Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 76 anos,
Portugal

ClaudioCaniggia

Convém ser papagaio de vez em quando.


CitaçãoNoticia de 2009

Luís Filipe Vieira faz hoje 24 anos de sócio do FC Porto
O Presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, fez-se sócio do FC Porto há 24 anos. O líder dos encarnados, que tem as quotas em dia no FC Porto, está a um ano de receber uma das mais importantes distinções oferecidas aos sócios dos Dragões, a Roseta de Prata que corresponde aos 25 anos de filiação.




Citação
Era uma vez um não-sócio que é hoje presidente.
O site do Benfica, confesso, permite-nos certas maravilhas. Permite por exemplo saber que o Vice Presidente Rui Cunha, é hoje por hoje, o associado número 4533,
que Luís Filipe Vieira é o associado número 5199 e que o Vice Presidente Domingos Lima é o associado número 5652. Tais dados podem ser confirmados aqui.
Outra maravilha é o nosso histórico jornal, o Jornal O Benfica que anualmente disponibiliza a lista dos associados que recebem os emblemas de mérito. Abordemos
apenas os associados que receberam os emblemas relativos aos 25 anos de associativismo.

Pegando no Jornal O Benfica do dia 15 de Fevereiro de 1989, podemos ver no final da 1ª coluna da página 5, com o número 9739, à altura, Rui Manuel Frazão Henriques Cunha.
Trata-se do actual vice presidente. Muito bem! Recebeu o emblema de prata em 1989.
Na mesma imagem podem contemplar todos os galardoados com o emblema de mérito nesse mesmo ano.


Emblemas de dedicação 1989

Clicar na imagem para ampliar.

De seguida, recorrendo ao jornal do dia 23 de Fevereiro de 1993, vemos que Domingos Lima recebeu nesse ano o seu emblema de prata. Até aqui tudo bem.
Para vos auxiliar, o nome de Domingos Lima está na página 23, na 3ª coluna da segunda imagem, com o número, à altura, 9872.


Emblemas de dedicação 1993 (I)

Clicar na imagem para ampliar.

Emblemas de dedicação 1993 (II)

Clicar na imagem para ampliar.

Constatamos também que entre 1989 e 1993 houve uma renumeração na lista de associados do Benfica. Eram eliminadas as pessoas com quotas em atraso.
Geralmente aquelas que estavam consideravelmente em atraso.

Mas voltando ao nosso tema, seria de esperar que o nosso carismático Presidente, Luís Filipe Vieira, tivesse recebido o seu emblema de prata ou em 1990, ou em 1991 ou em 1992.
Eu confesso que tenho alguma dificuldade em ler letras pequenas, mas sou capaz de jurar que nas páginas que vos apresento dos jornais de 14 de Fevereiro de 1990,
20 de Fevereiro de 1991 e 3 de Março de 1992 o nome de Luís Filipe Vieira não está lá!


Emblemas de dedicação 1990

Clicar na imagem para ampliar.

Emblemas de dedicação 1991

Clicar na imagem para ampliar.

Emblemas de dedicação 1992

Clicar na imagem para ampliar.


Confesso que fiquei estupefacto! Vieira foi quem, há três anos atrás acusou Moniz de ser mau exemplo por ter quotas em atraso. Ora a matemática não mente!
Se hoje em dia Vieira tem um número de sócio entre o de Rui Cunha e o de Domingos Lima, teve de receber o emblema de mérito entre Rui Cunha e Domingos Lima.
Mas tal não sucedeu. A única explicação é qual mesmo ? Quotas em atraso. Muitas quotas em atraso... Isso torna-o o quê, mesmo ? Num mau exemplo.
E se atentarmos bem à lista vemos que todos os anos há números bem inferiores a receberem os emblemas: tratam-se das pessoas que recuperaram números ou que pagaram quotas.
Nem aí Vieira aparece, nem ao trabalho de pagar as quotas em atraso, na altura, se deu. Há com cada uma... Objectivamente: Luis Filipe Vieira não era sócio do clube no ínicio da década de 90!
Começo finalmente a entender o discurso da noite passada...


Fonte:

http://eternobenfica.blogspot.pt/2012/10/era-uma-vez-um-nao-socio-que-e-hoje.html

http://geracaobenfica.blogspot.com/2012/10/vieira-socio-do-porto-antes-de-o-ser-do.html







Citação
O Presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, é um dos nomeados para receber o prémio Dragão de Ouro de 2004. Apesar de ser, no mínimo, estranho ver o presidente de um clube rival ser nomeado para o galardão normalmente atribuído a quem mais fez pelo FC Porto, o Presidente do FC Porto, Pinto da Costa, não se mostrou surpreendido. "É a recompensa adequada para quem tanto fez pelo FC Porto nos últimos anos," afirmou Pinto da Costa. "Desde facilitar a vinda do Deco e do Mourinho que tanto dinheiro e alegrias nos deram, até nos ter permitido contratar o Maniche. Mais, nunca esse senhor tentou comprar os melhores jogadores do campeonato nacional como o Paulo Ferreira, o Derlei, ou o Nuno Valente. Pudémos sempre os contratar enquanto ele levava para o Benfica talentos como o Argel, o Amoreirinha, ou o Everson." Sem conseguir esconder alguma nostalgia e emoção, Pinto da Costa afirmou mesmo que: "Sem o Luis Filipe Vieira, o FC Porto não teria conseguido sagrar-se Campeão Europeu. " Luis Filipe Vieira, sócio do FC Porto, não quis comentar a nomeação mas já José Veiga, que recebeu o Dragão de Ouro em 1988, felicitou o seu colega no Benfica e explicou o segredo do sucesso. "A base do nosso trabalho é o amor ao dinheiro ... perdão camisola," afirmou o ex-presidente da filial do FC Porto no Luxemburgo. Aliás, ficou mesmo no ar a possibilidade de José Veiga, o actual homem forte do futebol encarnado, voltar a ser nomeado num futuro próximo para o prémio Dragão de Ouro. O Presidente portista não confirmou nem desmentiu a possibilidade mas sempre foi dizendo acerca do trabalho de José Veiga: "Aquela de correr com o Tiago, nem o Artur Jorge teria pensado nisso."




alves6

Oblak: mais um grande exemplo das negociatas e da falta de ambição na gestão da equipa de futebol. O caso de Oblak e mais uma prova que o Benfica deve formar para vender... após obter rendimento desportivo dos atletas. Não seria melhor ter ficado com este monstro das balizas mais 1, 2 ou 3 épocas e depois vende-lho por 30 ou 40 milhões? E claro que a jogar em Portugal não valeria os 100M€ mas tb não valia aquilo que nos deram por ele. Outros exemplos gritantes: Ederson, Bernardo jogadores vendidos por uma dezena de milhões de euros (quanto chegará ao Benfica?) que TODO O MUNDO via que seriam dos melhores do mundo.

The_Riggs

https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/743781/40

CitaçãoO presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estará determinado em garantir a continuidade de Rúben Dias durante mais uma temporada, segundo revela a edição impressa de A BOLA.



Apesar dos franceses do Lyon estarem a tentar garantir o passe do jovem defesa-central e apresentado uma proposta de 30 milhões, o Benfica tem recusado negociar o jogador.



Por seu turno, Rúben Dias estará interessado em sair, porque a proposta salarial apresentada pelo Lyon é substancialmente superior ao que recebe nos encarnados (90 mil brutos por temporada).




*Crow*

Vieira trava a saída de Ruben Dias
20M não chegam para levar Gedson
Benfica tenta o regresso de Ramires

fodasse, estão fortíssimos no departamento de areia para os olhos

david_slb

Alguém me pode explicar como são escolhidod os votos das Casas do Benfica?

É exclusivamente da responsabilidade do gerente/dono(?) da casa? Ou os sócios das casas têm uma palavra a dizer? Se for o caso, de que forma se garante que a intenção de voto é respeitada?

Obrigado.

Nramos

Estou mesmo a ver o ingrato do Ruben Dias a forçar a saida se formos eliminados.

lost_paradise

Citação de: The_Riggs em 06 de Agosto de 2018, 20:21
https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/743781/40

CitaçãoO presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estará determinado em garantir a continuidade de Rúben Dias durante mais uma temporada, segundo revela a edição impressa de A BOLA.



Apesar dos franceses do Lyon estarem a tentar garantir o passe do jovem defesa-central e apresentado uma proposta de 30 milhões, o Benfica tem recusado negociar o jogador.



Por seu turno, Rúben Dias estará interessado em sair, porque a proposta salarial apresentada pelo Lyon é substancialmente superior ao que recebe nos encarnados (90 mil brutos por temporada).




Se a ideia é fazer o Vieira ficar bem visto com essa notícia...falharam redondamente.

A questão é: Como é que o Rúben Dias, depois de ter agarrado a titularidade na época passada, ainda continua a receber 90 mil Euros brutos por época?

vermelhoftw

Quantos gajos que não têm espaço despachamos????? NEM UN CRLH NEM UM, este presidente meu deus...seferovic, Lisandro, samaris, Luisão tudo entulho e estao cá todos

dfernandes

Citação de: Nramos em 06 de Agosto de 2018, 20:33
Estou mesmo a ver o ingrato do Ruben Dias a forçar a saida se formos eliminados.

Um jogador que nem uma época completa tem como titular.

Está linda esta merda

giiin


segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Exclusivo NGB: Eleições 2016 e a antiguidade de Luis Filipe Vieira como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

●  Por: Shadows  ●  ' 17:15 5 + 74 comentários  ●

Em 2012, nas semanas que antecederam as eleições, foi divulgada uma investigação dos blogues "Eterno Benfica" e "Benfica Anonymous" que colocava em causa a origem do número de sócio de Luis Filipe Vieira bem como a sua antiguidade como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

Essa investigação confirmou que o presidente do Benfica, apesar de afirmar ser sócio antigo, não tinha recebido o emblema de dedicação oficial do clube ao contrário daqueles que detinham os números de sócio antes e depois dele.

Essas provas eram as listas publicadas pelo jornal "O Benfica" e uma imagem do sistema informático com os nomes imediatamente antes e depois de Vieira.

Ficou claro que algo se passava mas faltavam dados que pudessem enquadrar a origem do número de sócio de Vieira e o mistério que passou a cobrir a antiguidade da sua filiação ao Sport Lisboa e Benfica.

Tivemos acesso a alguns dados adicionais e que serão a outra parte que faltava neste puzzle.

Pelo que apuramos, há pelo menos meia dúzia de cópias da ficha de sócio de Luis Filipe Vieira a circular em mãos de gente próxima a si mas reconhecidamente opositora a Vieira no passado.

Com base em todas as informações que nos fizeram chegar percebemos o seguinte:

- Luis Filipe Vieira tornou-se sócio do Sport Lisboa e Benfica a 31 de Dezembro de 1965 pela mão do seu pai(um grande benfiquista e merecedor de grande respeito por todos os que o conheceram).

- Em 1983 é demitido/expulso de sócio do Sport Lisboa e Benfica por falta de pagamento.

- Entretanto, torna-se sócio do FC Porto em Janeiro de 1985, ficando sócio do clube liderado por Pinto da Costa até 2009.

- Também torna-se sócio do Sporting Club de Portugal algures em 1989 e continua pelo menos até ao ano 2000, tendo inclusive sido parte no estabelecimento de um protocolo entre o Alverca e o Sporting que é terminado por Santana Lopes em 1995.

- Em 1996 torna-se novamente sócio do Sport Lisboa e Benfica, pagando todas as quotas em atraso para recuperar o seu número de sócio, ficando com o número com /1. Com uma posterior renumeração fica sem o /1.

(Por coincidência decerto, o Alverca tinha acordado um protocolo de colaboração com o Sport Lisboa e Benfica algum tempo antes. Era o presidente Manuel Damásio.)

Estatutos do Sport Lisboa e Benfica:

Artigo 17º, Ponto 1 , alínea d) (direitos dos sócios):

"Ser eleito para os órgãos sociais."

Artigo 17º, Ponto 2, alínea d):

"Os previstos na alínea d) só aproveitam aos sócios efectivos com mais de dez anos ininterruptos de filiação associativa, naquela qualidade, concomitantes com a data da eleição, sem prejuízo de outros prazos especificamente consignados nos presentes Estatutos."

Artigo 61º, Ponto 2 (Constituição):

"O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição."

Definição de ininterrupto:
"Não interrompido; contínuo; constante."
"Referente àquilo que é contínuo, consecutivo ou seguido; que não é cortado ou interrompido."

De 1996 até 2012, ou 2016, não são 25 anos ininterruptos. De 1983 até 1996 a ligação esteve de facto interrompida.

Moralmente, é uma vergonha que um presidente do Sport Lisboa e Benfica tenha sído sócio dos adversários do clube não sendo ou mantendo a sua condição de sócio do clube que diz ser do coração.

(Não ignoro algumas interpretações desviantes sobre os estatutos do Sport Lisboa e Benfica e que até alguns constitucionalistas os consideram inconstitucionais em vários pontos.
No entanto, por não terem sido corrigidos, alterados ou contestados legalmente, são estes estatutos que definem o que é a legalidade no Sport Lisboa e Benfica.)

giiin


segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Eleições 2016: Os estatutos são ou não "a lei do clube"? A quem cabe interpretá-los e esclarecê-los publicamente?

●  Por: Shadows  ●  ' 21:27 1 + 34 comentários  ●

A questão sobre a legitimidade de Luis Filipe Vieira poder concorrer nas eleições não é de solução fácil e como se vê no post anterior, as opiniões divergem.

Tive o cuidado de consultar 1 jurista e 1 juiz sobre o tema e as respostas foram contraditórias.

O jurista defende que ao pagar as quotas em atraso, Vieira recuperou os seus direitos como sócio na totalidade, sem distinções entre ele e os que não deixaram de pagar quotas desde 1983.

Isso embora legalmente possa ou não ser considerado válido(não sei se sim se não pois tal ainda não foi alguma vez a tribunal) também não deixará de fazer confusão a quem continuou a sua dedicação ao clube nos anos seguintes a 1983 até 1996 que quem não o fez possa ter os mesmos direitos.

O jurista consultado afirmou que o sócio que permaneceu activo e pagante desde 1983 até 1996 não tem mais direitos que o sócio que o deixou de o ser mas regularizou financeiramente os encargos que seriam devidos durante todo esse tempo. Ou seja, resume tudo a uma questão financeira.

Já o juiz que consultei foi de opinião contrária. Entendeu que o sócio recupera o seu número de associado, mas não recupera direitos adicionais relacionados com o período entre 1983 e 1996. Ou seja, não pode ser considerado como tendo uma ligação ininterrupta.

Aliás, não deixa de ser esclarecedor o entendimento do próprio Sport Lisboa e Benfica que desde 1996 nunca agraciou Vieira com os emblemas de dedicação, tendo o mesmo sido atribuído a Vieira por decisão expressa do clube já em 2016 o emblema de ouro por 50 anos de associado, que na prática não tem, pois esteve cerca de 13 anos sem ser sócio do Sport Lisboa e Benfica, sendo sócio durante esse tempo do FCP e do SCP.

O blogue "Em Defesa do Benfica" colocou por essa altura uma imagem bem esclarecedora:


Algumas das questões são:

- Porque há na direcção do Benfica(actual e futura) quem tenha entendido que Vieira não podia concorrer em 2012 mas hoje estão calados?

- É ou não verdade que o próprio Luis Nazaré em 2012 terá dito a alguns associados que nem Vieira nem Rangel cumpriam os tais 25 anos initerruptos de associado?

- Afinal os estatutos são ou não constitucionais/legais?

- Para que serve o termo "ininterrupto" incluído propositadamente nos estatutos se tal não é considerado na aprovação de nomes para os orgãos sociais?

- Não foi inclusive alvo de revisão o antigo artigo que definia 10 anos de associado como condição para se candidatar a presidente?

- Pode alguém que deixou de se associar com o clube e cumprir os seus deveres básicos como pagar as quotas ter os mesmos direitos que quem permaneceu sempre ligado ao clube?

- Pode um sócio "comprar" os direitos de anos sem estar associado? 

São algumas perguntas que têm de ter resposta.

Nramos

Citação de: dfernandes em 06 de Agosto de 2018, 20:35
Citação de: Nramos em 06 de Agosto de 2018, 20:33
Estou mesmo a ver o ingrato do Ruben Dias a forçar a saida se formos eliminados.

Um jogador que nem uma época completa tem como titular.

Está linda esta merda

O verdadeiro objetivo do seixal.

Vá lá que o Vitória ainda esconde os talentos algum tempo senão ainda iam mais cedo. Gedson é o próximo se continuar a titular.

Vermelho Infinito

Conhecendo o Ruben Dias, siiiiiiim, SIIIIIIM, é óbvio que ele quer sair, muito obviamente, deixou de repente de ser um benfiquista nato para ser uma espécie de caoceiçao. Mas é que é isso mesmo que aconteceu, não é mr. Grande lider vendedor de gelados? Venda-nos mais um por favor.


Ah, e a típica ironia do norte. O bimbo baboso a festejar pelo "trabalho feito em prol do seu clube". 14 anos depois continua tudo igual. Deve ser ironia do destino porque se calhar o galardao pertence-lhe mesmo.
Enchem-lhe a cara de merda e ele nem pia, só pula de obediência, qual caloiro. Um presidente a sério e o outro nem piava, se calhar o obediente seria o velhote e a sua corja. Mas estes deixam-os fazer e dizer o que querem, enfim.

Vermelho Infinito

#740218
>ser vieira
>ser presidente do SLBenfica, com as melhores finanças dos 3
>ter um lagarto como admin da SAD
>estoirar milhões em pernetas que nunca calçam, empréstimos sem fim e em contratos e prémios de assinatura para jogadores que são afastados ou que fazem de tudo para não jogar ou sair mas ficam anos a fio no carrossel infinito
>manter infiltrados e pagar-lhes balurdios
>não tem 4 milhões para dar ao Jonas e ao Ruben pelo menos em 2 temporadas, aumentando o melhor jogador da equipa com a maior fatia financeira e garantindo-lhe apoio médico COMPETENTE e um tratamento a pinças, e garantido um crescimento fiel e rigoroso, uma evolução sóbria a um dos jovens mais promissores do Clube que merece um aumento em modo gradual
>tentar lavar que são ingratos
>fazer o mesmo com as pérolas da formação
>usar o dinheiro em... mais cepos e coisas que o Benfica não é nem nunca foi nem necessita de ser

Imaginem o estado em que ficariam Cosme Damião e os fundadores históricos se voltassem e vissem como isto está. Neste momento dão voltas à campa.
Imaginem também o estado em que este senhor fica quando somos campeões nas modalidades, no futebol e em vários escalões. Primeiro fica aziado, depois vinga-se nas vendas. Só pode ser isto, pqp

Andris

Despachar: Varela, Zlobin, Lystcov, Matheus Leal, Mato Milos, Rakip, Taarabt e Carter.

Vender: Samaris, Salvio e Seferovic.

Emprestar: André Ferreira, Ferro, Keaton, Willock e Saponjic. Se bem que o problema aqui é que já vai ficando tarde.

Contratar: DD e MC, pelo menos.

Custa muito?