TdP. Final : SL Benfica 2 - 1 Vitória SC, 28Maio. Dom. 17h15 *RTP1*

SL Benfica 2 - 1 Vitória SC

Taça de Portugal

SL Benfica: Ederson Moraes, Nélson Semedo, Luisão, Victor Lindelöf , Álex Grimaldo, Ljubomir Fejsa (Andreas Samaris [24m]), Pizzi, Eduardo Salvio, Franco Cervi (Rafa [82m]), Jonas (Filipe Augusto [90m]), Raúl Jiménez
Treinador: Rui Vitória
Vitória SC: Miguel Silva, Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique, Konan, Zungu, Rafael Miranda, Hurtado, Hernâni, Raphinha, Marega
Treinador: Pedro Martins
Golos: Raúl Jiménez (48), Eduardo Salvio (53)

Xanghai

Citação de: Co Co Brien em 29 de Maio de 2017, 12:16
Citação de: Xanghai em 29 de Maio de 2017, 12:08
Acaba aqui a época para mim. Até a Supertaça, vou direcionar energias para outras coisas e projectos pessoais.

Foi uma época desgastante como sócio/adepto, também nós precisamos de um "reset".

Parabéns Benfica, para o ano há mais  :bandeira1: :bandeira1:

E as modalidades amigo?

Devo ir apoiar o Basquete e o Futsal, mas a carga emocional é muito menor... consigo apreciar e apoiar os jogos com outra alma. O futebol, por todas as envolvências, eleva-me os níveis de stress.

Com as modalidades consigo divertir-me, com o futebol é um sofrimento até acabar...

jonny87

Ir ao Jamor continua a ser espetacular, pelo convívio e pelo ambiente. Claro, Benfica ganhando torna tudo mais especial e até aquela chuva, tornou tudo muito mais vivido e muito mais sentido. Gosto do futebol enquanto festa, consegui conviver perfeitamente com vitorianos, sou de Famalicão e, não sei se é por isso, mas existe muito o lado festivo entre nós.

O jogo em si foi pachorrento na 1ª parte, mas o início da 2ª parte incendiou completamente as bancadas e encaminhou-nos para uma excelente vitória, que coroou a grande época que fizemos.

Gostei do fair-play final dos benfiquistas a aplaudirem o derradeiro cântico dos adeptos vitorianos, acho que saber estar no futebol e saber ganhar são dois valores importantes. Já no final, fiquei incomodado, porque vi famílias a serem insultadas e agredidas por alguns dos nossos, enquanto se encaminhavam para o Parque 2. Não havia necessidade nenhuma, mancha-se uma festa... Eu fui ver o Vitória-Benfica esta época para a Taça da Liga, fiquei no estádio uns bons 30 minutos e quando saí tive de correr uns 200 metros pela avenida acima até casa da minha irmã, que mora e estuda em Guimarães. A partir daí foram vidros partidos, garrafas e pedras pelo ar. Mas não fui para o jogo de ontem com sentimento de vingar isso, muito menos usar o argumento de "cá em baixo mandamos nós e não estamos com pedras, venham mano-a-mano". Enfim, penso que seja uma minoria de adeptos nossos, mas que não dignificam o Benfica e muito menos o sentimento e atitude de saber ganhar.

Hoje estou todo roto depois de ter feito quase 400 kms para cada lado, com umas 4 horas dormidas de sábado para domingo e pouco mais de ontem para hoje, mas com uma alegria imensa de ter passado mais um dia excelente e que será inesquecível!

:cachecol4:

miguelsousamartins

Citação de: Paulie Gualtieri em 29 de Maio de 2017, 12:12
Citação de: R_M_1904 em 29 de Maio de 2017, 11:47
Crónicas de uma final ensopada.
Meus amigos, o texto que hoje vos escrevo em nada diminui a minha alegria por voltar a ver o nosso Benfica de volta ao lugar que é seu por direito. O Monstro está a acordar!
Permitam-me partilhar com vocês o que foi esta final, para mim e para os meus.
Chegamos ao Jamor por volta do meia dia, todos com um sorriso parvo no rosto, porque só só se via Benfica por todo o lado e estavamos extasiados por puder estarmos todos presentes nesta final. Fomos encaminhados para o Parque 2, que para quem não sabe fica efectivamente "lá no caralho".
Estava na altura de começar a festa. Churrasco, bem regadinho com a cervejinha do costume, e estavamos todos apostos a arrancar para o estádio lá para as 3.
E aí começaram os problemas... Nós tinhamos bilhetes para perto da tribuna onde estava o pessoal vimaranense, ou seja, tinhamos de entrar pela porta Sul. Sim aquela que um gajo chega lá acima de língua de fora. Subimos as escadas, tranquilamente, e quando estavamos quase a chegar ao topo fomos recebidos à garrafada e pedrada. Prontamente, nos dirigimos à polícia para comunicar o sucedido. Ora o sr. Polícia da Porta Sul diz que não pode garantir a nossa segurança. porque estão naquele momento a entrar os White Angels, e diz-nos para irmos à zona da bilheteira trocar o bilhete. " Mas garante que nos trocam"? " Sim garanto". Com estas coisas funcionam bem, claro que chegamos à bilheteira e nos disseram que não trocavam coisa nenhuma. Voltamos a falar com a polícia, desta vez um tipo diferente. " Ó sr. Guarda, olhe lá em cima a malta do Guimarães não esta a deixar o pessoal entrar, andam a atirar pedras e garrafas.". Resposta: " Bocês cumpraraum bilhete para o lado do Guimarães agora tendes de lebar cum eles". Obrigadinho...
No meio desta merda toda, e enquanto a polícia ficava quieta a ver os adeptos do Benfica serem intimidados pelos WA, lá surge um outro polícia que nos diz " Vão entrar pela bancada maratona". Okay, chegamos lá...." Não podem entrar, porque os torniquetes nao reconhecem esses bilhetes". " Ó sr Policia mas quem é que é hierarquicamente superior, o polícia, ou o torniquete?". Resposta: " O torniquete". Bem, calou qualquer esforço retórico.
Resultado: Lá esperamos com a polícia que os meninos do Vitória entrassem todos, enquanto nos mandavam bocas do género " tira essa merda", ou "manda isso po lixo" ( sobre o manto do Benfica". Depois, finalmente entramos.
Bem quando entramos, escoltados pela polícia, porque o nosso lugar era do outro lado passamos mesmo no meio de toda a gente do Vitória, onde mais uma vez "fomos bem recebidos", aliás houve um nabo, que consegui furar este mini cortejo, para dar um murro num dos nossos, ao que a policia respondeu com uma festinha de cacetete.
Bem, chegou a hora do jogo, ver aquela merda no meio de gente do Vitoria, que destilam ódio ao Benfica. Um nojo.
Apanhamos todos a puta de uma molha, ao ponto de já não dar para estar mais ensopado que aquilo.
O que importa reter daqui é:
Ganhamos, somos os maiores.
A organização da FPF foi um Nojo.
A empresa de segurança 2045 está mais vocacionada para comer donuts que para ajudar.
O BENFICA É O MAIOR E FAZIA TUDO OUTRA VEZ mas puta que os pariu, quer aos polícias que à claque do Vitória.

pelo que percebi compraste bilhetes para o lado do guimarães, certo?
Também tive esse problema mas consegui ir mais para o centro onde entraram depois passaram os jogadores para receberem os bilhetes

nfgl

Ganda molha.
Molha épica.

Final da Taça que ficará para sempre na memória.

Cenotaph

Citação de: joaojordao13 em 29 de Maio de 2017, 11:41
Citação de: Cenotaph em 29 de Maio de 2017, 02:06
Citação de: Mittelstürmer em 29 de Maio de 2017, 01:43
Acho que a resposta a todas as duvidas sobre o campeonato de Portugal esta aqui:

Todos os vencedores do Campeonato e da Taça de Portugal juntos no mesmo trofeu, o trofeu oficial pertencente à FPF e nao havendo nesta qualquer distincao entre eles. Nao entendo como se pode ignorar a historia ali escrita!

Esta devia ser a 29a!

Não está em causa que a Taça de Portugal é a sucessora do Campeonato de Portugal. Isso é uma falsa questão.

O que acontece é que há um futebol português entre 1921 e 1934 em q o campeonato de Portugal é a principal (e única) competição nacional.

Uma fase de transição entre 1934 e 1938 em que há duas grandes competições nacionais

E uma fase entre 1938 e os dias de hoje em que o Campeonato de Portugal é declaradamente uma competição secundária e se passa a chamar Taça.

Juntar o campeonato de Portugal com a taça pode ser engraçado para os clubes grandes aumentarem os números da competição secundária, mas tira relevancia à própria competição pré-1938.

Em termos práticos, vocês estão a pedir ao clube que adicione mais conquistas secundárias ao palmares abdicando de vezes em q foi efetivamente coroado com a maior competição a nível nacional. Um absurdo, portanto.

Para um benfiquista em 2017 até pode pegar, para um adepto do Marítimo ou Olhanense a coisa certamente já não tem tanta piada.
Não se trata de adicionar conquistas e de tirar relevância por este clube ou aquele. Trata-se de cumprir a história do futebol em Portugal e o que foi decidido em 1938. É assim tão difícil de perceber? Não se trata de adicionar ou remover títulos, trata-se de respeitar quem na altura ganhou dentro de campo e agora é "apagado" do palmarés do clube.

Tens aqui uma bela colecção de digitalizações da época que provam que os jornais consideram tratar-se da mesma competição. Tens aqui o histórico de vencedores da Taça de Portugal de acordo com a FPF.

Aquilo que o Miguéns não explica é pq razão os clubes (todos!!!) consideram há tanto tempo como separados os Campeonatos de Portugal da Taça de Portugal. Pois isso certamente também veio de algum lado, não?

É que a mim parece-me claramente uma solução mt mais elegante de atribuir a devida importância ao campeonato de portugal pré-1934/1938 e à taça no pós-1934/1938, ainda que sim, seja a mesma competição, o mesmo troféu, etc. Isso nunca esteve em causa.

EDIT:

estava aqui a consultar os registos disponibilizados pela Fundação Mário Soares do Diário de Lisboa.

Quando o Benfica ganha em 1944, eles dizem que é o sexto título do Benfica, em linha com a vossa teoria, mas em 1953 dizem que é a 7ª, e 4ª consecutiva vitória na Taça de Portugal. Inclusive referem-se nesse mesmo jornal à 1ª divisão como a prova de mais interesse, como sempre. Em 1949 já se referiam à Taça como uma prova em decadência e criticam o facto de ser tornado uma competição do Jamor e de Lisboa.

Percebem aqui a nuance e a questão de ser prova principal e dps deixar de ser? Estas coisas não são preto e branco, nunca foram, nem acontecem de um dia para o outro

VivaoBenfica

Organização ridícula, como de costume.

O estádio não tem as mínimas condições de segurança e, pior que isso, só a atuação da PSP.

proxy09

A mim pessoalmente não me importou nada a chuva... nem a senti ahah

ana_lopes2009

O Estádio do Jamor devia de ter melhor condições
O Estádio devia de ser coberto :bandeira1: :bandeira1:

Chelas

O Benfica vai á Câmara Municipal de Lisboa?

J Pinto

Aquele quadro que é feito anualmente com as conquistas no futebol, andebol, atletismo, hóquei e afins. Alguém o tem actualizado?

Não tenho deste ano nem encontro o do ano passado!

R_M_1904

Citação de: danny82 em 29 de Maio de 2017, 12:30
Citação de: R_M_1904 em 29 de Maio de 2017, 12:23
Citação de: Paulie Gualtieri em 29 de Maio de 2017, 12:12
Citação de: R_M_1904 em 29 de Maio de 2017, 11:47
Crónicas de uma final ensopada.
Meus amigos, o texto que hoje vos escrevo em nada diminui a minha alegria por voltar a ver o nosso Benfica de volta ao lugar que é seu por direito. O Monstro está a acordar!
Permitam-me partilhar com vocês o que foi esta final, para mim e para os meus.
Chegamos ao Jamor por volta do meia dia, todos com um sorriso parvo no rosto, porque só só se via Benfica por todo o lado e estavamos extasiados por puder estarmos todos presentes nesta final. Fomos encaminhados para o Parque 2, que para quem não sabe fica efectivamente "lá no caralho".
Estava na altura de começar a festa. Churrasco, bem regadinho com a cervejinha do costume, e estavamos todos apostos a arrancar para o estádio lá para as 3.
E aí começaram os problemas... Nós tinhamos bilhetes para perto da tribuna onde estava o pessoal vimaranense, ou seja, tinhamos de entrar pela porta Sul. Sim aquela que um gajo chega lá acima de língua de fora. Subimos as escadas, tranquilamente, e quando estavamos quase a chegar ao topo fomos recebidos à garrafada e pedrada. Prontamente, nos dirigimos à polícia para comunicar o sucedido. Ora o sr. Polícia da Porta Sul diz que não pode garantir a nossa segurança. porque estão naquele momento a entrar os White Angels, e diz-nos para irmos à zona da bilheteira trocar o bilhete. " Mas garante que nos trocam"? " Sim garanto". Com estas coisas funcionam bem, claro que chegamos à bilheteira e nos disseram que não trocavam coisa nenhuma. Voltamos a falar com a polícia, desta vez um tipo diferente. " Ó sr. Guarda, olhe lá em cima a malta do Guimarães não esta a deixar o pessoal entrar, andam a atirar pedras e garrafas.". Resposta: " Bocês cumpraraum bilhete para o lado do Guimarães agora tendes de lebar cum eles". Obrigadinho...
No meio desta merda toda, e enquanto a polícia ficava quieta a ver os adeptos do Benfica serem intimidados pelos WA, lá surge um outro polícia que nos diz " Vão entrar pela bancada maratona". Okay, chegamos lá...." Não podem entrar, porque os torniquetes nao reconhecem esses bilhetes". " Ó sr Policia mas quem é que é hierarquicamente superior, o polícia, ou o torniquete?". Resposta: " O torniquete". Bem, calou qualquer esforço retórico.
Resultado: Lá esperamos com a polícia que os meninos do Vitória entrassem todos, enquanto nos mandavam bocas do género " tira essa merda", ou "manda isso po lixo" ( sobre o manto do Benfica". Depois, finalmente entramos.
Bem quando entramos, escoltados pela polícia, porque o nosso lugar era do outro lado passamos mesmo no meio de toda a gente do Vitória, onde mais uma vez "fomos bem recebidos", aliás houve um nabo, que consegui furar este mini cortejo, para dar um murro num dos nossos, ao que a policia respondeu com uma festinha de cacetete.
Bem, chegou a hora do jogo, ver aquela merda no meio de gente do Vitoria, que destilam ódio ao Benfica. Um nojo.
Apanhamos todos a puta de uma molha, ao ponto de já não dar para estar mais ensopado que aquilo.
O que importa reter daqui é:
Ganhamos, somos os maiores.
A organização da FPF foi um Nojo.
A empresa de segurança 2045 está mais vocacionada para comer donuts que para ajudar.
O BENFICA É O MAIOR E FAZIA TUDO OUTRA VEZ mas puta que os pariu, quer aos polícias que à claque do Vitória.

pelo que percebi compraste bilhetes para o lado do guimarães, certo?
Comprei bilhetes neutros, para perto da tribuna, que coicidiram com o lado do Guimarães. Foi um 31 do caralho.

Tenho ideia que todos os bilhetes vendidos (mesmo os do site da fpf) tinham referência a adepto Benfica/guimarães, essa tipologia de bilhete "neutro" penso que não existia...
Eu ia ver no meu bilhete....Mas com a molha já não existe bilhete  :rir:

KunAguero16

Citação de: Chelas em 29 de Maio de 2017, 13:04
O Benfica vai á Câmara Municipal de Lisboa?

Duvido. Já foi tudo para férias

Chelas