SerBenfiquista.com - Fórum de adeptos do Sport Lisboa e Benfica

Sport Lisboa e Benfica => Outras Modalidades => Tópico começado por: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 12:41

Título: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 12:41
(https://i.imgur.com/qmemRYQ.jpg)

Nome: Rodrigo Lopes
Modalidade: Judo
Categoria: -60Kg
Data de Nascimento: 04/07/1996
Nacionalidade: Português
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 12:41
lopesrodrigo

Como estou recebendo algumas perguntas, gostaria de tornar a público que agora faço parte da equipe do @judobenfica e lutarei por Portugal 🇵🇹 nas competições internacionais. Uma nova etapa se inicia, mas o objetivo continua sempre o mesmo. Muito obrigado a todos que torcem por mim. A luta continua. #carregabenfica #judobenfica #judo #iambravour #wagnerzaccanipreparaçaofisica @portugaljudo
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 12:44
https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2016/09/a-volta-por-cima-do-judoca-rodrigo-lopes-7370139.html

DE OLHO EM TÓQUIO 2020

A volta por cima do judoca Rodrigo Lopes
Obstinado, atleta da Sogipa superou fratura na coluna e um ano depois estava de volta: "Prefiro morrer no tatame a largá-lo para sempre"

No final de 2014, quando uma grave lesão quase lhe tirou a vida durante um combate, a maior preocupação de Rodrigo Costa Carlos Lopes era permanecer no judô. Continua sendo. O acidente no tatame deixou como herança um parafuso de 10cm na coluna cervical. Poderia ter sido bem pior. Na cirurgia, o atleta correu o risco de ficar tetraplégico. Mesmo assim, é categórico quando fala sobre o esporte:

– Prefiro morrer no tatame a largá-lo para sempre.

As circunstâncias fizeram com que o atleta de 20 anos e 1m73cm se abstivesse de tentar uma vaga na Olimpíada do Rio, sua cidade natal. Pela TV, observou Mayra Aguiar, Rafael e Rafaela Silva subirem ao pódio, o que ele espera realizar em Tóquio 2020.

A classificação para a próxima Olimpíada seria o ápice de uma paixão que surgiu logo aos sete anos. Rodrigo estava na sala de aula, no Rio de Janeiro, e um professor bateu na porta perguntando se alguém gostaria de fazer uma aula experimental de judô. O garoto aceitou o convite e seguiu despretensiosamente praticando o esporte. Mas o tempo passou, e o que era diversão virou profissão.

Hoje, Rodrigo é atleta da Equipe OI/Sogipa. O bigode em plena formação denuncia os seus 20 anos. Sente o desejo de compartilhar tudo o que tem e, antes de um treino numa fria manhã de inverno, oferecia uma barra de cereal para um de seus colegas.

O braço esquerdo tatuado do punho ao ombro é só uma das mudanças desde que veio do Rio para Porto Alegre. Rodrigo mora ao lado da Sogipa, vai a pé aos treinos e estampa no semblante um prazer característico de quem faz o que gosta. No passado, era muito mais difícil fazer o que ele gostava.

os 13 anos, a convite do sensei Mauro Ramos, Rodrigo saiu da academia em que treinava e foi para o Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador.

– O rapaz sempre foi um atleta. Na idade dele, era difícil levar o judô a sério como ele fazia – relatou o mestre.

A mãe, Renata, sugeriu a vinda do filho para a Sogipa

Como o clube ficava a 30 quilômetros da sua casa em Irajá, entrou em ação o padrasto. Fábio Gomes, 46 anos, largou o emprego para levar e trazer o guri todos os dias aos treinos. Toda essa dedicação de Fábio fez com que Rodrigo mudasse o rótulo. Era padrasto para quem via de fora, mas um verdadeiro pai na relação dos dois.

Já aos 14 anos, o judoca começou a figurar na seleção brasileira de judô graças ao título nacional conquistado no ano anterior. Seu destaque lhe rendeu uma bolsa de estudos em um colégio particular do Rio. Porém, as vitórias custavam caro. Rodrigo saía de casa todos os dias às 6h e voltava às 23h. Sua rotina consistia em estudar de manhã, em Bento Ribeiro. Fazer trabalho físico à tarde, no Parque Aquático Maria Lenk e treinar à noite, na Ilha do Governador. Uma logística que contabilizava, para ele e seu padrasto, mais de 100 quilômetros por dia dentro de um Ford Ka ano 2001. O carro era também restaurante e dormitório para Rodrigo, que se alimentava e aproveitava as viagens para uma soneca entre os trajetos.

Em 2014, sua vinda para o Rio Grande do Sul se deu em virtude de uma chuva torrencial que abateu a capital fluminense, estragando o carro que o transportava para o colégio e aos treinos. Rodrigo estava impossibilitado de treinar caso ficasse no Rio. Sabendo disso, Renata Costa,

39 anos, mãe de Rodrigo, propôs que o filho viesse para a Sogipa fazer testes. Deu certo.

Antes da seletiva para os Jogos do Rio, a grave lesão

Nos treinos, o judoca da categoria ligeiro (-60kg) se destacou e foi convidado pelo técnico do clube gaúcho Antonio Carlos Pereira, o Kiko. Treinou ao lado de uma das suas maiores inspirações no esporte: Felipe Kitadai, bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Lauro Alves / Agencia RBS
O Estado mudou, mas o desempenho até o pódio, não.

Em 2014, graças aos títulos no Campeonato Brasileiro Sub-21 e Sênior, classificou-se para a seletiva dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Porém, na Bahia, uma semana antes, na qualificatória para o Circuito Europeu Sub-21, Rodrigo aplicou um golpe em seu oponente e caiu de cabeça, desacordado. Cerca de 20 segundos depois, despertou sem o árbitro perceber nada.

Após o término da luta, Rodrigo avançou na competição. Queria continuar lutando no dia mesmo com dores no pescoço e contrariando a todos. Só foi compreender a sua incapacidade em competir quando teve o kimono puxado por seu técnico e desabou no chão. Rodrigo foi eliminado e diagnosticado com um simples torcicolo.

Mais tarde, Fábio notou os movimentos do filho cada vez mais limitados e o levou para fazer exames. Durantes três dias, seus pais ficaram ao seu lado dormindo ao relento do chão do quarto em que Rodrigo estava hospitalizado. Pior que o dormitório, apenas o resultado dos exames: o filho havia fraturado a segunda vértebra da coluna cervical (C2).

– O médico me perguntou: "Você acredita em Deus?". Respondi que sim. Então aconselhou que eu ajoelhasse e rezasse, porque por muito pouco meu filho não morreu no tatame ou no táxi vindo para cá – contou o padrasto.

Um longo período com um colar cervical circundando o pescoço de Rodrigo sucedeu esta informação. Podendo ficar tetraplégico, aceitou fazer uma operação de risco. Foi colocado na sua coluna um parafuso de aproximadamente 10cm.

– No estágio da lesão, tinha de imobilizar logo no momento do acidente, porque poderia comprometer o centro respiratório. A C2 é um osso pequeno, mas com a articulação delicada. Por baixo da mandíbula, foi feita a fixação desta fratura com um parafuso. O problema é semelhante ao de Laís Souza, a ginasta que se acidentou enquanto esquiava e acabou fraturando a C3, ficando tetraplégica. A ginasta teve uma lesão além da fratura do osso, rompeu o ligamento que provocou um trauma na medula.

Rodrigo deu sorte em não ter sofrido nada mais grave – explicou Luis Eduardo Carelli, médico especializado em coluna que operou o atleta.

Fisioterapia, reforço muscular, remédios dentre outros tratamentos se tornaram rotina. Rodrigo aguentou o esforço. Para a mãe – que vendia rifas no trabalho para arcar com as competições – o filho é muito mais do que um atleta.

– Além de ser querido, focado, agora virou um milagre – comemorou Renata.

Técnico Kiko faz elogios à persistência do atleta

Um ano depois, estava de volta aos tatames para lutar a qualificatória para o Circuito Europeu Sub-21, mesma competição na qual teve a grave lesão.

– Não acreditavam que eu iria lutar. Pensavam que eu estava apenas vendo o torneio – gabou-se Rodrigo, com um sorriso de quem surpreendeu os incrédulos com o segundo lugar.

Passados quase dois anos da grave lesão, Rodrigo mantém o empenho nos treinos. Pouco a pouco, retoma a confiança. Ainda não calcificado, o parafuso preocupa o atleta, mas seus 10cm são insuficientes para afastá-lo dos tatames. Esta persistência é elogiada por Kiko:

– Apesar das dificuldades, ele não pensa em desistir em nenhum momento. Característica dos atletas obstinados, de alto rendimento. É importante ter cuidado, mas a força interna tem de ser maior do que as externas – disse o atual treinador.

Agora, Rodrigo busca pontuar nos próximos campeonatos para se qualificar aos Jogos Olímpicos de Tóquio. E, quem sabe, fazer no país do judô, o que no quintal de sua casa no Rio de Janeiro, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Rafaela Silva fizeram.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Torgeir Bryn em 31 de Março de 2019, 12:47
Já participou pelo Benfica no Nacional de Equipas do ano passado, quando ainda estava no Brasil (Sogipa, creio). Era um atleta muito promissor, mas teve uma lesão grave nas costas talvez há 2 anos
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 12:49
Citação de: Torgeir Bryn em 31 de Março de 2019, 12:47
Já participou pelo Benfica no Nacional de Equipas do ano passado, quando ainda estava no Brasil (Sogipa, creio). Era um atleta muito promissor, mas teve uma lesão grave nas costas talvez há 2 anos

E parece que já naturalizou-se e vai participar por Portugal. 
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:51
Já competiu por Portugal (1 vitória e 1 derrota) no Open de Santiago
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 22:53
Citação de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:51
Já competiu por Portugal (1 vitória e 1 derrota) no Open de Santiago

jack sabes mais algum brazuka do Benfica que esteja para ser naturalizado?!
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:54
Hum não... mas penso que os principais já são portugueses... não estou a ver ninguém mas este também para mim foi do nada.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 31 de Março de 2019, 22:55
Citação de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:54
Hum não... mas penso que os principais já são portugueses... não estou a ver ninguém mas este também para mim foi do nada.

E brasileiros novos que vieram para judo do Benfica sabes alguma coisa?!
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: JM21 em 01 de Abril de 2019, 16:13
Bem-vindo!  :slb2:
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 01 de Abril de 2019, 21:41
Citação de: Carlsberg87 em 31 de Março de 2019, 22:55
Citação de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:54
Hum não... mas penso que os principais já são portugueses... não estou a ver ninguém mas este também para mim foi do nada.

E brasileiros novos que vieram para judo do Benfica sabes alguma coisa?!

Não... Mas é ficar atento no nacional de clubes! haha
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 01 de Abril de 2019, 21:43
Citação de: Jack Gonçalves em 01 de Abril de 2019, 21:41
Citação de: Carlsberg87 em 31 de Março de 2019, 22:55
Citação de: Jack Gonçalves em 31 de Março de 2019, 22:54
Hum não... mas penso que os principais já são portugueses... não estou a ver ninguém mas este também para mim foi do nada.

E brasileiros novos que vieram para judo do Benfica sabes alguma coisa?!

Não... Mas é ficar atento no nacional de clubes! haha

Isso não tem história.

Vítoria em feminino para nós masculinos para Sporting
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 01 de Abril de 2019, 23:56
Era ficar atento a ver se aparecem lá atletas novos... Visto este ter participado o ano passado quando ainda vivia no Brasil...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 26 de Julho de 2019, 12:08
Rodrigo Lopes vence os seus 2 primeiros combates (1a e 2a rondas) por Wazari (segundo combate contra o 25 do RM) no Grand Prix de Zagreb.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 26 de Julho de 2019, 12:39
Perdeu na 3a Ronda por wazari e ficou assim em 9o lugar no Grand Prix Zagreb
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 28 de Julho de 2019, 22:24
Com este resultado fica convocado para o Campeonato do Mundo em Tóquio em Agosto.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 15 de Agosto de 2019, 13:38
Convocado para Mundial de Judo

Categoria -60kg
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 25 de Agosto de 2019, 17:17
Perdeu na 3ª ronda do Mundial.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 27 de Agosto de 2019, 08:01
Tem existido muita cobertura deste atleta nos jornais diarios, Record e aBola, devido à sua história de vida...
A família no Brasil com poucas possibilidades pagou-lhe o voo em 12 vezes para poder ir ao mundial.

Ainda assim ficou a uma vitória apenas de entrar no projecto Olímpico do COP neste mundial,

Porque não uma vaquinha colectiva dos benfiquistas para ele se poder deslocar a competições? Se 0,1% ou seja um em cada 1000 benfiquistas desse 1 euro já podia ir onde precisava.
Com uma história de vida tão fácil de vender acho que era mais do que possível...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 29 de Agosto de 2019, 15:32
https://globoesporte.globo.com/judo/noticia/brasileiro-banca-ida-ao-mundial-entregando-panfletos-e-sonha-entrar-na-selecao-de-portugal.ghtml

Brasileiro banca ida ao Mundial entregando panfletos e sonha entrar na seleção de Portugal
Após acidente grave no qual quebrou o pescoço em 2015, Rodrigo Lopes migra para a Europa em busca de mais chances, se desdobra para se manter no judô e quer lutar em Tóquio 2020

No esporte, muitas vezes um vencedor não é necessariamente quem tem uma medalha. Quando perdeu para o búlgaro Yanislav Gerchev no terceiro round da categoria -60kg, Rodrigo Lopes, de Portugal, sabia que sairia do Campeonato Mundial de Judô de Tóquio sem o tão sonhado pódio. Mas, para ele, estar na competição no Japão já foi especial. Afinal, o judoca, que nasceu no Brasil, tem uma história de superação.

Só para guardar dinheiro e poder competir no tradicional Nippon Budokan, ele entregou panfletos na rua. Rodrigo também trabalhou em supermercados oferecendo provas de produtos. Na verdade, quando soube esse ano que poderia competir por Portugal no Mundial do Japão devido à sua classificação depois de um nono lugar em um Grand Prix em Zagreb, ele topou tudo o que apareceu pela frente.

- Tenho um grupo de WhatsApp que alguém fala: "ah, precisa de alguém para distribuir panfleto", "ah, precisa de bartender". Eu vou. Topo tudo. Para o Mundial mesmo, eu distribuí muito panfleto na rua, fiquei muito em supermercado oferecendo prova (risos) - comentou.
Rodrigo Lopes está há cinco meses em Portugal. Ele começou a lutar judô ainda pequeno em um colégio em Jardim América, um bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro. Depois, passou a defender o Jequiá, clube da Ilha do Governador.

E, mais tarde, foi contratado pela Sogipa, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para ajudar Felipe Kitadai em seus treinamentos na categoria -60kg. O judoca até teve participação em alguns torneios pela seleção brasileira, como um Mundial Cadete (sub-18), mas, em 2015, teve uma grave lesão que mudaria toda sua carreira.

- Eu quebrei o pescoço lutando. Tenho um pino aqui (mostra). A partir dali ficou tudo muito difícil, não tinha muita oportunidade de competir no Brasil. Eu resolvi me oferecer para disputar um campeonato por equipes por um clube em Portugal. Um amigo meu lutava lá em Portugal, falou que faltava meu peso. Eles demonstraram interesse ao me ver, me chamaram para ficar, ajeitaram a questão dos documentos e fui para Lisboa em março - comentou.

Rodrigo fez o mesmo caminho das judocas Bárbara Timo e Rochele Nunes, que seguiram para Portugal em busca de mais espaço. Ambas, assim como ele, são atletas do Benfica. O atleta conheceu Rochele na Sogipa e até hoje são amigos:

- Ela é minha vizinha praticamente, mora um do lado do outro, está sempre na minha casa. É muito bom. Fiquei um pouco preocupado no início, com medo de se me adaptaria, mas ela ajudou. Hoje estou adaptado. Eu tinha medo de o pessoal olhar e pensar: "o que ele está fazendo aqui? Quer tirar minha vaga?" - relatou.

Apesar de defender o Benfica e de ter participado pela primeira vez de um Mundial, o verdadeiro sonho de Rodrigo é ser convocado pela seleção de Portugal. Segundo ele, se isso ocorrer, ele terá mais condições financeiras para evoluir e, quem sabe, estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Enquanto isso, vai se desdobrando para pagar os torneios. O judoca quer tirar da mãe, Renata, que trabalha com telecomunicações e mora no Rio de Janeiro, o peso de sustentar duas casas.

- Como não lutei por Portugal no ano passado, eu preciso pagar todas as competições do meu bolso esse ano. Meu sonho é ser convocado pela seleção para buscar meu objetivo. Eu vou ter muito mais oportunidade se for convocado. Sou novo em Portugal, então minha mãe me ajuda. Mas de real para euro é complicado. É duro saber que minha mãe está lá passando sufoco para me manter. Meu pai me ajuda muito também... Nós conseguimos por exemplo um cartão emprestado para parcelar minha passagem em 12x para vir para Tóquio - contou.

Apesar de ainda não ser membro da seleção portuguesa, o judoca se sente em casa por lá. E ele tem também uma "mentora" muito especial. Trata-se de Telma Monteiro, a principal judoca do país, que foi bronze na Rio 2016 na categoria -57kg, de Rafaela Silva, e é dona de quatro pratas em Mundiais de Judô.

- Como é parecida a cultura, a língua, a gente se sente muito em casa, se sente muito português. Em nosso clube tem a Telma Monteiro, a presença dela nos ajuda 100%, ela é a maior judoca lá. Eu aprendo muito olhando ela.

Depois da eliminação no Mundial, Rodrigo quer aproveitar o tempo no Japão para treinar em universidades e no Instituto Kodokan, onde acontecem os treinamentos oficiais da competição. Foi lá que, em fevereiro de 1882, Jigoro Kano, o fundador do judô, abriu sua primeira escola. Após esse período, o jovem de 23 anos voltará para Lisboa, onde dará aulas de judô para guardar dinheiro. Seu sonho segue vivo e, em 2020, ele espera voltar a Tóquio para a Olimpíada.

- Agora quando voltar eu vou dar aula de judô em uma escola que meu treinador conseguiu. O que tiver que fazer, eu faço - concluiu.

Que história de vida incrível deste atleta, o mais que custa é o seguinte:
Sendo o Rodrigo Lopes atleta do Benfica, não podíamos ajudar o rapaz com a viagem de avião para ter ido ao Mundial?! É nisto que Benfica falha, e o FT falhou aqui.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 29 de Agosto de 2019, 17:10
Realmente... O Benfica devia ter ajudado... Ter um atleta do clube num campeonato do Mundo vs. custo de uma viagem ao Japão...

Espero que o Rodrigo consiga participar em mais torneios. Se não conseguir realizar o sonho de ir a Tóquio que seja tentando e não sendo vedado por falta de meios.!
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 14 de Setembro de 2019, 17:20
Rodrigo Lopes convocado pela FPJ para o Open de Tallin - 12 Outubro
Aiton Cardoso também do SLB participa a expensas próprias dia 13.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 07 de Outubro de 2019, 12:07
5º no Glam Slam de Brasília.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 24 de Outubro de 2019, 11:49
Perdeu na 2ª Ronda frente ao Brasileiro Pelim (28º Ranking Mundial) no Grand Slam de Abu Dhabi
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 15 de Novembro de 2019, 09:59
https://desporto.sapo.pt/jogo-olimpicos-2020/artigos/rodrigo-lopes-do-pescoco-partido-a-trabalhar-num-restaurante-para-chegar-a-toquio202

Rodrigo Lopes, do pescoço partido a trabalhar num restaurante para chegar a Tóquio2020

O judoca foi uma esperança olímpica pelo Brasil até uma lesão grave lhe ter ameaçado, até, a própria vida, mas voltou aos trabalhos e, já naturalizado português, acalenta o sonho de participar nos Jogos Olímpicos.

O judoca Rodrigo Lopes viu o sonho de participar nuns Jogos Olímpicos 'adiado' no Brasil, quando partiu o pescoço, mas viajou para Portugal e fez de tudo, de servir às mesas a outros 'biscates', para relançar a carreira.

Nascido no Rio de Janeiro há 23 anos, foi uma esperança olímpica pelo Brasil até uma lesão grave lhe ter ameaçado, até, a própria vida, mas voltou aos trabalhos e, já naturalizado português, acalenta a intenção portuguesa de uma classificação coletiva para Tóquio2020.

Rodrigo tinha sete anos quando começou a praticar judo, depois de uma palestra na escola em que estudava lhe ter despertado o interesse, na zona norte do Rio de Janeiro, e foi através de um projeto social que começou a competir e "a sobressair bastante", tendo subido de qualidade e passado por vários clubes até chegar à seleção brasileira, aos 15 anos.

"Decidi que era o que queria da minha vida. [Pela seleção] Competi na Europa e noutras provas, fui chamado para outro clube, fui para outro estado, a umas quatro horas do Rio, quando tinha 17 anos", conta.

A alcançar os melhores resultados até então, foi chamado "para a 'seletiva' olímpica para os Jogos do Rio2016", uma oportunidade de chegar ao maior palco desportivo mundial e logo a 'jogar em casa'.

Mas foi aí que sofreu aquele que descreve como o pior momento da vida.

"Na última competição do ano [2015], bati de cabeça e parti o pescoço. Foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Os médicos disseram-me que nunca mais ia poder praticar judo, nem sabiam dizer como é que eu estava vivo e sem sequelas, porque nunca tinham visto nada assim", recorda.

A lesão "mexeu muito" com o jovem atleta, porque não tinha "qualquer outro objetivo desde criança para lá do judo", e esteve cerca de um ano a "recuperar e a fazer exames", até que o médico disse "que podia voltar, mas não era a favor, não se responsabilizava".

Escolheu regressar aos treinos e à competição, mas encontrou no meio brasileiro algum "receio e preocupação", por se saber da lesão, e percebeu que ia ficar "afastado".

"Foi aí que apareceu a oportunidade de começar a representar Portugal. Vim cá competir pelo Benfica o ano passado, gostaram do meu rendimento, eu falei do meu desejo de cá estar e representar Portugal nuns Jogos Olímpicos", revela.

Continua a representar o clube até hoje, desde março de 2019 como atleta português, passando a viver em Lisboa. "De há um ano para cá, a minha vida mudou muito", desabafa.

Até então, e fora do meio do judo, Lopes teria passado despercebido não fosse um resultado vistoso precisamente no país de origem, uma vez que foi quinto em -60 kg no Grande Prémio de Brasília.

Com esse resultado, passou a integrar o projeto olímpico do Comité Olímpico de Portugal (COP). "Agora tenho mais oportunidades de conquistar pontos, até porque estou bem próximo do apuramento", afirma.

Esta ambição vai continuar na forma de treinos até ao final do ano, voltando à ação em Israel, em janeiro, num ano de 2020 "muito intenso" em que pode ajudar Portugal com uma qualificação dupla.

Por um lado, mantém "o sonho individual" aceso, e por outro, supre uma lacuna no seu peso no que toca ao apuramento coletivo, em que a equipa lusa precisava de um judoca extra nos pesos -60 kg, o de Rodrigo, -66 kg ou -73 kg.

Já em Portugal, e naturalizado português, sabia que precisava de apoios financeiros para poder viajar e somar pontos na qualificação olímpica, o que acabou a fazer, a custo, com esforço próprio e apoio de muitas pessoas, entre elas os pais.

"Ou esperava pelo processo normal de integrar o projeto olímpico para 2024, desistindo de Tóquio, ou investia em mim, para me aproximar do sonho. Foi muito difícil, tive a ajuda de muitas pessoas, mas valeu a pena", lembra.

Entre esse esforço estiveram "muitos trabalhos" que conseguiu "depois de estar num grupo no WhatsApp", uma aplicação de mensagens instantâneas.

Trabalhou como 'freelancer' em vários 'biscates', de trabalhos esporádicos em supermercados à entrega de panfletos na rua.

"Um pai de um menino no Benfica tem um restaurante, e também me arranjou um trabalho para os fins de semana. Fui-me 'virando'. (...) O que aparecia e não interferisse com os treinos, aceitava e ia", revela o também professor de judo para crianças.

Para depois de uma carreira que espera "bem sucedida", o atleta também já tem planos – "ajudar as pessoas" do bairro de onde é oriundo, Jardim América, com um "projeto social para que outras crianças possam ter oportunidades" como as que Rodrigo Lopes teve, como vir a Portugal e conhecer "outras pessoas e culturas" através do desporto.

"Quero muito abrir um projeto social onde eu morava, ou até noutro local, para dar às crianças outra realidade de vida", afiança.

Se integrar o projeto olímpico português lhe dá outras condições, por lhe permitir viajar sem ser a expensas próprias para as competições, Rodrigo Lopes não 'abrandou' e continua a dar aulas de judo a crianças e com uma "visão bastante otimista das coisas" que o tem guiado até aqui.

"Nada acontece por acaso, tudo tem os seus motivos. A minha lesão foi o momento mais difícil da minha vida, mas se calhar sem ela não estaria aqui hoje. Fez-me vir para cá, e sinto como se pertencesse aqui. No clube como na seleção, parece que sempre fiz parte, mas não sabia", reflete.

Aos 23 anos, é já uma vida atribulada que o trouxe até Portugal e o pode levar ao Japão no próximo ano, no que seria o culminar de anos de esforço e uma sensação que tem dificuldade em descrever.

"Para mim seria... eu nem sei dizer, na verdade, porque é uma coisa que eu tenho bem clara para mim desde criança. Seria a realização do objetivo maior da minha vida inteira. Mas, mesmo que não seja agora, há 2024 e 2028, outros ciclos. E eu vou continuar na luta para sempre", remata.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: JM21 em 15 de Novembro de 2019, 12:28
Este rapaz, pela história que tem, merece ter todo o sucesso.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: faneca_slb4ever em 19 de Novembro de 2019, 16:26
Citação de: JM21 em 15 de Novembro de 2019, 12:28
Este rapaz, pela história que tem, merece ter todo o sucesso.

Verdade. Merece muito ser feliz.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 23 de Janeiro de 2020, 17:48
Perdeu na 3ª ronda no Grand Prix de Tel Aviv
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Mikaeil em 04 de Julho de 2020, 12:10
(https://pbs.twimg.com/media/EbXtJ7mXYAIFV-i?format=jpg&name=large)
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 23 de Outubro de 2020, 16:57
Parabéns Rodrigo Lopes!

Medalha de Bronze no Grand Slam de Budapeste!

(https://i.imgur.com/PIW1cc9.jpg)
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: FaithNoMore em 23 de Outubro de 2020, 21:58
Enorme prestação!!!!parabéns.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: JM21 em 26 de Outubro de 2020, 11:56
Parabéns!  :slb2:
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: faneca_slb4ever em 16 de Abril de 2021, 11:28
Perdeu no 2º combate dos Europeus de Lisboa frente ao búlgaro Gerchev.

Ganhou na 1ª ronda ao turco Salih Yildiz
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 10 de Maio de 2021, 19:41
Alguém sabe porque raio não foi convocado pela FPJ para o mundial? estando no projeto Olímpico do COP??????!?!!?!?
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 10 de Maio de 2021, 20:21
Citação de: Jack Gonçalves em 10 de Maio de 2021, 19:41
Alguém sabe porque raio não foi convocado pela FPJ para o mundial? estando no projeto Olímpico do COP??????!?!!?!?

Pode estar lesionado não?
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 10 de Maio de 2021, 20:48
http://www.fpj.pt/wp-content/uploads/2021/05/21ci048-Campeonato-do-Mundo-de-Seniores-%E2%80%93-Convocat%C3%B3ria-.pdf

se estivesse lesionado não tinham colocado a opção de participar a expensas próprias...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 10 de Maio de 2021, 21:34
Citação de: Jack Gonçalves em 10 de Maio de 2021, 20:48
http://www.fpj.pt/wp-content/uploads/2021/05/21ci048-Campeonato-do-Mundo-de-Seniores-%E2%80%93-Convocat%C3%B3ria-.pdf

se estivesse lesionado não tinham colocado a opção de participar a expensas próprias...

Quer dizer que Rodrigo Lopes para participar tem de pagar no próprio bolso é isso?

Se calhar vão apostar no João Crisóstomo para conseguir apuramento e assim ter a equipa nos jogos.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 10 de Maio de 2021, 22:39
O Rodrigo tem mais pontos e pelo ficheiro do COP tem apoio até aos Jogos...
Sendo que assim teria as despesas pagas pelo Comité?
Mas estar no apoio olímpico é o primeiro critério de seleção segundo a federação... não vejo qualquer sentido nisso.
O crisóstomo ir não impede nada, até porque levam 7 masculinos quando podem levar até 9... 
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.

Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 11 de Maio de 2021, 09:52
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.

Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?

Ou então o percurso do Rodrigo Lopes no Benfica pode ter chegado ao fim.
E o Benfica deixou de ter interesse no atleta.
Estou aqui a deixar uma suposição no ar. 
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: DB4700 em 11 de Maio de 2021, 10:23
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.

Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?

a bolsa olímpica é uma cena miserável...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 11:33
Citação de: DB4700 em 11 de Maio de 2021, 10:23
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.

Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?

a bolsa olímpica é uma cena miserável...

mas fora da bolsa olimpica que vai para o atleta há dinheiro que é usado para participação em competições que vai para a federação etc...

Se a Federação leva o atleta ao GS Kazan na rússia (os gastos!!!) e não ao mundial de Budapeste é simplesmente má gestão ou...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 11:35
Citação de: TeamRocket37 em 11 de Maio de 2021, 09:52
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.


Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?

Ou então o percurso do Rodrigo Lopes no Benfica pode ter chegado ao fim.
E o Benfica deixou de ter interesse no atleta.
Estou aqui a deixar uma suposição no ar. 

Não... O Benfica deve entender que a Fed. devia levar o atleta e portanto não quiz pagar a viagem ao atleta pois a federação sem dinheiro fica bem na figura com os resultados e participação de atletas que vão pagos pelos clubes sem o custo de os levar.

O problema é que o Rodrigo está no nível 1!!!! de apoio do COP, enquanto outros atletas como a Maria Siderot não estão no nível 1 e são levados pela federação...
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 11 de Maio de 2021, 12:13
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 11:35
Citação de: TeamRocket37 em 11 de Maio de 2021, 09:52
Citação de: Jack Gonçalves em 11 de Maio de 2021, 07:40
Segundo a Bola o Benfica não manifestou interesse até ontem em levar o atleta a expensas próprias.


Não entendo porque não existe dinheiro público se o atleta tem bolsa olímpica devia haver dinherio para o levar a um campeonato do mundo não?

Segundo... o Benfica não é capaz de o levar a Budapeste?

Ou então o percurso do Rodrigo Lopes no Benfica pode ter chegado ao fim.
E o Benfica deixou de ter interesse no atleta.
Estou aqui a deixar uma suposição no ar. 

Não... O Benfica deve entender que a Fed. devia levar o atleta e portanto não quiz pagar a viagem ao atleta pois a federação sem dinheiro fica bem na figura com os resultados e participação de atletas que vão pagos pelos clubes sem o custo de os levar.

O problema é que o Rodrigo está no nível 1!!!! de apoio do COP, enquanto outros atletas como a Maria Siderot não estão no nível 1 e são levados pela federação...

Estava a supor. Mas você está sempre muito bem informado. Deve estar na modalidade.

Mas a Maria Siderot é do Sporting e o Rodrigo Lopes é do Benfica.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: faneca_slb4ever em 06 de Junho de 2021, 12:15
O judoca Rodrigo Lopes, 42.º do ranking mundial, foi eliminado na manhã deste domingo na 2.ª ronda do Mundial de Budapeste, na categoria de 60 kg.

O atleta do Benfica ainda venceu a primeira ronda frente ao representante de Hong Kong, o chinês Hon Man Leong (259.º) por ippon, mas depois o alemão Moritz Plafky (30.º) foi mais forte, ganhando ao luso-brasileiro com uma chave de braço.

Com este resultado na última prova de apuramento para Tóquio'2020, Rodrigo Lopes comprometeu a sua qualificação para os Jogos Olímpicos.

https://www.record.pt/modalidades/judo/amp/rodrigo-lopes-compromete-presenca-nos-jogos-olimpicos?__twitter_impression=true
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 06 de Junho de 2021, 12:18
Vai ser muito dificil ter equipa colectiva em Tóquio.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: faneca_slb4ever em 08 de Junho de 2021, 10:35
https://www.youtube.com/watch?v=zSQ-jkpbyxk
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Torgeir Bryn em 08 de Junho de 2021, 11:14
Citação de: TeamRocket37 em 06 de Junho de 2021, 12:18
Vai ser muito dificil ter equipa colectiva em Tóquio.
Esse comboio já passou, e não foi nesta prova
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: TeamRocket37 em 24 de Setembro de 2021, 10:34
Segundo ABola, Rodrigo Lopes continuará pelo o Benfica até 2024.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: FaithNoMore em 12 de Abril de 2022, 23:11
Já teve alta,felizmente foi mais o susto.
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: Universo Benfica em 28 de Abril de 2022, 12:27
Os judocas Anri Egutidze e Rodrigo Lopes renovaram contrato com o Sport Lisboa e Benfica.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/04/28/judo-benfica-anri-egutidze-e-rodrigo-lopes-renovacao-contrato
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: fdpdc666 em 10 de Novembro de 2023, 11:37
Rodrigo Lopes conquista medalha de bronze no Open de Perth.
Judoca do Benfica efetuou quatro combates, com três vitórias e uma derrota.


O judoca português Rodrigo Lopes, à procura de pontos que lhe permitam entrar no apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, conquistou esta setxa-feira a medalha de bronze em -60 kg no Open de Perth, na Austrália.

Apesar de se tratar de um Open, a competição atribui, à semelhança do que aconteceu no último ano, pontos equivalentes aos de um Grand Prix, significando que o bronze de Rodrigo Lopes dará ao judoca mais 350 pontos.

Na competição australiana, o judoca do Benfica, que não tinha um pódio desde março de 2022, no Open Europeu de Praga, efetuou quatro combates, com três vitórias e uma derrota, esta nos quartos de final e que o relegou para a repescagem.

Rodrigo Lopes, 34.º do ranking mundial, venceu o alemão Maximilian Heyder (101.º), por waza-ari, o maltês James Zahra (158.º) e o australiano Joshua Katz (35.º), ambos por ippon, e perdeu com Chong-You Lin (65.º), de Taiwan.

Em Perth, estava também prevista a participação de Telma Monteiro, que chegou a estar pré-inscrita, mas a judoca sofreu uma lesão no joelho esquerdo nos Europeus de Montpellier e aguarda o relatório dos exames clínicos complementares.

(https://cdn.record.pt/images/2023-11/img_920x518$2023_11_10_11_21_09_2189685.jpg)

in Record

Parabéns, Rodrigo!
Título: Re: Rodrigo Lopes - Judo (-60kg)
Mensagem de: RPicareta em 10 de Novembro de 2023, 17:55
Boa malha essa de ir ao Open com pontuação de Grand Prix.
Ganha 248 pontos importantes.