Estádio da Luz

nfgl

Olha, chegar às bancadas mais à frente nos topos era interessante.
Uma solução muito mais barata que as ideias de anéis novos ou fechar as ondas.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Aka em 05 de Abril de 2023, 21:48E antes que respondas, eu faço um desenho. Literalmente.

Este é o formato do nosso estádio. A vermelho as bancadas, a cinzento os corredores de circulação, a azul as escadas que dão acesso aos pisos (eu sei que cada anel tem as suas).

Se vais colocar um novo anel por cima do anel superior, anel esse que vai até aos limites do anel superior, isso significa que ele precisa também de um corredor de circulação, corredor esse que irá igualmente até aos limites. Vamos supor que esse anel novo, na melhor das hipóteses, só tem metade do tamanho do actual anel superior.

Como podes ver, o corredor desse anel teria de ficar exactamente por cima do actual anel superior. Não só terias o ridículo de ficar com um tecto em grande parte do anel, algo que não acontece em mais lado nenhum do estádio e diria mesmo em estádio nenhum, como não fazes a mais pequena ideia de que modo tudo isso seria sustentando sem desabar! Com pilares no meio da bancada? Bonito. Corredor esse que seria demasiado pequeno para a capacidade dessa bancada.

E há outra. Como é que tens acesso ao corredor do novo anel? A não ser que metas um novo lance de escadas/elevadores que ultrapassem o perímetro do estádio, quaisquer escadas ou elevadores teria de furar o actual anel superior!!!

E esteticamente seria isto.

Esse desenho que fizeste está mal, como podes ver aqui:

O piso 1 e 2 estão alinhados. Todos os pisos estão já encavalitados uns nos outros, não vejo como isso possa ser descido.

Quanto ao 4o sobre o 3o já disse que não sei, mas não vejo assim tanto impossbilidade, iria ter que que ter colunas e vigas de suporte de x em x metros e acessos, retirando com isso alguns lugares ao piso 3 para depois ganhares mais no 4o, simplesmente. Mas como te disse é irrelevante o que eu acho ou deixo de achar, estou apenas a conjeturar com base naquilo que ele disse: "um novo nível, a toda a volta".

A partir daí são tudo conjeturas porque nenhum de nós sabe o que estaria previsto. E seja o que for que esteja previsto tem concerteza uma solução para execução, seja a tua preferência ou não.

Eduardo Gomes

Citação de: tiagomachado18 em 05 de Abril de 2023, 22:33
Citação de: Eduardo Gomes em 05 de Abril de 2023, 16:46

Já merecia uma limpeza essa cobertura
E tirar a bonecada e o mais vantagens.

Já tinhas referido isso num post atrás, concordo, mas tudo a seu teu tempo. Para mim, + vantagens é ganhar aos suínos, já na sexta-feira.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: nfgl em 05 de Abril de 2023, 22:41Olha, chegar às bancadas mais à frente nos topos era interessante.

Olha para essa imagem que meti e diz-me como. Se puxas as bancadas mais à frente tapas as bancadas de baixo. A única forma do estádio crescer é nos topos e/ou ao descer relvado. O que em si também poderia criar problemas de visibilidade.

tiagomachado18

Mjölnir

Citação de: nfgl em 05 de Abril de 2023, 22:41Olha, chegar às bancadas mais à frente nos topos era interessante.
Sim, se possível aumentando a inclinação.

Mjölnir

Citação de: Wishmaster em 05 de Abril de 2023, 13:07Não vejo até que ponto o safe standing possa aumentar a capacidade
 pelo menos neste caso do Celtic

Só se for como no allianz Arena de Munique abaixo

Essas cadeiras são trancadas. A contagem não é feita por cadeira. Duplica praticamente a lotação. A mesma coisa no Allianz, não vês cadeiras mas o espaço é igual.

nfgl

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 22:51

Olha para essa imagem que meti e diz-me como. Se puxas as bancadas mais à frente tapas as bancadas de baixo. A única forma do estádio crescer é nos topos e/ou ao descer relvado. O que em si também poderia criar problemas de visibilidade.

Não te digo nada como.
Isso fica para os arquitetos e para os engenheiros civis.
O que me parece é que seria bem menos dispendioso que crescer em altura.

GTtdi_SLB

Citação de: nfgl em 05 de Abril de 2023, 23:53

Não te digo nada como.
seria necessário baixar a cota de implantação do relvado e toda a parafernália de infraestrutura de rega existente. Tecnicamente complicado (não sei se existe edificado abaixo) mas enterrar mais o relvado para ganhar algumas filas de bancada seria dispendioso.

nfgl

Citação de: GTtdi_SLB em 05 de Abril de 2023, 23:59
Citação de: nfgl em 05 de Abril de 2023, 23:53

Não te digo nada como.
seria necessário baixar a cota de implantação do relvado e toda a parafernália de infraestrutura de rega existente. Tecnicamente complicado (não sei se existe edificado abaixo) mas enterrar mais o relvado para ganhar algumas filas de bancada seria dispendioso.

Em comparação com elevar?

karlussantus

Alguém tem o corte da estrutura do estádio?

Deste género.

Não é possível fazer um 2º anel com mais capacidade que o 1º anel, eliminando o terceiro anel ou parte dele?

GTtdi_SLB

Talvez encerrar os 4 vértices da oval que actualmente rebaixam para ventilar a estrutura. Mas assim perder-se-ia o efeito da ventilação natural (problema recorrente em estádios completamente fechados, como o actual bernabéu renovado). Talvez fosse a solução mais fácil para subir a lotação para, sei lá, uns 65k + 8k = 73.000 lugares sentados.

GTtdi_SLB

Citação de: karlussantus em 06 de Abril de 2023, 00:01Alguém tem o corte da estrutura do estádio?

Deste género.

Não é possível fazer um 2º anel com mais capacidade que o 1º anel, eliminando o terceiro anel ou parte dele?
esse 3º anel poderia levar com uma extensão em consola. Uma volta inteira de estádio, uns 5k lugares mais em 2-3 filas completas.

Grand Moff John

Não há como aumentar a lotação, quer seja través de um novo anel quer seja fechando os cantos, sem aumentar a planta do estádio. Será sempre uma obra que implica mais espaço exterior, deslocar edificado e vias de trânsito.

Talvez, quando e se se fizer, seja a oportunidade para mexer no exterior e melhorar os acessos e escoamento.

tiagomachado18

Citação de: Mjölnir em 05 de Abril de 2023, 23:53
Citação de: Wishmaster em 05 de Abril de 2023, 13:07Não vejo até que ponto o safe standing possa aumentar a capacidade
 pelo menos neste caso do Celtic

Só se for como no allianz Arena de Munique abaixo

Essas cadeiras são trancadas. A contagem não é feita por cadeira. Duplica praticamente a lotação. A mesma coisa no Allianz, não vês cadeiras mas o espaço é igual.

Exatamente, as cadeiras são fechadas á chave, e só são utilizadas em jogos que não é permitido safe standing (jogos das seleções).

Em termos gerais, com o safestanding dá duas pessoas por cadeira como temos atualmente, por isso, teoricamente, conseguiríamos dobrar a capacidade  do topo sul só com safestanding.

E não esquecer que com essa solução do bayern, o topo sul ia ficar completamente cinzento, e o resto do estádio vermelho. Com a outra solução dá para manter o vermelho.