As Finanças do Benfica

ISO

É para manter a "estrutura"...

jonas.thern

Todas estas operações deviam de ser justificadas.

ISO

Citação de: jonas.thern em 27 de Abril de 2023, 09:07Todas estas operações deviam de ser justificadas.

E são...
Eles dizem que é preciso!

ISO

Imagine-se o que seria se não tivesse sido despachado o Fernandes e não se tivesse feito uma Liga dos Campeões a dar tanto dinheiro...
 ::)

af10

Citação de: MiguelAlmeida em 27 de Abril de 2023, 06:12Éste empréstimo não serve para pagar o outro que acaba agora ???

Serve.
O que se critica é a taxa de juro estupidamente alta que temos neste momento. Após mais de 200M em vendas, em menos de um ano, estar a fazer o EO agora, em vez de pagar o antigo, é mandar mais uns milhões para o lixo

Archie Bunker

Citação de: DeSousa em 26 de Abril de 2023, 23:35
Citação de: IloveSLB2014 em 26 de Abril de 2023, 23:27
Citação de: DB4700 em 26 de Abril de 2023, 23:20
Citação de: Savicevic em 26 de Abril de 2023, 23:11Decisão normal.

Ainda estamos a pagar os desmandos do Vieira quando trouxe o JJ e o COVID.

Isto significa, no entanto, na prática, reduzir a dívida remunerada, caso o EO não seja aumentado. Isto porque é o revolve do empréstimo 2020-23, que foi superior a 40M€.

A remuneração, infelizmente, alinha com a inflação e respectivo aumento das taxas de juro.

Será necessário vender na mesma pelo menos um jogador para financiar o exercício de 2023-24, salvo vendas inesperadas de jogadores tipo Duk, Dantas, Gedson, Gilberto, Weigl, um Henrique Araújo, Paulo Bernardo, etc.

Veremos que opções serão tomadas.

20-23 foi de 49 milhões. e eles no propecto deixam a indicar que vão aumentar se houver procura.

não me parece necessário vender mais nenhum jogador significativo, a menos que planeiem voltar a investir bastante no plantel. pequenas vendas, Weigl, etc, sim claro, vão existir. e eu percebo que seja um pouco arriscado dizer isto, porque hoje nas contas do Real Madrid falava-se no Ramos, ontem nas contas do Bayern falava-se no Ramos... mas eles não precisam de 70-80 milhões da venda do Ramos para financiar mais nada que a venda do Enzo (e Weigl, etc) já não financie, a menos que, lá está, voltem a investir bastante no plantel (ou seja, significativamente mais de 50 milhões)
parece-me evidente que o Benfica vai voltar a investir forte no plantel e por isso vai precisar de vender mais 1 jogador(provavelmente o Ramos)

Assim de caras o plantel precisa de 4 ou 5 reforços, alguns para entrar de caras no 11 inicial. O substituto do Grimaldo e do Enzo vão ser caros, duvido que venha um médio centro e 1 DE abaixo de valores de 10M para cima..

Depois existem outras posições que devem ser reforçadas. O Benfica investir 50M até me parece ser um valor por baixo...

Acho que o investimento facilmente pode chegar aos 70 ou 80M.

Os nomes que têm saído no mercado como sendo alvos do Benfica são jogadores caros. Basta ver os jogadores do Feyenoord e AZ que se falam.
O ideal era tentar vender o Rafa, Ody e Chiquinho, Gilberto mais os excedentários, com Weigl à cabeça, um encaixe de 40-45M mais os 80M do Enzo, já dava para ir ao mercado podendo chegar a esses 70-80M.

nem 20m por esses todos conseguimos.

Archie Bunker

Citação de: DB4700 em 26 de Abril de 2023, 22:561. o Benfica anualmente, sem contar com transferências de jogadores, dá prejuízo. Basta ver estes dois gráficos e fazer contas de subtrair.

Spoiler
[fechar]

Spoiler
[fechar]

Gasta-se mais do que se produz (sem a venda de jogadores). 21/22 foram 20M (170-190=20, amortizações são resultado de transações de jogadores), 20/21 (ficámos fora da Champions e vendemos o Rúben à pressa) foram 85M, 19/20 foram 30M. Este dinheiro vem sempre de algum lado. Vem da venda de jogadores. O Benfica vende jogadores e com esse dinheiro paga este buraco operacional que tem (por opção própria), e contrata reforços.

2. Posto esta primeira explicação, a pergunta vendemos o Darwin e o Enzo e mesmo assim temos um empréstimo obrigacionista, fica respondida. O Darwin (e as outras vendas no verão) pagaram os reforços de 2022 (incluindo o Enzo) e pagaram o nosso buraco operacional deste ano, que mesmo com oitavos da Champions League deverá andar nos 20 milhões, como andou o ano passado (sem contar com amortizações).

3. Dessa maneira, e esta tem sido a prática do Benfica nos últimos anos, a venda do Enzo vai pagar os reforços de 2023 e o buraco da temporada de 23/24, que segundo o que o Rui Costa disse e o que veio no R&C semestral deixa a indicar, é esperado que seja um pouco mais pequeno que o buraco deste ano.

4. O empréstimo obrigacionista acaba por ser obrigatório, a menos que o Benfica faça uma venda extra só para abater o empréstimo. Visto em 2023 termina o empréstimo obrigacionista 2020-2023 que o Benfica não tem capacidade de pagar (a menos que decida não reinvestir no plantel).

5. Pessoalmente, sempre achei que iriam aproveitar as condições especiais da venda do Enzo (que tinham uma opção de antecipar a receita toda já), para venderem também o Gonçalo Ramos, e com o dinheiro do Enzo reembolsar o EO 20-23, que é de 49 milhões, e com a venda do Gonçalo Ramos pagar o buraco operacional e o reforço do plantel.

6. Esta decisão, a mim faz-me acreditar que não planeiam vender o Ramos em 2023, dado que a venda do Enzo (e Weigl e outros) já lhes permite reforçar o plantel e tapar o buraco, e a menos que queiram gastar outros 100 milhões a reforçar o plantel, as contas estão relativamente bem equilibradas a nível de obrigações (há sempre a questão dos outros passivos correntes que sem saber as contas ao detalhe não dá para perceber muito bem, a nota também não explica muito.

7. Porque é que se gasta mais do que se produz? É uma opção estratégica do Benfica. Se não gastasse, não teria o mesmo plantel e a mesma infraestrutura à volta das equipas e modalidades. Assume-se do principio que vamos sempre vender um jogador e isso gastamos sempre mais do que podemos porque a venda do jogador permite-nos estar confortáveis. Eu pessoalmente não concordo com isto. Mas é a decisão recorrente da SAD.

8. Outro motivo pelo qual sempre achei que iam vender o Ramos e abater dívida é que o EO em 2022 foi maior que o habitual, e as taxas de juro subiram bastante. sobre este, vamos pagar 5.75%. Há dois anos andávamos a pagar 4%. Isto parecendo que não, são mais 2-3 milhões em juros que vão por comparação a 4%.

Tudo dito.
Mais claro que isto é impossivel, portanto se a malta do "para onde foi o dinheiro" não entender é porque não quer.

Rei

Isto não tem a ver com vendas de jogadores. Não está relacionado. O clube vai continuar a financiar-se. Mas seria bom reduzir o montante, que acho que acontecerá.

mojo_j0jo

como é que se faz para se subscrever? É falando com o nosso banco? 5.75% ainda é bastante

2fenix2die

Se colocassem um merceeiro a gerir o Benfica, ele fazia muito melhor serviço, mas como só temos Drs. é a merda que se vê.

Se pelo menos na parte desportiva tivéssemos resultados, ainda se podia "entender" estas despesas, agora investimos como ninguém, e ganhamos bola.

O desperdício(roubo) de dinheiro no Benfica, deve ser algo assombroso, pois o clube que mais dinheiro faz no mundo em transferências, mesmo assim não consegue ter contas positivas, e necessita de continuamente estar a fazer empréstimos obrigacionistas.

Ide roubar ao caralho ::bater::  ::bater::

Harlem

Quando esta prevista uma AG?

Archie Bunker

Citação de: mojo_j0jo em 27 de Abril de 2023, 09:41como é que se faz para se subscrever? É falando com o nosso banco? 5.75% ainda é bastante

é interessante, mas como a procura costuma ser maior que a oferta acho que é feito sorteio.
E só conseguindo comprar x obrigações pode não compensar (impostos, taxas, etc)

profeta isaias

Não percebo a surpresa. O DSO é desde sempre um cavalo de Tróia da banca lá dentro.

Smashin

Citação de: 2fenix2die em 27 de Abril de 2023, 09:41Se colocassem um merceeiro a gerir o Benfica, ele fazia muito melhor serviço, mas como só temos Drs. é a merda que se vê.

Se pelo menos na parte desportiva tivéssemos resultados, ainda se podia "entender" estas despesas, agora investimos como ninguém, e ganhamos bola.

O desperdício(roubo) de dinheiro no Benfica, deve ser algo assombroso, pois o clube que mais dinheiro faz no mundo em transferências, mesmo assim não consegue ter contas positivas, e necessita de continuamente estar a fazer empréstimos obrigacionistas.

Ide roubar ao caralho ::bater::  ::bater::
É isto.
Tanta merda, tanta despesa, e ganhamos tanto quanto um Braga.
Para que?

Pedro Nunes 28

Eu nem quero imaginar como estariamos se não tivessemos como administrador o melhor CFO do Universo !