A velha Catedral - Estádio da Luz

_Benfiquista_

Sim o nosso Estádio estava muito melhor conservado que o antigo wc deles...fui uma vez lá ver um jogo deles e antes do jogo aquilo parecia uma lixeira nas bancadas...só papeis e lixo...

Elvis the Pelvis

O antigo estádio de alvalade era um nojo. Fui lá algumas vezes com um amigo meu lagarto, por sinal na época 93/94 em que tinham uma excelente equipa, e aquilo era pior que decadente.

JotaTê

Fui muitas vezes ao Alvalixo antigo, primeiro com o meu pai que era sócio da agremiação e depois para o topo norte que era sempre nosso (excepto no último derby).

Às vezes éramos tantos que havia pessoal a ficar na pista e depois ela ardia, como que por magia  :smokin:

O estádio estava muito degradado, ainda me lembro do velho Edgar Cardoso a jurar que a pala não caía... Mas lá que ameaçava uma queda em grande estilo, ameaçava.

Se formos a ver o período áureo do Sportein foi anterior a este estádio, embora tenham lá ganho alguns campeonatos. O nosso foi no grande Estádio da Luz. Toda a diferença na hora de analisar o simbolismo que cada um representa, embora conheça muito lagarto que ficou tb triste pela demolição.

_Benfiquista_

Concordo contigo Jota.Devem haver lagartos que tenham ficado tristes com a demolição do estádio deles, como nós ficamos com o do nosso.

Esse episódio da pala é mítico lol

O meu pai contou-me que uma vez levou o meu tio a ver lá um jogo do Benfica(são os dois Benfiquistas)e era tanta gente que a vedação rebentou e ficaram a ver o resto do jogo encostados á linha lateral eheh

Elvis the Pelvis:
Por acaso também a única vez que lá fui ver um jogo deles, com uns amigos sportinguistas, também foi nessa época de 1993-1994 para a Taça de Portugal, contra o Lourosa.

Antes do jogo começar entramos e aquilo era só lixo nas bancadas.Fiquei surpreendido com a falta de manutenção daquilo.

E via-se o jogo pessimamente.A bancada onde ficamos(topo norte), era muito longe do relvado, devido á pista.

fyure

passar por este tópico todos os dias começa-me a dar um sentimento dificil de explicar... parece que o estádio morreu e eu infelizmente não pude passar mais tempo com ele (uma coisa assim do género, come se de uma pessoa se tratasse)... quem me dera poder ter tido mais tempo de vida com a antiga luz.

O meu diz-me sempre: "vi muitos jogos na luz, a ganhar campeonatos, meias-finais da taça dos campeões, a mão do vata, derbis e clássicos mas só no alvalade é que pisei a relva pah ! e nem queria" Também foi de arrastão, e com lagartos coitado  :crazy2:

mas como foi dito pelo JotaTê, o nosso estádio pela época em que se inseriu teve e continuará a ter a maior mística que algum estádio em portugal teve. Foram muitos títulos, grandes e grandes jogos, e fica marcado, ainda à dias viamos aquelas imagens... imagens que representam o Benfica, das multidões, das romarias de todo o país, do sentimento ao símbolo benfiquita... e tudo naquele estádio. Resta-nos o sítio que é praticamente o mesmo

pcssousa

Curiosa foto da maquete original do estádio... conseguem perceber o porquê da curiosidade?

Eddie_

O já estarem a prever o anel de cima?
É só o que me surge  :confused:

poltergeist.SLB

O 3º anel ser bem mais pequeno e coberto? ...

Assim com a cobertura faz me lembrar o do sporting mas já no final... não sei como era no inicio...

Mas se não me engano já vi imagens pelas alturas da inauguração (no vitorias e património da btv talvez?) com uma maquete com o 3º anel completo e os postes de iluminação e tudo... isto numa altura em que o estádio ainda nem a 1ª parte do 3º anel ainda tinha, o que me leva a pensar que o projecto foi feito de raiz mas completo ao longo do tempo acabando só nos anos 80 com o fecho do 3º anel...

Elvis the Pelvis

Graças a deus que o projecto que se vê nessa maquete não passou à prática, seria bem menos bonito e grandioso.

pcssousa

Como podem ver por esta imagem, a maqueta do estádio com o 3º anel era diferente, apesar desta foto ser de outro plano.

fyure

aquela maquete pode ter sido uma das hipóteses. Pouco depois pode ter sido aprovada esta, que é bem melhor e grandiosa de facto  :)

pcssousa

fyure

Citação de: pcssousa em 16 de Janeiro de 2012, 18:05
O pai e o filho...

destaco o facto da área de implementação ser praticamente a mesma, ou seja, têm uma base praticamente do mesmo tamanho... A diferença depois está na lotação, o pai tinha alguns milhares de lugares a mais mas aí penso que esta capacidade do novo estádio poderá estar relacionada com questões ergonómicas que nem nos anos 50 nem nos anos 90 (aquando da colocação das cadeiras) se tinham em conta  O0

fred9

Citação de: fyure em 16 de Janeiro de 2012, 18:10
Citação de: pcssousa em 16 de Janeiro de 2012, 18:05
O pai e o filho...

destaco o facto da área de implementação ser praticamente a mesma, ou seja, têm uma base praticamente do mesmo tamanho... A diferença depois está na lotação, o pai tinha alguns milhares de lugares a mais mas aí penso que esta capacidade do novo estádio poderá estar relacionada com questões ergonómicas que nem nos anos 50 nem nos anos 90 (aquando da colocação das cadeiras) se tinham em conta  O0

O novo estádio com cadeiras mais pequenas e de menor qualidade como eram as do antigo também daria para chegar aos 75/80 mil lugares, tal como ficou o antigo.

Sem cadeiras o estádio actual também deveria dar para cerca de 100/110 mil pessoas sentadas.

A diferença é que a Antiga Luz era um estádio mais imponente, mais catedral.