Sport Lisboa e Benfica - Futebol Feminino 2021/2022


anarcos

[Nota: como nas anteriores eleições, divulgar-se-ão aqui as ideias das diversas listas concorrentes sobre o Futebol Feminino no SL Benfica.]

https://benitez-2021.com/


Notguilty

Citação de: anarcos em 01 de Outubro de 2021, 19:34
[Nota: como nas anteriores eleições, divulgar-se-ão aqui as ideias das diversas listas concorrentes sobre o Futebol Feminino no SL Benfica.]

https://benitez-2021.com/


vinha cá colocar isto. Tão simples e faz toda a diferença.


RED_SHARK38

#289
Citação de: anarcos em 01 de Outubro de 2021, 22:38
https://slbruicosta21-25.pt/



Não se entende essa linha de pensamento de quem dirige o clube de que não há espaço no Seixal para o FF.
Que treta pegada!!!
Pela informação disponibilizada pela internet, os lagartos têm 7 campos de futebol, e nós temos 9!!! E mesmo assim não chega para as mulheres lá treinarem...
Discriminação??? Talvez não, apenas desvalorização da vertente, e consequentemente da imagem do clube±

anarcos

Tradução de vieirês para português:

Futebol Feminino permanece fora da SAD e do Seixal até (pelo menos) 2025.

(A não ser que entretanto mais alguém seja detido.)

"Projecto" igual a "bola em Fernando Tavares e fé em Deus".

Continuaremos parados em 2018 e na Tapadinha. (Champions no Seixal, para enganar o galego i.e. UEFA.)

Pelo menos aqui, entre Vieira e Rui Costa NADA mudará.

(Talvez um aumento percentual de atletas nossas agenciadas pela KSirius, e utilização do Footlab com maior frequência.)

Vergonhoso.

Teka_91

Farkhunda Muhtaj foi convidada pelo Benfica para participar num treino da equipa de futebol feminino. Os bastidores da receção na Luz, o treino e um clube que quer passar um "sinal para o exterior".

Desta vez, o equipamento que vestiu foi outro. As cores são iguais (vermelho), mas Farkhunda Muhtaj não se equipou com a t-shirt da seleção nacional de futebol do Afeganistão, como habitual, mas sim do Benfica. É no Estádio da Luz que se encontra com as companheiras de um dia. É no Estádio da Luz que se prepara para treinar com a equipa profissional feminina. "É irreal... O estádio é bonito, a cidade é fantástica. Estou muito honrada por estar num clube de categoria mundial e por poder treinar nestas fantásticas instalações", confessa Farkhunda Muhtaj, em conversa com o Observador.



Já equipada de cima a baixo, e de águia do Benfica ao peito, a capitã da seleção nacional afegã vai cumprimentando as atletas que vão chegando. Passa pouco das oito horas da manhã e é aqui que começa o dia para as jogadoras encarnadas. "Nice to meet you", vai-se ouvindo nos corredores que vão dar ao balneário. Farkhunda Muhtaj, de 23 anos, vive no Canadá mas nasceu no Afeganistão. Diz que o futebol é a sua vida. Foi ela uma das responsáveis pela mais recente missão de resgate da equipa de futebol afegã das camadas jovens. 26 raparigas chegaram a Portugal no dia 19 de setembro, onde receberam asilo, e aquela que é para as jovens meninas "uma estrela" está por estes dias em Portugal, numa viagem que também serviu para ajudar a acolher e a integrar as meninas afegãs que sonham um dia ser jogadoras de futebol.

Voltando ao Estádio da Luz, Farkhunda Muhtaj parece ser rapidamente integrada. No balneário da equipa feminina, duas grandes palavras saltam à vista – "vencedoras" e "campeãs" – e são rapidamente traduzidas para o inglês. A capitã da seleção nacional afegã sorri e mostra-se pronta para ir treinar. Antes, é servido o pequeno-almoço, numa outra zona do Estádio. Farkhunda conversa com as jogadoras da formação encarnada, enquanto come o que escolheu: fruta, um pão e uma garrafa de água. Já com as energias repostas, é tempo de ir para dentro das quatro linhas. Mas antes, há ainda uns minutos para conversa.



Ao Observador, a jovem afegã conta que já conhecia o Benfica. "É um clube de categoria mundial. Muitas lendas do futebol vieram do Benfica. Muitos jogadores fantásticos que admiro, por exemplo o Di María, o David Luiz... Coisas boas saem deste clube", afirma, antes de explicar o cenário que se vive atualmente no Afeganistão. "Está definitivamente numa situação muito difícil. Infelizmente, as mulheres não têm os mesmos luxos que tinham antes. Não podem ir à escola, não podem praticar desporto. Este é um tempo muito difícil para elas. Estamos muito preocupados com o futuro do Afeganistão".

Enquanto a equipa principal masculina treina no Seixal, é no Estádio da Tapadinha, em Alcântara, que se realizam os treinos da equipa feminina. A comitiva vai de autocarro até ao estádio com vista para a Ponte 25 de Abril, para onde seguem também os jornalistas que acompanham esta iniciativa. Pouco depois das dez da manhã começa o treino, que, entre pequenos exercícios e partidas, duraria até 12h30.



"Bom dia, equipa. Muito bem-vinda, Farkhunda. Eu já disse isto lá fora, ela é uma pessoa muito forte, uma líder, um exemplo a seguir. Estamos juntos, a apoiar-te em tudo aquilo de que precises. Por isso, bem-vinda a esta sessão de treinos. As portas do clube estarão sempre abertas para ti", discursa Fernando Tavares
, vice-presidente do Benfica para as modalidades que tem também o pelouro do futebol feminino, enquanto toda a equipa faz uma roda no relvado. "Temos um presente para ti", revela.

Farkhunda Muhtaj recebe uma camisola do Benfica, com o número 10 e o apelido nas costas. "Obrigada, muito obrigada! Quero agradecer ao Benfica por esta fantástica oportunidade e por me receber. Pessoas como vocês são a razão pela qual o povo do Afeganistão pode de alguma forma ficar seguro, a seleção nacional ficar segura, por isso agradeço muito. Obrigada, Benfica, obrigada, meninas e staff por me receberem." Só faltaria mesmo ensinar o grito da equipa, antes de partir para os primeiros exercícios. "Raça, querer e ambição. Sport Lisboa e Benfica", ouve-se entre aplausos.

Durante cerca de duas horas, houve pequenos treinos de aquecimento, peladinhas e um jogo de futebol que dividiu a equipa em dois. Quem visse de fora não adivinharia que entre a equipa encarnada haveria uma jovem jogadora afegã, pouco habituada às dinâmicas da casa. Farkhunda Muhtaj jogou, marcou e correspondeu ao que lhe foi pedido.

Quanto à integração e à língua, não seriam também problemas. O próprio plantel feminino do Benfica tem, além de portuguesas, jogadoras brasileiras, uma canadiana, uma nigeriana, uma espanhola e uma jovem luso-romena. Farkhunda Muhtaj quis mostrar o que vale, depois de ter sido convidada pelo Benfica a marcar presença num dos treinos da equipa. O futebol, esse, é o de sempre. "É a minha vida, significa tudo para mim, é a minha paixão. É o que me motiva todos os dias", admite.

Uma iniciativa pelo Afeganistão "que dá um sinal [do Benfica] para o exterior"

Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, esteve presente em toda a iniciativa no Estádio da Tapadinha, onde a capitã da seleção nacional do Afeganistão foi integrada nos trabalhos da equipa. Deu as boas-vindas a Farkhunda Muhtaj e aproveitou também para retirar os capitais desta iniciativa para o Benfica. "O crescimento do futebol feminino é uma inevitabilidade. Seja no Afeganistão, seja fora do Afeganistão. É um prazer enorme ter aqui a Farkhunda connosco. Ela representa de certa forma a necessidade de mudança. Ela, como exemplo, e o Benfica, recebendo aqui a jogadora neste treino, dão um sinal solidário com o futebol feminino, mas também com a causa das mulheres no Afeganistão".

O responsável pelas modalidades do Benfica, e também pelo futebol feminino, considera que o clube encarnado "é o clube em Portugal, e quiçá na Europa, que mais investe no desporto feminino", liderando assim "pelo exemplo e, ao fazê-lo, está claramente a dar esse sinal a todo o mundo". Questionado pelo Observador sobre se essa aposta no futebol feminino continuará a ser uma prioridade, numa altura em que o clube está prestes a ir a eleições (e em que Fernando Tavares está na lista de Rui Costa), o atual vice-presidente prefere falar apenas desta iniciativa e sublinhar que "todo o investimento que tem sido feito no futebol feminino e desporto feminino falam por si".

Para este sábado à tarde, está marcado mais um treino que vai incluir também as 26 meninas afegãs das camadas jovens da seleção nacional do Afeganistão, nos campos sintéticos junto ao Estádio da Luz. Já na próxima terça-feira, o grupo (a quem, juntamente com as respetivas famílias, Portugal ofereceu asilo) vai assistir à partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões: o Benfica-Bayern de Munique, agendado para as 20h, no Seixal.

Quanto a Farkhunda Muhtaj, regressa na próxima semana ao Canadá, onde vive atualmente, mas espera que esta iniciativa – e o convite feito por parte do Benfica – possa ser vista também como um grito de alerta para a situação que se vive atualmente no Afeganistão, que desde meados de agosto é liderado pelo movimento extremista talibã.

https://observador.pt/2021/10/01/em-campo-farkhunda-foi-uma-delas-como-o-plantel-do-benfica-recebeu-a-capita-do-afeganistao-um-simbolo-da-necessidade-de-mudanca/

[Reportagem Audio] https://observador.pt/programas/reportagem-observador/capita-da-selecao-afega-honrada-por-treinar-no-benfica/


margaridacardoso



anarcos

Treino de conjunto com jovens atletas afegãs

Iniciativa da Fundação Benfica juntou futebolistas femininas do Clube e do Afeganistão no campo sintético do Complexo Desportivo do Estádio da Luz.


Jovens afegãs visitaram o Estádio da Luz

O campo sintético do Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi palco, no dia 2 de outubro, de um momento de convívio entre atletas femininas do Clube e do Afeganistão. Um jogo no qual esteve evidente uma paixão em comum (jogar futebol), assim como o espírito de união e solidariedade.

Numa iniciativa protagonizada pela Fundação Benfica, foi possível reunir jovens futebolistas do Benfica e do Afeganistão. Sempre na linha da frente no que diz respeito à assistência humanitária, a Fundação Benfica não faltou à chamada e, mais uma vez, estendeu a mão a quem mais precisa, dizendo "presente".

Antes do treino de conjunto realizado no período da tarde, as jovens afegãs tiveram a oportunidade de visitar Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Posteriormente, já no campo sintético, cada uma das atletas foi presenteada com um kit entregue pelas equipas Sub-15 e Sub-16 do Glorioso.

Um momento acompanhado de perto pelo presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, e da capitã da seleção feminina do Afeganistão, Farkhunda Muhtaj – que também recebeu uma camisola por parte de Carlos Moia.



Mensagem de acolhimento

Carlos Moia foi o primeiro a dirigir algumas palavras ao grupo de trabalho das jovens afegãs. "As pessoas em Portugal são generosas, muito acolhedoras e vocês vão sentir isso. O Benfica quer proporcionar-vos várias experiências e, por agora, esse kit que vos foi entregue, vai ajudar-vos a que continuem a fazer aquilo que realmente gostam: jogar futebol. Na terça-feira, estarão presentes no jogo da UEFA Champions League, entre a equipa feminina do Benfica e do Bayern Munique. Desejamos tudo de bom e, em Portugal, podem constatar o quão amigos somos com todos", salientou o responsável.

Farkhunda Muhtaj, por sua vez, aproveitou o momento para, mais uma vez, manifestar o seu agradecimento por esta iniciativa levada avante pelo Clube – e por todas as outras nos últimos dias. "Antes de mais, quero agradecer ao Benfica por tudo o que tem feito pela equipa nacional feminina do Afeganistão. Estamos honradas por fazer parte de um clube tão grande e com todo o apoio a ser manifestado em todos os momentos. Eles estão a dar-nos um presente incrível, que é esta oportunidade para a equipa nacional de jovens do Afeganistão jogar contra as jovens jogadoras do Benfica e, a mim, deram-me a oportunidade de treinar com a equipa principal feminina. Obrigada pelo vosso apoio, generosidade e gentileza para connosco", enalteceu a capitã da seleção feminina do Afeganistão.



Welcome Through Football

O projeto que está inserido na Fundação Benfica tem como principal objetivo integrar e auxiliar os refugiados e, fruto disso, o presidente executivo salientou os motivos que levaram a Fundação Benfica a abraçar esta ação.

"Esta situação encaixa-se no nosso projeto e não podíamos deixar de estar dentro dela quando falaram connosco e nos pediram apoio. O Benfica está sempre disponível para todos, sejam eles mais ou menos carenciados. Mas, para os grandes carenciados, temos de estar presentes em todas as áreas como, por exemplo, catástrofes ou refugiados. Foi bom conseguir trazer estas jovens a partir do Canadá e dos Estados Unidos da América. O nosso papel, e o mínimo que podemos fazer, é receber bem os nossos convidados. Enquanto portugueses, sabemos receber bem as pessoas. Somos afáveis, amigos, carinhosos e humildes. Penso que, no geral, muitos dos refugiados que passam por Portugal acabam por se ir embora... Mas espero que fiquem. O Benfica está de portas abertas, disponível e pronto para ajudar verdadeiramente quem precisa", assinalou Carlos Moia.



Farkhunda Muhtaj louvou atitude de um "clube de classe mundial"

Com várias restrições no Afeganistão, a capitã da seleção feminina de futebol foi a porta-voz do sonho destas jovens: jogar futebol.

"No Afeganistão, jogar futebol está a ir contra as normas sociais. Muitas raparigas estão à procura de uma vida positiva quando competem no desporto e, especialmente, no futebol. O futebol é a identidade delas e é isso que adoram fazer. É a sua paixão. Assim, para poderem continuar esta jornada e ter um novo capítulo na sua vida, têm aqui uma oportunidade fantástica em torno de um clube de classe mundial. O Benfica proporciona instalações de topo, tanto apoio a estas raparigas e, agora, elas estão a treinar aqui com as jovens do Benfica em instalações maravilhosas. Têm tanta sorte e agradecem ao Benfica, ao povo português por continuarem a proporcionar a estas raparigas excelentes condições de formação", afirmou Farkhunda Muhtaj.



Testemunhos na primeira pessoa

Fatema Urfani e Sadaf Sharifzada foram duas das jovens afegãs que falaram sobre esta experiência proporcionada pela Fundação Benfica.

"Foi uma sensação agradável. Quando soubemos que íamos ter um treino, senti-me realmente feliz. Pela primeira vez em Portugal, treinámos contra uma equipa poderosa, e foi uma oportunidade muito surpreendente", destacou Fatema Urfani.

"É realmente bom depois de seis semanas de treino e, pela primeira vez, penso que é um sítio seguro para nós. Irei lembrar-me deste dia", vincou Sadaf Sharifzada.

Antes deste momento de convívio com as atletas do Benfica, a equipa de jovens afegãs visitou o Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Encantadas e maravilhadas, as duas não esconderam a felicidade!

"Gostei! Quando estava no autocarro a caminho daqui e vi o Estádio... comecei a pensar que realmente ia ali, e foi incrível", revelou Fatema. "É um Estádio maravilhoso. É a primeira vez que aqui venho e ver tudo isto é realmente interessante", reforçou Sadaf.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/10/04/futebol-feminino-iniciativa-fundacao-benfica-treino-de-conjunto-com-jovens-atletas-afegas




[Galeria de imagens no link.]

Um convívio para sentir o Benfica!



Um grupo de jovens jogadoras do Afeganistão conviveu, neste sábado, 2 de outubro, com as equipas femininas de futebol Sub-15 e Sub-16 do Benfica. As atletas visitaram o Estádio da Luz, receberam lembranças por parte do Clube, com a chancela da Fundação Benfica na pessoa do seu presidente-executivo Carlos Moia, e participaram num treino convívio no relvado sintético junto à Catedral. Veja aqui as imagens dos momentos marcantes da iniciativa...

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/gallery/2021/10/02/clube-fundacao-jovens-afegas-convivio-equipas-sub-13-e-sub-15

DeSousa

Reforços para janeiro: -Gr suplente (que dê garantias)
                                 -DE titular
                                 -PL/EX titular (do nível da Cloé, de preferencia Canadiana/América/Nórdica)
 

filc

Citação de: DeSousa em 05 de Outubro de 2021, 22:04
Reforços para janeiro: -Gr suplente (que dê garantias)
                                 -DE titular
                                 -PL/EX titular (do nível da Cloé, de preferencia Canadiana/América/Nórdica)
 

E uma central

Notguilty

Citação de: DeSousa em 05 de Outubro de 2021, 22:04
Reforços para janeiro: -Gr suplente (que dê garantias)
                                 -DE titular
                                 -PL/EX titular (do nível da Cloé, de preferencia Canadiana/América/Nórdica)
 
isso é o minimo dos minimos.

BlankFile

Citação de: DeSousa em 05 de Outubro de 2021, 22:04
Reforços para janeiro: -Gr suplente (que dê garantias)
                                 -DE titular
                                 -PL/EX titular (do nível da Cloé, de preferencia Canadiana/América/Nórdica)


A DE titular chama-se Lúcia Alves.

Podes é ambicionar uma alternativa de qualidade, sem duvida. Aí concordo.