Sugestões de jogadoras / Mercado

Limentaen

Citação de: gungunhana em 01 de Janeiro de 2024, 14:11
Citação de: paalexg em 31 de Dezembro de 2023, 17:39
Citação de: Notguilty em 31 de Dezembro de 2023, 16:47
Citação de: bruno cardoso em 31 de Dezembro de 2023, 14:51Helena Costa está livre no mercado. A treinadora e scout portuguesa deixou o Watford depois de um ano na função de chief scout, cargo que também ocupou no Eintracht Frankfurt durante oito anos
Essa Senhora tem um curriculum espectacular.

esde cedo Helena Costa se destacou pela excelência no mundo do futebol. Aos vinte e um anos, ainda não tinha terminado a sua graduação em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, quando fez o seu primeiro curso de treinadores pela Associação de Futebol de Lisboa, no qual obteve a melhor classificação de entre os 120 candidatos. Seguiu-se o Mestrado em Análise de Jogo com louvor e distinção e os cursos de treinadores UEFA nível 2 e nível 3 pela Federação Portuguesa de Futebol. Em 1998 entrou como treinadora adjunta nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica e de 1999 a 2004 acompanhou as equipas de sub-9 e sub-10 como treinadora principal. No ano seguinte passou a treinadora adjunta da equipa masculina de sub-17 do Sport Lisboa e Benfica, tendo alcançado o título de Vice-Campeão Nacional. Sem nunca deixar as camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica, na época de 2005/2006 aceitou o seu primeiro desafio com uma equipa sénior masculina, a Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense, onde conquistou o 1º lugar do campeonato regional da zona de Lisboa.

No ano seguinte deu o salto para as equipas femininas e para a conquista de vários títulos como treinadora principal, passando pelo Sociedade União 1º de Dezembro e pelo Odivelas Futebol Clube.

Em 2010 aceitou o desafio e deixando as camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica e todas as outras atividades no futebol nacional, rumou a Doha no Qatar para criar toda a estrutura do Futebol Feminino naquele país, tornando-se a selecionadora do futebol feminino jovem e sénior. Neste novo desafio Helena Costa foi responsável pelo scouting, pela criação e organização de Campeonatos Nacionais Femininos, organização dos cursos de treinadores da FIFA para os países do Médio Oriente que teve lugar em Doha - 2010, entre outros desafios que se imaginam num país do Médio Oriente que dá os primeiros passos no futebol feminino.

Em 2012 foi convidada para ser selecionadora nacional do futebol feminino no Irão.

Estudos
1997-2001 - Licenciatura em Ciências do Desporto - Educação Física / Especialização em Futebol pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (16 valores - Bom com Distinção)
1999 - Curso de Treinador nível 1 da Federação Portuguesa de Futebol pela Associação de Futebol de Lisboa (Muito Bom com Distinção - melhor classificação em 120 candidatos)
2002-2004 - Mestrado em Análise de Jogo - "Caracterização da performance ofensiva da equipa feminina alemã durante o FIFA World Cup 2003" pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (Muito Bom com Distinção)
2003 - Curso de Treinador UEFA B pela Associação de Futebol de Lisboa / Federação Portuguesa de Futebol (Muito Bom - 2ª melhor classificação em 100 candidatos)
2008 - Curso de Treinador UEFA A pela Federação Portuguesa de Futebol (Muito Bom - 2ª melhor classificação em 30 candidatos)
2012-2013 - Estudante de Doutoramento em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona
Ensino
2002-2005 - Coordenadora dos estágios em Clubes de Futebol para estudantes de Ciências do Desporto no Instituto Piaget de Almada.
2003-2006 - Coordenadora das dissertações final de curso na área Futebol em Ciências do Desporto no Instituto Piaget de Almada.
2005-2009 - Formadora no curso Curso de Treinadores UEFA B na disciplina de Metodologia do Treino na Associação de Futebol de Lisboa
2009-2010 - Professora da disciplina de Futebol da Licenciatura em Ciências do Desporto no Instituto Piaget de Almada.
2010 - Formadora no curso FIFA Football Course for Women's Coaches of Middle East - Doha, Qatar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Santos_e_Costa
Aqui estaria uma boa directora desportiva e chief-scout do futebol feminino do Benfica.

Desde que não seja como treinadora...

A senhora é uma teórica, mas com boa utilização das épocas em que treinou com exito no feminino (o futebol feminino naquela altura era o que era...) e hj ou se começa a treinar a sério,  reforçando massas musculares para cada jogadora ter potência e aumentar o regime de intensidade no treino, ou esqueçam, valerá o que valerá como espectáculo competitivo se o compararmos com o masculino. Já aqui alguém colocou um resultado de sub 14 masculinos com seniores femininas, nao colocarei nada disso aqui, mas posso garantir que acredito nesse resultado e mais, em Portugal tem havido jgs treino com miudagem e os resultados ainda são superiores a isso para os miudos...  A senhora em questão a certa altura e á boleia dos resultados no Feminino e á "boa imprensa" que foi criando,  decidiu que queria treinar homens e tentou-o, numa ansia quase de pioneirismo... A coisa não resultou e até me pareceu por uma vez em que se demitiu que foi "enganada" ou ao "engano" através do presidente creio (mas posso estar enganado) dum clube françês.
A passagem pelos escalões de formação do Benfica nao teve brilho nenhum, foi noemal como a de dezenas de treinadores que por lá passam, mas serviu para se dar  a conhecer a ter apoio de agente(s).
A ideia aqui passada parece-me bastante interessante, mas será que esse csargo satisfaria o ego dela?? duvido. Entretanto continuo á espera que consiga mostrar como treinadora de homens o seu valor, como tanto tentou e porfiou aqui há uns anos. Ou pelo menos que agarre como treinadora um projecto no feminino com a cadência fraca, mas imensamente superior á que havia quando foi campeã em Portugal.

Como diretora desportiva era um passo na direção certa, é quase impossível ser pior que FT, basta ver o acerto com as jogadoras NFL. Como treinadora não acho que seja, pelo menos neste momento, superior à Patão, que mantenho a ideia que lhe faria bem ser adjunta de um treinador estrangeiro com experiência em campeonatos mais competitivos

Notguilty

Citação de: MN em 03 de Janeiro de 2024, 15:56
Citação de: Negan Schrute em 30 de Dezembro de 2023, 11:51A chandra sempre vem?
Qual Chandra?
Chandra Davidson a melhor jogadora estrangeira que o Sporting conseguiu ter no Plantel até à data.

paalexg

Citação de: Notguilty em 03 de Janeiro de 2024, 15:59
Qual Chandra?
Chandra Davidson a melhor jogadora estrangeira que o Sporting conseguiu ter no Plantel até à data.
Nem por sombras.

O Sporting já teve a Raquel Fernandes ou a Nevena Damjanovic, por exemplo. E veremos como será com a Olivia Smith, Norheim e, talvez, com a Jacynta Gala. Acho que todas (dúvidas quanto à última) tiveram ou podem ter mais impacto.

Notguilty

Citação de: paalexg em 03 de Janeiro de 2024, 18:27
Qual Chandra?
Nem por sombras.

O Sporting já teve a Raquel Fernandes ou a Nevena Damjanovic, por exemplo. E veremos como será com a Olivia Smith, Norheim e, talvez, com a Jacynta Gala. Acho que todas (dúvidas quanto à última) tiveram ou podem ter mais impacto.
Esqueci-me da Nevena de resto mantenho.

Limentaen

Citação de: Notguilty em 03 de Janeiro de 2024, 18:30
Qual Chandra?
Nem por sombras.

Para mim a Nevena e Raquel Fernandes foram as melhores estrangeiras que os calimeros tiveram, a Raquel carregou o sporting nas épocas que esteve em Portugal, a Chandra nunca teve essa influencia neles

Notguilty

Citação de: Limentaen em 03 de Janeiro de 2024, 18:51
Qual Chandra?
Nem por sombras.

Para mim a Nevena e Raquel Fernandes foram as melhores estrangeiras que os calimeros tiveram, a Raquel carregou o sporting nas épocas que esteve em Portugal, a Chandra nunca teve essa influencia neles
acho que tens razão mas praticamente só me lembro da Raquel Fernandes no Braga.

Limentaen

Citação de: Notguilty em 03 de Janeiro de 2024, 18:57
Citação de: Limentaen em 03 de Janeiro de 2024, 18:51
Qual Chandra?
Nem por sombras.

acho que tens razão mas praticamente só me lembro da Raquel Fernandes no Braga.

Não queres dizer famalicão?

paalexg

Os nossos parceiros do Gotham e campeões em título da NWSL contrataram nos últimos dias a Rose Lavelle, a Emily Sonnett, a Crystal Dunn e Tierna Davidson, todas internacionais norte-americanas (duas delas titulares indiscutíveis).

É ver se alguém ficou sem espaço por lá e fazer uso da parceria, caso seja do nosso interesse.

DeSousa

Então a Chandra não era para ter já chegado?

baojoao

Citação de: DeSousa em 05 de Janeiro de 2024, 22:24Então a Chandra não era para ter já chegado?
Esperar que não chegue a vir.

bruno cardoso

FC Zenit Women✨
@fczenit_en_w
Ana Dias has left Zenit

The Portuguese striker joined us in March 2021 and leaves at the end of her contract.

She scored 42 goals, won two league titles, one Super Cup and was 2023's league player of the season.

Thank you and wish you all the best Ana!

Limentaen

Citação de: paalexg em 08 de Janeiro de 2024, 16:21
Citação de: BlankFile em 08 de Janeiro de 2024, 16:14
Citação de: baojoao em 06 de Janeiro de 2024, 07:20
Citação de: DeSousa em 05 de Janeiro de 2024, 22:24Então a Chandra não era para ter já chegado?
Esperar que não chegue a vir.

Vem.
Fdx.

Mas obrigado pela informação, Blank!

Apesar de achar que não acrescenta a qualidade que a equipa precisa no ataque, se é para vir que venha rápido, porque se falta uma das titulares, seja por lesão ou para descansar, faltam opções de qualidade no banco