Evolução dos equipamentos do Benfica

Benfiquista_

Este tópico, junto com o "Decifrando Imagens do Passado", deveriam estar nos Inamoviveis desta Secção.

Rodolfo Dias

2018/19: regresso à simplicidade





Variações



















Depois de (mais) uma homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, tivemos novamente um equipamento mais sóbrio e sem invenções (e sem o ovo de campeão...), com um mini-colarinho dotado de botão e as listas da Adidas unicamente sobre os ombros, à semelhança da época anterior mas desta vez em branco. O alternativo voltou a ser branco mas apenas acompanhado de preto (o único encarnado que havia era uma tirinha na gola), a gola voltou a ficar arredondada e manteve-se o emblema monocórdico.

-

Para além destes, acrescentei ainda o equipamento do Tetra 2016/17 (Boavista 2-2 Benfica), do qual me tinha esquecido.

RedVC

Excelente como sempre Rodolfo. Parabéns e obrigado!

Visitar este tópico é um prazer pois dá uma noção da evolução dos mantos sagrados, uniformizando o formato gráfico. Para além disso cuida de nos mostrar os mais ínfimos detalhes das variações registadas ao longo de cada época. Notável.

Como disse, considero que o Museu Cosme Damião devia ter um MURAL em que estivesse disposto todo este trabalho gráfico. Estou certo que o Rodolfo teria um prazer em partilhar de forma a que os milhares de visitantes pudessem ter oportunidade de apreciar. O SB tem muitos visitantes mas ainda assim é um número limitado, sendo que apenas uma minoria visita regularmente os tópicos das Memórias.

Senhores do Museu, abram os olhos.

Goldberg

Citação de: Rodolfo Dias em 08 de Dezembro de 2016, 20:25
1949: regresso da gola em bico e aparecimento de alternativo





Segundo um recorte que encontrei na net (do jornal "O Benfica", talvez?), o primeiro alternativo "a sério" que tivemos surgiu em 1944; todavia este foi o primeiro do qual encontrei fotos. Se calhar talvez devesse ter procurado melhor...

(a partir daqui já representei as camisolas apenas com mangas curtas. Talvez seja incorrecto, mas como isto foi feito quase de trás para a frente e a esmagadora maioria do que tinha feito estava com este design, assim ficou...)
gola em v!! fossem sempre estes não enjoava.

Peter Buck

Benfica é golas brancas em V, símbolo bordado sem estrelas, patrocínio simples a branco sobre vermelho, alternativo de cores invertidas do principal e o resto pode ir para o caralho

Rodolfo Dias

Fiquei muito contente por ver estes desenhos na BTV.

https://www.youtube.com/watch?v=sIjEZ7DbW34

Fiquei menos contente foi por ver que há quem já os tenha no Instagram a ganhar mérito por algo que é meu...  :clap1:

Mjölnir

Citação de: Goldberg em 06 de Junho de 2019, 00:46
Citação de: Rodolfo Dias em 08 de Dezembro de 2016, 20:25
1949: regresso da gola em bico e aparecimento de alternativo





Segundo um recorte que encontrei na net (do jornal "O Benfica", talvez?), o primeiro alternativo "a sério" que tivemos surgiu em 1944; todavia este foi o primeiro do qual encontrei fotos. Se calhar talvez devesse ter procurado melhor...

(a partir daqui já representei as camisolas apenas com mangas curtas. Talvez seja incorrecto, mas como isto foi feito quase de trás para a frente e a esmagadora maioria do que tinha feito estava com este design, assim ficou...)
gola em v!! fossem sempre estes não enjoava.
O primeiro alternativo era todo branco, com meias vermelhas.
https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/10/equipamentos-bom-senso-bom-gosto-e.html

Mjölnir


RedVC

Citação de: Mjölnir em 13 de Junho de 2019, 23:34
Citação de: Goldberg em 06 de Junho de 2019, 00:46
Citação de: Rodolfo Dias em 08 de Dezembro de 2016, 20:25
1949: regresso da gola em bico e aparecimento de alternativo





Segundo um recorte que encontrei na net (do jornal "O Benfica", talvez?), o primeiro alternativo "a sério" que tivemos surgiu em 1944; todavia este foi o primeiro do qual encontrei fotos. Se calhar talvez devesse ter procurado melhor...

(a partir daqui já representei as camisolas apenas com mangas curtas. Talvez seja incorrecto, mas como isto foi feito quase de trás para a frente e a esmagadora maioria do que tinha feito estava com este design, assim ficou...)
gola em v!! fossem sempre estes não enjoava.
O primeiro alternativo era todo branco, com meias vermelhas.
https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/10/equipamentos-bom-senso-bom-gosto-e.html


Assim foi.

Na altura em que Alberto Miguéns escreveu o texto penso que não estava disponível mas agora já estão disponíveis fotos desse jogo de 6 de Fevereiro de 1944, o SL Benfica - SC Salgueiros, disputado no Campo Grande




e outro aspecto do jogo


Ned Kelly

O Salgueiros até nas meias era igual a nós!

Ned Kelly

Citação de: Rodolfo Dias em 13 de Junho de 2019, 19:01
Fiquei muito contente por ver estes desenhos na BTV.

https://www.youtube.com/watch?v=sIjEZ7DbW34

Fiquei menos contente foi por ver que há quem já os tenha no Instagram a ganhar mérito por algo que é meu...  :clap1:

Tens aqui um fantástico trabalho, os meus parabéns. Agora já sabes que a partir do momento em que o publicas, há sempre os amigos do alheio, versão net, para te roubarem o mérito.

Mjölnir

Citação de: Ned Kelly em 14 de Junho de 2019, 10:39
O Salgueiros até nas meias era igual a nós!
Na altura eram quase todas assim. As nossas eram pretas com o canhão vermelho e branco. Mais tarde recebemos umas vermelhas, para fazer conjunto com o alternativo.

BC


Zlatan

Não sei se alguém me saberá responder, até porque este tópico está suspenso há algum tempo, mas fica a tentativa: tenho uma curiosidade há alguns anos, mas que só agora decidi perseguir com mais afinco. Em 1980/1981, a gola do equipamento principal era em bico, contudo, num jogo em Düsseldorf, contra o Fortuna, jogámos com um modelo diferente, que eu considero ser o mais bonito da história do clube:



Alguém sabe porque é que jogámos com esta camisola e se o fizemos mais vezes nessa época? Já agora, alguém já viu este modelo à venda?


Fidags

Citação de: Zlatan em 16 de Abril de 2020, 13:58
Não sei se alguém me saberá responder, até porque este tópico está suspenso há algum tempo, mas fica a tentativa: tenho uma curiosidade há alguns anos, mas que só agora decidi perseguir com mais afinco. Em 1980/1981, a gola do equipamento principal era em bico, contudo, num jogo em Düsseldorf, contra o Fortuna, jogámos com um modelo diferente, que eu considero ser o mais bonito da história do clube:



Alguém sabe porque é que jogámos com esta camisola e se o fizemos mais vezes nessa época? Já agora, alguém já viu este modelo à venda?



Que maravilha