CONSISTÊNCIA VALEU O BRONZE
O Benfica venceu o Sporting, por 3-6, e alcançou a 3.ª posição na UEFA Futsal Champions League.
O Benfica terminou a sua participação na UEFA Futsal Champions League de 2023/24 no 3.º lugar, após ter vencido o Sporting, por 3-6, neste domingo, 5 de maio, no jogo de atribuição da 3.ª e 4.ª posições, em Erevã, na Arménia.
Uma boa entrada do Benfica no encontro discutido na Karen Dermichyan Arena colocou as águias sempre próximas da baliza contrária e os lances de perigo foram consumados em golo aos 9', quando Arthur, ao segundo poste, emendou um passe Higor de Souza (0-1).
O pivô brasileiro foi mesmo a grande figura do encontro. Após a assistência, o camisola 20 das águias, aos 11', ampliou a vantagem do Benfica com um extraordinário trabalho individual à frente do guardião Henrique (0-2).
O Sporting reduziu a diferença no marcador em cima do intervalo, quando faltavam pouco mais de sete segundos para o período de descanso, com um remate, de longe, do guarda-redes Henrique (1-2).
A vantagem das águias era curta em face do desenrolar dos acontecimentos na primeira parte, mas na etapa complementar a consistência do jogo do Benfica manteve-se e o sentido coletivo também. Porém, o minuto 22 foi pródigo em golos. Foram três!
Primeiro, Higor de Souza recebeu a bola de costas para a baliza em cima da linha limite da área, rodou e finalizou com qualidade (1-3). O oponente reduziu de imediato com um desvio de Taynan a remate de longe de Henrique (2-3). Contudo, Higor de Souza foi mais lesto que um defensor contrário, ganhou-lhe as costas, e disparou forte e de pronto para o 2-4.
Quando o Sporting arriscava no ataque com o guarda-redes adiantado, aos 38', uma perda de bola para o aniversariante Lúcio Rocha – fez 20 anos – permitiu que o ala benfiquista atirasse o esférico de longe para a baliza deserta (2-5). Zicky, no minuto seguinte, ao segundo poste, reduziu (3-5), mas Lúcio Rocha, praticamente da mesma forma que no seu primeiro golo, fixou o resultado (3-6), que permitiu aos encarnados conquistar a medalha de bronze pelo terceiro ano consecutivo.
DECLARAÇÕES
Mário Silva (treinador do Benfica): "Era o objetivo que tínhamos depois do jogo de sexta-feira. Viemos à procura de outra medalha. Foi um jogo de duas grandes equipas, o qual não careceu de tanta preparação como frente a outras equipas, porque nos conhecemos bem. O que mudou foi a intensidade como defendemos, a mobilidade que demos ao jogo sem bola, e como procurámos sempre ser mais verticais. E, claro, a consistência durante os 40 minutos. O Higor de Souza fez um grande jogo. Temos três pivôs de eleição e gente atrás deles que os alimentam muito bem, e que pelo talento que têm também fazem a diferença."
Higor de Souza (pivô do Benfica): "Os primeiros três golos pelo Benfica já foram especiais, ainda mais numa fase final da Liga dos Campeões e num dérbi. Foi importante. A chave foi a concentração, sabemos da qualidade do outro lado. Não podíamos fraquejar. Com este 3.º lugar, saíamos muito mais conscientes de erros que não podemos cometer e mais preparados para o play-off da Liga Placard."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Ivan Chishkala, Lúcio Rocha e Arthur
Suplentes: Martim Figueira (NJ), Silvestre Ferreira (J), Bruno Coelho (J), Gonçalo Sobral (J), Edmilson Sá (J), Diego Nunes (J), Jacaré (J), Rocha (J) e Higor (J)
Golos Benfica: Arthur (8'), Higor (10', 21' e 21') e Lúcio Rocha (37' e 39')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/05/futsal-jogo-benfica-sporting-atribuicao-3-e-4-lugares-uefa-champions-league
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 19 Maio 2024
- Universo Benfica a Sábado, 4 Maio 2024