Domingos Soares de Oliveira (Dirigente)

Vitor84

Citação de: ultrahuey em 01 de Março de 2023, 14:56
Citação de: Vitor84 em 01 de Março de 2023, 14:53
Citação de: ultrahuey em 01 de Março de 2023, 14:51
Citação de: Vitor84 em 01 de Março de 2023, 14:48
Citação de: ultrahuey em 01 de Março de 2023, 14:46
Citação de: Glorificus em 01 de Março de 2023, 14:41Mais uma vez não aprendemos.

Vai ter de ser a justiça a tirar a porcaria do Benfica. o director financeiro é acusado de ter ajudado o antigo presidente a roubar o clube e continua em funções.

"O ex-presidente do Benfica é acusado de ter montado um plano, no Verão de 2016, com o objectivo de desviar dinheiro do Benfica através de contratos fictícios. A empresa de consultadoria informática Questão Flexível, gerida pelo empresário José Bernardes, foi a escolhida para colaborar no plano. Os contratos usados para retirar dinheiro das contas da Luz eram assinados por Luís Filipe Vieira, Soares de Oliveira e Miguel Moreira. Entre 2016 e 2017, foi facturado à Benfica SAD e à Benfica Estádio, S.A, um montante superior a 2,6 milhões de euros."

Surreal esta merda!!!

Eu acho que têm que sair todos, como já o disse várias vezes, mas o lesado foi o estado, o dinheiro voltou a entrar no Benfica (menos a comissão de limpeza) para constituir um saco azul, que seria usado para pagar despesas sem pagamento de IVA e IRC, dai a Benfica SAD ser igualmente acusada.

Estás a misturar dois processos diferentes.
Citação de: Glorificus em 01 de Março de 2023, 14:41Mais uma vez não aprendemos.

Vai ter de ser a justiça a tirar a porcaria do Benfica. o director financeiro é acusado de ter ajudado o antigo presidente a roubar o clube e continua em funções.

"O ex-presidente do Benfica é acusado de ter montado um plano, no Verão de 2016, com o objectivo de desviar dinheiro do Benfica através de contratos fictícios. A empresa de consultadoria informática Questão Flexível, gerida pelo empresário José Bernardes, foi a escolhida para colaborar no plano. Os contratos usados para retirar dinheiro das contas da Luz eram assinados por Luís Filipe Vieira, Soares de Oliveira e Miguel Moreira. Entre 2016 e 2017, foi facturado à Benfica SAD e à Benfica Estádio, S.A, um montante superior a 2,6 milhões de euros."

Surreal esta merda!!!

Eu acho que têm que sair todos, como já o disse várias vezes, mas o lesado foi o estado, o dinheiro voltou a entrar no Benfica (menos a comissão de limpeza) para constituir um saco azul, que seria usado para pagar despesas sem pagamento de IVA e IRC, dai a Benfica SAD ser igualmente acusada.

Eu estou a falar do caso de fraude fiscal que trouxe a acusação mais recente ao Benfica e aos dirigentes involvidos. E penso que por aqui é que vão conseguir a condenação mais fácil do Vieira e companhia.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sad-do-benfica-confirma-que-e-arguida-no-processo-saco-azul
Desculpa o processo até é o mesmo, as acusações aplicadas à SAD e as aplicadas a ele é que não têm nada que ver.

Mas isso é normal porque umas são à empresa que tirou partido da vantagem do esquema e as outras são feitas a quem realizou a dita operação em nome da empresa.

O que eu estou a diferenciar é isto:

De isto:
"No 200.º ponto da acusação, o procurador aponta o dedo directamente ao actual membro da direcção do Benfica. "Faltava apenas, para vincular contratualmente (de forma aparente) as sociedades arguidas Benfica, SAD, e Benfica Estádio, S.A., a intervenção de mais um administrador, o que veio a ser assegurado pelo arguido Domingos Soares de Oliveira, a quem Luís Filipe Vieira deu a conhecer o plano, ainda que em circunstâncias não concretamente apuradas, ao qual aderiu", pode ler-se.

Mais tarde, o procurador volta a cair sobre Luís Filipe Vieira e Domingo Soares de Oliveira, ao dizer que com as facturas para estes contratos fictícios queriam, "por um lado, a deduzir o IVA nelas inscrito" e, por outro, "considerá-las ficticiamente como custo indispensável para a realização dos proveitos ou ganhos, em sede de apuramento do rendimento tributável (lucro tributável) em IRC". Ambos, diz o MP, tinham plena consciência de que "essa conduta era fraudulenta e enganadora".
A mesma conduta é aplicada às sociedades colectivas Benfica SAD e à Benfica Estádio, S.A, acusadas de dois crimes de fraude fiscal, um para cada entidade
"

São pontos diferentes da acusação, um diz respeito ao gamanço que Luis Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Miguel Moreira fizeram ao Benfica o segundo diz respeito ao método que usaram para mascarar o gamanço, utilizando a SAD para criar custos fictícios de forma a justificar os rendimentos que obtinham e por isso a SAD acaba também acusada.

Polygraph

Citação de: Dmitry91 em 01 de Março de 2023, 14:36
Citação de: Iron Mask em 01 de Março de 2023, 13:44
Citação de: Dmitry91 em 01 de Março de 2023, 13:41
Citação de: Master SLB em 01 de Março de 2023, 13:37O problema numa eventual demissão do próprio DSO ou de uma demissão unilateral por parte do Benfica, agora que a acusação foi proferida, é que a mesma podia ser encarada como uma espécie de assumir da culpa.

O Benfica vai querer desvalorizar a questão e por isso vai continuar tudo na mesma...

Diria que perdemos a oportunidade de nos ver livre deste cancro... já devia ter sido demitido há muito tempo atrás.

Não é possível desvalorizar uma acusação de fraude fiscal. O DSO só tem que entregar a sua demissão e dizer que vai defender o seu nome.

O seu nome?

Não leste o comunicado à CMVM? Acusada está a SAD. Os três estarolas estão acusados e cito "por inerência".

Tem que assumir a sua responsabilidade. O facto de ser a SAD acusada e não ele pessoalmente, não lhe retira o peso.

Não tendo lido a acusação e, portanto, confiando apenas no que li na imprensa, parece-me muito estranho a SAD ter sido acusada.

Ora, na tese do Ministério Público - que está cravado de incompetentes - foi engendrado um esquema, pela pandilha Vieira, Moreira e DSO, para retirar dinheiro da Benfica SAD, através de facturação fictícia por uma entidade terceira que, cobrando uma "comissão" faria o dinheiro ingressar na esfera pessoal da pandilha.

Ora, nos termos da lei penal as pessoas coletivas são criminalmente responsáveis por atos praticados em seu nome ou por sua conta e no seu interesse direto ou indireto por quem ocupe posições de liderança nessas pessoas coletivas. E mesmo o Regime Geral das Infrações Tributárias (onde é previsto o crime de fraude fiscal) prevê que "as pessoas coletivas (...) são responsáveis pelas infracções previstas na presente lei quando cometidas pelos seus órgãos ou representantes, em seu nome e no interesse colectivo"

A tese do Ministério Público é, assim, contraditória em si mesma. Não se pode defender, por um lado, que o esquema foi engendrado para lesar a pessoa coletiva e, ao mesmo tempo, procurar responsabilizar criminalmente a pessoa coletiva em si, já que essa responsabilização exige que os factos tenham sido praticados no interesse da pessoa coletiva.

Não se pode defender que a pessoa coletiva é, simultaneamente, lesada e autora do crime. É contraditório nos seus próprios termos e, acima de tudo, absurdo.

Cheira-me a (mais uma) patacoada do Ministério Público, que facilmente será desmontada pelos advogados do Benfica. Que, diga-se, são só a nata da nata, no que toca a direito Penal.

ultrahuey

Citação de: Vitor84 em 01 de Março de 2023, 15:07

Surreal esta merda!!!

Surreal esta merda!!!

Eu estou a falar do caso de fraude fiscal que trouxe a acusação mais recente ao Benfica e aos dirigentes involvidos. E penso que por aqui é que vão conseguir a condenação mais fácil do Vieira e companhia.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sad-do-benfica-confirma-que-e-arguida-no-processo-saco-azul
Desculpa o processo até é o mesmo, as acusações aplicadas à SAD e as aplicadas a ele é que não têm nada que ver.

Mas isso é normal porque umas são à empresa que tirou partido da vantagem do esquema e as outras são feitas a quem realizou a dita operação em nome da empresa.

O que eu estou a diferenciar é isto:

De isto:
"No 200.º ponto da acusação, o procurador aponta o dedo directamente ao actual membro da direcção do Benfica. "Faltava apenas, para vincular contratualmente (de forma aparente) as sociedades arguidas Benfica, SAD, e Benfica Estádio, S.A., a intervenção de mais um administrador, o que veio a ser assegurado pelo arguido Domingos Soares de Oliveira, a quem Luís Filipe Vieira deu a conhecer o plano, ainda que em circunstâncias não concretamente apuradas, ao qual aderiu", pode ler-se.

Mais tarde, o procurador volta a cair sobre Luís Filipe Vieira e Domingo Soares de Oliveira, ao dizer que com as facturas para estes contratos fictícios queriam, "por um lado, a deduzir o IVA nelas inscrito" e, por outro, "considerá-las ficticiamente como custo indispensável para a realização dos proveitos ou ganhos, em sede de apuramento do rendimento tributável (lucro tributável) em IRC". Ambos, diz o MP, tinham plena consciência de que "essa conduta era fraudulenta e enganadora".
A mesma conduta é aplicada às sociedades colectivas Benfica SAD e à Benfica Estádio, S.A, acusadas de dois crimes de fraude fiscal, um para cada entidade
"

São pontos diferentes da acusação, um diz respeito ao gamanço que Luis Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Miguel Moreira fizeram ao Benfica o segundo diz respeito ao método que usaram para mascarar o gamanço, utilizando a SAD para criar custos fictícios de forma a justificar os rendimentos que obtinham e por isso a SAD acaba também acusada.

Este processo é todo sobre a constituição de um saco azul no Benfica usando faturas falsas (de serviços não ocorridos), e assim efetuar fraude fiscal. Ou seja estes serviços foram faturados para o dinheiro sair da contabilidade, para depois após o pagamento da comissão de lavagem à empresa que emitiu a fatura falsa, voltar a entrar e assim estar livre para ser usado para despesas sem faturas ou pagamentos avulso, pois esse dinheiro já não se encontra contabilizado.

Falta-te citar esta importante parte que faz toda a diferença:

"Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira agiram com consciência e vontade, na base dessa decisão comum, de conjugar esforços e intentos, no sentido de angariar um terceiro que estivesse disposto a emitir faturas de favor às sociedades arguidas Benfica, SAD, e Benfica Estádio, S.A., com a finalidade de essas faturas, que sabiam não titular qualquer operação económica, servirem de base à saída, sob a forma de pagamento de serviço, de dinheiro das contas bancárias tituladas pelas duas sociedades, e obter o seu retomo em numerário, de modo a ser depois utilizado de forma não documentada", lê-se.

Ou seja ao contrário do caso da Isabel dos Santos e da Sonangol, o dinheiro voltava a entrar em numerário.

jccb

Dá-me asco que este gajo ainda esteja no clube

Deve ter uma autêntica enciclopédia de podres no cofre pra deitar cá pra fora, só pode

ultrahuey

Citação de: Iron Mask em 01 de Março de 2023, 15:00

Surreal esta merda!!!

Surreal esta merda!!!

E é por aqui que vão pegar para tentar meter a vertente desportiva ao barulho.

Exacto, porque estando esse dinheiro não contabilizado, poderia ser usado para subornos e outras maneiras de tirar vantagem desportiva.

bruno cardoso

'Saco Azul' não tem consequência nenhuma para o Benfica. Nem desportiva, nem financeira

Advogado diz que acusações de fraude fiscal não terão qualquer consequência para as águias.

A SAD do Benfica, a Benfica estádio, Luís Filipe Vieira, ex-presidente das águias, e Domingos Soares de Oliveira, atual �������co-CEO da SAD encarnada, além de mais quatro arguidos e uma empresa, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos, no âmbito do processo "Saco Azul".

Em declarações ao programa "Bola Branca", da Rádio Renascença, o advogado António Pragal Colaço afirmou que, mesmo em caso de condenação, o Benfica não sofrerá qualquer penalização, n"em desportiva, nem financeira".

"Não tem [consequência] nenhuma para o Benfica. Nem desportiva, nem financeira. Se houver uma condenação final, em termos de fraude fiscal, isso tem penas previstas no Regime Geral das Infrações Tributárias, que vão desde multa até pena de prisão [para os acusados], mas não tem repercussão nenhuma em termos de penalização desportiva, não pode ter", começou por afirmar.

Spartans

Um Administrador em exercício de funções, de uma sociedade cotada em Bolsa, é formalmente acusado pelo Ministério Público, juntamente com a sociedade por si administrada, de - se nada mais - pelo menos ter praticado uma fraude fiscal.

O Ministério Público só não o acusa também de se ter apropriado de dinheiro da tal sociedade cotada em bolsa, por si administrada (ou de ter ajudado outros a apropriarem-se desse dinheiro), porque só a referida sociedade cotada em bolsa tem legitimidade para se queixar de ter sido lesada (não se queixando, aduz-se que a tal sociedade cotada em bolsa está também muito feliz com tudo o que aconteceu e teve realmente interesse em praticar uma fraude fiscal).

O que faz o Rui, entretanto? Assobia para o lado, mantendo em exercício de funções o tal administrador.

Rui, não gosto de ti nem um bocado, mas vou dar-te um conselho de borla:

Corre com o Dominguinhos. Já!
Não é daqui a uns dias nem daqui a umas semanas. Corre com ele para ontem. 
Se não o fizeres, daqui a uns anos és tu que vais estar a bater com os costados na prisão.

Aproveita o conselho, é dos bons e é de borla. 

Spartans

Citação de: Spartans em 08 de Julho de 2021, 02:05Também vais acabar preso, palerma de verde.

Cada vez mais perto. 
Prisão efetiva ainda não será neste do "saco azul", mas chegará a seu tempo. 

Tifosi

Quanto mais tempo temos de andar a levar com este escroto a gerir/mamar no Benfica

PattyBrooks

E que tal despachar o único indivíduo acusado que ainda está, estranhamente, na estrutura? Por mim, até podem substituir por um calhau, esse ao menos não saca dinheiro ao clube para casamentos e escolas, nem facilita negociatas. Na pior das hipóteses, cria musgo.

kastro

Citação de: bruno cardoso em 01 de Março de 2023, 15:52'Saco Azul' não tem consequência nenhuma para o Benfica. Nem desportiva, nem financeira

Advogado diz que acusações de fraude fiscal não terão qualquer consequência para as águias.

A SAD do Benfica, a Benfica estádio, Luís Filipe Vieira, ex-presidente das águias, e Domingos Soares de Oliveira, atual �������co-CEO da SAD encarnada, além de mais quatro arguidos e uma empresa, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos, no âmbito do processo "Saco Azul".

Em declarações ao programa "Bola Branca", da Rádio Renascença, o advogado António Pragal Colaço afirmou que, mesmo em caso de condenação, o Benfica não sofrerá qualquer penalização, n"em desportiva, nem financeira".

"Não tem [consequência] nenhuma para o Benfica. Nem desportiva, nem financeira. Se houver uma condenação final, em termos de fraude fiscal, isso tem penas previstas no Regime Geral das Infrações Tributárias, que vão desde multa até pena de prisão [para os acusados], mas não tem repercussão nenhuma em termos de penalização desportiva, não pode ter", começou por afirmar.
O que acabaram de dizer na CNN é que poderá ter sido extraída uma certidão que seria anexada a outro processo onde estaria a ser investigada a eventual corrupção desportiva. Visaria esse processo saber qual o destino que foi dado ao dinheiro levantado e se o mesmo poderá estar relacionado a pagamentos de corrupção, pois esta acusaçao nada refere a esse propósito.

Não sei se eles falam disso porque sabem que assim foi ou se é porque assim o desejam, pois referiram que se for só isto a montanha pariu um rato neste processo

Camisola_20

Obviamente que vai cair, certo?

Não pode continuar. Como diz no comunicado, um dos elementos acusados continua em funções, o que é surreal.

lancadordedois

se ele for culpado sai a zero e ainda tem de pagar ..

é uma posiçao chata para quem decide , enriquecer ainda mais um ladrao para que saia antes do tempo?
ou despedi lo por justa causa coisa que pode levar tempo e nao é garantido...poupando assim o valor de um acordo.