Judo

IPASLB

Citação de: RPicareta em 04 de Março de 2024, 23:33Este fim-de-semana em Albufeira, decorreram os nacionais de júniores (Individuais e Equipas).

Alguém sabe se o Benfica apareceu sequer?
Parece que não, só sei que por Equipas masculinas o scp foi bronze.

RPicareta

Por equipas foi o domínio do Sport União Sintrense (SUS) que açambarcaram os dois ouros.

Projecto de formação interessantíssimo.

Croissant

Citação de: RPicareta em 05 de Março de 2024, 08:09Por equipas foi o domínio do Sport União Sintrense (SUS) que açambarcaram os dois ouros.

Projecto de formação interessantíssimo.

Individuais é mesmo melhor não falar  :whistle2:

RPicareta

#1998
Citação de: Croissant em 05 de Março de 2024, 17:28Individuais é mesmo melhor não falar  :whistle2:

Fui ver os quadros e levaram 5 ouros e 3 bronzes. Não me parece mal.
Estou com um bocado de preguiça para ir ver folhas de prova anteriores, mas é impressão minha ou o Sporting andou à pesca em Sintra?

RPicareta

Grand Slam Tbilisi 2024
Salvo imprevistos, a aposta do clube para pontuar.

Rochele Nunes (+78)
Rodrigo Lopes (-60)
Thelmo Gomes (-73)
Anri Egutidze (-81)

Rochele cabeça de série, os outros não.

Sem saber o resultado do sorteio, acho que Rochele pode aspirar a um 5º lugar ou melhor. Se for melhor, é ganho de pontos efectivo.

Anri, Thelmo e Rodrigo precisam de ganhar pelo menos um combate para pontuar "como deve ser".
Rodrigo com a pressão de fazer 5º ou melhor, numa hora em que os pontos apertam, e ter de olhar para a prova de Andrea Carlino, o principal rival presente.

RPicareta

#2000
Rochele saltou fora, parece que vão só os meninos.

Uma pequena análise ao Rodrigo, o único com chances "ideal"-realistas de ainda ir aos Jogos.

Na categoria do Rodrigo, salvo uma vaga Continental ou outra, será preciso chegar 23 de Junho no top 29. (Top 17+"comités repetentes" no ranking actual).
No ranking Olímpico o Rodrigo está em 37, a 169 pontos da linha de corte.
Nos pontos de 2023-24 o grande problema está em 3 provas onde não passou do primeiro combate (Tashkent, Paris, Abu Dhabi).
Passando esse primeiro combate teria garantido 120/160 pontos (dependendo do número de participantes. É por aqui que terá de passar a qualificação. Para Tbilisi, o objectivo tem de ser 1º passar o primeiro combate, 2º amealhar 100 pontos a mais do que a concorrência.
Este fim de semana a concorrência é Andrea Carlino. O italiano está duas posições acima de Rodrigo, mas como tem mais resultados positivos, precisa de ir mais longe para ter ganhos efectivos para o ranking (ex. passando ambos o primeiro combate, os ganhos do Rodrigo são de 110/150 e os do italiano 8/48).

Vai depender do sorteio? Vai, porque nenhum é cabeça de série. Mas também de uma capacidade de superação que este ano tem andado arredada. Para seguir amanhã!
 :bandeira1:

RPicareta

Rodrigo fora ao segundo combate. Igualou a prestação do italiano, o que se deve traduzir em conseguir os dois objectivos que eu tinha mencionado no comentário anterior.

Sabe a pouco no entanto. No último combate, frente a um adversário mais inexperiente não se conseguiu impôr. Desde o terceiro minuto em desvantagem física evidente, desaproveita 2 bons momentos para ne-waza (teve 4 durante todo o combate, aos quais não deu seguimento). Acaba por se deixar projectar numa altura do golden score em que parecia estar em ascendente.

O resultado é positivo, mas é preciso começar a focar-se já em Antalya (inscrito condicionalmente).

RPicareta

Thelmo ficou-se pelo primeiro combate. Em Antalya terá a comparação com Otari Kvantidze.

Anri só caiu ao terceiro. Não vi a prova hoje, mas só ser derrotado por Tatalashvili não me parece ser um resultado para se vir para casa desanimado. Infelizmente, nesta altura tudo o que não sejam medalhas, é irrelevante para a qualificação Olímpica. Estando inscrito à condição com João Fernando para Antalya, espera-se para ver quem está em melhor momento.

RPicareta

#2003
Com as competições pontuáveis a serem cada vez menos, segue-se o Grand Slam Antalya.

Convocados (do SLB):
Bárbara Timo (-63) - só o combate do bronze (ou a final) interessa.
Rodrigo Lopes (-60) - o mesmo da semana passada. Passar o primeiro, fazer pelo menos 3.
Thelmo Gomes (-73)
Anri Egutidze (-81)

Alguns "duelos" interessantes para serem seguidos:
-Anri e João Fernando (SCP): não estando para fazer contas da qualificação Olímpica, diria com base no ranking que João Fernando precisa de fazer 300 pontos, ou perto disso, para se manter perto da qualificação. Isso significa no mínimo ir às repescagens. Se Anri quiser encetar uma ultrapassagem na recta final, isso significa daqui até Junho não acabar abaixo do bronze em nenhuma prova. Mesmo que Anri ganhe Antalya, não ultrapassa João Fernando, mas pode aproveitar para se aproximar. Vamos ver a sorte com que o sorteio os bafeja.

EDIT:
Thelmo Gomes vs Otari Kvantidze (SCP) - este duelo parece ser mais a preparar o próximo ciclo. Otari está um pouco à frente em termos de pontos e será interessante de ver como reage o atleta do Benfica a essa pressão. O atleta do Sporting é sénior de primeiro ano, o do Benfica está à beira de veteranos. Interessante de ver dois atletas no circuito nesta categoria.

Um pouco fora do clube (e até da qualificação Olímpica):
Taís Pina e Joana Crisóstomo - para seguir a carreira de ambas. Taís apareceu no circuito com melhores resultados e já ultrapassou a Joana no ranking. Resta saber se como reage a Joana.

RPicareta

Sorteio concluído:

Rodrigo (-60): apanha com um Russo de 22 anos, fora do circuito desde Junho do ano passado. A escola Russa é muito forte e se sentiu dificuldades contra um Francês, prevêem-se novamente as mesmas. Será importante, pelo lote reduzido, ganhar esse combate. Ninguém esperará que faça mais do que dois.

Thelmo (-73): Apanha o último cabeça de série no combate inaugural. Em teoria não fará mais do que esse. Otari terá mais hipóteses de passar o primeiro combate.

Anri (-81): Primeiro combate contra o finalista de Tbilisi, será uma boa forma de mostrar ao que vem. Se passar esse, aborda o segundo combate como favorito. Não acho que passe do primeiro, mas se passar a minha aposta é que faz 3 combates, insuficiente para se falar de ir a Paris. João Fernando não teve um sorteio amigo e pode ser uma boa hipótese de encurtar a distância.

Bárbara (-63): Cabeça de série na poule dela, tem via aberta até aos quartos de final. Precisa de pelo menos ir a uma luta pelas medalhas. Se estiver em dia bom, não será demais pensar em semi-final.

Nas outras categorias, Taís deve pontuar mais que Joana, mercê do sorteio. Fonseca tem possibilidades de sair medalhado (a minha aposta é num quinto lugar). E Maria Siderot não deve fazer mais que um combate.