As Finanças do Benfica

Americano69

Citação de: Wampyro em 10 de Fevereiro de 2011, 17:43
A negociação colectiva para mim tb era a melhor forma de dar competitividade à liga e com isso tornar a propria liga mais aliciante. As contas do Americano estão muito boas, mas a pergunta que me fica é:

Como fazer isso, se há clubes que já gastaram o que lhes deram até 2018?

Como já disse, se a negociação for com a mesma entidade, o que em Portugal é quase garantido, é só fazer um acerto de contas, não é impossível. Mas claro que a ideia é a longo prazo, na pior das hipóteses decide-se já para não andar ninguém a vender direitos pós-2018  :)

Marado

Na Ligue1 é repartido da seguinte forma:

- 50% da receita é dividida de igual forma pelos 20 clubes
- 30% da receita é atribuída consoante a classificação de cada clube
- 20% da receita é atribuída com base nas audiências televisivas de cada clube

.:VMPT:.

Citação de: Marado em 10 de Fevereiro de 2011, 17:52
Na Ligue1 é repartido da seguinte forma:

- 50% da receita é dividida de igual forma pelos 20 clubes
- 30% da receita é atribuída consoante a classificação de cada clube
- 20% da receita é atribuída com base nas audiências televisivas de cada clube

Isso sim, é negociação....

Com isso, aposto que existiria muito mais competitividade no campeonato (como acontece em França é ver clubes ditos mais pequenos na frente dos colossos Franceses )....

Os "pequenos" iriam receber muito mais e os grandes paravam de esbanjar dinheiro....

Mas sabemos que isso cá não vai acontecer....

Wampyro

Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 17:48
Citação de: Wampyro em 10 de Fevereiro de 2011, 17:43
A negociação colectiva para mim tb era a melhor forma de dar competitividade à liga e com isso tornar a propria liga mais aliciante. As contas do Americano estão muito boas, mas a pergunta que me fica é:

Como fazer isso, se há clubes que já gastaram o que lhes deram até 2018?

Como já disse, se a negociação for com a mesma entidade, o que em Portugal é quase garantido, é só fazer um acerto de contas, não é impossível. Mas claro que a ideia é a longo prazo, na pior das hipóteses decide-se já para não andar ninguém a vender direitos pós-2018  :)

O problema é que sabes tão bem como eu o modus-operandi da Olivedesportos, e assim que vir um clube entalado, vai lá, oferece meia duzia de euros e eles aceitam vendar os direitos por mais 10 anos...

joase

#15964
Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 17:11
Citação de: Grande em 10 de Fevereiro de 2011, 17:03
Citação de: trainmaniac em 10 de Fevereiro de 2011, 16:58
Esta decisão dos direitos de TV é uma decisão da AG da Liga, apenas e só... não mete associações nem nada disso ao barulho, pelo que a comparação com o processo dos estatutos da FPF é um pouco descabida.

Acho que quando os dirigentes passarem a olhar para os seus próprios clubes com interesse e paixão, vão ver que o melhor que têm a fazer é entender-se com os outros clubes para procurarem soluções conjuntas. Nisto dos direitos de TV haveriam enormes vantagens.

O Bayern se pudesse saia da negociação colectiva. Não há nenhum clube grande que queira competir na Champs que queira isso.

A não ser que sejam obrigados os grandes gostam de receber o que tem direito.

Champs que ironicamente é o melhor exemplo de sucesso duma negociação colectiva, diria eu.
+- Americano. Em relação à Champions o modelo é potenciar os maiores mercados/mais audiências e equipas que trazem mais audiências. Por isso tens o sistema de pontos e a entrada de equipas na champions. OU seja, entram 4 equipas espanholas, 4 inglesas, etc etc...não acho justo.
Eu sou completamente a favor da negociação colectiva. Já há muito tempo o disse e partilhei aqui essa opinião juntamente contigo e mais alguns.
Interessante o teu cálculo e o beneficio para todos incluindo as posições da tabela classificativa. Actualmente esses bónus também existem, por isso toda a gente procura safar-se rapidamente da descida para depois se fazer os "favores a outros". Favores que consistem em prémios pagos por outros para ganharem aos que estão a lutar por títulos ou provas europeias, ou então que estão para descer. Existe sempre muito dinheiro a circular nestas alturas.
Pegando neste exemplo seria efectivamente interessante que os clubes dependessem apenas de si para aumentarem as suas receitas e não estarem à espera dos bónus dos outros.

Relativamente à facilidade de renegociar este contrato colectivamente também não é difícil. Ou seja, tem de ser um regulamento aprovado pela Liga, liga essa que é constituída pelos clubes, portanto seriam sempre os clubes a votar nessa opção.

O problema disto tudo tem a ver com independência dos clubes ou falta delas.
O mercado do futebol é um negócio brutal e por isso acho estranho a forma como os clubes mais pequenos não percebem esta questão estando sempre dependentes da receita do Oliveira e não pensando que o negócio dele sem clubes não funciona.
Estamos a falar de dirigismo que devem pensar no futebol colectivamente e não em clubes apenas. Enquanto a discussão for apenas os clubes e não o futebol não saímos do mesmo. Ou seja, só quando grande parte desta classe de dirigentes sair dos poleiros é que se pode pensar em outras alternativas. O exemplo dos estatutos da FPF é elucidativo do pensamento reinante na nossa classe de dirigismo.




totta

Também sou a favor das negociações colectivas, iria contribuir muito para o espetáculo pois todos ganhariam nisso.
Já o caso espanhol acho uma vergonha onde Real e Barça limpam a grande parte do bolo, pois se é verdade que são quem mais contribui para o espectáculo e atrai atenções, também é verdade que não jogam sozinhos.

Marado

Alguém sabe quanto é que a Sportv paga anualmente aos 16 clubes pelos direitos, uma estimativa? 40M€?

A ideia é excelente, mas não acredito que resulte em Portugal. Porque a massa associativa em geral está concentrada em 5 clubes. Existe clubes da Liga Zon Sagres com uma média de assistência 500/700 adeptos como o Nacional que luta por uma classificação europeia. Esses clubes não geram quase retorno nenhum no Match Day, quase que não dá para cobrir as despesas do jogo. Outra pormenor é que para além dos direitos televisivos, outras ligas vendem e vendem bem os direitos para transmissão online, é uma receita extra nesse acordo de venda colectiva. Quem é que quer comprar os direitos de transmissão online da nossa liga no global? Ninguém. Pagar muito só para obter um pequeno retorno dos jogos dos três grandes. Mesma acontece com os jogos a serem transmitidos em outros países. Quem é que em Angola, Canada, EUA, Venezuela,etc. quer assistir a um Naval-Rio Ave? Meia dúzia somente. O retorno é obtido através de elevadas audiências e share e em Portugal só três clubes, eu até digo só dois é que conseguem vender bem a sua marca a nível mundial. O resto é tudo local.

T1n0_SLB


totta

O sistema francês para o controlo do futebol é um exemplo para os restantes, e acredito que num futuro próximo será mesmo obrigatório para todos, caso contrario algum dia a bolha irá rebentar.

pec

Para os direitos colectivos irem para a frente teria que se acabar com certas conivências que existem no futebol português sinceramente.

Mas acho que seria o melhor para a nossa liga que está lentamente a tornar-se numa liga escocesa com este Sportém.

Mais dinheiro para todos os clubes,melhores jogadores, melhores jogos, mais gente no estádio.. equipas de 2ªa linha portuguesa mais competitivas na Europa, parece-me tudo positivo.


.:VMPT:.

Citação de: totta em 10 de Fevereiro de 2011, 18:26
O sistema francês para o controlo do futebol é um exemplo para os restantes, e acredito que num futuro próximo será mesmo obrigatório para todos, caso contrario algum dia a bolha irá rebentar.

O0

Americano69

Citação de: totta em 10 de Fevereiro de 2011, 18:26
O sistema francês para o controlo do futebol é um exemplo para os restantes, e acredito que num futuro próximo será mesmo obrigatório para todos, caso contrario algum dia a bolha irá rebentar.

Do que conheço acho o sistema alemão o melhor, aliás diria que é o exemplo a seguir.

lost_paradise

Citação de: Marado em 10 de Fevereiro de 2011, 18:13
Alguém sabe quanto é que a Sportv paga anualmente aos 16 clubes pelos direitos, uma estimativa? 40M€?

A ideia é excelente, mas não acredito que resulte em Portugal. Porque a massa associativa em geral está concentrada em 5 clubes. Existe clubes da Liga Zon Sagres com uma média de assistência 500/700 adeptos como o Nacional que luta por uma classificação europeia. Esses clubes não geram quase retorno nenhum no Match Day, quase que não dá para cobrir as despesas do jogo. Outra pormenor é que para além dos direitos televisivos, outras ligas vendem e vendem bem os direitos para transmissão online, é uma receita extra nesse acordo de venda colectiva. Quem é que quer comprar os direitos de transmissão online da nossa liga no global? Ninguém. Pagar muito só para obter um pequeno retorno dos jogos dos três grandes. Mesma acontece com os jogos a serem transmitidos em outros países. Quem é que em Angola, Canada, EUA, Venezuela,etc. quer assistir a um Naval-Rio Ave? Meia dúzia somente. O retorno é obtido através de elevadas audiências e share e em Portugal só três clubes, eu até digo só dois é que conseguem vender bem a sua marca a nível mundial. O resto é tudo local.
não te esqueças que cada clube vende os direitos dos jogos em casa. Se retirares os 3 grandes são 13 clubes que recebem 3 vezes por época os grandes. São 39 jogos em que os restantes clubes juntos recebem os grandes por época.
é daí que vem o seu poder negocial sobretudo se feito numa negociação colectiva e não obviamente num naval Rio Ave.

lost_paradise

Parabéns americano pela apresentação do modelo e sobretudo por desmistificares algumas ideias feitas que no global o Benfica teria muito mais a perder do que a ganhar numa negociação colectiva.

Já é um excelente principio.