As Finanças do Benfica

superhet

Citação de: MarcoFerreira em 20 de Abril de 2020, 13:19
Citação de: iloy em 20 de Abril de 2020, 12:58
Citação de: MarcoFerreira em 20 de Abril de 2020, 12:07
Citação de: iloy em 20 de Abril de 2020, 09:44
Citação de: HS10 em 19 de Abril de 2020, 23:33
Citação de: iloy em 19 de Abril de 2020, 14:12
Citação de: Polaco em 19 de Abril de 2020, 13:23
Está-se toda a gente a esquecer que as receitas do Futebol vão caír em todo o Mundo, não será só em Portugal. por isso, os preços e ordenados dos jogadores vão também caír em todo o lado. Basta ver as dificuldades que já tem neste momento por exemplo o Barcelona,
Por acaso até me parece que Portugal tem condições de sofrer menos com o Vírus que muitos outros países importantes no Mundo do Futebol, especialmente a Inglaterra.
E se o petróleo se mantiver abaixo dos 30 Dols, creio que os trilionários árabes também se vão encolher, assim como os Russos, etc.
Por isso, há uma vantagem muitíssimo grande em ter uma reserva financeira como nós temos, embora vá encolher significativamente com o reembolso do EO.
Esperar para ver o que fazem os outros,especialmente mas não só em Portugal.

Sofrer menos!!!
Portugal vai ser dos pais que vai sofrer e muito mais que os outros. Já vivem muito acima das suas possibilidades, os milhões dos direitos TV são fracos em comparação com o resto da Europa, a bilheteria è vital por 90% dos clubes português, muitos clubes portugues vivem das transferências tal como o Benfica e se realmente a valorização do mercado baixar de forma significativa então podem esperar tempos muitos difíceis para os clubes português.
Se a qualificação a LDC já era vital para os grandes então agora não quero imaginar o Benfica falhar.

Eu não tenho tanta certeza a quem faz mais falta. Se partirmos do princípio que todos os clubes deixam de receber dividendos. Irá depender do dinheiro quite os clubes tiverem em caixa e qual o mínimo ou máximo que eles precisam para se mantenham à tona da água.
Cenário muito hipotético:
Benfica gera receitas de 200 M ano mas tem de despesas de 150 M ano. Não faturando tem - 50M
O Barcelona fatura 1000M, mas tem de despesas 700M, logo terá - 300M. Na teoria o cenário é mais complicado para o Barcelona, na prática estão os dois fodidos.
Atenção que o exemplo é inventado, não faço puto das finanças dos clubes de futebol.

Esta pandemia abriu-me os olhos para o facto de imensas multinacionais não conseguirem estar 1 mês, quanto mais 2 sem funcionar que entram logo em prejuízo...

Olha o exemplo de companhias aéreas https://www.google.com/amp/s/amp.ft.com/content/f402d0e0-652e-11ea-a6cd-df28cc3c6a68
Ou até mesmo da adidas.

https://www.abola.pt/economia/2020-04-20/miguel-poiares-maduro-principais-receitas-das-sad-estao-reduzidas-a-zero-vao-h/577587

Acho que tem razão e infelizmente acredito realmente que vamos ter clubes português à beira da falência

Metade da 1ª liga portanto ..
Benfica, Braga, Vitória, Rio Ave, Famalicão (depende de como afetará as contas e interesses do israelita), tripas, lagartos , paços .. Acredito que estes tenham capacidade para se segurarem uns tempos a mais do que os outros, dadas as situações financeiras mais estáveis.
Não mencionei o Portimão porque aparentemente irá descer, mas esses têm capacidade financeira face à SAD e cumprem com os seus objetivos e até com objetivos dos outros (se é que me faço entender). 

Isto è a imagem do futebol português!!
Uma cambada de imcompetentes e sujos que só fazem do futebol um negocio.
Como è possivel Um país como Portugal ter tantas equipas na primeira liga?
Como è possivel deixar criar equipas de sub23?
Como è possivel nao ter criando um organismo que controla as finanças dos clubes cada ano para limitar as despesas?

Vão criar agora uma entidade para averiguar e analisar as finanças dos clubes, a Liga quer estar a par. Vão deixar de compactuar com esquemas e serem parte da solução, espero que consigam, mas tenho serias dúvidas .. muita gente que lá trabalha têm um profissionalismo rasca.
Mas sim, era a solução.
Sou do norte e posso assegurar que as equipas de cá de cima, estão muito melhor preparadas do que as do Sul, tecido empresarial forte e capaz. Esqueci-me de mencionar o Moreirense, com o grande Domingos Magalhães, um excelente homem e muito responsável pela sua freguesia e até concelho de Guimarães. O Moreira é encontra-se "seguro" , agora não sei se vão terminar o complexo que estavam a construir.

Esqueceste-te de dizer: pouco disponível para meter dinheiro nos clubes. Já não estamos nos anos 90.

Garantir dinheiros Europeus para investir nas empresas, com apoio das Câmaras Municipais, que depois viam esse apoio agradecido em forma de dinheiro metido no futebol, que por sua vez gerava votos...já não é assim tão fácil.

O caso do Moreirense, tal como o do Arouca ou do Paços há uns anos, são exemplos de como um Homem que saiba minimamente o que anda a fazer, pode fazer clubes minusculos subirem à 1ªLiga e baterem-se com um clube como o Benfica.
- São também exemplo, do quão incompetentes foram as direções da Académica de Coimbra e do Vitória de Setubal ao longo dos anos.

TMMSLB

Citação de: MALU15 em 20 de Abril de 2020, 00:10
"Se tirássemos o efeito João Félix, as contas do Benfica nos últimos dois anos não andam muito longe das do FC Porto. Mesmo em termos de venda de jogadores", conclui.

António Samagaio, professor  do Instituto Superior de Economia  e  Gestão  (ISEG),  que  acompanha  de  perto  as finanças  do  futebol.

Esta frase é uma citação do artigo do Paulo Curado que vem hoje no Público que não corresponde minimamente à realidade nem tem qualquer suporte nas DF`s que são conhecidas dos dois clubes, porque sejam quais forem os aspectos que possam estar em análise (Resultados, Capitais próprios, Passivo financeiro, Resultados operacionais, vendas líquidas, ...) em todos eles a situação é largamente favorável ao Benfica, e ainda mais quanto maior for o nº de anos que for considerado, pois como sabemos enquanto o Benfica nos últimos 5 anos só tem averbado resultados positivos com algum significado, ao contrário do FCP que só tem acumulado prejuízos, e é por isso que está sob a alçada da UEFA en termos de FPF.

E depois mesmo quando aborda os dois anos e o efeito Félix ficamos sem saber  a que dois anos se refere (épocas ou anos civis), pois como sabemos o efeito Félix só existe nas contas de 1º semestre (01JUL19 a 31DEZ19), e mesmo neste ano por maior que seja esse efeito estaremos sempre a comparar um prejuízo da ordem dos 52Me com um valor positivo (inferior aos 104Me) mas sempre positivo e nunca inferior aos 15Me positivos.

Eu que li o artigo, o qual não abona nada a favor do FCP (a começar logo pelo título) mas inesperadamente na parte final, e  ainda que diga que o Benfica é o que tem uma situação financeira mais favorável, por artes de magia resolve fechar com esta tirada "as contas do benfica nos últimos dois anos não andam muito longe das do FCP, mesmo em termos de vendas de jogadores" que não tem qualquer fundo de verdade.

Foi meu professor, é um anti-benfiquista primário.
Referia-se ao Benfica como " o clube das topeiras".

Ainda por cima como professor não valia um caralho, as aulas eram uma seca.

CitriC

Citação de: TMMSLB em 20 de Abril de 2020, 14:22
"Se tirássemos o efeito João Félix, as contas do Benfica nos últimos dois anos não andam muito longe das do FC Porto. Mesmo em termos de venda de jogadores", conclui.

António Samagaio, professor  do Instituto Superior de Economia  e  Gestão  (ISEG),  que  acompanha  de  perto  as finanças  do  futebol.

Esta frase é uma citação do artigo do Paulo Curado que vem hoje no Público que não corresponde minimamente à realidade nem tem qualquer suporte nas DF`s que são conhecidas dos dois clubes, porque sejam quais forem os aspectos que possam estar em análise (Resultados, Capitais próprios, Passivo financeiro, Resultados operacionais, vendas líquidas, ...) em todos eles a situação é largamente favorável ao Benfica, e ainda mais quanto maior for o nº de anos que for considerado, pois como sabemos enquanto o Benfica nos últimos 5 anos só tem averbado resultados positivos com algum significado, ao contrário do FCP que só tem acumulado prejuízos, e é por isso que está sob a alçada da UEFA en termos de FPF.

E depois mesmo quando aborda os dois anos e o efeito Félix ficamos sem saber  a que dois anos se refere (épocas ou anos civis), pois como sabemos o efeito Félix só existe nas contas de 1º semestre (01JUL19 a 31DEZ19), e mesmo neste ano por maior que seja esse efeito estaremos sempre a comparar um prejuízo da ordem dos 52Me com um valor positivo (inferior aos 104Me) mas sempre positivo e nunca inferior aos 15Me positivos.

Eu que li o artigo, o qual não abona nada a favor do FCP (a começar logo pelo título) mas inesperadamente na parte final, e  ainda que diga que o Benfica é o que tem uma situação financeira mais favorável, por artes de magia resolve fechar com esta tirada "as contas do benfica nos últimos dois anos não andam muito longe das do FCP, mesmo em termos de vendas de jogadores" que não tem qualquer fundo de verdade.

:rir:

MALU15

Citação de: CitriC em 20 de Abril de 2020, 14:36

Lembras-te daquele último ranking que saíu há uns meses em que o FCP por milagre aparecia com valores de facturação que não se percebiam? Se calhar a fonte desses estudos é a mesma desde Samagaio ...

CitriC

Citação de: MALU15 em 20 de Abril de 2020, 14:49

Lembras-te daquele último ranking que saíu há uns meses em que o FCP por milagre aparecia com valores de facturação que não se percebiam? Se calhar a fonte desses estudos é a mesma desde Samagaio ...

Sim lembro-me. O estudo da soccerex!!  ;D
Todos os anos discutimos aqui esse estudo, porque ninguém entende aqueles números.

Pois, a Soccerex e o Samagaio devem fazer análise de há uns 3 anos atrás e além disso usam dados incorrectos para chegarem a tais conclusões.  Só pode.

No último relatório da Soccerex aparecia o Porto com dívida líquida de cerca de 20M e o SL Benfica de 300M e nessa entrevista do Samagaio se não fosse o João Félix as contas do FC Porto e SL Benfica eram muito semelhantes.

^-^

MALU15

Citação de: CitriC em 20 de Abril de 2020, 15:03

Todos os anos discutimos aqui esse estudo, porque ninguém entende aqueles números.

Pois, a Soccerex e o Samagaio devem fazer análise de há uns 3 anos atrás e além disso usam dados incorrectos para chegarem a tais conclusões.  Só pode.

No último relatório da Soccerex aparecia o Porto com dívida líquida de cerca de 20M e o SL Benfica de 300M e nessa entrevista do Samagaio se não fosse o João Félix as contas do FC Porto e SL Benfica eram muito semelhantes.

^-^
Era bom recuperaramos esse estudo agora. Em que altura é que nós abordamos isso aqui? Acho que até foi neste tópico ...

george 20

Eu devo ser muito ingénuo,..
Mas se fosse um dos capitães do Benfica, tomava a atitude de falar com todo o Plantel, e tentar acordo com todos eles para perdoar 1 mês de salário, não era preciso ser a Direcção a sugerir...
Eles próprios têm de ter noção que são muito bem pagos, sempre a tempo e horas, ainda no ano passado viram o prémio do titulo dobrado, 1 mês não lhes fazia grande diferença, ficariam bem vistos, poderiam sempre fazer um comunicado a divulgar a decisão e dizendo mesmo que faziam isso para que todos os outros funcionários que são importantes no dia a dia do clube não tivessem cortes e para que fosse possível perdoar 1 mês de cotas a todos os associados.

Mas lá está eu devo ser muito ingénuo...

HS10

Citação de: iloy em 19 de Abril de 2020, 23:54
Está-se toda a gente a esquecer que as receitas do Futebol vão caír em todo o Mundo, não será só em Portugal. por isso, os preços e ordenados dos jogadores vão também caír em todo o lado. Basta ver as dificuldades que já tem neste momento por exemplo o Barcelona,
Por acaso até me parece que Portugal tem condições de sofrer menos com o Vírus que muitos outros países importantes no Mundo do Futebol, especialmente a Inglaterra.
E se o petróleo se mantiver abaixo dos 30 Dols, creio que os trilionários árabes também se vão encolher, assim como os Russos, etc.
Por isso, há uma vantagem muitíssimo grande em ter uma reserva financeira como nós temos, embora vá encolher significativamente com o reembolso do EO.

Sofrer menos!!!
Portugal vai ser dos pais que vai sofrer e muito mais que os outros. Já vivem muito acima das suas possibilidades, os milhões dos direitos TV são fracos em comparação com o resto da Europa, a bilheteria è vital por 90% dos clubes português, muitos clubes portugues vivem das transferências tal como o Benfica e se realmente a valorização do mercado baixar de forma significativa então podem esperar tempos muitos difíceis para os clubes português.
Se a qualificação a LDC já era vital para os grandes então agora não quero imaginar o Benfica falhar.

Eu não tenho tanta certeza a quem faz mais falta. Se partirmos do princípio que todos os clubes deixam de receber dividendos. Irá depender do dinheiro quite os clubes tiverem em caixa e qual o mínimo ou máximo que eles precisam para se mantenham à tona da água.
Benfica gera receitas de 200 M ano mas tem de despesas de 150 M ano. Não faturando tem - 50M
O Barcelona fatura 1000M, mas tem de despesas 700M, logo terá - 300M. Na teoria o cenário é mais complicado para o Barcelona, na prática estão os dois fodidos.
Atenção que o exemplo é inventado, não faço puto das finanças dos clubes de futebol.

Esta pandemia abriu-me os olhos para o facto de imensas multinacionais não conseguirem estar 1 mês, quanto mais 2 sem funcionar que entram logo em prejuízo...

Olha o exemplo de companhias aéreas https://www.google.com/amp/s/amp.ft.com/content/f402d0e0-652e-11ea-a6cd-df28cc3c6a68
Ou até mesmo da adidas.

Estas a fazer uma comparação com um dos clubes mais ricos do mundo que nunca terá problemas em encontrar nocas receitas tal a sua imagem è mundial.
Todos conhecemos o estado dos português onde a grande maioria só tem dívidas. sem receitas da TV metade dos clubes do tugao ja tinham fechados.
Sem bilheteria e sem receitas da TV por enquanto, alguns clubes vão passar por uma fase muita negra se o futebol não volta rapidamente.

Eu disse que o exemplo não seria o melhor.
Estava a comparar grandes equipas estrangeiras com o Benfica.
Relativamente à realidade portuguesa dou-te razão. A grande maioria enfrentará uma dura realidade. Assim como os portugueses.

Mikeslb1904

Eu propunha 20% de redução temporária, a devolver integralmente se forem campeões!

tecoteco

O que está em causa com esta crise?

É preciso perceber o que está em causa. Na minha perspetiva, estamos perante uma crise económica global mas que afeta de forma muito particular a indústria do futebol dada a circunstância desta modalidade por definição envolver uma agregação tão massiva de adeptos que fez com que a pandemia tivesse causado a paralisação total da atividade económica. Isto significa perda total das receitas de bilheteira e das receitas obtidas nos dias de jogo; provável suspensão dos direitos televisivos e em Portugal percebemos que os operadores, para já estão a pagar mas noutros países, esses pagamentos foram cessados; perda de receitas de publicidade já que este é um setor que é um dos primeiros a sofrer cortes e por último, menciono as perdas ao nível dos ativos principais dos clubes, que são as vendas de jogadores, como é o caso de Portugal. Isto significa que as quatro principais receitas das SADs desportivas são praticamente reduzidas a zero ou sofrem cortes substanciais. Vai implicar uma fragilidade económica e financeira nos clubes, vai colocar em causa a sustentabilidade financeira de muitos clubes que pode culminar em muitas falências, atrasos nos pagamentos aos jogadores e possibilidade de desemprego de jogadores e vai expor os clubes à possibilidade de estarem mais suscetíveis a aquisições e investimento de capital externo que muitas vezes pode ser de origem duvidosa.

https://www.abola.pt/economia/2020-04-20/miguel-poiares-maduro-principais-receitas-das-sad-estao-reduzidas-a-zero-vao-h/577587

Miguel Poiares Maduro, professor universitário e antigo presidente do Comité de Governação da FIFA

DB4700

Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2020, 09:37
Citação de: paulomaia1972 em 20 de Abril de 2020, 08:24

Parece que o Porto vai para frente com um corte de 40% nos salários, sendo que 20% são recuperados quando a Liga regressar e os outros 20% quando se registar normalidade (público nas bancadas a 100%).

Parece que estão reunidas para fazermos um corte nos nossos salários estrategicamente: 20% nos meses de paragem do futebol, com um prémio de serem restituídos na totalidade no caso de sermos campeões.

Discordo.

O Benfica tem de cortar mais.
Está história de "não precisarmos" é lesiva para o clube.

Não é uma questão de não precisarmos ou não. O impacto que o clube sofreu com esta situação tem sido meramente superficial até agora. O Estádio está quase todo vendido até ao final da época, logo não houve grande corte nas bilheteiras. A NOS não deixou de pagar as transmissões televisivas. A Adidas e a Emirates não deixaram de pagar os patrocínios. Onde é que está a quebra de receita que justifique pagar menos salários?

O Porto e o Sporting é que se estão a aproveitar da situação para baixar custos porque estão ambos numa situação financeira muito complexa (que já estariam com ou sem covid-19).

O Benfica está a trabalhar bem. Esta época o impacto parece ser mínimo. Na próxima é que poderá fazer sentido, visto que poderá haver uma eventual quebra na receita da bilheteira (porque se calhar os adeptos não vão ao estádio) ou uma quebra na receita dos patrocinios (a Emirates é das empresas mais afectadas com o covid-19).

DB4700

Citação de: Cosme Damião SLB em 20 de Abril de 2020, 10:57
Citação de: bruno_ em 19 de Abril de 2020, 23:34
Citação de: Cosme Damião SLB em 19 de Abril de 2020, 23:18
Citação de: bruno_ em 19 de Abril de 2020, 22:55
Citação de: paulomaia1972 em 19 de Abril de 2020, 22:20

Isto devia fazer reflectir a nossa política financeira-desportiva.

Sim, nem parece que o Benfica há 6 anos que da lucro, e o Porto nos últimos anos e o que é. Tentar reduzir a diferença de estado de finanças dos dois clubes a transferência do Félix que só entrou no último relatório de contas é enganar meninos.

Se me lembro, segundo os entendidos em economia aqui do forum, sem a transferência do Felix, o Benfica tinha tido resultados positivos de 3 ou 4 milhões de Euros....

Sem felix não teria vindo o RDT, Weigl nem Pedrinho.
É a mesma coisa que se me sair o euro milhões eu vou comprar um Ferrari. Se não sair, não vou comprar.

Esse argumento não faz qualquer sentido.

A aquisição de Weigl e de Pedrinho não estão refectidos no ultimo exercício, caso contrário não teríamos 3/4 milhões positivos, tinhamos as contas a negativo tal como os fruteiros.

nós não tivemos 3-4 milhões positivos. tivemos 104 milhões positivos. a nossa situação não tem nada a ver com a situação do Porto.

MarcoFerreira

Citação de: superhet em 20 de Abril de 2020, 13:38
Citação de: MarcoFerreira em 20 de Abril de 2020, 13:19
Citação de: iloy em 20 de Abril de 2020, 12:58
Citação de: MarcoFerreira em 20 de Abril de 2020, 12:07
Citação de: iloy em 20 de Abril de 2020, 09:44

Sofrer menos!!!

Ou até mesmo da adidas.

Acho que tem razão e infelizmente acredito realmente que vamos ter clubes português à beira da falência

Metade da 1ª liga portanto ..
Benfica, Braga, Vitória, Rio Ave, Famalicão (depende de como afetará as contas e interesses do israelita), tripas, lagartos , paços .. Acredito que estes tenham capacidade para se segurarem uns tempos a mais do que os outros, dadas as situações financeiras mais estáveis.
Não mencionei o Portimão porque aparentemente irá descer, mas esses têm capacidade financeira face à SAD e cumprem com os seus objetivos e até com objetivos dos outros (se é que me faço entender). 

Isto è a imagem do futebol português!!
Uma cambada de imcompetentes e sujos que só fazem do futebol um negocio.
Como è possivel Um país como Portugal ter tantas equipas na primeira liga?
Como è possivel deixar criar equipas de sub23?
Como è possivel nao ter criando um organismo que controla as finanças dos clubes cada ano para limitar as despesas?

Vão criar agora uma entidade para averiguar e analisar as finanças dos clubes, a Liga quer estar a par. Vão deixar de compactuar com esquemas e serem parte da solução, espero que consigam, mas tenho serias dúvidas .. muita gente que lá trabalha têm um profissionalismo rasca.
Mas sim, era a solução.
Sou do norte e posso assegurar que as equipas de cá de cima, estão muito melhor preparadas do que as do Sul, tecido empresarial forte e capaz. Esqueci-me de mencionar o Moreirense, com o grande Domingos Magalhães, um excelente homem e muito responsável pela sua freguesia e até concelho de Guimarães. O Moreira é encontra-se "seguro" , agora não sei se vão terminar o complexo que estavam a construir.

Esqueceste-te de dizer: pouco disponível para meter dinheiro nos clubes. Já não estamos nos anos 90.

Garantir dinheiros Europeus para investir nas empresas, com apoio das Câmaras Municipais, que depois viam esse apoio agradecido em forma de dinheiro metido no futebol, que por sua vez gerava votos...já não é assim tão fácil.

O caso do Moreirense, tal como o do Arouca ou do Paços há uns anos, são exemplos de como um Homem que saiba minimamente o que anda a fazer, pode fazer clubes minusculos subirem à 1ªLiga e baterem-se com um clube como o Benfica.
- São também exemplo, do quão incompetentes foram as direções da Académica de Coimbra e do Vitória de Setubal ao longo dos anos.

Eu não disse que esse tecido empresarial financiava o futebol, nunca o disse.
Esse tecido empresarial atrai investimento externo, que potencia concelhos e que permite que haja qualidade de vida em redor. Qualidade de vida essa que permite levar pessoas ao estádio, ver os exemplos aqui: Aves (uma claque e uns velhotes com frequência), o Paços com adeptos fieis, o Famalicão nem preciso comentar, o Vitoria idem .. o Moreira é uma freguesia, estão sempre lá 200-300 pessoas (mas este é um caso diferente, a excelente gestão do Domingos permite-lhe ser competitivo).
Não é difícil ver que isso tudo influência os resultados e as promoções .. e desde logo arbitragens também.
É um negócio o futebol, desengane-se quem pensa o contrário.

O Setubal é o que se vê, o Codecity idem.. beneficiam de pactos com o diabo.
Depois clubes como o Chaves descem, claro que fazer uma viagem a chaves é "chato" e caro..

CitriC

Citação de: MALU15 em 20 de Abril de 2020, 15:06
Citação de: CitriC em 20 de Abril de 2020, 15:03

^-^
Era bom recuperaramos esse estudo agora. Em que altura é que nós abordamos isso aqui? Acho que até foi neste tópico ...

Sim foi aqui. Volto a colocar o estudo em baixo:

http://mysoccerex.com/Soccerex_Football_Finance_100_2020_Edition.pdf

61- PORTO    21.2M   dívida líquida
64- BENFICA 298.7M dívida líquida

já agora quando comparado com a edição anterior :

http://mysoccerex.com/Soccerex_Football_Finance_100_2019_Edition.pdf

66- BENFICA 346M dívida líquida
70- PORTO    320M dívida líquida

MALU15

Citação de: MALU15 em 14 de Fevereiro de 2020, 09:01
Citação de: MALU15 em 14 de Fevereiro de 2020, 08:52
Citação de: Pontus em 13 de Fevereiro de 2020, 20:33
alguem pode explicar isto?

FC Porto à frente do Benfica entre os 100 clubes com maior poderio financeiro do mundo. PSG lidera

De acordo com a empresa de estudos de futebol, FC Porto tem o plantel avaliado em 250,7 milhões de euros e uma dívida líquida de 21,2 milhões de euros. Já o plantel do Benfica vale 310,7 milhões de euros mas a dívida líquida do clube da Luz é de 298,7 milhões de euros.

Na edição de 2019, o Benfica estava à frente do FC Porto, na 66.ª posição, com um plantel avaliado nos 243 milhões de euros e uma dívida líquida de 346 milhões. Os azuis-e-brancos eram os 70.º colocados, com os jogadores avaliados nos 239 milhões e uma dívida líquida de 320 milhões.

https://desporto.sapo.pt/futebol/artigos/fc-porto-a-frente-do-benfica-entre-os-100-clubes-com-maior-poderio-financeiro-do-mundo-psg-lidera
Isto não é explicável por pessoas normais.

Os autores do estudo é que devem explicar e bem como é que apuraram para o Porto uma dívida líquida para o ano de 2017/18 (ano financeiro a que se refere o estudo divulgado agora em 2020) no valor de 21,2Me, quando nos dois anos anteriores, de 2018 e 2019, divulgaram valores de 234Me e 320Me, respectivamente.

Certamente aconteceu um milagre para aquelas bandas, quando o R&C de 2017/18 evidenciava a maior dívida financeira da sua história (278,8Me) e um prejuízo de 28,4Me.

Já no que diz respeito ao Benfica os valores da dívida líquida continuam empolados (298,7Me) quando deviam ser cerca de 160/165Me.

Mas que credibilidade podem merecer estes estudos!

NOTA SOBRE A METEDOLOGIA DO ESTUDO:

SOCCEREX FOOTBALL FINANCE 100 • METHODOLOGY
Our aim with the Soccerex Football Finance 100 (FF100) is to provide a unique
analytical model to evaluate the financial strength of football clubs around the world,
using a bespoke methodology, in line with the modern reality of the market.
This financial evaluation individually analyses the construction of the assets of each club, its economic power for future investments and its net debts.
The analysis is based on balance sheets and annual reports published by the clubs, as well as other reputable sources of information such as UEFA, The Financial Times, Bloomberg, Yahoo Finance, Forbes, Transfermarkt and Hoovers. For this edition, the financial year analysed was 2017-18.

The methodology is constructed on five variables that go towards making up the final calculation of each team:

A) Playing Assets
B) Tangible Assets (i.e. team's stadiums, training centres and other properties)
C) Cash in the bank
D) Owner Potential Investment*
E) Net Debt

In order to ensure consistency of method, we have calculated net debt as short term liabilities plus long term liabilities minus current assets. In some cases this produces a negative net debt which is indicative that the club possesses enough cash and cash equivalents to pay off its short and long-term debt and still have excess cash remaining.
Our goal with this report is to evaluate and rank the financial potential of each club and
so we developed a methodology we have called the Football Finance Index (FFI) that
looks at the performance of clubs in each of the five key variables identified, weighted against that variable's percentage of the accumulative total, thereby giving an FFI score for each that can be calculated as follows:

SOCCEREX FFI SCORE FOR A CLUB

A FFI Score + B FFI Score + C FFI Score** + D FFI Score** – E FFI Score