Departamento Médico e Preparação Física

Diablo

Citação de: pica_foices em 14 de Setembro de 2019, 11:32
Citação de: ala-direita em 14 de Setembro de 2019, 10:38
Citação de: Holmesreis em 14 de Setembro de 2019, 10:32
Citação de: tiagoterceira em 14 de Setembro de 2019, 10:29
Citação de: Holmesreis em 14 de Setembro de 2019, 10:04


Esta é a agenda semanal do médico em causa, disponibilizada publicamente no site de uma das unidades hospitalares com que ele colabora.

Chamar a isto apenas "atividade privada extra" é de alcance duvidoso.
podes mostrar a agenda do Antunes quando esteve o Verão todo com a equipa?
o que será que dizias do Til...quando era diretor do Benfica..ao mesmo tempo exercia noutras unidades de saúde em...Espanha
Então, se calhar temos conceitos diferentes de "a tempo inteiro".
Eu não defendo exclusividade, até porque isso significaria que DSO teria de autorizar um salário principesco para cobrir as perdas do que auferem no sector privado.

E esse é um dos motivos pelo qual nunca poderemos sequer sonhar em ombrear com os gigantes mundiais.

No sector privado ganham mais do que um atleta do clube? É pensar no Dep. Médico dessa forma...

De qualquer modo, eu não creio que o problema seja o médico.

Para mim, a vaga inusitada de lesões que temos estará mais relacionada com preparação e acompanhamento físico, através daquele suposto LAB que olha para os dados estatísticos dos atletas (cansaços, indices musculares, exames periódicos, desgastes...etc.).

um dos motivos que leva um médico bom a não aceitar estar num clube de desporto em exclusivo é que a actividade clínica dele tornar-se-ia numa pasmaceira... em média iria passar muito mais tempo parado do que a "praticar" medicina com as mãos no "osso"... numa especialidade como ortopedia... iria perder prática e agilidade... iria ficar desatualizado de novas técnicas... etc etc e a médio longo prazo acabaria por ser "mau" para o próprio clube dado que iria ter um profissional destreinado e fora de "forma".... é como se pedissem a um jogador para treinar apenas na manhã dos dias de jogos (1 vez por semana) e esperassem que ele atingisse o mesmo grau de forma que um que treina 2 vezes por dia 5 dias por semana

quem fala de ortopedistas... fala de qql especialidade médica em que seja preciso meter as mãos na massa


isso seria como pedir a professores universitários das faculdades de medicina... que dessem apenas as aulas teórias e práticas para os alunos dos cursos e deixassem de exercer actividade clínica fora da vida de professor universitário...

Há professores universitários que, trabalhando em exclusividade para a faculdade, param completamente no tempo (mesmo que mantenham o mínimo de atividade assistencial no seu centro hospitalar).

S-Line

Hoje tive uma mini conferência com colegas meus de trabalho na UTAD , com alguns elementos do corpo de saúde , como tema : prevenção de lesões , reabilitação e recuperação, umas actualizações , terapias inovadoras e linhas de tratamento.

Chegamos a meio , um dos médicos na área da fisioterapia, que é conceituado aqui na zona norte na reabilitação desportiva ( não vou revelar identidade) , deu como exemplo isto:

" não estou aqui para julgar colegas , nem linhas de tratamento, nem  julgar instituições , mas se há um exemplo de má prevenção , ainda para mais tão mediática , é o grande clube , Sport Lisboa e Benfica.
Pelo que temos verificado , não utilizam os seus fisioterapeutas , para fins preventivos .
Não é normal haverem lesões tão frequentes . Se algo vocês teem de se focar ... é na preparação , pois o trabalho começa dentro de portas , não somente no treino.
Já a recuperação depende da resposta de cada paciente . Isso não importa se demora 1..2..3..4 semanas , mas sim a maneira como é feita a recuperação. "

Não é que ninguém aqui não soubesse mas eu ser um menino ao pé deles e ainda esta semana falar nisso .

Mas está tudo concentrado no ex-espanhol quando em si , a linha de tratamento parece estar infelizmente enraizada no clube .

krovimodric


Dennis

Vou deixar aqui uma informação que mais não é que um filme visto vezes sem conta:

1 - Vai-se dizer que o Bruno Lage vai ter "reforços" depois da paragem das seleções, e esses reforços são Florentino, Gabriel, Gedson, André Almeida, Samaris e Vinícius.

2 - Depois da pausa das seleções, nenhum deles está recuperado e ainda vamos ter mais um ou dois lesionados.

Depois venho buscar (mesmo que falhe por pouco).

zefo

Citação de: Dennis em 19 de Setembro de 2019, 20:27
Vou deixar aqui uma informação que mais não é que um filme visto vezes sem conta:

1 - Vai-se dizer que o Bruno Lage vai ter "reforços" depois da paragem das seleções, e esses reforços são Florentino, Gabriel, Gedson, André Almeida, Samaris e Vinícius.

2 - Depois da pausa das seleções, nenhum deles está recuperado e ainda vamos ter mais um ou dois lesionados.

Depois venho buscar (mesmo que falhe por pouco).
Que depois das selecções vamos ter lesionados isso é certinho

S-Line

Medicina preventiva
Medicina curativa
Medicina de recuperação

Falhamos redondamente nas 3 .

Mas vamos lá continuar a tentar arranjar novas teorias

Bem vindo de novo André Almeida

darth vader

Quem é que está lesionado neste momento?

André, Florentino, Chiquinho, e mais algum?

Static[x]

Citação de: darth vader em 02 de Outubro de 2019, 11:13
Quem é que está lesionado neste momento?

André, Florentino, Chiquinho, e mais algum?
Conti

Pasárgada

4 lesionados de momento nao é muito, a meu ver, o grande problema é as recaidas recorrentes em muitos  jogadores do plantel....

Semper Fidelis

Citação de: S-Line em 14 de Setembro de 2019, 18:47
Hoje tive uma mini conferência com colegas meus de trabalho na UTAD , com alguns elementos do corpo de saúde , como tema : prevenção de lesões , reabilitação e recuperação, umas actualizações , terapias inovadoras e linhas de tratamento.

Chegamos a meio , um dos médicos na área da fisioterapia, que é conceituado aqui na zona norte na reabilitação desportiva ( não vou revelar identidade) , deu como exemplo isto:

" não estou aqui para julgar colegas , nem linhas de tratamento, nem  julgar instituições , mas se há um exemplo de má prevenção , ainda para mais tão mediática , é o grande clube , Sport Lisboa e Benfica.
Pelo que temos verificado , não utilizam os seus fisioterapeutas , para fins preventivos .
Não é normal haverem lesões tão frequentes . Se algo vocês teem de se focar ... é na preparação , pois o trabalho começa dentro de portas , não somente no treino.
Já a recuperação depende da resposta de cada paciente . Isso não importa se demora 1..2..3..4 semanas , mas sim a maneira como é feita a recuperação. "

Não é que ninguém aqui não soubesse mas eu ser um menino ao pé deles e ainda esta semana falar nisso .

Mas está tudo concentrado no ex-espanhol quando em si , a linha de tratamento parece estar infelizmente enraizada no clube .

se alguém me dissesse que o Vieira (do alto da sua sabedoria de pato bravo doutorado em cimento e transferências manhosas) negligencia por completo o trabalho dos fisioterapeutas por exemplo não contratando profissionais de qualidade isso tenho de confessar que não sei porquê não representaria nenhuma surpresa para mim...

S-Line

Citação de: Semper Fidelis em 02 de Outubro de 2019, 15:46
Citação de: S-Line em 14 de Setembro de 2019, 18:47
Hoje tive uma mini conferência com colegas meus de trabalho na UTAD , com alguns elementos do corpo de saúde , como tema : prevenção de lesões , reabilitação e recuperação, umas actualizações , terapias inovadoras e linhas de tratamento.

Chegamos a meio , um dos médicos na área da fisioterapia, que é conceituado aqui na zona norte na reabilitação desportiva ( não vou revelar identidade) , deu como exemplo isto:

" não estou aqui para julgar colegas , nem linhas de tratamento, nem  julgar instituições , mas se há um exemplo de má prevenção , ainda para mais tão mediática , é o grande clube , Sport Lisboa e Benfica.
Pelo que temos verificado , não utilizam os seus fisioterapeutas , para fins preventivos .
Não é normal haverem lesões tão frequentes . Se algo vocês teem de se focar ... é na preparação , pois o trabalho começa dentro de portas , não somente no treino.
Já a recuperação depende da resposta de cada paciente . Isso não importa se demora 1..2..3..4 semanas , mas sim a maneira como é feita a recuperação. "

Não é que ninguém aqui não soubesse mas eu ser um menino ao pé deles e ainda esta semana falar nisso .

Mas está tudo concentrado no ex-espanhol quando em si , a linha de tratamento parece estar infelizmente enraizada no clube .

se alguém me dissesse que o Vieira (do alto da sua sabedoria de pato bravo doutorado em cimento e transferências manhosas) negligencia por completo o trabalho dos fisioterapeutas por exemplo não contratando profissionais de qualidade isso tenho de confessar que não sei porquê não representaria nenhuma surpresa para mim...
Eu não duvido nem por um segundo da competência do corpo médico .
Duvido sim do padrão de tratamento no clube .
Temos tanto de lesões neste clube como em milhões de transferências.

Agora o que eu me pergunto também é:
Estarão os terrenos de treino , regulares , impecáveis ao ponto de não serem propensos a lesões ?
Não sei .

Granizo

 Alguma.coisa tem de explicar o número excessivo de lesões.
Ou os métodos de treino ou o material.

S-Line

Citação de: Granizo em 02 de Outubro de 2019, 16:47
Alguma.coisa tem de explicar o número excessivo de lesões.
Ou os métodos de treino ou o material.
A prevenção passa por isso mesmo.
Preparação física adequada , material adequado e condições excelentes.

Se os jogadores andarem por exemplo a treinar semanas a fio em terrenos cheios de papos ou relvados como o exemplar relvado do estádio da Luz , é um atentado á integridade física .

xiribiti

Era um quilo de costeletas do cachaço, 800g de carne picada e um rolo de farinheira SFF

lanceiro

Este relvado é sabotagem pura !! Gestão amadora dá nisto