol da 1a liga para o da Liga de Honra e para o CNS?

São claramente campeonatos diferentes, com qualidades diferentes, sendo que as grandes diferenças estão na mentalidade, na abordagem ao jogo e a qualidade técnica/tática que faz toda a diferença para os campeonatos superiores, não obstante de existir grande qualidade nos campeonatos inferiores (CNS).

Como jogador já tinha o conhecimento que tem hoje do jogo?

Sem dúvida que não, apesar de ter sido um jogador que percebia bem os momentos do jogo, fui evoluindo e percebendo melhor o jogo com o passar dos anos, assim como o futebol evoluiu.

O Vitor jogou a um nível muito elevado. Em virtude disso acontece-lhe idealizar ou propor algo à equipa / individualidades mas que o nível dos seus atletas não consegue atingir?

Falando sobre a minha equipa actual, posso dizer que ela interpreta as minhas ideias de jogo com grande facilidade, visto que estou rodeado de um grupo de jogadores com grande inteligência de jogo e que sobretudo gosta de jogar bem.

Sente muitas diferenças tácticas de quando jogava para hoje?

Sinto, há claramente diferenças do meu tempo para agora, antigamente trabalhávamos sobretudo o aspecto defensivo e a organização defensiva, nos dias de hoje procuramos trabalhar mais o nosso processo ofensivo, que passa sobretudo em ter bola e saber o que fazer quando a temos.
P.S.- Nos dois momentos, antes e agora, uso como referencia as equipas top.

Quais são os grandes objectivos que norteiam a sua semana de trabalho? Melhorar sobretudo o quê?

A minha semana de trabalho tem sempre como principal objetivo o jogo, sendo que o meu principal objetivo no treino é melhorar o meu processo de jogo, dando maior importancia ao processo ofensivo. Tentando melhorar sempre a nossa 1ª fase de construção, depois o nosso processo de jogo interior, a preparação para o jogo exterior e por fim a finalização.

Priveligia algum momento específico do jogo no seu plano semanal?

Como já disse nas perguntas anteriores, privilegio sempre o processo ofensivo, tendo como referencia a posse da bola e o jogo interior.

Tem algum exercício / jogo que repita mais vezes no seu plano semanal? Pode desvendar qual é? E para que propósito?

Colocando 11 jogadores no seu espaço, faço sair a bola pelos centrais-laterais ou trinco (1ª fase de construção), para preparar o jogo interior, enquanto isto os médios/avançados vão se movimentando nos espaços em função das linhas de passe e espaços que nos procuramos entre as linhas do adversário, vou repetindo isto semanalmente, e conforme o adversário seguinte e a forma como defende, vou adaptando o exercício com novas soluções para que a bola entre na zona onde eu pretendo. O propósito deste exercício é que os jogadores compreendam o processo de jogo para que depois o executem da foram que pretendemos.

Que capacidades mais valoriza num atleta, e porquê?

Em função do meu modelo de jogo e da forma como gosto de jogar, a inteligência da interpretação do jogo e a reacção à perda.

"Um grande abraço, continuem com as excelentes análises aos jogos e obrigado por se lembrarem de mim.".

Mister, valorizaremos sempre muito quem valoriza o jogo todo. Quem procura que as suas equipas interpretem todos os momentos com ideias de gente grande! O agradecimento é todo da equipa do Lateral Esquerdo.

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2015/02/vitor-paneira-porque-podes-escolher-o.html

Reed

Gostei bastante da entrevista. As perguntas foram bem escolhidas e na minha opinião bastante interessantes por envolverem aspectos mais tácticos do que as que se vêm nos jornais.

faneca_slb4ever