As Finanças do Benfica

Notguilty

Citação de: EAGLEBOY em 17 de Março de 2023, 17:12Qual é o prémio que os clubes recebem passarem às meias e à final da Champions?
12.5 milhões de euros

https://abola.pt/nnh/2023-03-07/liga-dos-campeoes-receita-recorde-o-valor-ja-encaixado-pelas-aguias-na-champions/979185

Finalistas

€ 15,5 milhões   

Campeão

€ 4,5 milhões   

https://www.totalsportal.com/football/champions-league-prize-money/

MUMU

Citação de: Jonimane em 13 de Março de 2023, 14:36
Citação de: _1962_ em 10 de Março de 2023, 18:22Alguém me sabe dizer, aproximadamente, os valores dos direitos televisivos do último contrato feito pelo Benfica, Sporting e porto?

No quadro aqui apresentado, que valores estaremos nós a receber no conjunto dos campos que não estão englobados no pacote das transmissões? Teremos uma vantagem monetária muito acima dos nossos rivais? 

IloveSLB2014

Falar em ir à final é prematuro, mas passar este Inter signifca mais 12,5M de euros.

Que bolo do caralho. 

Valores que podem ser essenciais para manter o Ramos e António mais 1 ano

Jonimane

Citação de: MUMU em 17 de Março de 2023, 17:28
Citação de: Jonimane em 13 de Março de 2023, 14:36
Citação de: _1962_ em 10 de Março de 2023, 18:22Alguém me sabe dizer, aproximadamente, os valores dos direitos televisivos do último contrato feito pelo Benfica, Sporting e porto?

No quadro aqui apresentado, que valores estaremos nós a receber no conjunto dos campos que não estão englobados no pacote das transmissões? Teremos uma vantagem monetária muito acima dos nossos rivais?
Nas camisolas, falava-se na altura de 7/8 M€, nas pubs 2.5/3 M€. Isto há meia dúzias de anos.

Com naming podiamos estar a falar de mais de 15M€/ano

pedr0

Citação de: Tifosi em 16 de Março de 2023, 16:03Mesmo com a saída do Enzo, ainda temos de fazer mais valias?

Se sim de quanto?
pelo que li, em termos de fair-play financeiro podemos ter no pior dos casos um RL negativo de 5M nos últimos 3 anos. tivemos -17M em 2021 e -35M em 2022 pelo que este ano temos que ter um RL positivo de 47M para não ter o FPF à perna

ponto 1: Olhando para o ano passado, 2021-22, na segunda metade da época, também chegando aos quartos da champions, tivemos ~74M de receita operacional sendo que a despesa operacional foi praticamente a mesma em ambos os semestres (1ºS 97M e o ano inteiro 192M)

ponto 2: enzo foi vendido por 121M. descontando os 3,78% do mecanismo solidariedade, os 6,56% das comissões (sobre valor sem o mecanismo solidariedade) e os 25% do river (sobre o valor já com as despesas anteriores), e tendo em conta que ele não chegou a cumprir todos os objectivos (supostamente só pagaremos 6M dos bonus) no final resulta em ~65M mais valias

ponto 3: adquirimos o tengstedt e o schjelderup e as amortizações dos passes deles devem anular o efeito de não termos que pagar os salários do draxler devido à ativação do seguro.

ponto 4: reduzimos alguma despesa com as saídas do helton, pinho, brooks, gil dias, andré almeida (se não tiver levado os salários na totalidade). com as vendas do joão ferreira, tomás tavares e diogo gonçalves devemos ter gerado pelo menos uns 5M de mais valias (valores especulativos, mas a dizer por baixo)

posto isto, no 1ºS deste ano tivemos um RL de -13M.
Se assumirmos que no 2ºS teremos os mesmos 74M de receita operacional que o ano passado (ou seja caímos nos quartos e os prémios de pool etc são iguais ao ano passado) e os gastos operacionais têm o mesmo comportamento (gastamos 102M no 1ºS por isso assumo que chega aos 200M no ano todo) teremos (incluindo os 65M mais valia enzo e 5M do JF/DG/TT) um RL positivo de cerca de 38M. 
Existem outros efeitos que para simplificação não estou a considerar como os bónus de campeão mas também tivemos poupanças salariais em janeiro.
Fica assim a faltar cerca de 10M para cumprir o FPF. este valor pode ser feito com mais valias ou chegando ás meias finais da champions (12.5M de prémio da uefa).
Se for necessário fazer por mais valias, diria que basta vender o weigl por ~15M (custou 20M num contrato de 4.5anos e acaba contrato em 2024)

foram contas de merceeiro e fui discorrendo sem grandes análises, mas se não me esqueci de nenhum efeito relevante, dão uma ideia das necessidades de gerar resultado financeiro esta época

nfgl

Citação de: pedr0 em 18 de Março de 2023, 22:16
Citação de: Tifosi em 16 de Março de 2023, 16:03Mesmo com a saída do Enzo, ainda temos de fazer mais valias?

Se sim de quanto?
pelo que li, em termos de fair-play financeiro podemos ter no pior dos casos um RL negativo de 5M nos últimos 3 anos. tivemos -17M em 2021 e -35M em 2022 pelo que este ano temos que ter um RL positivo de 47M para não ter o FPF à perna

ponto 1: Olhando para o ano passado, 2021-22, na segunda metade da época, também chegando aos quartos da champions, tivemos ~74M de receita operacional sendo que a despesa operacional foi praticamente a mesma em ambos os semestres (1ºS 97M e o ano inteiro 192M)

ponto 2: enzo foi vendido por 121M. descontando os 3,78% do mecanismo solidariedade, os 6,56% das comissões (sobre valor sem o mecanismo solidariedade) e os 25% do river (sobre o valor já com as despesas anteriores), e tendo em conta que ele não chegou a cumprir todos os objectivos (supostamente só pagaremos 6M dos bonus) no final resulta em ~65M mais valias

ponto 3: adquirimos o tengstedt e o schjelderup e as amortizações dos passes deles devem anular o efeito de não termos que pagar os salários do draxler devido à ativação do seguro.

ponto 4: reduzimos alguma despesa com as saídas do helton, pinho, brooks, gil dias, andré almeida (se não tiver levado os salários na totalidade). com as vendas do joão ferreira, tomás tavares e diogo gonçalves devemos ter gerado pelo menos uns 5M de mais valias (valores especulativos, mas a dizer por baixo)

Se assumirmos que no 2ºS teremos os mesmos 74M de receita operacional que o ano passado (ou seja caímos nos quartos e os prémios de pool etc são iguais ao ano passado) e os gastos operacionais têm o mesmo comportamento (gastamos 102M no 1ºS por isso assumo que chega aos 200M no ano todo) teremos (incluindo os 65M mais valia enzo e 5M do JF/DG/TT) um RL positivo de cerca de 38M. 
Existem outros efeitos que para simplificação não estou a considerar como os bónus de campeão mas também tivemos poupanças salariais em janeiro.
Fica assim a faltar cerca de 10M para cumprir o FPF. este valor pode ser feito com mais valias ou chegando ás meias finais da champions (12.5M de prémio da uefa).
Se for necessário fazer por mais valias, diria que basta vender o weigl por ~15M (custou 20M num contrato de 4.5anos e acaba contrato em 2024)

foram contas de merceeiro e fui discorrendo sem grandes análises, mas se não me esqueci de nenhum efeito relevante, dão uma ideia das necessidades de gerar resultado financeiro esta época

Falta o factor covid.
Neste momento falar em números para o fpf é sempre errado.

eagles_viseu

Citação de: nfgl em 18 de Março de 2023, 22:30

Se sim de quanto?

Falta o factor covid.
Neste momento falar em números para o fpf é sempre errado.

E tanto quanto me recordo as despesas com a formação podem ser descontadas no cálculo para o FPF.

Gloriosao

Se sim de quanto?

Então se passarmos às meias da CL, quero ver o que vão fazer em termos de manter os melhores e mais valiosos do plantel.
Até porque o Gonçalo Ramos e especialmente o A. Silva estão longe de se estarem a desvalorizar

Archie Bunker

Parece-me que estamos outra vez com dinheiro.

E isso assusta-me.

Tenho a ideia que as nossas piores epocas em termos de contratacoes é quando ha muito dinheiro.
2a epoca de JJ, pos-Felix, epoca dos 100m do JJ..

Que têm em comum essas epocas? Contratações carissimas, muitas em jogadores (de nacionalidade ou provenientes) das big5.

Tambem me parece que o Rui Costa mudou muita esta politica, mas o dinheiro leva a facilitismo (mentalidade do pode ser que resulte...)

Tifosi

Citação de: Archie Bunker em 21 de Março de 2023, 14:28Parece-me que estamos outra vez com dinheiro.

E isso assusta-me.

Tenho a ideia que as nossas piores epocas em termos de contratacoes é quando ha muito dinheiro.
2a epoca de JJ, pos-Felix, epoca dos 100m do JJ..

Que têm em comum essas epocas? Contratações carissimas, muitas em jogadores (de nacionalidade ou provenientes) das big5.

Tambem me parece que o Rui Costa mudou muita esta politica, mas o dinheiro leva a facilitismo (mentalidade do pode ser que resulte...)
Se há algum aspeto onde a taxa de acerto tem estado alta é na politica de contratações.

- O Coser, quero acreditar que já vinha do anterior gerência
- O João Vitor, ainda pode render, sendo que o seu insucesso advém essencialmente da lesão que teve no inicio da sua adaptação e perca de lugar no plantel. Vamos ver se a passagem pelo Nantes é benéfica
- O bacalhau Schjelderup, parece-me muito bem sacado e irá dar cartas
- O bacalhau Tengstedt, tenho muitas dúvidas, mas também muitas esperanças que venha a render forte
- Todos os restantes foram tiros na mouche, com especial destaque em termos financeiros para aquele sacana argentino e em termos desportivos para o Aursnes
- Ao nível de dispensas têm sido brutais (poucos faltam: Weigl, Seferovic, Meite,
e Gabriel)

Hiper Benfica

Este video postado nos forums drags é fiável?

GTtdi_SLB

se for necessário superar o deficit de -10M€ para cumprir o FPF então claramente podemos consolidar isso com o Weigl, Gabriel, Meité ou Musa. Estes seriam aqueles dos quais eu abriria mão no próximo mercado de verão, mas como me parece que esta direcção/equipa técnica são mais ambiciosos do que isso cheira-me que vão alienar um dos titulares (Gonçalo, Odysseas ou Neres, para dar um exemplo dos que eu consideraria mais vendáveis) para poder financiar todo o mercado de verão. Não quero acreditar que o clube se vá contentar em manter a espinha dorsal do que se espera que seja o plantel campeão, vão querer dotar com valores ainda melhores e é preciso dinheiro para isso. Entre um defesa esquerdo novo e talvez um central vão investir uns belos milhões

Glorificus

Citação de: Hiper Benfica em 21 de Março de 2023, 17:08Este video postado nos forums drags é fiável?

Já vi alguns.

É um rapaz que gosta e percebe de contabilidade e analisa as contas dos clubes todos que encontra de maneira puramente contabilistica e sem clubismo.

Vai ao promenor dos anexos e alineas todos. Excelente conteudo se quiseres perceber melhor as contas dos 3 grandes.

EAGLEBOY

Se tivermos que vender algum jogador bem valorizado no mercado que seja o Rafa.

É um grande jogador mas é o único com um suplente à altura (na minha opinião até melhor), o Neres. Depois é um jogador que já não vai para novo e que vai entrar no último ano de contrato (última chance de fazer dinheiro). Por fim, como o ponto forte é a velocidade é normal que nos próximos anos comece a decair o rendimento, ao contrário por exemplo do João Mário que pode fazer mais 3 anos ao mais alto nível.

Dos mais valorizados temos que segurar a todo o custo o António, Tino, Aursnes, Neres, João Mário e Ramos. Essa é a nossa espinha dorsal do presente e futuro.

Dou como perdidos Otamendi, Grimaldo e Guedes, mas pelo menos a renovação do Grimaldo era ouro...