Chiquinho

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

Majin Buu

Citação de: Rivero em 01 de Fevereiro de 2023, 08:32Este craque não serviu para ninguém, nem Braga, nem para uns desgraçados quaisquer na Turquia, mas é a nossa aposta como alternativa ao Enzo.

Zero culpa do Chiquinho, faz o que sabe e pode. A incompetência deste clube é que é gritante. Inacreditável.
Nem no super Moreireinse calçou foi logo recambiado. Vieira V2 não falha  :estrelas:

carvalho0407

mais respeito pelo jogador, este esta cá, e dá o seu melhor, é com estes jogadores que temos de lutar, no final da epoca depois ve-se.


cmarg1971

O ex-suplente que agora nem tem suplente...
Tem um percurso de carreira muito pouco linear, mas parece ser de sentido ascendente.
Que desalinhe mais esse percurso com um valente salto de qualidade nos próximos meses.

Ginkgo

E quem é  o Enzo? 

Ramiro Lopes

Grande exibição ontem, provavelmente um dos melhores jogos pelo Benfica.

Posto isto, é curto para ser a primeira opção em caso de lesão de Florentino e Aursnes e mais tarde ou mais cedo vamos sofrer as consequências disso. Aliás, já sofremos.

lPhoenix

É esforçado e isso é de valor mas é curto tão curto que fazer um bom jogo passa por não falhar muito.

jonas.thern

In Chico we trust. Posto isto, é muito curto comparando ao Enzo. Estes mega negócios vão-nos ser prejudiciais no futuro, pois já não vão vender jogadores ao Benfica a preços de saldo.

diabo11982


dfernandes

O rapaz até é esforçado e jogando mais atrás não se nota tanto a sua falta de qualidade. Mas porra, em teoria e nesta fase este é o substituto do Enzo.

Contado ninguém acredita.

Adrian31


zefo

Resta acreditar. Mas o Chiquinho é o jogador mediano que vai brilhar poucas vezes. Resta encontrar o seu ritmo e superar se

Archie Bunker

não é o substituto do Enzo.

vai ser o substituto do Frederik, que esse vai fazer o lugar do Enzo.

Vitor84

Alguém ontem fez uma comparação com a situação da saída do outro Enzo em 2014/15 e a entrada do Pizzi para essa posição. Concordo que é mesmo uma situação muito semelhante. O Chiquinho pode assumir essa posição em 75% dos nossos jogos em que os adversários nos entregam o controlo de jogo e o nosso número 8 tem menos luta no meio e mais espaço para controlar. Em jogos mais equilibrados já não é suficiente e com um 8 mais mole perdemos o meio campo e dessa forma o controlo de jogo.

No entanto há também algumas diferenças a registar. O nosso sistema tático é bastante diferente do dessa altura, a equipa atual joga com as linhas muito mais juntas e sempre com pelo menos um dos alas com características de centro campista (João Mário e Aursnes), o que nos ajuda muito a controlar muito melhor o jogo, ao contrário dessa fase em que, só com um médio e odois alas, que eram extremos, o jogo era demasiado vertiginoso e em jogos frente a adversários mais complicados eramos sempre dominados.
Outras diferenças, o Pizzi era um jogador que, jogasse bem ou mal, tinha sempre uma grande confiança no seu jogo, mesmo que fosse muito criticado pelos adeptos, não se intimidava, não tinha medo de assumir, e essa confiança fazia com que se impusesse, ganhasse a confiança dos colegas para lhe passar sempre a bola (a mim até irritava, porque não havia jogada que não passasse pelos pés dele) e dos treinadores (que nunca abdicaram dele) e fazia com que ele também ficasse sempre ligado aos momentos mais importantes do jogo (com assistências e golos). Por outro lado era mole para um meio campo em jogos a doer, contra equipas que também queriam assumir o controlo do meio campo, era sempre anulado facilmente. O Chiquinho tem um perfil muito diferente, tem muito menos confiança, esconde-se mais nos momentos de aproximação à àrea assume muito menos o jogo prefere logo entregar a bola a um colega. Mas por outro lado tem mais cultura de centro campista, não arrisca tantas perdas de bola em situações críticas e apesar de lhe faltar um pouco mais de combatividade para aquela posição, ainda assim consegue ter um pouco mais do que a que o Pizzi tinha.

Posto isto, o meu meio campo seria sempre com Florentino e Aursnes, principalmente em jogos de maior intensidade. No entanto, haverão certamente jogos em que o FLorentino estará de fora e terá de ser o Aursnes a recuar para essa posição, ou jogos em que o Aursnes também tenha que ficar de fora, e isso acontecendo em jogos de maior equilibrio podemos sofrer bastante em ter apenas Chiquinho como opção. Depois há ainda a possibilidade de acontecer que em determinado jogo quer Florentino, quer Aursnes estejam indisponíveis, aí sim será muito preocupante pois ficaríamos com um meio campo muito permeável.

joker17

Minha nossa senhora