Raça Benfiquista / Ultras Benfica

FaNNaticNoName

Um tópico para se falar sobre a Ex Raça Bnefiquista e sobre as anitgas claques do SLB

Era uma vez...



A bem dizer, posso dizer que já era so SLB antes de nascer, porque o meu pai, ainda antes de nascer, fez-me sócio. Por isso é que o meu primeiro cartão de sócio não tem foto.
O primeiro jogo que vi foi um Benfica-Boavista, teria eu os meus 5/6 anos, com o meu daddy. O primeiro contacto com o 3º Anel deu-se aí, mal sabendo eu que lá passaria centenas de vezes no futuro. Lembra-me que jogava um senhor com luvas ***** e não percebia porquê. Tava sol e não tava frio...
Perto dos meus 15 anos, comecei a ir mais frequentemente ao estádio,
juntamente com uns amigos. Nomeadamente, começou a ser hábito tomar a rampa 4, para 3º anel. Onde havia uma claque chamada "Raça Benfiquista".
Eu não era muito fã de claques, mas a pouco e pouco lá nos fomos ambientando. Primeiro, porque eram gajos porreiros, depois porque a filosofia era "apoiar o SLB" e não criar problemas.
Eramos uma claque pequena, com o nosso próprio ponto de vista. Sempre tentámos fazer as coisas mais para o espectaculo.

Fossem as faixas, que cobriam quase metade do estádio de lado a lado, fossem tochas e potes de fumo. Mas sempre baseado na amizade que criámos e no amor ao Clube.
Em pouco tempo, devido ao meu interesse e mania obcessiva de organizar e sugerir coisas novas, fui subindo de posto e cheguei a dirigente da claque, organizando quer a segurança interna (evitar que idiotas fizessem cócó...ou bloquear a extrema direita que na altura se começava a alastrar nas claques), quer o ordenamento e posicionamento das faixas, passando pelas incontaveis reuniões com a Polícia.
Alguns conceitos de faixas são meus, 2 ou 3 bandeiras também. Perdemos horas em pinturas, mas na altura, o melhor e mais bonito material era o nosso, facto que ainda hoje muitos concordam.
Os 3 top dogs, eu , o Paulo e o Nuno,  tinhamos uma relação impecavel. Todo o resto do staff dirigente também.
Todas as sextas feiras, ia tudo para o bar do Benfica, apenas passar tempo.
Ou iamos apoiar as restantes modalidades, onde assistimos a marcos históricos do Clube no Hoquei, Basket e mesmo Volei ou Andebol.
Para a história fica um Benfica-Porto em basket onde as claques ficaram as 3 juntas. Eu tinha os meus tambores, 3 toms e uma tarola, e eles mais uns 3 ou 4 toms.
Basicamente eu era o drummer boy porque tocava bateria na altura. Daí a acompanhar a compasso, foi um passo. E com drum beats a sério, mesmo sem bombo.
No intervalo deu-me pra fazer um solo e o Emanuel dos Diabos também foi pra lá, porque nos davamos bem com eles. Pediu pra trazerem os tambores deles e ficaram a segurar nos toms pra ter uma "bateria" maior.
Entretanto, o Gonçalo e a Sandra, que tambem lá estavam, dos No Name, e com quem também nos davamos bem [a gente dava-se bem com todos, Juve Leo, Super Dragões, etc], também fizeram o mesmo, e assim passamos o intervalo na renação, com o pessoal a agarrar nos tambores e eu a bater e a tentar que as baquetas não saltassem prós olhos de ninguém, lol.
Que eu saiba, foi a unica vez que todas as claques estiveram juntas a colaborar e a divertir-se, sem os problemas graves que haviam entre 2 das partes, que roçavam o muito mau. Ficou um ambiente fantástico nessa tarde.
Desse dia em diante, fiquei conhecido como o "Baterista". E ainda hoje recordo com o meu pessoal mais próximo esse dia. Foi memoravel. E ganhámos, por isso foi duplamente bom.
Foram os melhores 7/8 anos da minha existência, os que passei na Luz.
Vivi alegrias, e vivi desgostos.
O maior deles, ser impedido de falar como sócio de 20 votos por 3 gorilas de segurança privados, algo nunca visto!, numa assembleia geral do clube importante para o futuro, na era mais negra do clube, presidida por alguém que me recuso a escrever, ou pronunciar o nome

Aliás, não só eu, como vários consócios que tentaram alertar para factos graves e incoerências várias foram alvo de ameaças.

O resultado final por tabela foi o de nos terem dificultado tanto a vida na claque, imputando-nos acontecimentos que nunca fizémos parte, castigando-nos, tirando-nos arrecadações, tentando impedir-nos de pôr faixas, pelo que após 5 ou 6 meses de nos fazerem a vida negra, optámos por acabar. Lentamente fomos asfixiando.

Pelo menos alguma Justiça vi ser feita com aquele monte de...enfim, coisa peçonhenta, mas foi pouca.

O "Dia do Jantar Final" da claque foi a última vez que pisei terrenos do Sport Lisboa e Benfica. Nunca mais voltei. Nem mesmo para ver o novo estádio. Desde 95 que não tenho coragem de voltar. Ficou-me uma grande mágoa.



Sofro, salto, vibro no cáfé, ou em casa, ou seja onde fôr, mas este já não é o "meu" Benfica. É uma empresa, onde o sócio já não tem direitos. Agora só accionistas podem decidir o futuro do Clube.

Isto faz-me confusão. Tenho ideais e uma ética totalmente diferentes. Não concebo isto como está agora.

Mas pronto, mesmo assim, quando fomos novamente campeões, depois dum hiato de 11 anos, as minhas faixas voaram de novo...e espero fazer o mesmo este ano, embora agora esteja num rés de cão, lol.

trainmaniac

Excelente texto, de tempos magníficos que provavelmente já não voltarão mais...

Harlem


kramxel²

Já tinha lido o texto no outro tópico e fiquei emocionado.

:drunk:



Outros tempos, sem dúvida....

Begpr

está mais do que visto que precisamos do pessoal da "velha guarda" para pegarmos nisto tudo. o Benfica tem de voltar a ser dos adeptos, só assim teremos a mistica de volta.

FaNNaticNoName

Sempre gostei do velho estilo com os Potes de Fumo com Rolos de papel higiénico depois a tochada  em grande após um golo ou no Nosso HiNNo .
Assim como as faixas a ocupar uma grande parte da bancada com as bandeiras no ar e as vozes afinadas sempre a puxar pelo SLB . Enfim hoje em dia não bejo nada desse espirito nem os diabos que para mim eu já nem considero aquilo CLaque quando tem miudos de 6 / 7 / 8 / 10 anos e andarem com guerras mesquinahs a sport Tv que não leva  anda e sobretudo em vez de cantarem musicas pelo benfica cantam Não há sport tv etc etc .

RedStar1982

Os tempos são outros de facto, mas é nosso dever lutar pelo nosso Benfica, assente noutros valores...

GTtdi_SLB

Sob o lema: "RAÇA BENFIQUISTA, RAÇA SUPER" eterno.

Harlem

Citação de: FaNNaticNoName em 08 de Janeiro de 2011, 20:54
Sempre gostei do velho estilo com os Potes de Fumo com Rolos de papel higiénico depois a tochada  em grande após um golo ou no Nosso HiNNo .
Assim como as faixas a ocupar uma grande parte da bancada com as bandeiras no ar e as vozes afinadas sempre a puxar pelo SLB . Enfim hoje em dia não bejo nada desse espirito nem os diabos que para mim eu já nem considero aquilo CLaque quando tem miudos de 6 / 7 / 8 / 10 anos e andarem com guerras mesquinahs a sport Tv que não leva  anda e sobretudo em vez de cantarem musicas pelo benfica cantam Não há sport tv etc etc .

Bem.. não concordo na parte em que falas dos Diabos.
Diz-me onde os Diabos têm míudos dessas idades? E guerras mesquinhas? Nenhumas. Os Diabos cantam e muito pelo Benfica, em termos de menalidade são enormes. Obviamente que é muito fácil falar visto de fora. Dizes isso porquê? Parecem-te poucos? Quantidade nem sempre é qualidade, e só vai para a curva quem quer. (se quiseres falar mais disto manda mensagem, para não fazer off topic)

FaNNaticNoName

Exacto Red :)

Semprei gostei dos teus videos no Youtube .

Melhores dias virão no Nosso MuNNdo Ultra

Joga Bonito

Citação de: NoNameSLB em 08 de Janeiro de 2011, 20:57
Citação de: FaNNaticNoName em 08 de Janeiro de 2011, 20:54
Sempre gostei do velho estilo com os Potes de Fumo com Rolos de papel higiénico depois a tochada  em grande após um golo ou no Nosso HiNNo .
Assim como as faixas a ocupar uma grande parte da bancada com as bandeiras no ar e as vozes afinadas sempre a puxar pelo SLB . Enfim hoje em dia não bejo nada desse espirito nem os diabos que para mim eu já nem considero aquilo CLaque quando tem miudos de 6 / 7 / 8 / 10 anos e andarem com guerras mesquinahs a sport Tv que não leva  anda e sobretudo em vez de cantarem musicas pelo benfica cantam Não há sport tv etc etc .

Bem.. não concordo na parte em que falas dos Diabos.
Diz-me onde os Diabos têm míudos dessas idades? E guerras mesquinhas? Nenhumas. Os Diabos cantam e muito pelo Benfica, em termos de menalidade são enormes. Obviamente que é muito fácil falar visto de fora. Dizes isso porquê? Parecem-te poucos? Quantidade nem sempre é qualidade, e só vai para a curva quem quer. (se quiseres falar mais disto manda mensagem, para não fazer off topic)

Não me querendo alongar sobre a matéria em questão, mas fica um registo:

A sporttv é uma das maiores inimigas do futebol paixão dadas as condicionantes que impõe.

Só essa razão é mais que suficiente para, esporadicamente, se cantar contra ela. Todas as restantes acções que foram tomadas a cabo contra a mesma, foram excelentes, com o melhor timming possível. As represálias daí adjacentes mostraram que foi "na mouche".

FaNNaticNoName

Não concordo . Sei que a SportV está matar o futebol agora em evz de dedicarem mais minutos a cantar pelo SLB não dedicam-se a Merda da Sportv .


Palmeirinha

Dos melhores posts dos ultimos tempos aqui no forum.
Lembro-me perfeitamente da enorme faixa da Raça Benfiquista na antiga catedral.
Gostava de a ver de volta...

Harlem


flavioslb

o chamado "old style"...









...a RAÇA BENFIQUISTA