As Finanças do Benfica

AnotherDoom

8 ou 10 milhões é um valor correspondente ao valor do futebol português.

8 ou 10 milhões parece-me um valor pequeno para a dimensão social, mediatica, de mercado do Benfica.

Mas aqui há uma coisa que nos coloca em desvantagem, a pouco ou nenhuma projeção do Benfica na principal prova mundial de clubes, a Champions.

Tivesse o Benfica feito boas prestações europeias na Champions nos últimos anos e o valor do patrocínio teria necessariamente que ser maior.

CitriC

Citação de: AnotherDoom em 20 de Maio de 2015, 15:00
8 ou 10 milhões é um valor correspondente ao valor do futebol português.

8 ou 10 milhões parece-me um valor pequeno para a dimensão social, mediatica, de mercado do Benfica.

Mas aqui há uma coisa que nos coloca em desvantagem, a pouco ou nenhuma projeção do Benfica na principal prova mundial de clubes, a Champions.

Tivesse o Benfica feito boas prestações europeias na Champions nos últimos anos e o valor do patrocínio teria necessariamente que ser maior.

Não duvido que no caso do Benfica tenha atingido sempre os quartos de final (pelo menos) nestes últimos 6 anos os valores fossem um pouco maiores.

No entanto fomos a 2 finais europeias nos dois últimos anos e isso também conta muito. Sabes bem que a final da Liga Europa apesar de  mais fraca que a Liga dos Campeões é vista por milhões e milhões de pessoas.

Quem tem estado agora afastado da Liga dos Campeões e das competições europeias é o  Milão e Hamburgo e são patrocinados pela Emirates. Não sei até quando.

Eusébio10

Alguém que esteja minimamente por dentro das finanças do Benfica me pode dizer se este há "espaço" para manter o melhores jogadores e investir ou terá que ser novamente um ano onde vendemos os melhores?


Theroux

Offtopic: o administrador financeiro do porto anunciou que o próximo orçamento será menor, mas que isso poderá não afectar o investimento no futebol. Esta época foi de 155M€.

O Benfica não divulga o seu orçamento, mas veremos quais são os sinais dados no verão. Relembro que em 13/14 os gastos não diminuiram.

klik

Citação de: sergio19azb em 20 de Maio de 2015, 11:02
Sejam 6, 7 ou 8M€, pouco importa sinceramente, já se sabe que em Portugal nunca nenhuma equipa vai receber o que recebem as outras de outros campeonatos. É um valor que nos permite continuar a caminhar com passos seguros para o crescimento do clube. É um contrato de 3 anos, se no final dos 3 anos a Emirates estiver contente com esta parceria, terão interesse em renovar e quem sabe aumentar o valor do contrato. Importante para já é ganhar o próximo jogo e a taça da liga e a partir daí garantir a renovação do JJ, do Maxi e começar a preparar a próxima época:
-Criar uma lista de possiveis reforços para eventuais saídas de jogadores importantes (Maxi, Salvio e Gaitan sobretudo)
-Procurar 2 ou 3 jogadores que venham acrescentar qualidade (DE, MC e AC)

Não é só isso...

A Base dos planteis têm é que ser baseadas em mais jogadores da formação... que joguem, e se mantenham durante muitos mais anos.. porque partem de baixo, e vão vendo os seus contratos alterados!!!

Se tivesses uma base dessas, já com 4 ou 5 anos de clube... é muito mais fácil  ter orçamentos suportáveis, que te permitem vender menos, e depois a volta desses jogadores ter os tais excelentes jogadores de fora.

O Problema é que nós não temos essa base, e para a criar-mos em algum momento teremos de apostar em jogadores e manter os mesmos.

odistraido

155M!!!  :2funny:
O bruxo anda a trabalhar bem para terem orçamentos absurdos desses.

samura

Expliquem-me uma coisa de finanças, se puder ser: Os scp e fcp lançaram um empréstimo obrigacionista com tx de juro de 4.5% e ainda assim a procura superou a oferta em cerca de 2x e 1/2.  Isto quer que quem definir a tx de juro errou nas previsões ou o embraço de ter um emprestimo obrigacionista não totalmente subscrito é muito mais gravoso para a imagem de um clube?

CitriC

Samura no caso do Sporting o BCP e o BES garantiam que o emprestimo fosse totalmente subscrito (se nao estou em erro no caso de haver pelo menos 10milhões de euros)
no caso do porto não sei.

Mas sim se não fosse totalmente subscrito seria um enorme falhanço, até porque significaria que as pessoas não têm confiança nas SAD's e em quem as gere o que levaria estes clubes a terem que ir buscar o dinheiro a outro lado a um custo mais elevado ou sem possibilidade de o arranjar a não cumprirem com as suas obrigações (nomeadamente anteriores EOs)

Em relação à taxa de juro, é certo que erraram na sua previsão spois se por exemplo o Sporting com 6.25% teve uma procura 2.57 vezes superior à oferta julgo que veria subscrito totalmente o seu EO de 30 milhões com 6% ou 5,5% por exemplo.

No entanto tens que entender que se eles não colocarem taxas de juro atractivas as pessoas não vão subscrever, até porque os emprestimos obrigacionistas involvem riscos e as pessoas podem ficar sem o seu dinheiro. É verdade que até agora nenhuma das SAD's entrou em incumprimento, portanto até tem sido um investimento atrativo, mas no futuro quem sabe?
Agora é fácil de falar porque houve muito maior oferta, mas o eles analisaram vários factores e chegaram à conclusão que 6.25% / 5% era o ideal. Estes pormenores de porquê x e não y já me escapam.


Talvez alguém com maior conhecimento que eu possa juntar/corrigir informação transcrita por mim.

Cumps

Pedro Nunes 28

Citação de: CitriC em 25 de Maio de 2015, 17:28
Samura no caso do Sporting o BCP e o BES garantiam que o emprestimo fosse totalmente subscrito (se nao estou em erro no caso de haver pelo menos 10milhões de euros)
no caso do porto não sei.

Mas sim se não fosse totalmente subscrito seria um enorme falhanço, até porque significaria que as pessoas não têm confiança nas SAD's e em quem as gere o que levaria estes clubes a terem que ir buscar o dinheiro a outro lado a um custo mais elevado ou sem possibilidade de o arranjar a não cumprirem com as suas obrigações (nomeadamente anteriores EOs)

Em relação à taxa de juro, é certo que erraram na sua previsão spois se por exemplo o Sporting com 6.25% teve uma procura 2.57 vezes superior à oferta julgo que veria subscrito totalmente o seu EO de 30 milhões com 6% ou 5,5% por exemplo.

No entanto tens que entender que se eles não colocarem taxas de juro atractivas as pessoas não vão subscrever, até porque os emprestimos obrigacionistas involvem riscos e as pessoas podem ficar sem o seu dinheiro. É verdade que até agora nenhuma das SAD's entrou em incumprimento, portanto até tem sido um investimento atrativo, mas no futuro quem sabe?
Agora é fácil de falar porque houve muito maior oferta, mas o eles analisaram vários factores e chegaram à conclusão que 6.25% / 5% era o ideal. Estes pormenores de porquê x e não y já me escapam.


Talvez alguém com maior conhecimento que eu possa juntar/corrigir informação transcrita por mim.

Cumps
Eu se fosse um investidor sem "clubite" nunca iria investir 1 EURO nos lagartos....aquilo tem tudo para dar problemas dentro de pouco tempo !

tecoteco

Citação de: Theroux em 23 de Maio de 2015, 02:58
Offtopic: o administrador financeiro do porto anunciou que o próximo orçamento será menor, mas que isso poderá não afectar o investimento no futebol. Esta época foi de 155M€.

O Benfica não divulga o seu orçamento, mas veremos quais são os sinais dados no verão. Relembro que em 13/14 os gastos não diminuiram.

esta época o Porto irá gastar mais de 160M€.
Na próxima época terá de reduzir o orçamento pelo menos em 10M€/Ano.

As contratações (investimento) é que continuarão iguais, nos 30M€ a 40M€ no próximo verão.

red-dawn

É preciso também ver que há muita gente que pede sempre mais obrigações do que as que realmente quer (e até que pode pagar), já a contar que a procura exceda a oferta, e assim na altura do rateio serem-lhe atribuido +- o nº de obrigações que queria. Por exemplo, se alguém queria 1000 obrigações, pede 2000 a contar com um rateio de 1 obrigação por cada duas pedidas. A procura "real" certamente não é esses 2.57 vezes mais que a oferta, é menos. Nas emissões do Benfica pedi sempre mais do que as que queria, às vezes muitíssimo mais até.

E o problema das obrigações não serem todas subscritas não é uma questão de embaraço, mas sim de não ter dinheiro suficiente para reembolsar o empréstimo anterior que vence agora (é para isso que o sporting e o porto estão a emitir mais obrigações), e isso seria uma catástrofe do ponto de vista reputacional e financeiro. Terminava logo aí esta fonte de financiamento, pois nenhum investor lá metia dinheiro no futuro.

Por tudo isto a taxa tem que ser suficientemente generosa (tendo em conta os riscos) para haver uma margem de segurança ao nível da procura. Não se pode ir emitir obrigações a contar com procura igual à oferta, seria como jogar roleta russa, a procura deve ser sempre confortavelmente acima da oferta. Isto nestas obrigações de taxa já pré-estabelecida, nas de países, por exemplo, o sistema é um pouco diferente.

CitriC

Citação de: red-dawn em 25 de Maio de 2015, 17:49
É preciso também ver que há muita gente que pede sempre mais obrigações do que as que realmente quer (e até que pode pagar), já a contar que a procura exceda a oferta, e assim na altura do rateio serem-lhe atribuido +- o nº de obrigações que queria. Por exemplo, se alguém queria 1000 obrigações, pede 2000 a contar com um rateio de 1 obrigação por cada duas pedidas. A procura "real" certamente não é esses 2.57 vezes mais que a oferta, é menos.

Não é verdade. Se queres ter 2000 obrigações. Necessitas de ter os 10.000 euros na tua conta. Não podes estar a pedir esse valor simplesmente porque sim.

os 10mil euros ficam bloqueados na tua conta e depois de acordo com o rateio vão te buscar X ou Y ou Z ...

Em relação ao segundo comentário, eles foram bastante claros:

"15.424.617 obrigações. Foi esta a procura total registada pelo Sporting na emissão de mais um empréstimo obrigacionista. Os investidores apresentaram ordens no valor de 77 milhões de euros numa operação em que a SAD do clube de Alvalade pretendia apenas obter 30 milhões de euros."

Ou sejas as pessoas tentaram garantir muito mais que o Sporting pretendia receber. O mesmo se passou com o porto( se não estou em erro a procura superou 2.44 a oferta)

Theroux

Citação de: tecoteco em 25 de Maio de 2015, 17:36
Citação de: Theroux em 23 de Maio de 2015, 02:58
Offtopic: o administrador financeiro do porto anunciou que o próximo orçamento será menor, mas que isso poderá não afectar o investimento no futebol. Esta época foi de 155M€.

O Benfica não divulga o seu orçamento, mas veremos quais são os sinais dados no verão. Relembro que em 13/14 os gastos não diminuiram.

esta época o Porto irá gastar mais de 160M€.
Na próxima época terá de reduzir o orçamento pelo menos em 10M€/Ano.

As contratações (investimento) é que continuarão iguais, nos 30M€ a 40M€ no próximo verão.

Isso não é uma fonte, são as cataratas do Niagara.

CitriC

Citação de: tecoteco em 25 de Maio de 2015, 17:36
Citação de: Theroux em 23 de Maio de 2015, 02:58
Offtopic: o administrador financeiro do porto anunciou que o próximo orçamento será menor, mas que isso poderá não afectar o investimento no futebol. Esta época foi de 155M€.

O Benfica não divulga o seu orçamento, mas veremos quais são os sinais dados no verão. Relembro que em 13/14 os gastos não diminuiram.

esta época o Porto irá gastar mais de 160M€.
Na próxima época terá de reduzir o orçamento pelo menos em 10M€/Ano.

As contratações (investimento) é que continuarão iguais, nos 30M€ a 40M€ no próximo verão.

porque dizes 10M ?

Se eles não vão desinvestir no futebol (de acordo com o que disse fernando gomes), não percebi aonde é que vão desinvestir ?

nogueira

Citação de: CitriC em 25 de Maio de 2015, 18:07
Citação de: tecoteco em 25 de Maio de 2015, 17:36
Citação de: Theroux em 23 de Maio de 2015, 02:58
Offtopic: o administrador financeiro do porto anunciou que o próximo orçamento será menor, mas que isso poderá não afectar o investimento no futebol. Esta época foi de 155M€.

O Benfica não divulga o seu orçamento, mas veremos quais são os sinais dados no verão. Relembro que em 13/14 os gastos não diminuiram.

esta época o Porto irá gastar mais de 160M€.
Na próxima época terá de reduzir o orçamento pelo menos em 10M€/Ano.

As contratações (investimento) é que continuarão iguais, nos 30M€ a 40M€ no próximo verão.

porque dizes 10M ?

Se eles não vão desinvestir no futebol (de acordo com o que disse fernando gomes), não percebi aonde é que vão desinvestir ?
Vão acabar com o Hóquei e o Andebol, e a seguir alugam o Dragão Caixa ao Sporting.