Nacionalidades do Sport Lisboa e Benfica

BC

2007/2008

Miguel Vítor

2009/2010

Roderick

2017/2018

Rúben Dias

2018/2019

Ferro

2021/2022

Tomás Araújo

Desde 2007/2008, com a estreia do Miguel Vítor, o Benfica Campus, lançou até agora 5 centrais da formação.

BC

2011/2012

Nélson Oliveira

2016/2017

Zé Gomes

2018/2019

João Félix

2019/2020

Gonçalo Ramos

2021/2022

Henrique Araújo

Desde 2011/2012, com a estreia do Nélson Oliveira, o Benfica Campus, lançou até agora 5 avançados da formação.

Festivus

Citação de: Tim_CSC em 18 de Novembro de 2021, 23:15
Citação de: Festivus em 22 de Outubro de 2021, 09:55
Só tivemos 3 belgas, e foram todos bons. Deverá ser o país em que temos melhor rácio a nível de qualidade de jogadores contratos. 100% eficácia.

O oposto será Marrocos. Acho que devíamos evitar voltar a contratar alguém desse país...

Também nunca se acertou nos colombianos...
Os colombianos de jeito acabam por ir para o Porto. Não sei que tipo de prospecção eles têm lá.

Até o Sporting teve o Montero, que apesar de não ser de classe mundial era um jogador útil.

BC



BC

2011/2012

Luís Martins

2016/2017

Yuri Ribeiro

2019/2020

Nuno Tavares

2021/2022

Sandro Cruz

Desde 2011/2012, com a estreia do Luís Martins, que já jogaram pela equipa principal 4 defesas esquerdos, via Benfica Campus.

BC

#231
Israel

Miguel Vítor

Não foi de um nativo mas foi de alguém que se naturalizou há pouco tempo.

Miguel Vítor, torna-se no primeiro israelita de nacionalidade a ter representado o Sport Lisboa e Benfica.

BC

Bulgária

Lúcio Wagner

Guiné Equatorial

André

Espanha

Rodrigo

México

Funes Mori

Miguel Vítor não é caso único no Benfica. Há outros jogadores que se naturalizaram por outro país, também, para poderem representar a seleção principal.

Çula

O Funes Mori salvo erro até chegou a jogar pela Argentina e pelo México.

O Balboa acho que também se chegou a naturalizar por um país asiático ou africano, já não me lembro bem.

BC

Citação de: Çula em 08 de Junho de 2022, 16:15
O Funes Mori salvo erro até chegou a jogar pela Argentina e pelo México.

O Balboa acho que também se chegou a naturalizar por um país asiático ou africano, já não me lembro bem.
O Funes jogou um amigável pela seleção AA Argentina.

No caso do Hélder Costa igual, jogou um amigável pela seleção AA Portugal e acabou por jogar oficialmente pela seleção de Angola.

O Balboa jogou pela seleção AA da Guiné Equatorial, também.

Mas aí havia certas raízes. Pais, avós, netos, filhos. Nos casos acima, não.

Çula

Citação de: BC em 08 de Junho de 2022, 17:04
Citação de: Çula em 08 de Junho de 2022, 16:15
O Funes Mori salvo erro até chegou a jogar pela Argentina e pelo México.

O Balboa acho que também se chegou a naturalizar por um país asiático ou africano, já não me lembro bem.
O Funes jogou um amigável pela seleção AA Argentina.

No caso do Hélder Costa igual, jogou um amigável pela seleção AA Portugal e acabou por jogar oficialmente pela seleção de Angola.

O Balboa jogou pela seleção AA da Guiné Equatorial, também.

Mas aí havia certas raízes. Pais, avós, netos, filhos. Nos casos acima, não.

Confesso que nunca percebi porque é que nuns casos permitem que se jogue por outra selecção e noutros não.

Lembro-me do Edgar pedir para jogar por Angola e nunca conseguiu porque já tinha feito 1 jogo pela selecção A de Portugal (e acho que foi um amigável).
Pior ainda foi o Pedro Emanuel que também pediu para jogar por Angola  e na altura a desculpa foi que já tinha jogado pelas selecções jovens de Portugal.

Nunca percebi o critério.

BC

Citação de: Çula em 08 de Junho de 2022, 19:04
Citação de: BC em 08 de Junho de 2022, 17:04
Citação de: Çula em 08 de Junho de 2022, 16:15
O Funes Mori salvo erro até chegou a jogar pela Argentina e pelo México.

O Balboa acho que também se chegou a naturalizar por um país asiático ou africano, já não me lembro bem.
O Funes jogou um amigável pela seleção AA Argentina.

No caso do Hélder Costa igual, jogou um amigável pela seleção AA Portugal e acabou por jogar oficialmente pela seleção de Angola.

O Balboa jogou pela seleção AA da Guiné Equatorial, também.

Mas aí havia certas raízes. Pais, avós, netos, filhos. Nos casos acima, não.

Confesso que nunca percebi porque é que nuns casos permitem que se jogue por outra selecção e noutros não.

Lembro-me do Edgar pedir para jogar por Angola e nunca conseguiu porque já tinha feito 1 jogo pela selecção A de Portugal (e acho que foi um amigável).
Pior ainda foi o Pedro Emanuel que também pediu para jogar por Angola  e na altura a desculpa foi que já tinha jogado pelas selecções jovens de Portugal.

Nunca percebi o critério.
Ate certa altura era um pouco dúbia essa questão.

Mas de a uns anos a está parte, só podem jogar por outra seleção AA quem ainda não tenha jogos oficiais por outra seleção AA.

Daí os casos de Funes Mori ou Hélder Costa.

Serendipitist

Não me parece fazer qualquer sentido considerar o Miguel Vítor como israelita visto que, quando representou o Benfica, ele era português. Ter em conta a nacionalidade que obteve anos mais tarde, seria o mesmo que considerá-lo, caso ele mudasse de género, como a primeira mulher a jogar pelo Benfica, quando ele era homem quando o fez.

A mesma lógica aplica-se ao Funes Mori, por exemplo. Se só adquiriu a nacionalidade mexicana depois de jogar pelo Benfica, não deveria estar listado juntamente com o Raúl e o Kikin.

Um caso que poderá ser diferente é o do Steven Vitória (parto do princípio que tenha a nacionalidade canadiana desde nascença, visto que nasceu no Canadá). Apesar de ter jogado pelas camadas jovens de Portugal e de só ter representado a seleção canadiana depois de ter feito os 14 jogos pelo Benfica (5 na equipa principal + 7 na equipa B), não deixou de ser canadiano algures aí no meio.

BC

Citação de: Serendipitist em 11 de Junho de 2022, 17:17
Não me parece fazer qualquer sentido considerar o Miguel Vítor como israelita visto que, quando representou o Benfica, ele era português. Ter em conta a nacionalidade que obteve anos mais tarde, seria o mesmo que considerá-lo, caso ele mudasse de género, como a primeira mulher a jogar pelo Benfica, quando ele era homem quando o fez.

A mesma lógica aplica-se ao Funes Mori, por exemplo. Se só adquiriu a nacionalidade mexicana depois de jogar pelo Benfica, não deveria estar listado juntamente com o Raúl e o Kikin.

Um caso que poderá ser diferente é o do Steven Vitória (parto do princípio que tenha a nacionalidade canadiana desde nascença, visto que nasceu no Canadá). Apesar de ter jogado pelas camadas jovens de Portugal e de só ter representado a seleção canadiana depois de ter feito os 14 jogos pelo Benfica (5 na equipa principal + 7 na equipa B), não deixou de ser canadiano algures aí no meio.
Compreendo o que dizes, mas trata-se da sua nacionalidade no mundo do futebol e não só no Benfica.

BC

Croácia

Petar Musa

5º croata a jogar pelo Benfica.

Argentina

Enzo Fernández

22º argentino a jogar pelo Benfica.

Brasil

David Neres

93º brasileiro a jogar pelo Benfica.

Dinamarca

Bah

2º dinamarquês a jogar pelo Benfica.