Gonçalo Guedes

Avançado, 29 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2017, 2023-2024), 97 jogos (4482 minutos), 13 golos

Equipa B: 3 épocas, 38 jogos, 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

Android1974

Citação de: Android1974 em 21 de Janeiro de 2023, 01:25
Citação de: Sandman13 em 20 de Janeiro de 2023, 22:48
Citação de: Android1974 em 20 de Janeiro de 2023, 03:13
Citação de: Sandman13 em 20 de Janeiro de 2023, 02:42
Citação de: Android1974 em 20 de Janeiro de 2023, 02:34
Citação de: Sandman13 em 20 de Janeiro de 2023, 02:26
Citação de: Android1974 em 20 de Janeiro de 2023, 02:17
Citação de: Sandman13 em 20 de Janeiro de 2023, 02:12
Citação de: Android1974 em 20 de Janeiro de 2023, 02:04Só o Schjelderup é que não deve ter achado muita piada a este empréstimo. Se fosse antes de o termos contratado, se calhar nem tinha vindo. Mas tem tempo, claro.
O Guedes pode jogar em qualquer uma das 4 posições da frente (mesmo a ponta de lança pode jogar para "desenrascar" ) não é por aí que o Schjelderup vai ter problemas, neste momento temos João Mário, Schjelderup, Rafa, Guedes, Neres para as 3 posições atrás do ponta de lança (João Neves principalmente numa dessas penso eu mas com estas contratações é ele que vai ter menos tempo de jogo e penso que o Tengstedt também poderás jogar numa dessas posições para além de jogar a ponta).
Tínhamos 1 "extremo" (Neres, se esquecermos, por momentos, a origem do Rafa) e agora temos 3, dois dos quais com mais tarimba do que o Schjelderup. Qual é o problema de admitir que vai ter significativamente menos hipóteses do que se o Guedes (veremos se este é assim tão polivalente, na cabeça do Schmidt, que é onde importa) não tivesse vindo?
Qualquer um dos jogadores que referi joga nas 3 posições atrás do avançado, existem ainda muitos jogos até ao fim da época, temos 5 subs para fazer por jogo, o Schjelderup de certeza que não veio a pensar que ia ser titular, sabe que tem de se adaptar primeiro que tudo e depois mostrar que merece jogar, com 5 subs vai ter na mesma muito tempo de jogo e mesmo que o Guedes já cá estivesse antes de o termos contratado não tenho qualquer dúvida que ia querer vir na mesma, volto a repetir 3 posições atrás do avançado, temos João Mário, Schjelderup, Rafa, Guedes e Neres são 5 jogadores que vão rodar o que vai permitir estarem mais frescos e nos vai permitir ter opções ao contrário do que aconteceu agora no jogo contra o Sporting em que era necessário "sangue fresco" saído do banco e não havia ninguém. Já agora o Neres tem tido vários problemas físicos, o Rafa leva mais amarelos do que o Pepe e o Otávio juntos ainda achas que vai ter menos tempo de jogo? São 5 jogadores para 3 posições é perfeitamente plausível todos eles jogarem em todos os jogos, se o Guedes não tivesse vindo não era o Schjelderup que ia ter menos tempo de jogo éramos nós que tinhamos menos uma opção para lançar.
Essa conversa do "joga nas posições" é completamente enganosa, porque se há jogadores que são muito polivalentes com o Schmidt, com o Aursnes ou em parte o J.Mário, outros há que, mesmo em caso de extrema necessidade, como na ausência de extremos, nunca saem da posição definida pelo treinador, como o Rafa, que até é extremo de origem. Por isso eu ía com calma e esperava para ver quem é que o Schmidt acha que faz que posições e não contar com o ovo no cu da galinha.

A posição do Guedes nesta equipa parece-me claramente extremo(interior)-esquerdo, podendo, a meu ver, fazer de segundo-avançado na indisponibilidade do Rafa. Tudo o resto é, por enquanto, imaginação. Ora, essas são precisamente as posições que o Schjelderup pode também fazer, logo, é sofística dizer que uma coisa não tem a ver com a outra.

Então dizes que não sabemos o que o Schmidt pensa relativamente às posições que os jogadores fazem mas ao mesmo tempo dizes que "para ti o Guedes é para fazer de extremo esquerdo e o Schjelderup também" ora para mim o Guedes pode fazer as posições todas atrás do avançado e para "desenrascar" caso necessário até a de avançado mas a minha opinião é só imaginação a tua já é a certa, é isso? ;)

Claro que não sabemos o que o Schmidt pensa só o vamos saber quando forem todos convocados e ele os colocar a jogar aí já vamos ver onde é que ele quer cada um dos jogadores mas parece-me mais do que óbvio que não pensa em todos eles para a mesma posição caso contrário pediria outros jogadores, certo? :) Já agora mesmo o Neres que joga quase sempre sobre a direita também já por várias vezes foi colocado ao meio, quem te garante que o Guedes não vem principalmente para o meio ou mesmo para a direita? Quem te garante que o Schjelderup também não renda a jogar no meio ou mesmo na direita? E sim, eu sei pelos videos que vi dele que joga prioritariamente sobre a esquerda mas é como dizes não sabemos o que o Schmidt está a pensar portanto até pode vir a jogar noutras posições mas é como já disse atrás a vinda do Guedes não vai tirar minutos a ninguém vai apenas dar mais opções ao Schmidt que como se viu no último jogo precisa como de pão para a boca.
Como sabemos? Por ser a posição principal de ambos os jogadores e pelos critérios utilizados até agora pelo próprio Schmidt, extremos de pé trocado (destros na ala esquerda, canhotos como o Neres à direita).
João Mário, Aursnes, Diogo, Chiquinho jogaram do lado direito por várias vezes são todos destros, o Gil Dias as poucas vezes que jogou foi do lado esquerdo é canhoto portanto nesses casos o critério utilizado pelo próprio Schmidt não foi o do "pé trocado" ;)

Já agora penso que com a conferência do Schmidt já não existem dúvidas, pelos vistos ele pensa o mesmo que eu, Guedes pode jogar em qualquer uma das posições atrás do avançado sendo que provavelmente irá jogar muitas vezes na posição em que o Rafa está a jogar e poderá o Rafa ir para a direita ou esquerda caso estejam os 2 ao mesmo tempo e com isso também poderá acontecer irem trocando de posições durante o jogo.
Desses que falas só o D.Gonçalves e o Gil Dias é que podem sequer ser considerados extremos. A lógica não é a  mesma para um médio colocado na posição, porque as funções e a rapidez empregue no jogo não são as mesmas. Se tivesses estado atento, terias reparado que o Gil Dias jogou a partir dos 79' contra o Estrela à direita, e a partir dos 88' contra o Varzim, sim, à esquerda. Mesmo esta época, com a enorme irregularidade e lesões do Neres, o D.Gonçalves, que é destro, jogou mais vezes à esquerda do que à direita. Até um médio controlador do jogo como J.Mário começou a época claramente à esquerda, depois é que o Schmidt se apercebeu que é muito melhor à direita, independentemente do pé preferencial. Aursnes, também destro, muito mais vezes à esquerda do que à direita, que é o que manda a lógica se quem faz a ala junto à linha são, na verdade, os laterais.

Ele até pode pensar (ou dizer que pensa) como tu, outra coisa é o que vai fazer em campo. Estaremos cá para ver em que posições jogarão o Guedes e supostos demais polivalentes (como o Tengstedt) que fazem tantas posições e depois quase nenhumas. Desde logo, não acredito nem um pouco que o Rafa, que não foi desviado para as alas quando não havia mais ninguém, o vá ser agora que chegou o Guedes. Mas veremos.
Primeiro jogo do Guedes, até agora tudo normal e como esperado. Começou na esquerda e foi desviado para segundo-avançado com a entrada do J.Neves.

arfm14

Jogador ideal neste sistema.

Ainda não acredito que conseguimos um jogador com este perfil.

Vamos!

sbremoved_34227

Ainda está um bocado preso de movimentos e pouco entrosado, mas a qualidade não deixa dúvidas.

Redady2

Talvez tenha sido uma contratação sortuda da nossa parte, mas tem tudo para nós fazer feliz, quando tiver aprendido tacticamente a jogar como quer o treinador. É mel na sopa.

RGouveia.SLB

Não é um Trincão mas safa-se.

ABenficaC

Meu menino. Golo à Guedes. Também já se viu uma daquelas arrancadas em que parece que vai cair e do nada arranca em direcção à baliza

bnfc

Tem muito golo. Ainda é gajo para chegar aos 12 golos em meia época.

dsdsds44

Está feliz e nós estamos felizes por ele ter vindo para casa.

Excelente contratação.

dinaman

Vai acabar sendo titular. É diferenciado, uma pena que seja tao caro.

Android1974

Citação de: dinaman em 21 de Janeiro de 2023, 20:32Vai acabar sendo titular. É diferenciado, uma pena que seja tao caro.
À esquerda é natural, até porque não temos ainda ninguém que se tenha afirmado lá. Mas não senta o Rafa no meio, longe disso.

GoloDeLetra

Barcelense1994

Melhor regresso era impossível.
Vai ser muito importante nesta 2.ª volta.

Chairman

iur27

Que bom que é ver os nossos meninos da formação a vestirem o...

MANTO SAGRADO!!!